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Fiabilidade de um UMM Alter

gass

Luis Matos
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7 Ago 2007
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Bem ... com este tópico vou assinar a minha sentença.

Claro que como todos, sou fã UMM. Já fui passageiro, nunca surgiu a oportunidade para ser condutor. Estou em processo de aquisição de modelo para restauro. Sou "patriótico" e fa daquilo que a UMM representou para portugal.

Posto isto vou abordar o tema do tópico: fiabilidade.

Falando nos UMM alter, eu sei que têm manutenção reduzida, mais devido a uma mecânica simples. Porém aquilo que vejo é jipes com pouca quilometragem. Problemas de rolamentos, diferenciais... motor... o que me levou a reflectir e a vir perguntar se isto se confirma.

O UMM alter que pretendo adquirir é um alter de 91, tem 148 000 kms e é viatura de uma instituição estatal. Está há 6 anos sem circular, o que quer dizer que teve menos de 10 anos de uso.

Uma qualquer pickup mitsubishi, ou uma qualquer peugeot 505 fazem o dobro dessa quilometragem e circulam o dobro até os primeiros donos se desfazerem delas. (eu não coomparo com veículos mais recentes, que fazem 150 000 kms sem qualquer problema).

Existem veículos estatais, renaults 4 no Ministério da gricultura que fizeram TT pesado (eu estou a falar sério) e existem muitas do meio dos anos 80 ainda a circular com 200 e muitos mil kilometros (eu nao quero dizer mais). No entanto ... há por aqui algum UMM com mais de 200 000 kms? são raros.

Nos UMM há um post em que um motor com 90 000 kms tem problemas que requerem a substituição de 1 cilindro. Ou outros casos de reparações com valores de 4 digitos.

Então, como ficamos a respeito de fiabilidade?
Aqueles que andam à mais tempo de UMM ... que opinião têm?
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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e pa isto e como tudo e preciso ter sorte!
mas a pouca experiencia(ou +/-)azar que tenho e:
chaçi-indestrotivel
motor-fiavel quanto baste, parte de cambota muito forte,de resto razuavel porque a liga do bloco etc nao e das melhores,mas satisfatoria.
caixas de velocidades-boas,sem grandes anotaçoes,uma ou outra pode ter uma avaria,mas que conheca rara(so com muitos quilometros).
caixas de transferencias de ferro-desgaste de rolamentos dentro dos paramentros.saltar a alavanca para o neutro e comum com algums quilometros(reparaço e cara, mas puxando um pouco pela cabeça resolve-se o problema com 30 euros,como eu fiz:cool:)
caixas de transferencias de aluminio-sem grandes problemas,mas ao que parece quando e necesario levar as correntes novas e um balurdio...
diferenciais-aguentao o esforço que o motor lhes inflige, mas podia ter pelo menos um diferencial a frente melhor(mais reforcado).mas nao e um ponto critico
parte electrica-nao tem muito por onde dar problemas...

isto tudo varia, e muito quando ha manutençao ou nao.
na minha openiao axo que os UMM´s sempre foram vitimas de ma utilizaçao e falta de manutençao.por isso e que se ve tantos UMM´s que por vezes nao tem assim muitos quilometros quanto isso mas ja estao todods axanatados:devilish:
esta e uma pequena ideia que tenho dos UMM´s mas posso estar errado,ou como disse anteriormente posso ter tido azar...por isso critiquem a vontade;)
nao e por estes pequenos defeitos que vou dechar de gostar dos UMM´s que tenho, mas gostos nao sao ilusoes,por isso aqui expresso uma ideia:D:D

Paulo Alves
 

a.m.

UMM
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29 Nov 2006
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boas
concoedo com o que o strex disse anteriormente e mais a manutenção que se dá as maquinas ...
no meu caso comprei a minha maquina a um professor que dava pouco uso a maquina fora de estrada mas tenho o umm ha 5 meses e so troquei as correias e outro problema era a tracçãoa frente não engrenava (falta de uso) mas de resto e umma maquina
e como uma vez alguem disse : os umm`s são verdadeiras escolas de mecanica.

andre machado
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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O motor é fiável? Não. Mas também não é dos piores. As cabeças são fracas, o circuito de refrigeração não é o mais adequado, tem pouca electricidade mas a que tem dá problemas. Tem a vantagem de ter uma manutenção e eventuais reparações a baixo preço. Se o motor for tratado com carinho dura como qualquer outro e depois também é uma questão de sorte.

A restante mecânica é excelente e só parte se for mal utilizado. Os rolamentos, cruzetas, sinoblocos, etc. dão problemas porque são material de desgaste e este desgaste tem de ser multiplicado por 10 no caso do UMM fazer TT, no caso aqui do forumm são quase todos. Isto acontece em qualquer veiculo TT que ande no mato. Nesse sentido nem queiras saber o que é a dor de cabeça de ter um Defender.

Resumindo, o UMM é veiculo fiável q.b., que peca por ter um motor desadequado, mas que com o carinho certo e também com alguma sorte dura como os outros, com a vantagem de gastar menos combustivel. Dá um prazer enorme conduzir o UMM.


