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Fumo e tosse no arranque a frio

bjc

UMM
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16 Dez 2020
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Boas Ummistas,

Vou criar um tópico para este problema a ver se o consigo resolver.

Desde a reconstrução do motor, e instalação da bomba bosch pela mesma ocasião, que tenho um problema de fumo e tosse com o motor a frio e alguma dificuldade no arranque, e tenho a sensação que tem vindo a aumentar (atualmente tenho que dar um cheirinho de acelerador senão não pega).

Melhor que palavras:



Logicamente pensei que o problema tivesse a ver ou com aquecimento do motor ou chegada do combustível.

Comecei pela parte do aquecimento motor a frio:

Meti velas novas mas não mudou nada, retirei a caixa azul, abri lavei e soprei

20230921_123718.jpg

Não mudou nada !

Experimentei meter 3 vezes o contacto de seguida e pegou melhor, pegou sem acelerador mas ainda a tossir


Resolvi verificar com um multímetro a potencia que tinha no circuito do aquecimento e,

Em cada vela, durante o aquecimento, tinha 9,6v
20230930_135151.jpg

Achei pouco e fui verificar na caixa azul.

20230930_150829.jpg

No fio vermelho, sem o contacto, tenho 12,5v permanentes e 0 no verde das velas;
20230930_151304.jpg

No entanto, quando meto o contacto, e durante a fase de aquecimento das velas, no fio verde das velas tenho 10,8v
20230930_151433.jpg

E o mesmo no fio vermelho de chegada à caixa azul, que baixa de 12,5v para 10,8v

20230930_151606.jpg

Achei os valores um bocado baixos mas não sei se normal ou não.

Alguém me pode confirmar se é suposto ser assim?
Outra sugestão para encontrar o "gato"?


Desde já obrigado 😉
 

StreetGT

Tiago Cardoso
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As velas estão boas? já as mediste? (tens de medir com Ohm’s, procura no
youtube).
 
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Abre um pouco o debito 1/4 de volta
Depois sobe o relanti
Cheira a pouco gasoleo para o arranque
 
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StreetGT

Tiago Cardoso
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22 Jan 2019
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Abre um pouco o debito 1/4 de volta
Depois sobe o relanti
Cheira a pouco gasoleo para o arranque
Também me parece ser relacionado a combustível, mas já que andou a ver a caixa azul e se as velas não estiverem boas também custa a pegar.
 
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bjc

UMM
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16 Dez 2020
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As velas estão boas? já as mediste? (tens de medir com Ohm’s, procura no
youtube).

Posso verificar, mas a primeira coisa que fiz foi meter 4 velas novas, e não mudou nada.

Abre um pouco o debito 1/4 de volta
Depois sobe o relanti
Cheira a pouco gasoleo para o arranque

ok, e como faço para abrir o débito? Quanto ao relanti, acho que o meu já está um cheirinho acelerado, se aumentar ainda se calhar vai ser demasiado não?

Testa um fio directo às velas...!!!😉👽

Como assim, da bateria directo às velas?



Umas questão, podera este problema ter alguma relação com o avanço da bomba?
 

StreetGT

Tiago Cardoso
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Medição feita, 0,5 ohms em cada uma. Estão todas boas!
Experimenta então o que o @corsair_860 disse.

Antigamente não havia essas paneleirices de ohmimetros, para se testar as velas é uma a uma directamente na bateria, se ficar ao rubro é porque está boa, simples barato e prático...!!!.
Hoje continuo a fazer o mesmo...!!!😉👽
Isso é ter mais trabalho sem ter necessidade :)
 
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bjc

UMM
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16 Dez 2020
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Bem, acho que o problema está diagnosticado.

Falei com o Bruno da Terrax4 (visto que a bomba vem de lá) e ele teve o mesmo problema à uns tempos atrás quando instalou uma bosch.

