• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Guincho de roda

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
Mensagens
205
Localização
Portugal
Boas,

Descobri este sistema de guincho aplicado directamente nas rodas. Já tinha ouvido falar deste sistema utilizado (de forma mais rudimentar) antigamente. Parece ser bastante versátil quer para puxar para traz ou para a frente.

Aqui ficam umas fotos do sistema antigo, e um video e um site de venda (australianos) para aprender mais sobre este sistema.
Alguém já viu ou conhece? Pode ser uma alternativa aos guinchos convencionais???





!

http://www.bushwinch.com.au/products.htmlhttp://www.bushwinch.com.au/products.html


cUMMprimentos,

David Correia
 

kanguru

UMM
Registo
13 Abr 2009
Mensagens
268
Localização
-
Boas esse sistema é bastante comum na Austrália, só que para alem de provocar muito desgaste de componentes muito importantes, só funciona em pleno com bloqueio 100% no eixo motris.

UMM... mais do que duas longarinas e chapa quinada é a mistura de liberdade e prazer.
Bruno Jesus - [email protected] - 933893482


 
Registo
8 Out 2011
Mensagens
514
Localização
Portugal
Com esse guincho como é que sacamos os Land Rover's??? :D:D:D

Miguel Matias
Alter Turbo 91
XB-58-46
Sócio nº 278 do Clube UMM
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.547
Localização
Cortegaça
Não conheço, nem posso opinar sobre tal coisa, mas não me parece que possa ser uma alternativa aos guinchos convencionais... Só mesmo na Austrália!
 

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Mensagens
575
Localização
Portugal
Boas

As viaturas militares antigas usavam algo do genero, prende-se uma corda á roda que está a patinar, isso num jipe ou é calibrado ou deve vibrar que se farta, mesmo nas nossas jantes não me parece que dé muito jeito.

Cumprimentos
Rui Martins
 

dcorreia1

UMM
Registo
25 Abr 2012
Mensagens
205
Localização
Portugal
Viva,

Achei curioso o sistema, daí a partilha (não que esteja a pensar nisto para o meu):p

Martins, pelo que vi antigamente é que as peças eram fixadas permanente à jante. Agora aquelas peças só se montam quando é preciso desatascar. A única alteração permanente são os parafusos das rodas que tem uma ponteira de encaixe para o sistema base.

O sistema de corda que estás a falar é este abaixo? Serve para evitar que a roda que está no ar gire livremente, permitindo minimizar o efeito diferencial e voltar a ter tracção na que está no chão. Em caso de enrrascanço, uma simples cordinha pode ser solução:D

http://s95.photobucket.com/albums/l156/trincha_frt/?action=view&current;=guincho_de_roda.flvhttp://s95.photobucket.com/albums/l156/trincha_frt/?action=view&current=guincho_de_roda.flv



cUMMprimentos,

David Correia
 
Registo
29 Abr 2012
Mensagens
894
Localização
Portugal
Este ultimo sistema de coeda já é usado há muito pelos antigos motoristas que andavam a tirar madeira das matas quando não haviam muito carros com tracção integral nem bloqueios inter pontes nem bloqueios de diferencial como agora.Tambem usavam um barrote paralelo ao eixo , atado nos dois rodados para tirar os camiõs da lama , bloqueando assim o diferencial e fazendo efeito alavanca quando este passa por debaixo das rodas.Este sistema era usado só para tirar os rodados do buraco , depois tem de ser removido pois o eixo só pode rodar 180º já que o pau vai bater nas molas.Mas o sitema da corda dá muito jeito e resulta mesmo e pode ser usado nos dois rodados do mesmo eixo em simultâneo_Os madeireiros brasileiros ainda usam muitas destas técnicas .

Alcobaça

[email protected]
 
Top Inferior