• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Galvanizar UMM sim ou não?

Pires

UMMzito
Registo
4 Set 2021
Aproveito para questionar o pessoal sobre a opinião de galvanizar um UMM.
Sim, não, porque sim, porque não?
Gostaria de opinião e fundamento.
Obrigado

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Olha companheiro, faz aquilo que achares melhor para ti, porque no fim de certeza vais ficar com mais duvidas e mais baralhado, com os comentários que por aqui vão aparecer, tipo "o velho o burro e o rapaz"...!!! :cool: :alien:

Pires

UMMzito
Registo
4 Set 2021
A minha questão é, já alguém fez?
Já alguém fez e se arrependeu?
Por isso pedi opinião e argumentos, para no fim fazer o mix das ideias e tirar a minha conclusão.
A nível de durabilidade, acho que é inegável que é a melhor solução, a nível de penetração da proteção na carroçaria, acho que também não há dúvidas.
A nível de pintura das partes exteriores, sei que vai dar mais trabalho.

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Do pouco que sei sobre este assunto, e fora do contexto automóvel, é que estas protecções feitas em condições de estaleiro/oficina, só são postas em causa, quando depois da protecção, aparecem furos ou soldaduras, e lá ficam os pontos frágeis para voltarem a ser o inicio da corrosão...

Pires

UMMzito
Registo
4 Set 2021
Do pouco que sei sobre este assunto, e fora do contexto automóvel, é que estas protecções feitas em condições de estaleiro/oficina, só são postas em causa, quando depois da protecção, aparecem furos ou soldaduras, e lá ficam os pontos frágeis para voltarem a ser o inicio da corrosão...
Concordo plenamente, a minha ideia era restaurar tudo de chapa, decapar a jacto de areia e depois galvanizar. Desta forma penso que não há corrosão possível. Mesmo nos atrelados dos barcos que uso muito, quando há furos posteriores tem que haver o cuidado de galvanizar a frio.

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Não sou conhecedor a fundo do assunto. Mas a fragilidade desse trabalho está no processo de limpeza "obrigatório" para a galvanização se consiga realizar.

Um chassi em estado médio depois de jacto de areia poderá ficar com zonas criticas para reparar, os típicos remendos, e depois de todo esse processo da reparação da chapa, o chassi precisa de passar pelo processo de líquidos químicos em imersão, os reagentes daquilo são tão fortes que as zonas que ainda estavam muito aceitáveis vão ficar fracas, ou até abrir pequenos furinhos. E depois de galvanizado, pode ficar com um chassi pronto para ser reparado novamente de chapa. E a galvanização que tem fica comprometida com novos remendos.

Um ponto importante será saber o estado das longarinas por dentro, se tiverem com ferrugem avançada, na reação de limpeza, aquilo vai ser um fervilhar...

Diria que por exemplo o numero de chassi pode ficar meio apagado, por exemplo. O galvanizado não gosta muito de peças unidas, o chassi do UMM tem algumas, como nas cavas das rodas, onde há soldaduras por pontos. Essa zona pode ficar com quimicos a reagir e teoricamente são um ciclo de reacção que nunca mais acaba. Se repararem todas as peças soldadas nas uniões com outras peças, há sempre uns furos para os químicos entrarem e saírem.

Um chassi de uma pick-up ou de um BJ40 por exemplo é melhor para galzanizar. O UMM sendo um monobloco em que algumas partes é carroçaria, não é tão apropriado. Pintar um painel galzanizado, não é mesmo que uma chapa crua. O pintor pode ter dificuldade em deixar um painel lateral lisinho.

No caso de um chassi em bom estado, já poderá não ser tão tanto problema. Mas se estiver em bom estado, só precisa de um bom tratamento "normal".

É uma questão de ponderar o estado do chassi e dos custos.

Eu não fazia sem ver um feito. :rolleyes:

Aconselhe-se mesmo com quem faz esses trabalhos. Se lhe confirmarem e lhe derem garantias do trabalho, não tem que recear. Se os profissionais andarem às voltas com pouca vontade, é melhor mesmo só aplicar epoxy.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Já soube de um caso de alguém que galvanizou um Toyota land cruiser ...
O jipe ficou protegido mas deu um trabalho enorme na preparação para a pintura...
Depois de pronto voltei a ver esse jipe ao fim de muitos anos e reparei que de mecânica estava todo desgraçado mas de chapa não havia nenhum problema de corrosão, apenas pintura já queimada do sol e riscada do uso!
No fundo e desconhecendo o processo de galvanização usado acredito que terá valido a pena...

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Já soube de um caso de alguém que galvanizou um Toyota land cruiser ...
O jipe ficou protegido mas deu um trabalho enorme na preparação para a pintura...
Depois de pronto voltei a ver esse jipe ao fim de muitos anos e reparei que de mecânica estava todo desgraçado mas de chapa não havia nenhum problema de corrosão, apenas pintura já queimada do sol e riscada do uso!
No fundo e desconhecendo o processo de galvanização usado acredito que terá valido a pena...
Mas galvanizou portas, laterais, tejadilho etc, ou só chassi?

