Boa noite.
Obrigado a todos pela participação no tópico.
Aproveitava para "pensar em voz alta" e fazer um ponto de situação bem como algumas reflexões:
- As opiniões são diversas e apontam em sentidos contrários o que é muito inconclusivo. È dificil portanto ter uma ideia correcta uma vez que todos justificaram a opinião.
- A leitura que faço abusivamente e peço desde já as minhas desculpas é de que alguns amigos têm preconceitos para com estes tipos de combustiveis.
- Lançava o desafio de experimentarem o dito gasóleo ou outro do género, com um sentido critico mais técnico, e menos preconceituoso.
- È certo que não devemos esperar milagres, mas será assim tão mau?
- A meu ver algumas opiniões merecem discussão, como por exemplo, excesso de fumo, não noto nada, só para ultima geração, é psicológico e é caro!
- Salvo melhor opinião, considero:
"Excesso de fumo" - Será que já não fazia antes?
Este tipo de combustivel possui aditivos que facilitam a eliminação de resíduos de combustão. Se o motor os tinha e o referido combustivel actuar como se espera, então é provável que sejam expelidos pelo escape.
Se eventualmente este combustivel melhorar as performances, quando pisar o aceledor como costumo, estarei a pisar "DEMAIS" e o gasoleo não queimado vai fazer fumo negro pelo escape.
"Não noto nada" - Se o motor estiver com boa compressão é natural, mas num motor mais cansado talvez se note qualquer coisa.
"Só para ultima geração" - Penso que não. Aliás alguns modelos novos desaconselham a sua utilização.
"É psicológico" - Perdão mas não tenho argumentos.(Se calhar é).
"È caro" - Depende do ponto de vista. No acto da compra não há duvidas. Mas se realmente aumentar a potencia é necessário fazer as contas ao custo por kilómetro. Mas é subjectivo porque se tem mais potencia eu quero acelerar mais para desfrutar e aí os consumos aumentam.
Enfim é bom chegar ao cimo da subida da Pimenteira(A5-Viaduto Duarte Pacheco, sentido Amoreiras -Cascais)a 90Km/h, mas muito provavelmente vou usar o mais gasóleo mais barato.
Bem hajaUMM,
Rui A A Martins
Clube UMM - Sócio nº161