• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Fuga na bomba injectora.

Arturo

Iniciado
Registo
17 Abr 2015
Mensagens
41
Localização
Portugal
Boas pessoal,
Tenho andado novamente de volta do restauro do meu Geep, sempre nos altos e baixos, por um motivo ou outro fica parado e depois volto, depois aparece outros projetos pelo meio,etc.
Já consegui por o motor a trabalhar meia duzia de vezes, mas só por 1 minuto ou 2, por ainda não tinha radiador montado.
Agora que tenho tudo montado, trabalhou 1 minuto e foi abaixo, a partir daí ele pega, trabalha 30 seguntos e vai abaixo.
Fui ver se encontrava alguma coisa, e encontrei a bomba injetora a verter por cima.
A minha pergunta é se alguem já teve este problema? ( ver foto). A minha duvida é se esta fuga é fácil de se reparar, e se isto pode dar origem ao motor ir abaixo por talvez entrar ar?
Penso que a fuga está a vir pelo parafuso onde tenho a seta, e os rabiscos é onde aparece o gasóleo.

UMM abraço.
 

Anexos

  • bomba fuga.jpg
    bomba fuga.jpg
    81,2 KB · Visualizações: 61

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.943
Localização
Porto
Boas pessoal,
Tenho andado novamente de volta do restauro do meu Geep, sempre nos altos e baixos, por um motivo ou outro fica parado e depois volto, depois aparece outros projetos pelo meio,etc.
Já consegui por o motor a trabalhar meia duzia de vezes, mas só por 1 minuto ou 2, por ainda não tinha radiador montado.
Agora que tenho tudo montado, trabalhou 1 minuto e foi abaixo, a partir daí ele pega, trabalha 30 seguntos e vai abaixo.
Fui ver se encontrava alguma coisa, e encontrei a bomba injetora a verter por cima.
A minha pergunta é se alguem já teve este problema? ( ver foto). A minha duvida é se esta fuga é fácil de se reparar, e se isto pode dar origem ao motor ir abaixo por talvez entrar ar?
Penso que a fuga está a vir pelo parafuso onde tenho a seta, e os rabiscos é onde aparece o gasóleo.

UMM abraço.
Esse veio tem 2 o-rings, depois ainda tens um o-ring grande a volta da tampa, é fácil de trocar mas requer alguma paciência.

O o-ring é de um tamanho universal que vem naqueles kits de o-ring, eu troquei num dos meus jipes e ficou impecavel.
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.585
Localização
Cortegaça
Como o Tiago já referiu essa fuga é fácil de resolver.
Tens de tirar a porca que segura a alavanca do acelarador, depois empurras o veio da alavanca para baixo, a seguir desapertas os parafusos que seguram a tampa superior da BI e tiras para fora com muito jeitinho.
Depois é só substituir os orringues do veio que o Tiago falou.
Montar a tampa no lugar requer alguma paciência e cuidado para não danificar o sistema interno do veio do acelarador!
O motor está a desferrar mas não é por causa dessa fuga, deve haver outro problema provavelmente na linha de alimentação que está antes da BI!
Vê se os tubos estão todos bem apertados enclusive no próprio filtro de gasóleo !
 

Arturo

Iniciado
Registo
17 Abr 2015
Mensagens
41
Localização
Portugal
Boas, já desmontei a tampa da bomba, mas agora não sei o que fazer, se monto novamente com orings novos, ou tento arranjar uma tampa nova da bomba.
A tampa onde o veio trabalha está com desgaste, e o furo também parece que deve estar ovalizado, da' para ver nas fotos, e sempre pode ajudar mais alguem a perceber como fazer se tiver o mesmo tipo de fuga.
 

Anexos

  • IMG-20230703-WA0001.jpg
    IMG-20230703-WA0001.jpg
    34,1 KB · Visualizações: 48
  • IMG-20230703-WA0003.jpg
    IMG-20230703-WA0003.jpg
    29 KB · Visualizações: 50
  • IMG-20230703-WA0006.jpg
    IMG-20230703-WA0006.jpg
    74,2 KB · Visualizações: 62

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.585
Localização
Cortegaça
Monta os orringues novos e testa o jipe, se a fuga voltar a aparecer é só desmontar novamente (coisa fácil agora) e colocar orringues um pouco mais (gordos)...
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.943
Localização
Porto
Olha, se tiraste a tampa já vais ter de colocar o-rings nos veios, a não ser que estejam bons ainda… Vê se eles estão a espécie de lisos.

Os meus estavam “bons aparentemente”, não tinha fugas e só lhe mexi porque o veio do acelerador partiu, ao voltar q colocar tive de desmontar para trocar 2 o-rings do outro veio porque começou a mijar por la gasóleo.
 

