• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Fiablidade UMM alter turbo para estrada

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
A semana passada fiz do meu Cournil veículo de dia a dia devido a neve que se verificou na Covilhã. Devo confessar que fiquei agradávelmente surpreendido pela segurança que me demonstrou (tirando em travagem em piso molhado, mas também estava com fedima extreme...), adorei a posição de condução mais elevada, ir "mais sentado e menos deitado", o pessoal a olhar enquanto passamos na cidade:cool:, ao ponto que até começei a pensar se poderia fazer dele mesmo o meu carro de uso diário.

Não, é a resposta. O excessivo ruído no interior (costumo andar com tampões acústicos nos ouvidos...) e a pouca velocidade tornam este sonho impossível. No entanto, sendo a construção do Alter turbo diferente (principalmente modelo de 93) que insonoriza mais, faz-me pensar que poderia ser solução.

A pergunta não é complicada, mas dá sempre para muitas opinhões. Fariam de um Alter turbo veículo do dia a dia, tendo que fazer pelo menos 1000km/semana sendo 500 em autoestrada?

Não ponho em causa a fiabilidade do motor, mas a transmissão aguenta sem ter que trocar anualmente rolamentos. Andando com pneus de estrada 235/75/15, travão de disco as 4, mordomias do 93, penso que não me iria arrepender. Que média faz a 120km/h? E penso em motor no ponto, nada de vitaminas. Estou a falar de 50000km/ano e ando acostumado a médias de 6l/100km. A esta velocidade, conseguiria media inferiores a 10l/100km? Como é o barulho no interior de um modelo de 93? A ideia é trocar o Corsa B van 1.7D de 96 (máquina impecável devorradora de km). Faz o mesmo papel com a mesma fiabilidade?

Desde já agradeço as respostas!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.173
Localização
Portugal
Boas!

Poderias sim dar um uso diario a um alter turbo de 93 e não terias problemas desde que o jipe estivesse bom, rolamentos.. esses duram duram duram... muitas vezes gripam mas é porque os retentores estão maus vais para o mato e a agua entra para dentro.

O meu jipe em 10 anos nunca levou rolamentos porque nunca precisou mas o meu pais nao fazia tt sem ser areia

Continuando... para um turbo e teres uma médias aí de 9 seria ideal andares entre os 100 110km/h ou entao optares por um atmosferico.

O JpMacedo tem um turbo que gasta pouco, tem a bomba injectora um pouco cortada e aquilo mesmo assim anda bem.

Podes ponderar essa situação mas tambem te digo uma coisa, se começares a meter o jipe no mato e a andar esses Km todos por semana tas tramado porque as despesas vao ser muitas.

Pneus terias que meter uns novos 100% estrada.

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.


UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Para o mato tenho o Cournil! E sim, seriam pneus de estrada e capota de chapa (maior segurança e isolação acustica/termica)

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.254
Localização
Portugal
Alex o meu Branco faz 10L aos 100 em estrada e é bastante confortável para o uso diário. Mas para os km que fazes, penso ser um custo bastante significativo em combustivel. De resto tudo bem.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

Zeumm

UMM
Registo
19 Out 2007
Mensagens
1.686
Localização
-
O meu Alter turbo é dos de 93/94 e utilizo como carro do dia-a-dia. Durante a semana não faço muito klm's, mas ao fds tenho o levado para a zona de Montemor-o-Novo. Depois daí para outras zonas do Alentejo. Nunca faço 1000 klm numa semana, mas posso afirmar-te que é muito confortável e que o barulho não é nada de especial, principalmente para alguém que, como tu, está habituado aos cournil. Nunca tive nenhum Cournil, mas sei que o barulho de um destes é complicado para quem não é "apaixonado" por eles. O consumo em cidade é um bocadito, mas se vais fazer mais autoestrada ou estrada o consumo não é tão puxado.
Cada vez que vou a Montemor, meto cerca de 30L e dá para ir, vir e ainda dar lá umas voltitas, todas em estrada, pois o meu UMM é mesmo o meu carro.