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
1634827226228.png

Basicamente isto é trabalho de luxo.
Mas o UMM é um monobloco. Também se deve fazer, mas não é bem a mesma coisa.
Tudo dependerá do profissional , preço e finalidade.

Agora que ficava à prova de bala, isso não haja duvidas!

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mas galvanizou portas, laterais, tejadilho etc, ou só chassi?
Foi tudo ao banho e tudo galvanizado...
Eu conheci bem o caso porque o jipe foi todo galvanizado na fábrica de um Amigo meu...
Com o chassis não houve problema nenhum mas com os paineis das portas e da carroceria foi um Deus me livre para corrigir as imperfeições e regosidade da chapa provocada pelos banhos nos ácidos de preparação e limpeza da oxidação da chapa...

Registo
26 Mar 2012
O meu umm levei a carroçaria ao jacto de areia e zincar.
Não foi por imersão, porque aqui na minha zona não existe recipiente que caiba o umm.
Mas foi só a carroçaria....
Porque se levasse as portas e afins ficava uma desgraça....tudo empenado.
Se me arrependo!?
Não!?
Fica um trabalho melhor e muito mais rápido do que andar a dar a lixa e conversores de ferrugem e afins

Pires

UMMzito
Registo
4 Set 2021
Já vejo aqui algumas respostas que me estão a ajudar a ver alguns pontos de vista.
Há aqui boas opiniões e boas justificações.
Eu noutros jipes já fiz na parte do chassis e fica espetacular, a minha dúvida é mesmo no caso do UMM por ser monobloco.
Quanto á ferrugem este não está muito mau.
O jato de areia tem muito que se lhe diga, não é em todos os sítios que fazem bem, eu como sou masoquista comprei uma máquina e vou eu meter os meus próprios guizos no cepo e fazer no meu próprio carro, assim sei que vou ser cuidadoso e fazer as coisas como deve ser.

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Já vejo aqui algumas respostas que me estão a ajudar a ver alguns pontos de vista.
Há aqui boas opiniões e boas justificações.
Eu noutros jipes já fiz na parte do chassis e fica espetacular, a minha dúvida é mesmo no caso do UMM por ser monobloco.
Quanto á ferrugem este não está muito mau.
O jato de areia tem muito que se lhe diga, não é em todos os sítios que fazem bem, eu como sou masoquista comprei uma máquina e vou eu meter os meus próprios guizos no cepo e fazer no meu próprio carro, assim sei que vou ser cuidadoso e fazer as coisas como deve ser.

O UMM só é monobloco porque tens o resto soldado ao chassis :D
Acho que também deves pensar no factor €€€, se o carro for para ficar "sempre" para ti optar por uma boa solução, se for para vender dificilmente recuperas o dinheiro investido.

Agora a solução de pagar a um gajo para andar lá a dar ao bigode, esta fora de questão. Manda a jato como já referiste.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Já houve quem o fizesse. Surgiram alguns empenos na chapa, pois o processo de galvanização atinge os 400 graus, se não estou em erro.

É uma solução ótima, mas para o UMM talvez não, pois parte da carroçaria está integrada no chassis. Para se fazer no UMM tem que existir uma preparação prévia e outra para a pintura, pois tem que se usar primários específicos e desempenar a chapa.

Seria bom se alguém fizesse de forma a submergir só as partes inferiores do chassis, apanhando as longarinas e os fundos, deixando o resto sem tratar.

Para mim, outra solução quase tão boa, mas que também acarreta riscos é a metalização do chassis, mas tem que ser feita por quem sabe.

Pires

UMMzito
Registo
4 Set 2021
Já houve quem o fizesse. Surgiram alguns empenos na chapa, pois o processo de galvanização atinge os 400 graus, se não estou em erro.

É uma solução ótima, mas para o UMM talvez não, pois parte da carroçaria está integrada no chassis. Para se fazer no UMM tem que existir uma preparação prévia e outra para a pintura, pois tem que se usar primários específicos e desempenar a chapa.

Seria bom se alguém fizesse de forma a submergir só as partes inferiores do chassis, apanhando as longarinas e os fundos, deixando o resto sem tratar.

Para mim, outra solução quase tão boa, mas que também acarreta riscos é a metalização do chassis, mas tem que ser feita por quem sabe.
Já desisti da ideia da galvanização, os riscos são demasiado elevados.
Ora já chegou a matéria prima pra começar a descascar.

Anexos

• IMG_20211022_115737.jpg
    IMG_20211022_115737.jpg
    70,6 KB · Visualizações: 98

Pires

UMMzito
Registo
4 Set 2021
A começar a segunda etapa!

Anexos

• IMG_20211026_094212.jpg
    IMG_20211026_094212.jpg