Após verificações apercebeu-se que algumas bosch necessitam uma modificação no pinhão/carreto (já não sei bem qual o termo técnico 😅) para ter um avanço correcto sem estes sintomas.

A minha provavelmente faz parte dessas bombas mas ele não tinha modificado o pinhão na altura.

Tenho que tirar a bomba fora e ele vai me enviar um pinhão modificado.

Eu depois meto aqui foto dos dois, lado a lado, para se ver a diferença!

Entretanto, alguém me pode confirmar que estes 10.5v na saida da caixa azul para as velas é o correcto?
 
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17 Mar 2017
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Bem, acho que o problema está diagnosticado.

Falei com o Bruno da Terrax4 (visto que a bomba vem de lá) e ele teve o mesmo problema à uns tempos atrás quando instalou uma bosch.

Após verificações apercebeu-se que algumas bosch necessitam uma modificação no pinhão/carreto (já não sei bem qual o termo técnico 😅) para ter um avanço correcto sem estes sintomas.

A minha provavelmente faz parte dessas bombas mas ele não tinha modificado o pinhão na altura.

Tenho que tirar a bomba fora e ele vai me enviar um pinhão modificado.

Eu depois meto aqui foto dos dois, lado a lado, para se ver a diferença!

Entretanto, alguém me pode confirmar que estes 10.5v na saida da caixa azul para as velas é o correcto?

sim é perfeitamente normal, as velas de aquecimento comem uns Amperes valentes, é normal haver quebra na voltagem, devido á resisitencia eletrica do proprio fio.

(y)
 

bjc

UMM
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16 Dez 2020
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No seguimento da problemática....

Estou à espera que o Bruno me envie o carreto para trocar, no entanto...

Hoje quando o puz a trabalhar custou bastante, 3 vezes a dar à chave +- 5 sec e sem a mais pequena vontade de pegar.

Era como se não tivesse gasóleo, mas o depósito está cheio 🤔

Abri o capot e dei umas bombadas no filtro do gasóleo.

20231014_153801.jpg
Achei estranho nas primeiras sentir ar, normal?
Depois voltei a tentar e pegou, aos soluços mas pegou.

É costume dar problemas o filtro?
 

chaves

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17 Set 2013
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No seguimento da problemática....

Estou à espera que o Bruno me envie o carreto para trocar, no entanto...

Hoje quando o puz a trabalhar custou bastante, 3 vezes a dar à chave +- 5 sec e sem a mais pequena vontade de pegar.

Era como se não tivesse gasóleo, mas o depósito está cheio 🤔

Abri o capot e dei umas bombadas no filtro do gasóleo.

Visualizar anexo 34256
Achei estranho nas primeiras sentir ar, normal?
Depois voltei a tentar e pegou, aos soluços mas pegou.

É costume dar problemas o filtro?
Eu da pouca experiência que tenho com o UMM, esse foi logo o primeiro “problema” que tive. Instalei o kit + a bomba manual do passarinho e ficou top 👍
 
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MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
No seguimento da problemática....

Estou à espera que o Bruno me envie o carreto para trocar, no entanto...

Hoje quando o puz a trabalhar custou bastante, 3 vezes a dar à chave +- 5 sec e sem a mais pequena vontade de pegar.

Era como se não tivesse gasóleo, mas o depósito está cheio 🤔

Abri o capot e dei umas bombadas no filtro do gasóleo.

Visualizar anexo 34256
Achei estranho nas primeiras sentir ar, normal?
Depois voltei a tentar e pegou, aos soluços mas pegou.

É costume dar problemas o filtro?
Sim é normal de vez em quando o gasóleo fazer retorno para o depósito, principalmente em casos em que o jipe fica parado por um período de tempo mais longo.
Quando os meus carros ficam parados muito tempo tenho por ábito antes de dar à chave ir à bomba manual para bombear até atestar a pressão do circuito!
A maior parte das vezes já está em carga o que significa que não houve retorno, mas já me aconteceu ir bombear e sentir que o circuito estava vazio!
 
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