• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Fecho centralizado com comando

maoscovy

UMM
Registo
17 Fev 2010
Mensagens
293
Localização
Portugal
Fecho centralizado com comando

Antes de mais quero agradecer a ajuda do Manuel Dias, documento que me guiei para colocar o fecho centralizado com comandos no meu UMM.
Também vi o “post” com outra forma colocado pelo BlackStorm, mas deparei-me com menos espaço na porta do meu para a colocação do fecho.

Utilizei praticamente o material que veio no kit que recebi e como não quero fazer nada que altere irremediavelmente o original, da forma como fiz, obrigou-me apenas a fazer dois furos a) da fig.1

Fig1

Acrescentei a porca b) para segurar a placa de metal em “L”, no parafuso do puchador deixando lá a anterior.

Fig2

No ponto c) coloquei um pingo de cola para evitar que a nova porca desenrosque.
A chapa em “L”, desloca-se entre os pontos d) e e), sendo e) aberto e d) fechado.

Na fig.3
f) "L" em chapa. É o modelo que vem lá escrito.
g) As 2 porcas. Utilizei 2 porque assim substitui a velha que lá estava a segurar o outro lado do fecho.
h) Pequeno parafuso com 2 porcas no final que utilizei para segurar a chapa em "L" ao motor.



fig.4

i) Material que já vinha no kit e que utilizei em cada porta.


Tenho ainda a dizer que não necessitei de tirar a fechadura e além do fecho centralizado apenas tive que adquirir a chapa em "L", a porca para a segurar e um pequeno parafuso c/porcas.

O "L" foi preso directamente ao "motor" com um pequeno parafuso com 2 porcas.

Não sei se estas fotos podem ajudar alguém depois da ajuda que por aqui temos, mas acho que vale mais informação em excesso do que falta dela.

O furo do "L" que fica seguro tem que ser ligeiramente alargado (ver documento do Manuel Dias a explicar)

1 AbraçUMM




Cummprimentos.

 

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
Mensagens
312
Localização
Portugal
só faltam as medidas da chapa que tranca para ficar perfeito!!:D

ajudava porque assim mesmo antes de desmontar as portas tinha o material todo pronto!!;)

obrigado amigo!

:)
 

maoscovy

UMM
Registo
17 Fev 2010
Mensagens
293
Localização
Portugal
Olá Pedro.

Realmente comprei 3 tamanhos diferentes e acabei por utilizar o maior.
Logo, em casa, vejo o tamanho e coloco aqui.

1 AbraçUMM

Cummprimentos.

 

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Mensagens
1.909
Localização
Portugal
Boas Mário
Parabéns pela aplicação e pela foto-reportagem
Com estas foto-reportagens a aplicação do fecho central, fica mais facilitada aos interessados em efectuar a mesma aplicação quer seja num Cournil ou Alter.


cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...


Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal



www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

 

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Mensagens
1.242
Localização
Portugal
Penso que só faltou mesmo foi cola nos ditos parafusos (picha de porco) para não desapertarem com a vibração.

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**
 

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Mensagens
1.909
Localização
Portugal
quote:Originally posted by bruno-991

Penso que só faltou mesmo foi cola nos ditos parafusos (picha de porco) para não desapertarem com a vibração.

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**


Desde que reforcei as minhas portas, a vibração extra desapareceu :D:D:D:D

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...


Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal



www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.571
Localização
Cortegaça
Mário, mais um trabalho desenvolvido na tua máquina quase perfeita, no entanto a meu ver, acho que a forma como as "pistolas" do fecho central estão fixas não lhe conferem grande solidez!

Posso estar enganado e oxalá que sim, mas essas hastes metálicas deveriam ter pelo menos mais um parafuso em cada uma, de forma a evitar o possível deslizamento da pistola!

Digo isto porque as fotos revelam essa possível fragilidade na fixação! …”possível” uma vez que a percepção que as fotos me dão podem não corresponder à realidade!

Quanto ao resto não tenho mais nada a acrescentar a não ser dar os parabéns e levantar mais uma questão!

Sempre que accionas o comando para fechar ou abrir o jipe, tens algum tipo de sinal luminoso emitido pelos piscas?

Para terminar quero agradecer pela partilha das imagens.;)
Obrigado pelo contributo.

Cumprimentos.
 

maoscovy

UMM
Registo
17 Fev 2010
Mensagens
293
Localização
Portugal
Olá

Obrigado pelos comentários e vou tratar dos pingos de cola nos parafusos, porque apesar de estarem bem apertados e nada abanar, nunca se sabe se no futuro vão desenroscar.

Quanto a mais parafusos é uma hipótese mas queria evitar mais furos e neste momento está tudo tão seguro e nada abana que não me parece necessário.
No entanto, vou ter atenção e caso seja necessário opto por mais um parafuso em cada haste.

Para já não tenho qualquer sinal quando fecho ou abro as portas e realmente sinto falta nem que fosse um pequeno som.
É assunto para analisar daqui a algum tempo, para já anda em testes para ver se tudo corre bem.