Abraço
 

GonSaS

UMMzito
Registo
9 Jan 2008
Mensagens
118
Localização
Portugal
Olá!
Apesar de o meu jipe não ser de 93 (é de 89) o que queria dizer penso que não tem a haver com o conforto em si mas sim com os gastos.
De modo algum ponho em questão a fiabilidade dos nossos bichos, nunca me deixou ficar mal e ja tenho o jipe a 6 anos....mas penso que para 1000km por mês é um desgaste grande para o UMM pois não foi feito para carro de estrada ou devorador de km's....em média devemos fazer uma revisão (óleos,filtros,etc...) aos 5mil km's; o consumo é muito difícil baixares dos 10 litros aos 100km e sabemos que é classe 2. Por fim, as peças para os nossos bichos não abundam e por isso mesmo são caras....
Na minha opinião, tendo um opel corsa, motor Izuzo, que é só meter óleo e gasóleo e siga! não o trocava como viatura de uso diário (fazendo essa kilometragem por dia) por um UMM.

UMM Abraço,
Gonçalo João Neves
 

d1n1s

UMMzito
Registo
14 Dez 2007
Mensagens
99
Localização
Portugal
Boas,

Eu tenho um Ater II Turbo de 1992, que adoro! Também já pensei fazer dele viatura de uso diário, mas penso que para 1000 km por semana não é uma boa opção, pelo menos comparando com o Corsa Van. Isto, tendo em conta, o consumo excessivo (o meu vai aos 11 litros/100km em cidade), as portagens mais caras uma vez que é Classe 2 e vais fazer autoestrada, o desgaste do material, etc...
Em suma, apesar de ser perfeitamente possível e confortável fazê-lo, acho que existem melhores opções para viatura de uso diário, como os utilitários comerciais (ex.: Corsa Van).

cUMMprimentos,
Dinis Magalhães
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
alex - Alexandre Madeira,

Investe no Corsa, e continua a fazer o que fazes com o Corsa.
Poupa o UMM e evita espetar kilometros sem necessidade...nao sou contra fazer dia-a-dia com um UMM.

Mas na relacao conforto/fiabilidade/desgaste/economia nem precisas de perguntar a ninguem
E assim tens sempre direitinho o UMM para passeios e algumas voltas menos usuais.

E' o que faco aqui com o de Londres (ou por outras irei fazer)
Nunca na vida farei do UMM "cavalo de batalha" ...tenho uma carrinha station wagon que da para "comer kms".
O UMM sera para ir ao supermercado quando esta solinho lol...para ir ate a Irlanda, Noruega, Suecia...etc...

Fazer o corre corre do dia a dia com um UMM nao compensa por varias razoes...nao e' o mesmo que dizer que o UMM tem que estar parado, pois como os "cavalos" estes tem que ser e ter os musculos exercitados para estarem "em forma" , portanto qualquer carro completamente parado tambem "faz mal".

Portanto investe no corsa poe a coisa a rolar como deve de ser e veras que tens UMM para durar.

Dou-te outro exemplo "e ja me vou embora"...
imagina que tinhas sempre o mesmo par de sapatos durante um ano!...esses sapatos durariam quanto? um ano?

Entao se "dividires" os "kms" que fazes com os teus pes por outro tipo de calcado consoate as situacoes veras que tens sempre seja que calcado for em estado "razoavel"....e/ou apresentavel.

Boa sorte
Carlos Pires


 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.173
Localização
Portugal
Boas!

Concordo com o que toda a gente diz menos com o uma coisa do gonsas

"mas penso que para 1000km por mês é um desgaste grande para o UMM pois não foi feito para carro de estrada ou devorador de km's"

O UMM como qualquer outro carro foi feito para andar e trabalhar. Podes andar nele os Km que quiseres por mês que ele não se queixa.

cUMMps



UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.


UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
É verdade que o Corsa com 1.7d Izusu, com 440mil km, sem qualquer rectificação gasta só meio litro de 15w40 entre cada muda (7500km). Se for preciso ainda faço 200km sempre 150 160 que ele não se queixa. De motor não tenho nada a apontar ao carro. Esta ideia é sem dúvida mais passional do que racional. Mas tenho medo de perder esta fiabilidade, para não falar do custo por km duplicar (combustivel, selo, seguro e manutenção mais caros).

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.173
Localização
Portugal
Boas!

Na minha opiniao carteirista, deixavas te andar com o teu Corsa e tentavas restaurar o teu cournil com os trocos que poupas de gasoleo em andar com o Corsa hehehe

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.


UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Diria até que ao fazeres a manutenção correcta e se apenas fizeres estrada o UMM até aguenta muito mais que os 1000 km mensais. Dúvido é que tu os aguentes!!!:D:D:D

A sério, chegas a um ponto que te doem as costas, as pernas, os braços, etc, O barulho atrofia a cabeça e a posição de condução é demasiado cansativa... mas dá imenso prazer...

Antes de ter comprado a Astra tinha um Clio que estava a dar os problemas típicos de um carro francês com 100 mil km e então a minha safa era o UMM, diariamente entre 25 a 30 km e mais ou menos 4 vezes por mês cerca de 100 km e nunca me deixou a meio do caminho ao contrário do Clio. Todos estes km eram feitos maioritariamente em cidade.

O meu UMM é um Alter turbo de 88 era suficiente para o dia a dia portanto e em jeito de conclusão se o que pretendes é um Alter de 93, o que é perfeito, se estiver em bom estado, para ser o teu carro do dia a dia isto se estiveres disposto a fazer vista grossa a todos os handicaps de um UMM e que mencionei acima.


"A TUA LUTA FOI DÁDIVA TOTAL"
 

d1n1s

UMMzito
Registo
14 Dez 2007
Mensagens
99
Localização
Portugal
Só queria chamar a atenção que o Alex referiu 1000km por semana, e não 1000km por mês! É um bocado diferente! ;)
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boa noite

Penso que posso dar uma ajuda neste tópico, visto que tive um Corsa 1.7D de 97 (comercial), fiz nele 180000 km, nunca me deixou ficar mal até que morreu (cabeça estalada e 2 camisas), não foi por culpa minha que mudava oleo e filtros todos os 5000, e verificava a àgua do radiador semanalmente, bem como a pressão dos pneus, mas por culpa do dono anterior que já lhe tinha dado uma entaladela valente e com o passar do tempo o pior aconteceu.

Portanto sei bem o que é um Corsa. É uma máquina robusta, forte e também bastante económica. Cá em casa chamavamos-lhe "tractor". Pois ele carregava no inverno 300kg de lenha como se nada fosse. Os motores 1.7 da Isuzu são descomunais e resistentes.

Era o meu carro dia a dia para Lisboa cerca de 35000 km / ano.
As médias são entre 6 e 8 (depende do pé).

Tembém tenho um Alter Turbo II 1992 (motor recondicionado de A a Z (práticamente), e asseguro-te se fizesse todos esses km que dizes que fazes a carteira não chegava.
Digam o que disserem um Alter II a mais de 100 gasta 12. Sejamos realistas. É classe II nas portagens o que leva um valor acrescido.

A 140 estás a esmifrar o motor que como sabes é de construção da década de 80, e portanto o que irá acontecer é que o vais arrebentar todo num piscar de olhos.

Se fores veterinário ou alguma profissão que exija saídas fora de estrada, podes pensar em usar o Alter em trabalho que assim o exija, casdo contrário acho melhor ficares quieto e usares o Alter ao fim de semana ou uma voltas de vez em quando, nunca viagens diárias em autoestrada.

