• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Facelift do JJ

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
E após 24 anos na minha posse e 2 pinturas (uma à la tropa só para abrilhantar, a outra mais a sério mas sem desmontar nada) esta semana chegou a hora!
Com a ajuda do UMM_ZePLeal, que me aconselhou um amigo ex-ummista para tratar de lhe dar uma pintura como deve ser, desmontando capota, borrachas, etc., vamos aproveitar para fazer outras pequenas reparações enquanto está desmontado.
À luz do que se vê aqui nesta secção, não lhe vou chamar restauro, apesar de ter uns podrezitos para reparar...
Está já documentado o ponto da situação e os primeiros toques de descoberta de ferrugens.
Amanhã começo a colocar as fotos.
Estará pronto para o AcampamentUMM, onde poderá ser devidamente invejado :D:D:D:D


 

I AM UMM

UMM
Registo
27 Jan 2009
Mensagens
1.571
Localização
-
Boas,

Que tudo corra bem e dentro dos timings...lá nos veremos no acampamentUMM(y)

cUMMprimentos,

 

Patrick

UMM
Registo
16 Ago 2009
Mensagens
1.138
Localização
Portugal
Pois é... estás sempre com surpresas vamos lá ver no que vai dar...

Alter II 91 Longo verde Lona- Rio Lizandro=Mafra/Ericeira
 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
Então aqui vão as amostras de fotos ( o álbum completo está em: https://picasaweb.google.com/108508726660783832543/RestauroJJ?authuser=0&authkey=Gv1sRgCMD7q7aozbyBcg&feat=directlink)

1ª impressão de ferrugem, por fora, nos sítios do costume junto aos pés do condutor e pendura, umas borbulhagens a aparecerem debaixo das borrachas das janelas sobretudo do lado do pendura, corrosão das abas da capota (hard-top para os mais finos... ;)) e nalguns pontos do capô)



Por dentro, tem entrada de chuva pelas borrachas vedantes dos limpa-vidros, tem um pingo de solda partido na travessa interior da porta do pendura (por isso o raio da porta abanava tanto!) mas de um modo geral as portas estão boas sem podres nos fundos de baixo, confirma-se uma ferrugemzita nos pés do condutor (esqueci de fotografar...) e do pendura, a caixa-armazém por trás do banco do pendura tem só uma ferrugem superficial e ainda muito lixo agarrado, o interior está revestido com umas napas de que não desgosto mas ficaram só para tapar a cola que ficou de ter arrancado a alcatifa preta nojenta que trazia quando o comprei...



Já no internamento, saltam à vista umas coisitas para pior e outras para melhor:

Por fora, verificação da existência de buracos de ventilação junto aos pés! Alguma ferrugem junto aos triangulos de drenagem da frente das longarinas (parece mais do que é na realidade), ferrugem entre as chapas na zona do capô mais próxima do párabrisas. Encaixe da borrachas do aro das portas em baixo sem ponta de ferrugem!



Mais surpresas boas, as borbulhagens por baixo das borrachas das janelas não são nada de especial, tem outro buraco de ventilação nos pés do pendura (foto em contra-luz) e a frente da capota também revelou uns podrezitos.
Já se tirou o pára-brisas, sem qualquer preocupação de evitar partir ou poupar a borracha e por isso ele saiu intacto e a borracha se calhar ainda vai para o mercado de usados ;). Finalmente, quando levar pendura, vai deixar de reclamar que está sempre nevoeiro daquele lado (o vidro está estalado(?) no interior, parece que tem restos de autocolante). :disappointed_relieved::disappointed_relieved::disappointed_relieved: Parece que vou ter de mandar fazer um ninho novo para o radiador...