*******, eu não conheço as portas dos outros UMM's mas possivelmente o documento do Manuel Dias, que me ajudou muito, deve ser numa porta anterior a 93, visto ter mais espaço (menos reforços).

1 AbraçUMM

Cummprimentos.

 

Morpheu

UMMzito
Registo
3 Fev 2010
Mensagens
70
Localização
Portugal
Boas.



Uma pergunta. Que kit é esse...há link?

e preços? é para todas as portas?


abraço

Para cá do Marão, mandam os que cá estão.
 

Júlio

UMMzito
Registo
21 Jul 2008
Mensagens
111
Localização
Portugal
Maoscovy,

Parabéns pela reportagem fotográfica, sem dúvida que ajuda bastante qualquer um que queira fazer esta "modernização" no seu UMM.
Concordo com o Mário, mais um parafuso iria conferir mais estabilidade à Pistola/motor, já instalei este tipo de sistemas num Seat Ibiza de 94 e acho que o coloquei mais um parafuso a segurar a pistola. Neste caso específico, se me permites opinar sobre a tua instalação: uma vez que a barra horizontal sobra à direita, o que eu faria era colocar essa barra mais para a esquerda, de forma a que apanhasse os dois parafusos da pistola (ambas as barras ficariam sobrepostas num ponto - o parafuso esquerdo da pistola)e depois acrescentava mais um parafuso na extremidade direita da barra orizontal, de forma a fixá-la por 2 parafusos ao reforço da porta.
Quanto à sinalização luminosa (ou mesmo sonora, com uma sirene de alarme automóvel)podes resolver isso com 2 relés a irem buscar alimentação ao canhão quando este está desligado (acc off, deste modo só com o canhão desligado há corrente nos relés pronta para ir aos piscas. Depois ligas os relés aos piscas e à linha do sistema de fecho central que tem carga quando accionas o sistema para fechar, assim apenas acende os piscas quando fechas as portas. podes também encontrar uma linha do sistema que tenha corrente sempre que abres ou fechas as portas e aí sinalizará os piscas em ambas as situações. jà fiz isso no meu primeiro clio, como não tinha alarme foi o primeiro método dissuasor eléctrico que apliquei. Mas apliquei com uma sirene de alarme e aos piscas e só quando fechava as portas. Deste modo não ficava na dúvida se tinha aberto ou fechado, sempre que as luzes acendiam e a sirene soava estava a fechar.

Maoscovy só mais uma pergunta, o fecho central funciona mas manualmente tens de ter as portas destrancadas, certo? se por algum motivo ficares sem bateria com as pistolas na posição trancada manualmente, através da chave no canhão, consegues reverter a posição do fecho?

Desculpa a quantidade de perguntas e sugestões, gosto muito deste tipo de alterações/up-grades e como o meu UMM é o meu carro do dia-a-dia queria evitar a quantidade de vezes que dou uso aos canhões através de um sistema deste género.

Abraço e mais uma vez Obrigado por partilhares a tua odificação conosco.

Júlio Santos
 

maoscovy

UMM
Registo
17 Fev 2010
Mensagens
293
Localização
Portugal
Boa tarde Júlio.

Antes de mais agradeço a ajuda para resolver o problema do sinal sonoro e/ou luminoso e virei pedir ajuda quando pensar no assunto após resolver uns problemas que são os seguintes.

O fecho resolveu começar a fechar as portas quando coloco o UMM a trabalhar. Não parece mau mas não o devia fazer, acho eu.
Os L's em metal parece que não são muito resistentes porque entretanto o da porta do condutor começou a permitir com alguma pressão no fecho, abrir a porta. (ou seja o "L" está a ceder).

Aqui já respondo á pergunta que fazes que é as portas ficam destrancadas e é o "L" que as tranca.

Também pensei no caso de ficar sem bateria ou mais facilmente o comando entregar a sua alminha ao seu criador, razão pela qual deixei a porta traseira a abrir de forma manual. Assim entro pela porta traseira e abro as portas por dentro. ;)

1 AbraçUMM


Cummprimentos.

 

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Mensagens
1.242
Localização
Portugal
Pior se sais e fechas a porta e deixas o jipe a trabalhar, quero ver como entras.