Arturo

Iniciado
Registo
17 Abr 2015
Mensagens
41
Localização
Portugal
Boas, os o-rings vou por novos, mas o que mais me mete medo é o desgaste na tampa e o furo que está um pouco ovalizado.
 

Arturo

Iniciado
Registo
17 Abr 2015
Mensagens
41
Localização
Portugal
Boas, a fuga está resolvida, agora falta encontrar o motivo do motor ir abaixo após alguns segundos.
Já agora alguém pode pôr uma foto de como o cabo do acelerador está ligado á bomba?
 

Anexos

  • IMG_20230708_234017.jpg
    IMG_20230708_234017.jpg
    79,5 KB · Visualizações: 40

rjoina

UMM
Registo
18 Fev 2011
Mensagens
586
Localização
Portugal
Boas, a fuga está resolvida, agora falta encontrar o motivo do motor ir abaixo após alguns segundos.
Já agora alguém pode pôr uma foto de como o cabo do acelerador está ligado á bomba?
Olá do pouco que percebo de bombas a fuga até pode ser de fácil reparação mas eu prefiro retirar a bomba e mandar dar uma revisão total.
Quanto ao motor ir abaixo agora verifica se não trocas te os tubos de retorno com o da alimentação, acontece muito
 

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
Mensagens
229
Localização
Portugal
a alimentação é o tubo da traseira da bomba e o retorno é o da frente mais junto à distribuição!!
 

Arturo

Iniciado
Registo
17 Abr 2015
Mensagens
41
Localização
Portugal
Eh,eh, já temos duas versões 😁
Arranjei agora uma foto de um motor com a mesma bomba que a minha, tenho lá as setas a indicar as entradas ou saídas.
Em qual ficamos? 😁😁
IMG_20230709_222514.jpg
 
Última edição:

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.585
Localização
Cortegaça
Eh,eh, já temos duas versões 😁
Arranjei agora uma foto de um motor com a mesma bomba que a minha, tenho lá as setas a indicar as entradas ou saídas.
Em qual ficamos? 😁😁Visualizar anexo 32995
Falo das ligações dos tubos no depósito de combustível, na maioria das vezes que trocam os tubos é no depósito que acontece.
Na bomba injetora é fácil saber qual é o retorno porque tem de ter uma ligação adicional para o tubo de retorno que vem do primeiro injetor...
Dito isto já sabes como confirmar as ligações.
Se estiver tudo bem ligado e mesmo assim o carro desligar, faz uma ligação direta de um garrafão de combustível para a BI para testar o bom funcionamento do motor!
 

Arturo

Iniciado
Registo
17 Abr 2015
Mensagens
41
Localização
Portugal
Boas, é mesmo isso que vou fazer amanhã, vou comprar um filtro de plástico universal, e ligar ao depósito para poder ver se está a sugar bem o combustível, porque acho que a bomba de mão que fica por cima do filtro original deve estar estragada, porque não sinto esforço nenhum, e no início quando coloquei o motor no lugar, dei á bomba e estava mais perra, e saiu gasóleo pela bomba manual, talvez entre ar por lá quando a BI está a sugar.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Boas, é mesmo isso que vou fazer amanhã, vou comprar um filtro de plástico universal, e ligar ao depósito para poder ver se está a sugar bem o combustível, porque acho que a bomba de mão que fica por cima do filtro original deve estar estragada, porque não sinto esforço nenhum, e no início quando coloquei o motor no lugar, dei á bomba e estava mais perra, e saiu gasóleo pela bomba manual, talvez entre ar por lá quando a BI está a sugar.
Acho que com essa ideia a coisa também não vai lá..., mas vamos esperar pelo resultado amanhã...!!! :whistle: :alien:
 

Arturo

Iniciado
Registo
17 Abr 2015
Mensagens
41
Localização
Portugal
Boas, com algum atraso na minha resposta, mas derivado a alguns fatores, como ficar sem bateria por estar a fazer várias tentativas para encontrar o problema.
Mas o resultado final é tirar a bomba fora, porque deve de ser problema da bomba, dado que com o gasóleo direto á bomba de uma posição mais elevada que a bomba, ela mantém o mesmo sintoma.😔
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Boas, com algum atraso na minha resposta, mas derivado a alguns fatores, como ficar sem bateria por estar a fazer várias tentativas para encontrar o problema.
Mas o resultado final é tirar a bomba fora, porque deve de ser problema da bomba, dado que com o gasóleo direto á bomba de uma posição mais elevada que a bomba, ela mantém o mesmo sintoma.😔
Ora aí está uma coisa que devia ser logo feita inicialmente, de bombas injectora percebe quem trabalha nelas, e nem todos...!!! :cool: :alien:
 
Top Inferior