• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

[Fotos Pág 2] UMM pedrUMMoura

pedrUMMoura

Iniciado
Registo
1 Abr 2013
Mensagens
30
Localização
-
Boas noites

Como disse na minha apresentação fui buscar esta semana um UMM. É um UMM Alter II Turbo de 90. Como disse também sou um NABO no que toca a mecânica, e neste momento como os € estão caros não vou fazer um restauro como deve ser, vou apenas fazer o essencial para ele rolar sem problemas, por isso conto com a ajuda do forumm para resolver uns problemitas ja identificados.
Fotos ainda não tirei, mas ja experimentei e tou a adorar o jipe.

1º problema encontrado - Conta Km não funciona, poderá ser a bicha partida, tenho quer ver isso melhor.
2º problema - numa viagem a luz dos travões começou a piscar, falta de óleo, acrescentei um pouquinho, mas acho que ta a perder, mas não vejo óleo no chão, por onde poderá estar a sair?

Por agora é tudo

Fotos, que o pessoal gosta, logo que possível ponho.
 
Registo
1 Out 2008
Mensagens
1.668
Localização
Portugal
Olá Pedro na questão da bixa de conta km's tenta ver primeiro se esta bem encaixada pore detras do conta km's ( Quadrante...!?).Na questão do Òleo de travoês ve debaixo do Umm de nas rodas por dentro se tens alguma molhada com óleo dos travoês.Cummprimentos.

jsilva
 

pedrUMMoura

Iniciado
Registo
1 Abr 2013
Mensagens
30
Localização
-
Boa noite João Silva

Eu já tirei o quadrante fora e pelo que parecia estava bem encaixado, a luz dos travões é que ficou a dar muito fraco, vou ter que desmontar outra vez. Quanto ao conta km, vou ter que ver a bicha onde liga na caixa para ver se está partida em cima já puxei e não vinha tenho que ver em baixo, mas não me parece que esteja partida.
Quanto aos travões, no chão não vejo óleo nenhum, mas parece-me que desde que acrescentei, já perdeu óleo.
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Desmonta a bicha do local onde está acoplada à caixa que é mais fácil ver se está partida.

O nivel de oleo a baixar pode estar a ocorrer no circuito da embraiagem. Vê se tens oleo de travões a ficar no tapete por trás dos pedais. Se no interior estiver seco, retira o bujon da coloche(se ainda o tiver) e vê se sai oleo. A fuga pode estar a ocorrer também em algum tubo flexivel, quer da embraiagem, quer de travões, ou em alguma das bombas ou bombitos, embora seja pouco provavel nas bombas da frente.








De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 
Registo
29 Abr 2012
Mensagens
894
Localização
Portugal
Boas , quanto ao conta km é facil de ver .Desmontas a bicha e verficas se ao rodar o cabo numa ponta tambem roda na outra , verifica tambem o carreto da caixa da transferencia onde engata a caixa.Tambem podes desmontar o a bicha do quadrante,calças as rodas da frente e metes o eixo de tras em cima de perguiças e metes o carro a trablhar engatado e podes comprovar de uma vez todo o sitema até ao conta km.Atenção que esta aventura requer a devida cautela.
Se o óleo desaparece e não o vês pode tambem ser do actuador da embraiagem ou da bomba , dependendo do copo de onde falta óleo.Se for só a luz acesa pode ser a boia da tampa do depósito marada/presa .

Alcobaça

[email protected]
 

pedrUMMoura

Iniciado
Registo
1 Abr 2013
Mensagens
30
Localização
-
quote: retira o bujon da coloche(se ainda o tiver) e vê se sai oleo

Isto agora é que foi um nó... Pra mim tem que ser explicado como se fosse muito burro.. Onde fica isso?

O tapete parece estar seco.. pelo menos ainda não vi lá óleo nenhum.

quote:Se o óleo desaparece e não o vês pode tambem ser do actuador da embraiagem ou da bomba , dependendo do copo de onde falta óleo.Se for só a luz acesa pode ser a boia da tampa do depósito marada/presa .