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**
 

Júlio

UMMzito
Registo
21 Jul 2008
Mensagens
111
Localização
Portugal
Boas Maoscovy,

Logo que precises diz, tinha aqui pra casa um esquema que postei no ClubClio.org para ajudar alguns membros a simular um alarme.
Esse problema da fragilidade estrutural do L pode ser resolvida, colocas outro L, se ainda assim não resultar, ou se vires que fica fácil alguém forçar e ele ceder, ou se arranja um tipo de material mais robusto. lembrei-me ainda que poderias colocar o L por cima, não sei se ia resolver,mas lembrei-me à pouco que poderias tentar fazer um U e arranjar maneira dessa peça em U ficar colada/soldada na chapa, perto do trinco, à esquerda do pino que vem do canhão, e esse U receberia a ponta solta do L, de forma a que a chapa do L ficasse apoiada em ambas as extremidades. Não sei se me fiz entender.
Depois do que vi aqui no teu eno do colega dias já estou armado em idiota (cheio de ideias) para depois colocar um também alarme:)
relativamente ao facto de ele trancar com o motor a trabalhar, há uns kits (assim como alguns alarmes) que vêm com "função anti-carjaking" que consiste num trancamento automático quando o carro está a trabalhar (ligado ao ACC no Canhão) ou quando se trava (neste caso um fio vai ligar ao pedal do travão). Este sistema é frequente em alarmes SPY,e não só, não sei se o teu kit de fecho central é dessa marca ou se nas especificações/funcionalidades não dizia nada relativamente a essa função? não ligaste nenhum fio ao travão, ou ao canhão?

Quanto ao resto, sinalização luminosa (piscas), sonora (sirene de alarme) ou até um sistema "Fallow me home" podem ser ligados ao fecho central para te avisar de quando o accionaste e se precisares é só pedir ajuda e se fores dos arredores de Matosinhos ou Arouca fazemos isso na boa.

Abraço.

PS: ando há algum tempo a pensar em marcas com um sistema de canhão de fechadura semelhante ao nosso (roda a chave e o polegar pressiona o pino) e será que não dava para conciliar o "miolo" de um fecho alfa romeo 147, mini dos novos, etc, para que fosse possível transplantar para os nossos manípulos este tipo de sistema de fecho central e que funcionassem ambos sem terem que estar dependentes um do outro?

Fica lançado o "Réptil" para que consigamos num futuro próximo fazer upgrades mantendo sempre a "traça original da fachada" dos nossos meninUMMs...
 

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Mensagens
1.909
Localização
Portugal
Boas Mário

O meu fecho central até ao momento ainda não me deixou ficar mal, não tem apresentado deficiências.

Quanto ás chapas em L que eu tinha em stock por serem finas desisti de as montar, onde iria correr o risco de empenarem se fizesse muita pressão no canhão de porta, por isso optei por umas mais resistentes.
Quanto ás chapas em L que utilizou se estas empenam quando pressionadas, devem ser substituidas por umas mais grossas de forma a aguentarem a pressão exercida.


cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...


Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal



www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
Já agora agradecia ao pessoal que já montou os referidos kits, por onde passaram os fios? nas portas laterias e na porta traseira. Se alguem tiver fotos dava para ter uma ideia para não fazer asneira...


Carripana on the way ...
 

rrosa

UMMzito
Registo
20 Set 2010
Mensagens
101
Localização
Portugal
Em relação a este sistema já tive oportunidade de deixar a minha opinião num outro tópico e os motivos que me levaram a pensar num outro sistema completamente diferente.

As portas fecham sozinhas porque as pistolas não ficam a fazer força... elas apenas dão o impulso para abrir ou fechar mas depois ficam livres... logo, basta a trepidação para abrir ou fechar as portas (neste caso fecha). Aliás, se o carro ficar enclinado não sei não...

Para se conseguir ultrapassar este problema, no meu entender, terá de ser aplicado um sistema com mola que prenda a posição do L para um lado ou para outro. Eu, apesar de não ter utilizado nenhum L pelas próprias fragilidades a começarem pela possibilidade de dobrarem ou de saltarem do parafuso, penso que só assim é que vão resolver o problema: colocam uma mola esticada a direito quando o L está a "meia aste" e assim quando pende para um lado ou para o outro a mola retrai e fica a fixar na posição pretendida de fecho ou abertura.

Mas se querem a minha opinião, nada como uma calha a correr para cima do piclete, calha essa que pode ser aparafusada nos dois parafusos do puxador pelo que fica bastante sólida. Depois se for uma calha resistente (p.e. de um banco de carro), podem ter a certeza que não dobra.

Ponham molas nisso senão o melhor é deixarem a porta de trás sempre aberta :D

UMM Cournil
 

maoscovy

UMM
Registo
17 Fev 2010
Mensagens
293
Localização
Portugal
Olá.

Ainda não alterei os "L" para uns mais resistentes mas apenas por falta de tempo.
Os fios passei-os no mesmo local dos fios das colunas de som. Sei que os modelos anteriores não têm mas deve existir algum local onde possam passar.

As pistolas ficam a fazer força tanto fechadas como abertas, pelo que não vejo necessidade de molas.

Até agora o problema apenas está nos "L" que têm que ser mais resistentes e em as pistolas fecharem ao colocar o UMM a trabalhar. Dá jeito para que ninguém abra por fora, mas se sair dele e com vidros fechados e com ele a trabalhar :disappointed_relieved: fico na rua!

Como vêm dois comandos o segundo anda comigo ;)

1 AbraçUMM

Cummprimentos.

 
Top Inferior