• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Gente BURRA

Jmpp25

UMM
Registo
4 Abr 2021
Acompanhoneste caso há uns meses. É incrivel a perseguição que tem havido a quem gosta de cuidar do que é seu.
E pior ainda é compactuarem entre imt, ipo e gnr. Inadmissível...
Logicamente que o dono da viatura já não tem recursos financeiros para seguir para tribunal, daí estarem a tentar ajudar com estes videos.
Aqui se vê que o pobre nunca terá direito à justiça.

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Infelizmente não é o primeiro caso que conheço.
Já à uns anos largos um colega teve problemas na inspecção porque tinha molas amarelas, compradas na ford, com o logótipo e adequadas ao modelo (o carro era um for).

Chumbaram e disse-lhe "epá tira as molas, pinta isso de preto e vais ver que passa".
Dito e feito.

Enfim, Portugal deve ser dos únicos países em que o certificado TUV, válido para a União Europeia, não é aceite.
As inspeções são uma autêntica anedota, que em vez de avaliarem se o veículo cumpre os mínimos de segurança regulamentar, andam a avaliar se está de origem ou não.

Altera-se o sistema de travões, escape etc.
Se cumpre os mínimos permitidos ou até supera em performance não faz sentido algum existir chumbo, mas por cá não.
Ir com dois amortecedores do mesmo eixo rebentados, mas limpos, é sinónimo de aprovação ao passo que se forem de cor diferente e superarem os mínimos é sinónimo de chumbo.

Mais,
Este vídeo até refere algo mais grave.
O veículo foi a uma inspecção B, para aprovação das alterações das características de veículos.
Certamente pagou 150€ no entanto o que lhe fizeram foi uma inspecção normal.
E isto, meus amigos, aos olhos da legislação portuguesa, já constitui a figura legal de crime.

No IMT já existe muito boa gente que olha para os veículos com outros olhos, encarando o motor como peça de desgaste, e como tal simplificar o processo de alteração e reconversão de veículos, tendo-se assim uma frota menos poluente. No entanto os velhos da burocracia ainda são quem têm a faca e o queijo na mão e não há hipótese, para já, de se ver mudanças na legislação.

Registo
17 Mar 2017
já passei pelo mesmo á uns anos num centro IPO de Setubal.
Na altura tinha um Ibiza 1.9D de 97 e tinha montado uns amortecedores KONI Amarelos com molas KONI (já n me lembro da cor) específicos para ele, tudo devidamente instalado e com características originais. Ao final da IPO o inspetor diz-me, vou-lhe chumbar o carro, porque acho que está rebaixado!
acha????
nisto foi chamar mais 3 inspetores e o chefe do centro...
todos a olhar pro carro, está rebaixado, está de origem, está rebaixado...
Eu estava lá, ouvi e vi, nunca chegaram a consenso, nunca foi usado qualquer fita métrica ou instrumento de medida.
Nisto sai de lá com um carro com altura original reprovado por rebaixamento.
Os € eram curtos, o tempo também, desmontei tudo, pintei de preto e voltei lá... e claro passou sem qualquer problema...

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
já passei pelo mesmo á uns anos num centro IPO de Setubal.
Na altura tinha um Ibiza 1.9D de 97 e tinha montado uns amortecedores KONI Amarelos com molas KONI (já n me lembro da cor) específicos para ele, tudo devidamente instalado e com características originais. Ao final da IPO o inspetor diz-me, vou-lhe chumbar o carro, porque acho que está rebaixado!
acha????
nisto foi chamar mais 3 inspetores e o chefe do centro...
todos a olhar pro carro, está rebaixado, está de origem, está rebaixado...
Eu estava lá, ouvi e vi, nunca chegaram a consenso, nunca foi usado qualquer fita métrica ou instrumento de medida.
Nisto sai de lá com um carro com altura original reprovado por rebaixamento.
Os € eram curtos, o tempo também, desmontei tudo, pintei de preto e voltei lá... e claro passou sem qualquer problema...
Foste burro, havias de ter tirado fotos antes e depois do que fizeste em termos de altura, e depois do carro ter passado, chamado os atrasados mentais do CI e manda-los a todos levar no cú...!!! :whistle: :alien:

Registo
17 Mar 2017
Foste burro, havias de ter tirado fotos antes e depois do que fizeste em termos de altura, e depois do carro ter passado, chamado os atrasados mentais do CI e manda-los a todos levar no cú...!!! :whistle: :alien:

Por acaso tirei, n me perguntes onde andam essas fotos... mas existem...
Quando me apanhei com a folha verde na mão chamei burro e mais algumas coisas ao inspector de uma forma políticamente correcta e passei me ao fresco.
Desgraçado de quem la tiver ido nesse dia a seguir a mim que o inspector ficou com umas trombas 🤣🤣🤣😂

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Por acaso tirei, n me perguntes onde andam essas fotos... mas existem...
Quando me apanhei com a folha verde na mão chamei burro e mais algumas coisas ao inspector de uma forma políticamente correcta e passei me ao fresco.
Desgraçado de quem la tiver ido nesse dia a seguir a mim que o inspector ficou com umas trombas 🤣🤣🤣😂
Mas pelo menos desabafaste, e mandas te o gajo levar na anilha...!!! :ROFLMAO: :alien:

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
A questão que se coloca nem é essa.
Se do ponto de vista técnico cumpre os limites mínimos de segurança nem sequer devia existir lugar a reprovação.
Este é o busílis da questão, que há muito boa gente dentro do IMT a tentar mudar, mas como dizem os mesmos..Infelizmente são poucos e ainda é difícil remar contra a maré.
Honestamente, alterações desde que bem efectuadas e dimensionadas e que promovam a segurança são bem vindas.
Reparem no caso dos cintos atrás, e em alguns casos à frente.
Muitos dos nossos veículos UMM são anteriores à legislação dos cintos obrigatórios atrás ( 27 de Maio de 1990 ), no entanto (e pessoalmente) considero uma mais valia a colocar os mesmos.
Não é que espere ter um acidente, mas o facto é que se tal mal fortuna acontecer pelo menos os cintos cumprem alguma função.

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
também pegam com isso ?? o meu continua em amarelo espero que não peguem por ai... o mesmo se passa com discos a traz tb são alterações das caraterísticas

shhh q eh apanhei um gajo chato pa’ca, mas nem implicou com isso nem com as medidas dos pneus… deve-se ter distraído com outra coisa

Registo
14 Dez 2011
Até pelo radio.
Ou está tudo doido ou é só para sacar euros
Já agora as torres dos carros da policia também estão homologadas?

Top Inferior