• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Escolha de pneus

Nascimento

UMMzito
Registo
25 Dez 2007
Boas,

Os Camac já foram, estão ressequídos e apresentam rasgos na lateral.

Encontrei 2 Bridgestone Dueler M/T 673, na medida 235/75 R15, em óptimo estado, ainda nem vão a meio uso.

É um bom pneu para o Alter II Turbo, ou torna-o pastelão e danifica a mecânica?

Estive para arranjar uns reconstruídos, mas são bem mais pesados que os normais, pelo que me disseram prejudica a mecânica no uso em terreno mais acidentado (buracos).

Se forem bons pneus, que eu acho que são, penso que vale a pena comprar mais 2 novos para fazer o par. Ficando neste caso os 4 +/- em 340€.

É possível arranjar bons pneus, sem serem reconstruídos, mais barato que isto, com um bom rasto 50/50 ou do género do Bridgestone Dueler M/T 673??

Que outros pneus recomendam?

O UMM não é o meu carro do dia a dia, o gasoil não esta barato:devilish:, por isso prefiro ter um pneu que não me deixe mal fora de estrada penalizando ligeiramente o desempenho em alcatrão.

Cumprimentos
Diogo Nascimento

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Pneus novos num eixo e meio uso noutro, não sei se a transmição irá gostar, pois mesmo sendo o mesmo modelo e a mesma medida, haverá sempre uma diferença no diametro. Se é suficiente para a transmição sempre, não sei, mas não arriscava.

Se queres melhor rendimento off road em prejuízo do alcatrão, porque não pensas em pneus mais altos?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
Boas!

Eu pessoalmente não gosto de mexer nas medidas dos pneus.. a medida q tenho no livrete é aquela q eu utilizo, pq assim ando perfeitamente À vontade. Penso q o teu jipe não irá ficar pastelão, uma vez q esses pneus são "levezinhos", qd comparados com os reconstruídos, e anda aí mta gente com pneus desses reconstruídos e não se nota mto no andamento do carro.

Em relação ao uso de pneus com desgaste desigual..... eu não me lembro de nos ultimos anos andar com 4 pneus com desgaste igual :D... normalmente é a carteira q manda nisso, como tal... andava sempre com 2 novos e 2 mais gastos :blush:.. até agora não tive problemas de maior q pudessem ser imp***dos a isso.

Cumps

André Mota - Clube Trilhos do Dão
Santa Comba Dão

www.trilhosdodao.com

Nascimento

UMMzito
Registo
25 Dez 2007
Estive a ver uns Insa Turbo Dakar e pareceram-me ser boa escolha.

O único problema é que o fornecedor apenas arranja 3 :disappointed_relieved:

Ninguém tem por aí um a mais??:D

cUMMprimentos
Diogo Nascimento

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
Então se andas a ver reconstruídos, deixa-me sugerir-te outros: Recip Trial. So tenho a dizer bem (fora o peso).

Cumps

André Mota - Clube Trilhos do Dão
Santa Comba Dão

www.trilhosdodao.com

Registo
17 Nov 2007
Boas
Bem vamos lá quebrar alguns mitos.
1.-235/75-15 penso ser a media que está no livrete (pelo menos no meu tenho para além do 650-16 essa medida ) se assim for está perfeitamente legal.
Se medirem a altura do pneu será sensilvelmente igual ao 650-16 ou ao 205/80-16 ou ainda ao 205R16 (ltura de 88%)
HAverá pequenas diferenças mas serão mínimas por isso estão no livrete.

2-quanto à largura, se são mais largos então serão mais pesados ao virar e portanto deverás notar alguma maior dificuldade a manobrar, quanto ao peso penso que poderás notar algo mas só quem usa pode dizer

3- quanto a usar pneus com mais ou mesno rasto entre eixos, isso não fará diferença no UMM porque não andas com as 4 ligadas (excepto fora de estrada ) e muitas vezes até se calhar andas com os cubos desligados portanto não fará diferença, faz sim esforço num carro como o Range-rover, freelanders e outros com 4x4 permanente especialmente com diferenciais ou caixas com acoplamento viscosos, aí qualquer diferença de atrito entre eixos e estas a sobrecarregar a mecânica, fazendo-a trabalhar quando não era suposto.
No fora de estrada essas pequenas diferenças não se notam (se o pneu estiver cheio de barro provavelmente terá um diaâmetro e peso bem maior por ex.)
Espero ter ajudado

Nuno Abreu

(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga

Nascimento

UMMzito
Registo
25 Dez 2007
Obrigado a todos pela ajuda ;) Já alguém usou Seiça Expedition? São idênticos aos Insa Turbo Dakar.

Os preços é que são diferentes, 80€ os Seiça e 55€ os Insa.

Pelo que tenho lido no forumm e noutros sites, o Dakar tem boas prestações em estrada, tendo em conta o seu habitat natural.

Alguém desaconselha?

cUMMprimentos
Diogo Nascimento

Registo
17 Nov 2007
Já tive uns num lada que tive
Eram muito bons e limpavam bem

Nuno Abreu

(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Eu tenho Seiça na medida 235/75R15 e estou muito contente com eles.

Mas custaram 67.5€ já montados e calibrados, vê lá esse preço!

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Boas,

também tenho seiça na medida 205R16 e estou muito contente tanto em alcatrão como no mato, mas comprei-os montados e calibrados por 55€

Um abraço
Ricardo Marques

Nascimento

UMMzito
Registo
25 Dez 2007
Estou a ver que pelos lados de Leiria os Seiça estão bastante inflacionados:devilish: Tenho de "regatiar" o preço:p

Estou indeciso entre os Insa Turbo Dakar 220€ e os Seiça Expedition 300€ O único inconveniente dos Insa é ter de os ir buscar a Oliveira do Hospital, acabando por ficar quase ao preço dos seiça.

Ouvi dizer que os Seiça afectam a condução, devido ao seu piso cardado e tendem a desalinhar a direcção. É assim tão agressivo?

cUMMprimentos
Diogo Nascimento

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by Nascimento

Ouvi dizer que os Seiça afectam a condução, devido ao seu piso cardado e tendem a desalinhar a direcção. É assim tão agressivo?

cUMMprimentos
Diogo Nascimento

Eu não notei nada disso!

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Eu tive uns Seiça expedition 31 e adorei,é verdade que não voltei a pôr mas porque desta vez decidi ir para os pneus novos...
Mas se comprasse novamente pneus recauchutados seriam os Seiça,têm uma tracção muito boa,o piso é mais agressivo que os Insa Dakar.

Nascimento

UMMzito
Registo
25 Dez 2007
Deram-me uns preços bastante competitivos para uns Fedima F/MUD, 58€ montados e calibrados!
Penso serem a melhor opção qualidade/preço que encontrei até agora. Se bem que possam ser mais ruidosos/duros que os Insa ou Seiça, os €€€ falam mais alto... Assim que arranjar o rádio nem se nota a zoada :D

cUMMprimentos
Diogo Nascimento

ummbarteam

UMMzito
Registo
5 Abr 2006
Já andei com ambos (Seiça e Insa-Turbo) e preferi os espanhóis. Preço em Trás-os-Montes é idêntico para qualquer reconstruido: 55€ para 235/75/15, montagem e calibragem incluidos.

AbraçUMM, B.Ceriz

"Empinar é arte. Raspar faz parte..."

Top Inferior