O plano é reparar os podres com chapa nova, substituir o parabrisas por um novo, substituir borrachas ressequidas dos limpa-vidros e tampas dos buracos do parabrisas, capô e guarda-lamas, talvez substituir borracha da janela traseira do pendura que tinha um remendo-reconstrução em mastique (mas 8 contos por uma borracha vai custar a dar!), reparar o banco do pendura no estufador, decapar e metalizar as jantes, trocar sinoblocos que alguns já ultrapassaram as lonas, e colocar Flexiroll PENA30FR c/Aluminio 5x1500mm s/Adesivo a comprar nas Borrachas MGO no compartimento do motor e da caixa, e algo mais que entretanto apareça...
Estou precisado de 2 molas ref 712400 para as alavancas da caixa auxiliar (ver topic 19685).

Em breve mais notícias!





 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
E já agora acrescento as mudanças no suporte da roda suplente, que tem uns podres já avançados e está empenado, e vai ser substituido por um novinho em folha que veio dos saldos da UMM e que foi preparado no verão passado; tem umas modificações que vão permitir aumentar a longevidade, ou seja, fiz 2 furos de drenagem de águas nos locais onde ele tende a acumular...



(o álbum completo está em: https://picasaweb.google.com/108508726660783832543/RestauroJJ?authuser=0&authkey=Gv1sRgCMD7q7aozbyBcg&feat=directlink)



 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
E aqui vão mais uns avanços:

O buraco de ventilação à cabeça do pendura, melhor visualização dos podres no suporte da roda, que também está empenado (a substituir pelo novo), uns podres no apoio do hard-top, o buraco de ventilação aos pés do condutor e o interior já todo descascado dos restos de alcatifa e napa (vai ficar todo pintado, com excepção da lateral por detrás dos bancos que irá ter de ser forrado porque tem as pontas dos rebites que tapam os buracos das molas da capota de lona).



Entretanto, o buraco de ventilação dos pés do pendura já foi fechado...



Hoje (domingo) aproveitei para lavar bem as borrachas, que vão ser tratadas com uma solução 1:1 de alcool metílico e glicerina:



(o álbum completo está em: https://picasaweb.google.com/108508726660783832543/RestauroJJ?authuser=0&authkey=Gv1sRgCMD7q7aozbyBcg&feat=directlink)


 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
Hoje fui visitar o JJ e descobri que todos os buracos de ventilação tinham deixado de existir! O hard-top já tem caleiras novas para as águas pluviais.





Iniciou-se o trabalho no capô, e que sirva de alerta para a surpresa que pode aparecer sob um aspecto de "ligeira ferrugem"... aquela parte é chapa dupla, apenas segura com pingos de solda pelo que sobra espaço com fartura para apodrecer!






 

Patrick

UMM
Registo
16 Ago 2009
Mensagens
1.138
Localização
Portugal
E esa oficina não é do "chefe" do leal? ali para as bandas da ericeira? se for ainda vou lá meter chumbo nas jantes para ver se a máquina anda mais devagar...

Alter II 91 Longo verde Lona- Rio Lizandro=Mafra/Ericeira
 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
É aqui mais perto das minhas atuais bandas, perto do Cascaishoping... Passso por lá a caminho de casa para documentar o andamento dos trabalhos.
O capô já está tratado, começou a porta de trás.
Não percam o próximo episódio da fotonovela "JJ's Facelift" (assim é mais chique!). :);):D


 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
Continuando a fotonovela "JJ's Facelift":

O capô tinha uma ferrugem no canto que se revelou um buraquito mais a tapar...



Entretanto os restos de cola e alcatifa lá vão saindo...



 

raminiUMM

UMM
Registo
15 Dez 2007
Mensagens
724
Localização
Portugal
Boas companheiros
Estão a ficar garantidos mais 24 anos de saude fisica para esse UMM.
Muito bem descritos esses trabalhos está andar bem e no bom caminho!
Força!
Abraços fortes
RaminiUMM
 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
Em casa foi tempo de reparar e restaurar um dos retrovisores Britax (o original estava partido no apoio de encosto à chapa, tinha 2 buracos extra de suporte que entretanto foram tapados e o espelho era normal e não muito útil para retrovisor... e o novo tinha falta de algumas peças que por sinal também já não existiam no antigo!)



