Boas
Nas caixas de velocidades existe o veio primário (é o que recebe movimento do motor), por sua vez o veio primário (casa) com o veio intermediário através de carretos, no veio intermediário encontram-se os carretos da 1ª,2ª,3ª e 4ª velocidade e a ligar a este está o carreto inversor (marcha atrás), sendo assim sempre que o motor está a trabalhar e a caixa em ponto morto,... na caixa está em rotação o veio primário e o intermediário, sempre que engrenamos uma mudança desde a 1ª até á 4ª, neste caso através da alavanca da caixa vamos colocar em funcionamento a ou as forquilhas que actuam sobre os carretos móveis que se encontram no veio secundário ou veio de transmissão, fazendo-os mover longitudinalmente nas esterias do veio, de modo a engrenarem ou desengrenarem consuante a mudança pretendida, para suavizar (evitar o arranhar) a engrenagem de uma mudança existem as anilhas sincronizadoras.
A 5ª velocidade é o primeiro carreto que se encontra no veio secundário em frente ao veio primário,... após acionar-mos a alavanca das velocidades, esta vai actuar sobre a forquilha do carreto da 5ª, fazendo-o deslizar para a frente, engrena lateralmente , numa serrilha existente no carreto unico do veio primário passando a transmitir directamente do veio primário para o veio secundário a rotação ou movimento do motor.
Na minha ideia se o problema só reside na 5ª velocidade e se não existirem outros factores externos, diria que o problema está no carreto da 5ª velocidade. Uma possivel causa poderá ser a forquilha desapertada do tirante, tirante este que ao ser acionada a alavanca das velocidades através da forquilha empurra o carreto da 5ª velocidade, se a forquilha está desapertada não engrena a 5ª.
Se a 5ª velocidade arranhasse ou necessitasse de fazer alguma pressão e que na maioria das vezes salta fora a mudança,poderia-mos dizer que era problema da anilha sincronizadora, neste caso não acredito que seja esse o problema.
Eu neste caso aponto (volto a referir se o problema é interno) que o problema pode estar na forquilha,... ela ficar empenada e dificultar a engrenagem do carreto não acredito pois seria mais fácil ela partir, mas se tivesse partido neste momento já teria danificado mais alguns carretos por haver um corpo estranho á solta no interior da caixa de velocidades.
Uma dica:
Retira a valvoliva/óleo da caixa e verifica se aparece algumas limalhas ou resto de metal no fluido, podem aparecer os restos do parafusos que seguram a forquilha ao tirante do carreto da 5ª.
A melhor forma será retirar a caixa e abrir para resolver a situação e desmitificar o tabu.
cUMMprimentos
Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...
Dias
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