Pedro
I say no matter how i try, i realise there's no reply
 

gass

Luis Matos
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7 Ago 2007
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obrigado pelas respostas ...

Os exemplos que dei são de veículos com manutenção similar (estatal). seja UMM seja 4L eram tratados da mesma forma. Eu conheços muitos agricultores com veiculos 4x4 com muitos milhares de kms ... peugeots 505 ou mitsubishis/opel campo - antigas bedford.

Realmente o UMM apresenta algumas quebras em zonas que não se esperava (por exemplo motor) mas que o stretx explicou muito bem.
Em relação à manutenção ... não ao carinho ... um veículo comum dura bastante "apenas" com manutenção e acredita que sei o que é o defender em TT, segundo se consta os seus semi-eixos são bons para fazer de estacas para utilizar o guincho, quando não há nada onde agarrar.

Uma questão, pedrumm, achas o motor desadequado? querias mais potência? mais cilindros?
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Posso dizer que sei de um motor 2500 atmosférico com 1.800.000 km... (um milhão e oitocentos mil), e dizem que não é fiável???
O problema é que muita gente pensa que o jipe é um tanque de guerra e esfola-o até ao limite e depois diz que não é fiável... e temos que pensar que o motor originalmente equipa automóveis e não foi desenvolvido para jipes.
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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como disse anteriormente, tudo depende do tratamento e da manutençao que se da as coisas.
mas olha que um motor 2.5d da peugeot(505) a fazer 1.800.000 km´s sem nunca ser aberto,desculpa Nuno mas axo que nao vou acreditar.so os Mercedes entre 80´s e ate 94(+/-) e que fazem isso.e claro que ha outros motores de outras marcas a fazer isso mas sao casos esporadicos.e normalmente so os taxis e que fazem isso porque sao motores que estao quase sempre quentes e o desgaste e muito menor.
nao se esquecao que o maior desgaste que os motores levao e desde que se ligao a frio ate atingir a temperatura ideal de trabalho...
a liga dos motores das 505 e de "aço banana" como eu lhes costumo chamar:D sofrem desgaste prematuro,o que leva o motor a ter uma vida algo curta(principalmente a falta de compreçao).
por vezes o que faz a diferenca entre bom(fiavel) e mau motor e so a liga aplicada nos motores,e nesta area axo que os Alemaes e os Japoneses levam a melhor

Paulo Alves
 

futuroUMM

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30 Abr 2007
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Amigos o meu cunhado trabalha numa empresa que por lá tem uma 505 que já conta com 1 milhão e muitos e só trocou peças de desgaste.. motor não foi aberto ainda.... mas já se nota a falta de força


Octavio
 

nunumm

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30 Mar 2006
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Esse motor de que falo foi aberto aos 1.000.000 e tornou a ser aberto aos 1.700.000, entretanto o carro foi vendido.
Quem me dera se o meu fosse até metade dos km sem ser aberto...
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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haaa bem me pareceu....:D:D:D
sendo aberto acredito que faça esses quilometros todos.desde que haja recteficaçoes acima vai dando sempre para reparar:cool:

Paulo Alves
 

nunumm

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30 Mar 2006
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mas aberto aos 1.000.000 (um milhão de km)... porque já não tinha a força igual... mas acham pouco??? ok... só espero que o meu dure metade...

E o ******* deu um excelente exemplo do que fazemos com as nossas máquinas no TT... poucos motores aguentariam esses tratamentos.

Só a titulo de mais um exemplo... um amigo meu que tinha um UMM (vendeu-o com o motor e outro suplente para trocar) em determinada ocasião tinha o motor a babar imenso óleo e decidiu vir do Algarve para cima assim... dizia que se gripasse chamava reboque e tinha outro motor para colocar, por isso nem se importou e arriscou...
Chegou a Lisboa e qdo foi abrir o bujão para retirar o óleo e colocar outro, saiu um fio de óleo... nem o fundo de uma garrafa cobria... e meteu óleo e continuou a circular ainda uns bons anos. Era até rebentar, como ele dizia.
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Gass

Aproveitando o que disse o Mário, talvez não haja viaturas más, certamente haverá gente que nunca deveria ter passado da carroça ou da trotinette!.

Os nossos motores (em viaturas civis 4x2) fazem (pelo menos!) 1.000.000 de km sem qualquer problema. As nossas caixas e diferenciais equipam veículos militares sem percalços, desde que usadas e mantidas com cabeça e cuidado.

Por exemplo, passar 2 horas a rir alarvemente, enquanto se bate contra uma barreira para a subir, é um atestado de menoridade psíquica, um atestado à ignorância, um comprovativo de desconhecimento mecânico. Depois da caixa dar o estalo e deitar a válvolina fora, sair dizendo graças e ser aplaudido, não é mais do que um comprovativo de que se tem pouco, ou nenhum miolo (neste caso de todos os intervenientes). Com essa atitude apenas estamos a tentar esconder (mal) o nosso comportamento idiota.