Aqui podem ver-se as peças em falta:
-a tampa que oculta por cima o parafuso superior da chapa e o que segura o braço do espelho
-a chapa/mola de aço (que não é rectangular, pormenor esse que só reparei tarde demais!) que vai segurar o
-"picolete" que prende o braço e o impede de deslizar com o vento, mas mantém a mobilidade do espelho



Para fazer a tampa, pensei em cortar um bocado de plástico e meter um parafuso a apertar no buraco de encaixe do perno da tampa original; mas enquanto ia pensando no assunto e onde ia arranjar o plástico, a resposta estava ali mesmo na minha frente, a caixa de pontas tem um suporte de plástico mole com cerca de 3mm de espessura e foi dali mesmo que retirei o enxerto para reconstruir a dita tampa.
Para fazer a chapa/mola utilizei uma betumadeira, que foi cortada à medida; como é um pouco mole, embora de aço e servindo como mola, acabei por aplicar 3 peças para tornar o conjunto mais resistente.
O "picolete" tem de ter 6 mm de diametro, se for menos não segura no sítio, se for mais já não sai o suficiente para segurar o braço do espelho; a peça ideal para enxertar o picolete - um prego redondo de 6mm e 11 cêntimos do AKI!



Por fim, para resolver a questão da tampa deixando-a o mais parecida possível com o original, e porque o plástico é suficientemente resistente, decidi abrir 2 entalhes nas extremidades da cavidade, deixando os respectivos prolongamentos nos topos da nova tampa; no entanto como o sistema de retirar a tampa vai funcionar ao contrário (no original faz-se pressão ao meio e levanta-se a tampa pelo topo), deixei um pequeno entalhe lateral para se meter a ponta da chave de parafusos para levantar a tampa ao meio.

 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
6ª feira foi dia de "praxar" o Pedro Leal e lá fomos tratar dos sinoblocos do bicho; quem já andou nas proximidades do JJ deu pelos estalos que fazia em terreno mais acidentado e nas curvas. A praxadela foi tamanha, que em toda a tarde atè às 8 da noite só sairam 7 dos 12! 2 tiveram de sair de churrasco e a martelo e escopro; estavam alguns já para lá das lonas, e os que parecem assim-assim estão estalados longitudinalmente.
Repare-se no pormenor da ferramente específica para entrar à medida e empurrar os sinoblocos (quando eles colaboram... :D:D:D)





Amanhã continuamos!

(o álbum completo está em: https://picasaweb.google.com/108508726660783832543/RestauroJJ?authuser=0&authkey=Gv1sRgCMD7q7aozbyBcg&feat=directlink)


 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.098
Localização
Portugal
A seguir a desmontar a caixa de velocidaes, a maior dor de cabeça que tive no meu UMM foi a sacar um sinobloco. quando ficam calcinados é uma real dor de cabeça saca-los!

Cumprimentos,

Passarinho


www.pecas-umm.com
 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
Finalmente os sinoblocos foram todos substituidos! Tempo total: 1,5 dia de trabalho! Se fosse feito na oficina o desgraçado do mecânico não ganhava para a dor de cabeça ou o cliente ficava com um preço de mudança de sinoblocos astronómico!!!!!!
Acho que da próxima vez já poupo uma dor de cabeça ao Pedro Leal, mas vou precisar das ferramentas especiais... ;)
Pelos avanços que tem levado, daqui por 15 dias deve estar pronto!

 

Patrick

UMM
Registo
16 Ago 2009
Mensagens
1.138
Localização
Portugal
não posso acreditar. quando fui contigo até à lousã parecia que ia num classe S. mas quem diria quando no passeio não se negou a nada e nem estlos se houvia!! o meu axo que tem 1 mola partida...
Devias era ter vindo ao passeio de dia 1. não havia la nem 1 cournil e o teu dava show...

Alter II 91 Longo verde Lona- Rio Lizandro=Mafra/Ericeira
 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
Ter ido ao passeio no dia 1 iria significar não estar pronto para o acampamentUMM... Ali o deserto é mais perto e haverá mais oportunidades!
(até tinha uns estalitos, mas sempre achei que faziam parte da banda sonora!)

 
Top Inferior