• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Fuga no circuito da embraiagem

evideira

Iniciado
Registo
28 Nov 2013
Mensagens
40
Localização
Portugal
Boas companheiros,
Preciso de ajuda, pois tenho uma fuga no circuito da embraiagem (Alter 2) e não consigo dar com ela.Com uma ou duas horas de condução fico sem fluido no depósito pequeno e até já fiquei sem embraiagem. Tenho passado a pente fino os circuitos de travagem e embraiagem e não vejo pontos de fuga. Noto apenas uma babagem na zona de junção do motor com a caixa, que eu presumia ser do oleo do motor. Será que a fuga do fluido poderá estar dentro da zona de embraiagem? Como verificar?
Ab. e cUMMpts,
E.Videira


 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
O depósito grande de óleo dos travões não fica a transbordar? Se sim, o problema está num vedante dentro da bomba de travões.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
Primeiro verifica se tens os circuitos de travões e embraiagem separados. Depois passamos ao resto.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.547
Localização
Cortegaça
Deve haver fuga numa das bombas!
Verifica o estado da bomba primária que liga ao pedal da embraiagem.
Se houver fuga nessa bomba o fluido escapa pela zona de dentro do habitáculo, repara junto do tirante da embraiagem se não há muito fluido...
Quando a fuga é por aí o fluido escorre para a alcatifa e tapetes do jipe o que acaba por tornar essa fuga um pouco discreta.

Também pode haver fuga na bomba secundária.
Essa fica do lado de dentro da cloche da caixa de velocidades e quando tem fuga o fluido escorre pelo lado de dentro até começar a pingar junto a uma chapa que fica entre a caixa e o cárter do motor, a ser essa a responsável pela fuga prepara-te para teres mais trabalho pois aí a troca de bomba é bem mais difícil de solucionar.
Boa sorte.
 

evideira

Iniciado
Registo
28 Nov 2013
Mensagens
40
Localização
Portugal
Boas pessoal,
Antes de mais obrigado a todos.Depois de ler as vossos palpites, julgo que o problema é da bomba da embraiagem.Como não havia passagem de fluido de um vaso para o outro, retirei as alcatifas junto à zona dos pedais e verifiquei que existe uma fuga de fluido pelo vedante do veio desta bomba, e que escorre para dentro do jipe. Vamos ver se é só daqui ou se também poderá existir fuga na zona da cloche.
Já agora a reparaçãp da bomba é fácil, ou não compensa?
Abraço,
E.Videira



 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.547
Localização
Cortegaça
Não compensa reparar!
O que quase sempre se estraga é o corpo da bomba que fica picado e irremediavelmente perdido!

 

evideira

Iniciado
Registo
28 Nov 2013
Mensagens
40
Localização
Portugal
Boas,
Como o corpo da bomba me pareceu em bom estado, comprei um Kit de borrachas(barato)e fiz a reparação. A bomba já não verte.
Sangrei o sistema e as velocidades já entram com o motor a trabalhar mas estão bastante duras; tenho tentado afinar a haste do êmbolo mas não consigo grandes melhoras. Será da bomba secundária da embraiagem?
Já agora, para retirar esta bomba é preciso retirar a caixa de velocidades?
Ab.
E.Videira


 

mafagaios

UMM
Registo
17 Jun 2011
Mensagens
198
Localização
Portugal
Boas não é necessário tirar a caixa pra trocar a bomba, acedes pelo lado direito da caixa junto ao colector de escape abc

Ricardo Guimarães
 
Registo
29 Abr 2010
Mensagens
388
Localização
-
Boas,

Tal como te disse o mafagaio, não precisas tirar a caixa mas tens que tirar bancos,tablier e tampas de chapa que cobrem a caixa.

Abraço,
Pedro Santa Bárbara
 

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.881
Localização
Portugal
Boas!
Consegues chegar-lhe de baixo, do lado do pendura.
Tens que fazer tudo sem ver, pois não é possível enviar a cabeça.

Se precisares de ajuda, avisa.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3



Deus é bom, mas o vinho...
 

evideira

Iniciado
Registo
28 Nov 2013
Mensagens
40
Localização
Portugal
Boas,
Problema resolvido! Retirei a pequena tampa que dá acesso à bomba secundária e com auxílio de um espelho verifiquei que esta não vertia e o seu curso pareceu-me razoável (1 a 1,5 cm). Voltei à bomba principal e reafinei o comprimento do êmbolo (estava demasiado apertado). Com o pedal recuado, o êmbolo da bomba principal ficou com uma folga de cerca de 1mm. Para já funciona bem!
Obrigado a todos.
Ab.
E.Videira


 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.157
Localização
Portugal
Boas

Estas bombas por norma morrem aos pares por isso vai estando atento que a secundária pode estar para breve

Cummps
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
Boas!
Consegues chegar-lhe de baixo, do lado do pendura.
Tens que fazer tudo sem ver, pois não é possível enviar a cabeça.

Se precisares de ajuda, avisa.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3



Deus é bom, mas o vinho...

Por acaso, em vesperas de ir à inspeção, tambem tenho o mesmo problema, está a sair oleo na coloche, logo deve ser a bomba secundária que foi às coves. Não é necessario tirar a caixa fora nem o motor?
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.907
Localização
Porto
Por acaso, em vesperas de ir à inspeção, tambem tenho o mesmo problema, está a sair oleo na coloche, logo deve ser a bomba secundária que foi às coves. Não é necessario tirar a caixa fora nem o motor?

nao, num elevador se tiveres genica e com o alicate próprio para tirar os 2 fretiras isso bem. se for atmosférico como a linha ainda é mais fina ainda mais jeito da.

se o secundário já foi tens de meter o primário também.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
E prepara te para suar um bocado e dizer uma data de cara........lha........das, e dizer mal da vida de pobre...!!! :cool: :alien:
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
E prepara te para suar um bocado e dizer uma data de cara........lha........das, e dizer mal da vida de pobre...!!! :cool: :alien:

Mas se for mais facil tirar o tablier e a tampa da cx de velocidades não penso duas vezes. Como tenho o turbo garret, penso que ainda fica mais apertado. A ver vamos, coragem certo? E aproveitar e mudar as duas bombas. Reparei que tem duas "orelhas" a prender a bomba e um parafuso em cima. Depois sai facil? Já nem me recordo quando o desmontei. É verdade, por fora não vejo nenhuma fuga, mas desapertei a purga da embraiagem e voilá, meio decilitro de DOT4.

São estes 5 parafusos que têm que sair certo? encontrei esta foto antiga.

dscf4157s.jpg
 
Última edição:

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Para ser mais fácil, basta tirares a chapa de piso, a que tem o travão de mão, isso sim trabalhas que é uma maravilha...!!!
Sim são esses cinco parafusos...!!!
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.907
Localização
Porto
Mais fácil ainda é tirar as 2 chapas e já mexes a vontade sem ter a necessidade de andares por baixo.
sim, são esses 5 parafusos Que faz sair a tampa, depois leva 2 freios a prender a bomba e a mesma desliza para o lado direito através do buraco para sair.
 
Top Inferior