Os nossos UMM (tratados com respeito) são praticamente indestrutíveis. Claro está que conhecimentos básicos de mecânica ajudam a que a sua vida se prolongue à eternidade (?)

Como tudo na vida, qualquer carro, tem que ser acarinhado, mantido, cuidado. Não quero dizer com isto que não se o use para aquilo para que foi desenhado, até que se abuse pontualmente. Mas para isso temos que ter a certeza de que está são.

UMM abraço

João
 

gass

Luis Matos
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7 Ago 2007
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Pessoal ...

obrigado pelas respostas.

A mecânica Base do UMM não "permite" que se vá para o monte para destruir a máquina e se consiga, até aí tudo ok.
Aquilo que realmente verifiquei foi a falta de uso continuado que encontrei em muitos modelos em venda. Daí a questão da fiabilidade.
Talvez não tenha sido o forum mais indicado, visto que aqui TODOS usam o UMM largamente para TT, mesmo que algo soft.

Esclareceram as deficiências em posts até bastante explicativos e denunciaram principais problemas ou fontes de problemas.

Eu fiquei esclarecido (acho!).
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Boas.

Sim, acho o motor desadequado e pouco fiável. O motor foi pensado para uma viatura com um melhor coeficiente de aerodinamica e só com duas rodas motrizes e isso conta muito.

Tudo o resto é mais fiável que a concorrência e desenganem-se os que pensam que as transmissões dos LR são fiáveis. Há quem ache os motores Indenor são bons, há que pense que os motores VM são excelentes, há quem diga que a Izuso tem os melhores motores, etc. Para mim o melhor é, sempre foi e sempre será o INTERNATIONAL e se eu tivesse 4000€ pra estoirar no UMM, metia-lhe o International TGV 2.8.


Pedro
I say no matter how i try, i realise there's no reply
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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só a minha openiao:) e uma analise assim muito rapida:D:D:
muito bom: toyota,isuzo
.....mercede fica no meio dos dois(refiro-me a modelos G que traziao os motores iguais ou parecidos aos w124:D:D...
bom:nissan,mitsubichi
...motor peugeot xd3 fica aqui no meio:cool:...
satisfatorio.land rovers
.
.
.
depois VM:dizzy_face:,nao gosto nada,mas ha quem goste(ai ums 10%)...


Paulo Alves
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Fiabilidade,ora aqui esta um tema interessante:cool:
O UMM é para mim um carro fiavel desde que bem mantido e com uma utilização cuidada.
Sei de UMM com 400000km sem problemas de maior e ainda a vender saude,mas tambem sei de UMM que não podem sair da garagem porque cada vez que saiem a rua partem sempre qualquer coisa...
A maioria dos nossos UMM já têm 15 anos e damos uso a eles como se tivessem saido agora de frabrica e exigindo prestações de carros com 3,5 ou mesmo 6 anos é claro que os cuidados têm de ser redrobados!
Tambem é verdade que se tivermos um automovel Alemão nos 1ºs 2 anos ainda lá metemos no motor o oleo indicado pelo fabricante que custa 120 ou 130eur e passados esses 2 ou 3 anos já estamos a meter oleo do continente...os nossos UMM já passaram pelo mesmo em 3 ou 4 donos e isso vai deixando "mazelas" profundas que nós agora ao fim destes anos todos andamos maior parte das vezes a "atamancar" porque achamos que UMM é resistente e á prova de tudo...

Já que estamos a falar de varios jipes em comparação com o UMM claro que prefiro uma mecanica niponica(Toy e Nissan),Suzuki Samurai já tive 1 e não me atrevia a sair de um raio de acção de 50 km:D Land Rovers cada vez que passo á porta de um mecanico que é especialsta de land´s e vejo lá o dobro de LR dos que vi 2 ou 3 vezes á porta do Silvino fico todo contente e quase apito:D:D
E depois :)8ball:ainda:8ball:) nunca tive que chamar o reboque para o UMM,chega sempre a casa(oficina ás vezes:blush:)pelos proprios meios:p
Agora a parte pior,em 2 anos de UMM a unica coisa que não conheço por dentro(literalmente) são as caixas de velocidades:angry: mas eu comprei o meu neste estado e foi dar a tal atamancadela para passar na IPO e ter carro para andar e arranjando o resto a pouco e pouco...



Filipe Pinheiro
 

gass

Luis Matos
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7 Ago 2007
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já que falamos fiabilidade e restauros ... (isto até deveria ser outro tópico) ...

Quais os procedimentos a efectuar quando se compra uma viatura, por exemplo, no estado da do Filipe ...

passo 1) Mudar oléo do motor e caixa, trocar a água do radiador e verificar se este está ok, dar à chave

passo 2) Mudar oleo da direcção, travões e diferenciais e experimentar a andar?

Ou fazer a coisa mais de fundo e começar a desmontar, tratar a chapa e só depois verificar diferenciais , caixa e motor?
 
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