A boia está a funcionar bem, porque quando ligou estava mesmo com pouco óleo, agora acrescentei e ja desligou, mas parece-m que já baixou outra vez.
 
Registo
29 Abr 2012
Mensagens
894
Localização
Portugal
A coloche é um "sino " de aluminio , no teu caso, que liga a caixa ao motor e é onde está alojada a embraiagem.Se reparares , por baixo tem um bujon , que serve para purgar a coloche, se a fuga for no atuador da embraiagem e for grande , deves ter ai oleo.

Alcobaça

[email protected]
 

pedrUMMoura

Iniciado
Registo
1 Abr 2013
Mensagens
30
Localização
-
É assim o existe o bujon do motor e mais atrás há outro onde o motor é acoplado na caixa. Pois eu aí já tinha visto uma fuga de óleo, mas sempre achei que seria do vedante, nunca dos óleo dos travões, até porque é um óleo escuro.
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
quote:Originally posted by pedrUMMoura

É assim o existe o bujon do motor e mais atrás há outro onde o motor é acoplado na caixa. Pois eu aí já tinha visto uma fuga de óleo, mas sempre achei que seria do vedante, nunca dos óleo dos travões, até porque é um óleo escuro.


Se houver aí oleo de motor torna-se quase impossivel detectar oleo dot caso haja fuga.








De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 

pedrUMMoura

Iniciado
Registo
1 Abr 2013
Mensagens
30
Localização
-
Eu aí achava que seria a tal história do chouriço, Já estava a pensar mandar reparar, nunca me passou pela cabeça que pudesse ser dos travões, ou ambas.

E se eu limpar bem a zona e puser o jipe a trabalhar e travar várias vezes ou carregar na embraiagem será que dá para ver se há fuga?

Porque o tal óleo só aparece se o jipe andar, se estiver parado a trabalhar a fuga não aparece.
 

pedrUMMoura

Iniciado
Registo
1 Abr 2013
Mensagens
30
Localização
-
Boas

Vou fazer o ponto de situação. Fui hoje a um mecânico saber o que seria aquela fuga de óleo e confirma-se é o tal chouriço.
Agora o que ele me disse é que precisa desmontar o motor, caixa e mais não sei o que, e que levaria quase uma semana de trabalho. Eu acho um pouco exagerado, quando lhe perguntei por valores ele disse que não queria falar em orçamentos, mas que poderia chegar aos 600€ + IVA.

Será mesmo preciso esse trabalho todo para meter o vedante? fica assim tão caro?

 
Registo
8 Fev 2012
Mensagens
866
Localização
Portugal
PedrUMMoura,

É verdade, se for MESMO o chouriço é preciso desmontar tudo, motor e caixas.

Agora um concelho meu, fala com UMMistas da tua zona e antes de ires ao teu mecânico habitual procura algum mecânico que esteja realmente familiarizado com UMM´s.
Embora os UMM sejam de mecânica muito simples existem muitos detalhes que passam despercebidos a quem não esteja habituado.
Se tiveres realmente o chouriço nas lonas deves ter muito óleo na embraiagem, no respiro da embraiagem entre outros.
Os nossos carros perdem óleo por montes de sítios diferentes e só quem esteja mesmo por dentro é que vai dar com o gato.
Mesmo assim volta e meia andamos atrás dos gambuzinos às vezes, faz parte.
Pode ser óleo DOT 4 do circuito de embraiagem que com o pó da embraiagem fica muito negro e denso como se fosse óleo do motor.

Se não muito dentro da mecânica (para já) daqui a um ano te garanto que vais saber muito, mas vai a alguém que saiba.

É o meu conselho claro.
Quanto aos chouriços é um dos calcanhares de aquiles dos nossos motores, e o problema principal é que volta e meia se o bloco tiver muitos kms substituir pode não ser suficiente.

