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Falta potência a 2400 rpm num XD3TE

val

UMMzito
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5 Abr 2016
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Wallis and Futuna Islands
Bom dia,

Mais uma vez gostaria de pedir ajuda aqueles mais experientes em diagnosticar causas de potência insuficiente com motores turbo no’s nossos UMMs.

Os sintomas do problema:

A baixas rpm (770-1200) o desempenho é adequado, em primeira ou em marcha atrás.

Em segunda e com o pedal a fundo em estrada o UMM “arrasta-se”! Medi as rpm maximas em aceleração maxima, pedal a fundo e vai até as 2500 rpm ocasionalmente, com media de ~2350.

Bomba injecção recondicionada e aferida por especialistas.

Miolo turbo também recondicionado e equilibrado para eliminar fugas de oleo/fumo.

Filtro de gasoleo substituido depois de retirar diesel Velho do tanque, que foi limpo e cheio com diesel novo.

Alguem, que tenha tido um problema idêntico, me pode dizer de como foi resolvido o problema?
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Se o problema for relativo ao motor ou tens falta de ar, ou falta de gasóleo.

Começa por verificar o circuito de admissão, vê se está tudo limpo.

Depois confirma se não tens problemas no depósito de combustível (é comum acontecer).

Se tudo estiver bem, vê se não tens alguma roda travada, ou problemas no diferencial traseiro.

Eu aponto para lixo no depósito, mas começa pela admissão de ar, por ser o mais fácil.
 

Passarinho

UMMzão
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3 Fev 2007
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Também me parece que o gasoleo não está a chegar em quantidade á bomba injectora.

confirma se a bomba manual não fica espalmada quando aumentas o regime de aceleração.
 

pcosta

UMM
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4 Jun 2014
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Atenção eu não percebo nada de mecânica, mas no meu tinha a válvula anti retorno de combustível, que teria sido montada pôr alguém, que estava entupida e não dava rotação ao motor por falta de combustível. Tinha que parar, retirar a mangueira, soprar e voltava a andar.
Quanto aos sintomas, era idêntico, fumarada, abafava e não andava.
Mas como digo, isso foi uma experiência que tive.
 
Última edição:
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1 Out 2008
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Boa Tarde . Estou quase com os mesmos sintomas no meu , tudo reparado e agora , puxa quase menos do que quando foi para reparar …!?.
Cummpstt.
 

val

UMMzito
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5 Abr 2016
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Grato pela vossa ajuda, contudo julgo que será mais fácil diagnosticar o problema com os dois videos no “link” acima.

Um mostra o motor em ralenti e o outro com o pedal a fundo.

Com a evidência dos videos parece-me que podemos eliminar diferencial, injectores e válvula anti-retorno.

Creio que o problema estará no motor, mais precisamente ou na admissão, na alimentação do diesel desde o tanque à bomba ou, no escape.

Será que o actuador do “wastegate” estará gripado em aberto? É uma ocorrência habitual nestes turbos k16?

Não sabia da existência duma rede no tubo de pesca. Mas, se a rede estivesse colmatada o ralenti também seria concerteza afectado? Parece que não, ou será que o ralenti dos vossos motores é muito diferente?

Quanto à admissão só se for o filtro de ar sujo. Julgo, que mesmo com o filtro sujo, as rpms seriam acima das 2500...

Mais alguma sugestão?

Cummps
Paulo
 

Aldeia

Administrator
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31 Jul 2006
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Se a rede está parcialmente tapada, pode dar gasóleo suficiente para trabalhar no ralenti, mas não dar o suficiente quando está acelerado.

Experimenta colocar gasóleo limpo numa garrafa e fazer ali a pesca. Se o motor trabalhar normalmente já sabes de onde vem o problema.
 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Paulo,

Eu comecava por trocar as linhas de combustivel.
Operacao relativamente "barata" e que evita futuras dores de cabeca.

O motor ao relanti nao parece ter qualquer "problema".

E eu fazia o "by pass" de toda a possivel linha de combustivel e fazia como o Aldeia esta a sugerir.

Vai dando noticias.
 

Passarinho

UMMzão
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3 Fev 2007
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O motor não está a queimar rotações, por isso o turbo ficará de lado para já. Eu tentaria a solução que o @Aldeia sugeriu. Um garrafão de 5 litros de gasóleo limpo directo á bomba injectora e retorno novamente ao garrafão. Convém usar uma bomba manual de gasóleo nesse temporário circuito de admissão para não se perder muito tempo na purga e para poupar o motor de arranque. Depois dá feedback desse ensaio.
 

JSousa

UMM
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12 Mai 2008
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Boas, peço desculpa por usar este tópico mas agora aconteceu-me a mim, rede de pesca entupida, não deixa passar o gasóleo suficiente para andar, ao ralenti tudo normal, jerrican entre a grelha e o radiador e parece novo.
Pergunta: como eliminar a rede sem abrir o deposito, é possível?
 

Anexos

  • Deposito alternativo UMM.jpg
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  • Deposito alternativo UMM 2.jpg
    Deposito alternativo UMM 2.jpg
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val

UMMzito
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5 Abr 2016
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Interessante. Nunca imaginaria que uma rede colmatada no tubo de pesca poderia ser a causa do problema.

“Abrir o depósito “ ! Ele é soldado a toda a volta! Espero que não seja preciso cortar e voltar a soldar. Alguém poderá confirmar que o tubo de pesca e rede respectiva pode ser retirado facilmente?

Estou a aguardar a chegada da bomba manual para fazer a alimentação directa à bomba de injeção.

Informarei do resultado assim que for possivel.

Cummps
 

JSousa

UMM
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12 Mai 2008
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Consegui eliminar a rede tirando a boia e usando uma tenaz do barbekue, com persistência e muita paciência
 

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Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Consegui eliminar a rede tirando a boia e usando uma tenaz do barbekue, com persistência e muita paciência

Sousa, atenção que acho que as redes de pesca não estão situadas todas no mesmo sítio, varia com o tipo de depósito.

No meu caso mesmo olhando pelos buracos não conseguia ver, só seguindo o tubo é que a situei perto do furo que fiz e mesmo assim, vai lá vai... 🙃
 

JSousa

UMM
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12 Mai 2008
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Eduardo foi essa que tirei na direcção do corte que fizeste, com muita ginástica, mas acho que consegui e soprando e "chupando" senti muita "leveza", e tinha também o pré filtro obstruído (só um poucochinho), isto depois da eliminação da rede. Coloquei um novo e voilá, está novo.
 

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val

UMMzito
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5 Abr 2016
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Somente para confirmar que com alimentação directa à bomba o motor comporta-se como era de esperar.

Creio que vou fazer a reparação sugerida pelo Eduardo, pois será muito dificil tirar a rede pelo buraco da bóia.

Já removi toda a tubagem original para substituir por nova com um filtro em linha, para substituir a rede do tubo de pesca.

Obrigado pela vossa ajuda!

Cummps
Paulo
 

herrdoctor

Pedro Faria
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4 Out 2016
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Eu sei que não é necessário avisar, mas fico mais descansado por repetir a informação. Caso opte por soldar algo no depósito, tome as devidas precauções. Eu tomava essas mesmas precauções mesmo para cortar o depósito. Segurança nunca é demais.
 

JSousa

UMM
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12 Mai 2008
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O meu depósito tem uma ligeira fuga pela régua de fixação ao chassi, e optei, após aconselhamento com o Eduardo, enviá-lo a um profissional de Radiadores, em vez de inventar. Amanhã está pronto.
 
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