Nos posts anteriores foram referidas viagens, longas.... pois é isso é tudo muito bonito quando se tem tempo, não quando vamos para o trabalho, atrasados e o carro depois não anda o que desejávamos.

Também eu tive uma autocaravana de 1974 (uma Mercedes 406), e era uma curte quando ia de férias´. O máximo era 100 (a partir) como eu sou poupado iamos a 80 e para baixo era muito fixe. Quando regressávamos a casa era um desespero! Só queriamos chegar e aquilo não andava nada.

Nunca compares um Alter com um Corsa.
Do mesmo modo que o Corsa não foi feito para o todo terreno, o Alter não foi feito para viagens longas em AE e grandes distâncias. O desconforto, o ruido, os consumos, e depois a manutenção que um carro destes tem em acréscimo) ao corsa levavam-te a muitas dores de cabeça e carteira.

Cada macaco no seu galho.

Abraços
Vitor Rato
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Desde já quero agradecer as respostas de todos. As palavras do Vitor "Nos posts anteriores foram referidas viagens, longas.... pois é isso é tudo muito bonito quando se tem tempo, não quando vamos para o trabalho, atrasados e o carro depois não anda o que desejávamos", são bem verdade, e quantas vezes queria que o corsa adasse mais!

Mas diga-se de passagem que o corsa também não é o rei o conforto, com barulho qb e os bancos fracos...

Ninguém que diga que o Alter pode ser uma opção?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.173
Localização
Portugal
Boas!

O meu Cournil é o meu carro do dia a dia enquanto estudante... hehehe

Quando vou dar as minhas aulitas de Karaté e Informática que já ficam a 10km de casa já vai a kangoo ou o focus pois os gastos de gasoleo, barulho, e velocidade não se justificam.
Se tivesse um Alter 2 Turbo de 93 já se justificava tudo menos o combustivel mas era capaz de fazer um esforço para justificar.

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.


UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Pois, o problema é que as minhas dfeslocações são de outra ordem. Todas as segundas saio de Arganil, vou para Coimbra deixar a Marta na universidade, vou para Ovar dar aulas e venho dormir a Covilhã. São 380km, só num dia, todos as semanas...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Alex,continua assim que não podias estar melhor!Tens um carro que é dar á chave e andar,e por nunca te dar chatices nem preocupações nem lhe estás a dar o valor devido!!
Com o UMM a fazer 1000km por semana só achavas piada na 1ª semana...a segunda semana ainda aguentavas porque não querias dar o braço a torcer pela má opção...na 3ª semana ias ter com o tipo a quem "deste" o Corsa e ainda lhes pagavas por cima para o teres de volta...:D
É a mesma coisa de querer por um "funcionario publico" com 55 anos a trabalhar nas obras ao fim de uma carreira numa secretária,ia todos os dias ao trabalho,mas tambem ao posto medico todas as 2ªfeiras:D:D
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.239
Localização
Portugal
O meu Cournil (1984) é o meu carro de todos os dias, é o meu carro de TT, é o carro para passear os netos, é o carro de ir ao supermecado ou ao cemitério pôr flores nos que já se finaram. Em tudo isso faço 100kms/semana (atenção que nem sempre vou passear à "quinta das tabuletas":disappointed_relieved:), e já lá vão uns sete anos.

Se a patroa se queixa:dizzy_face:, não a ouço(y). Se paro numa portagem dão-me uma esmola;), se passo por uma tipa com um Ferrari, de imediato larga aquela porcaria e depressa se senta a eu lado, se alguém se mete comigo passo-lhe por cima, se passo sobre uma beata sei imediatamente se tem filtro ou não:astonished:. Conduzo como se estivesse sentado num 1ºbalcão tendo à mistura a humidade do aquário Vasco da Gama, o cheiro da refinaria de Sines e o conforto de uma cama de pregos (vocês não têm culpa de eu ser masoquista(n)).

O UMM foi feito para andar:cool:, desde que seja minimamente assistida. Aí reside o seu segredo;).

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 
Top Inferior