• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Fios soltos zona motor

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Nunca liguei a uns fios que andam por lá soltos na zona da cx azul e talvez por notar que não façam falta!lol
Mas ontem lá estava à volta dele e lá me veio outra vez a ideia de perguntar.
Os fios são 2 e vêm sós no mesmo tubo de dentro.
As cores : verde/azul e um preto.

Algu+em me sabe dizer se os identifica ?

Abraço
Pedro Reis

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Os fios que fala, tem alguma ficha na extremidade ou são apenas pontas soltas?

E uma fotozita... Não se arranja?

Sempre dá uma ajuda a identificar os tais fios.

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mario, estão soltos sem nada na ponta!
Estão sós num tubo preto que os transporta de dentro.
É estranho mas queria começar a arrumar esses fios que nada fazem lá!
Tinha um esquema de còres de fios do Alter 2 mas nem sei onde isso anda!
Vou ver se tiro uma foto! Vou lá abaixo à garagem e volto já!

Abraço

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Não tenho uma visão muito perceptível, mas esses fios talvez sejam para ligar a uma ficha que existe no elemento do filtro de gasóleo..!

Por acaso não tenho aqui o meu UMM, mas assim que o tenha por perto dou uma olhadela para ver se tenho por lá alguns fios com essas cores…
Depois digo qualquer coisa.
Um abraço.

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mario, a luz da pressão do oleo apaga-se do quadrante 1 a 2 segundos após o arranque.
Os fios soltos tb poderão ser pelo facto do mecanico ter desmontado essa zona para tirar a
BI para reparar quando da fuga de gasoleo.
Mas vou ver isso no filtro de oleo.
É estranho andar esses 2 lá.

Abraço

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mario, estive a ver e por debaixo do filtro de oleo sai apenas um fio.
Desconfiar que foi o mec que os desligou vai também contra o conhecimento que ele tem de motores
Peugeot e UMMs já que ele tem mais de 40 anos de mecanica.

Ora aqui estão mais 3 fotos.

Eu para fotos sou azelha e meio e por isso peço desculpa se ainda não acertei.
Por cima da bomba do gasoleo é a ligação do Terratrip à bicha do KM.

Abraço

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Tá tudo ligado nos depositos de óleo e tudo a funcionar.
Tem 2 fios cada e os embolos funcionam na perfeição.
Até a luz da colmatagem (da valvula do filtro de ar) acende quando se tapa a admissão de ar.
Não vejo nada sinceramente onde pudessem estar ligados, Corrente não passa no verde/azul por isso não é de ligar nada e por isso apenas serviria para medir algo.
Não há problema! No sábado sempre tenho de ir ao mec mudar o oleo pois como tinha gasoleo vou fazer a muda mais cedo (de acordo com o teu conselho) e falo nisto.

UMM obrigado pela atenção.

Abraço daqueles
Pedro Reis

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Desculpem lá mas já agora, e porque cada UMM sua nstalação electrica (mais ou menos marada pelo rol de donos anteriores), reparei que o meu novo UMM tem uma ficha desligada que encaixa na perfeição no filtro de gasóleo. Para que é que serve esse terminal que está na base do filtro de gasóleo?

Obrigado,

Luis

UMM... o amigo de todas as horas!

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mario, é isso mesmo| Já descobri onde os fios ligam!
Peguei na ficha com o fio amarelo que está ligado na ficha da bomba de gasoleo e fui perseguindo o gajo com os dedos e não é que sai do mesmo tubo que sai vem aqueles 2 ?
Ora bem, eu nunca tive a luz 9 referente a agua no combustivel acesa pois tb não tem lampada.
Resumindo : não faz falta ! Deixa para lá!!!!
Luis, a resposta à tua questão está aqui !

UMM abraço

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Amigo Pedro, agora que já sabe a origem dos fios, é só por isso a funcionar direitinho..!

Mesmo sendo uma coisa que de pouco ou nada serve, sempre fica melhor do que deixar os fios soltos.

Cumprimentos.

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mario, eu até fazio isso se me disserem onde o fio preto liga porque depois o outro já sei.
Será no meio da ficha ou no lado oposto do que está ligado ?
Alguém por aí pode ver ????

Abraço

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Vou ver isso e depois deixo ficar a informação!!!

Se possível até tiro uma foto...

Não vá por alguma razão a ficha que tenho no meu UMM ser diferente da que tens no teu e em vez de resolveres um problema ainda arranjas outro..!!

Cumprimentos.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
A ficha tem 3 números que correspondem ás cores de cada fio, para que não tenhas dúvidas vou dar-te a ordem correcta...

O fio Azul/Verde liga no Nº1
O fio Preto liga no Nº2
O fio laranja liga no Nº3

Essa é a ordem que está na ficha do meu UMM...

Cumprimentos.

Luis XZ

UMM
Registo
16 Nov 2007
Boas!

No meu UMM, à conta desses fios andei uma semana a queimar fusíveis...

Passo a explicar: um dia no monte, um ramo de árvore que estava no chão desprendeu a ficha da válvula de marcha-atrás, e queimou o 1º fusível;

Depois de substituir o fusível, colocava o UMM a trabalhar e outro fusível queimado...

Uma vez que o fusível fazia a protecção das válvula de marcha-atrás, shoufagem e luz do relógio, revi todas as ligações mas sem conseguir eliminar o curto-circuito!

Depois de estar deitado debaixo do UMM a substituir a válvula de marcha-atrás, decidi seguir os fios da dita válvula até ao compartimento do motor. Quando estava a olhar para zona da bomba injectora é que descobri os fios da ficha do copo do gasóleo arrancados e colados por terem derretido...

Moral da história, o fio que tráz corrente para esta ficha também leva até à valvula... que ao ser arrancado na válvula também foi arrancado na ficha!

cUMMprimenTTos
Luis Filipe Araujo
Sócio Clube UMM n.º 190

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Luis, pelo que medi nos fios soltos não existe corrente alguma a passar por lá!
Para mais que verifiquei que o tubo que trás os 3 fios vem de dentro do habitaculo ou então estou a precisar de mudar de graduação nos óculos de ver ao perto !
Acho um pouco caricato que a corrente da marcha atrás esteja linkada à esta ficha do filtro de gasoleo, mas ...!!!!
Sendo assim voiu pensar 2x antes de ligar os fios pois por alguma razão não estão ligados.

Abraço

Luis XZ

UMM
Registo
16 Nov 2007
Boas!

Eu presumo que seja, mas... Pode ser que os fios "viagem" no mesmo tubo preto que os protege!
A minha ficha estava ligada e lá ficou conectada ao copo do filtro, os fios é que foram arrancados, depois de caírem para a zona da bomba injectora é que se misturaram e provocaram o curto-circuito.

Neste momento não tenho os fios ligados à ficha, apenas os isolei e coloquei-os a um canto, porque não sabia a ordem de ligação, mas agora com a explicação do Mario Machado vou ligá-los novamente.

cUMMprimenTTos
Luis Filipe Araujo
Sócio Clube UMM n.º 190

Top Inferior