Mas vamos com calma ;)

AbraçUMM

Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com
 

pedrUMMoura

Iniciado
Registo
1 Abr 2013
Mensagens
30
Localização
-
Desde já obrigado pelas respostas.

FeniXreBorN o problema é que eu sou de Montalegre, por aqui que eu conheça não há UMMistas. Mas agradecia alguém que fosse de perto, Braga ou até Porto me dissesse um lugar onde façam esse trabalho.

Pode ser óleo da embraiagem? Se o jipe estiver parado, mesmo que a trabalhar não pinga, se andar pinga bastante, depois de parar pinga durante uns minutos e para logo.

quote:eek: problema principal é que volta e meia se o bloco tiver muitos kms substituir pode não ser suficiente.

O que querias dizer com isso, que posso ter que trocar o motor?


ACardoso sabes quanto poderá custar a reparação? Ou sabes alguém aqui pela zona norte que o faça em condições?


Obrigado
 
Registo
8 Fev 2012
Mensagens
866
Localização
Portugal
PedrUMMoura,

O teu motor nunca o troques a não ser que ja nao haja solução tirand isso sabes o que tens.
Quanto ao chouriço tens de ter a certeza que é mesmo isso em primeiro.
O facto de não ser suficiente acontece se o teu motor tiver muitos kms, o muitos kms não é facil de quantificar.

se foi sempre bem tratado pode ser 1 milhão ou se foi menos cuidado podem ser 400 mil.
Mas existem sempre soluções.
Aguarda mais umas horas de certeza que existem UMMistas em Montalegre.
Devem existir bem mais do que julgas até ;)

Se vires UMMs parados na estrada procura os donos e fala com eles.
Vais ser bem recebido por eles, afinal partilhas o mesmo gosto.

O teu carro não vai morrer por uma pinga de óleo, desde que estejas atento aos niveis não deves ter chatices. ..

Na trofa tens o TerraX4 é um excelente mecânico, procura na net o contacto dele e da-lhe um tokezinho.
Existem mais bons mecanicos este é aquele com quem lido mais...

AbraçUMM

Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com
 

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
981
Localização
Portugal
Olá,

Na apresentação dizes que o carro perde óleo de travões, de que copo é?

Do grande ou do pequeno, se for do pequeno tens o mistério descoberto perde óleo pela embraiagem.



UMM abraço
Samuel Sousa

 

pedrUMMoura

Iniciado
Registo
1 Abr 2013
Mensagens
30
Localização
-
FeniXreBorN obrigado pela resposta..
Só conheço um UMM aqui em Montalegre e nunca teve esse problema.
Amanha já ligo para o TerraX4, também já tinha ouvido falar nele, e falo com ele. Daqui á Trofa não é assim tão longe e gostava de ver isto resolvido.

Samuel Sousa sim perde óleo do copo pequeno, e é que não vejo nenhuma fuga, também achei que poderia ser dali, mas o óleo que pinga é escuro daí pensar ser do motor.


Bem hoje passei algum tempo por baixo do jipe e reparei também que da direcção assistida vem um bocadinho de óleo, é o ultimo vedante mesmo na saída da direcção (desculpem não saber termos técnicos), é de fácil substituição? Em relação á direcção assistida abri o reservatório do óleo e o óleo tá a meio do filtro, não há uma marca que indique a que nível deve estar o óleo?
 

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
981
Localização
Portugal
Ola,
Pareceme que tens mesmo problema com a bomba secundaria da embraigem começa por ai é barata.

Na direcção assistida se o problema for o retentor e vedante que fica junto ao pendural e facil de trocar, pior e mesmo tirar o pendural, procura aqui no forumm que gens um tuturial feito pelo nuno superpilot de como o fazer.

O nivel do oleo e a cobrir o filtro.

UMM abraço
Samuel Sousa

 
Top Inferior