• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Entrar/Circular/Sair nas Rotundas

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
boas companheiro
isto é daquelas coisas que devia dar todos os dias nos noticiários das 20h.
a muita confusão por ai!muitas vezes nas rotundas "amandam-se"literalmente pra cima dum gajo,porque estão cientes que eles é que estão bem!!!!
é nessas alturas que penso,que se não fossem lá dentro crianças ou camandro,e eu viesse no meu xaruto,espera ai que já travava!

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
quote:Originally posted by joaquim santana

...

é nessas alturas que penso,que se não fossem lá dentro crianças ou camandro,e eu viesse no meu xaruto,espera ai que já travava!

Partilho deste mesmo pensamento! Principalmente quando há aqueles artolas nas filas de trânsito que ultrapassam as filas e depois se metem à artista no inicio da fila...também nunca se aperceberam certamente que muitas filas de acessos a outras vias é causado prcisamente por ests artolas que obrigam os outros a travar...mas enfim...não fosse a possibilidade de colocar inocentes em risco ou não ter diariamente o meu UMM, e alguns até levavam um amasso de chapa só para perceberem o código da estrada da pior forma...indo-lhes à carteira! ;)

Formem mais brigadas de trânsito e metem-nos nas estadas a cobrar multas por estes actos! Não só o estado encaixa mais uns milhares como tornam as estradas mais seguras e em muitos casos são reduzidos os problemas de tafego de alguns itenerários! ;)

cUMMprimentos
Benjamim

http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
O mais engraçado que com o UMM nem sequer apitam nem se tentam meter, indo dar mais uma voltinha ao carrocel.
Aí se eu tivesse agora o UMM, naaah eles davam mais uma voltinha.

É mole mas sobe.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
A teoria da APEC é muito bonita e correcta mas como não se sabe circular em rotundas eu opto sempre pela principal REGRA do código da estrada, sublinho REGRA porque é mais do que uma mera recomendação, que é "quem circula pela direita tem prioridade"...

Free2UMM

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Atenção Pedro que nas rotundas a regra da prioridade pela direita não é como dizes, informa te bem que foi alterada á pouco tempo.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by Eduardo Filipe

Atenção Pedro que nas rotundas a regra da prioridade pela direita não é como dizes, informa te bem que foi alterada á pouco tempo.

Não conheço nenhuma alteração feita nesse sentido ao Código da Estrada mas é bem possivel... Será possível transcreveres a regra?

Free2UMM

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Quem me informou dessa alteração foi um amigo da GNR em conversa de café, vou falar com ele quando o encontrar e pedir lhe que me informe onde encontrar a referida alteração.

Registo
30 Mar 2006
Mario esses e ainda uns bem maiores que esse só circulam nos antipodas e nas americas não na Europa.
Cá o limite acho que anda nos 24 ou 25 metros com algumas excepções se não me engano para os lados da escandinavia onde podem circular com 30 metros e 90Tn.
Correção- 18m com a excepção de alguns paises escandinavos alemanha e holanda onde podem circular com 25m.
São os chamados road trains.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

Registo
30 Mar 2006
Cá em portugal enquanto houver quem pense que uma rotunda não passa de um sitio para se fazer ultrapassagens ou que elas devem ser feitas traçando uma linha recta entre a entrada e a saida irá sempre haver confusão.
Eu faço-as e até que alterem o codigo continuarei a fazer da maneira que fui ensinado, se for sair à direita ou se for sair em frente de onde entrei sigo pela direita, se sair À esquerda ou for fazer inversão do sentido de marcha faço pela esq passando para a direita antes da saida, nunca como esse iluminado do video explicou que pode-se ver no video chegou a cortar uma via para sair da rotunda ex. 3.30 no video.
Basicamente é quase como se a rotunda fosse um cruzamento normal, com as suas devidas particularidades
O codigo da estrada é claro nas suas regras e não é uma recomendação feita por quem quer que seja que lhe passa por cima.
Aqui em setubal até temos uma rotunda onde quem lá circula perde a prioridade

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

Luis XZ

UMM
Registo
16 Nov 2007
Eu circulo da forma como explica o vídeo. Bem sei que quem circula sempre pela faixa mais à direita não gosta que um UMM se atravesse à frente para sair... "Temos de ser duros" e com UMM estamos à vontade:D

quote:Originally posted by streetpreacher

Aqui em setubal até temos uma rotunda onde quem lá circula perde a prioridade

Aprendi uma coisa quando tive aulas de código e que nunca mais esqueci: Todas as rotundas são praças, mas nem todas as praças são rotundas! Vale a pena pensar nisto. É que uma praça de forma circular sem o sinal azul de sentido giratório e sem o sinal triangular de cedência de prioridade à entrada, não é rotunda!

cUMMprimenTTos
Luis Filipe Araujo
Sócio Clube UMM n.º 190

Registo
30 Mar 2006
Este caso em particular é mesmo uma rotunda, está sinalizada como tal assim como todas as suas entradas com a devida antecedencia, mas uma das entradas tem prioridade para entrar na rotunda.
Embora faça confusão a muita gente, está muito bem feito, pois essa entrada da rotunda vem de uma das entradas de setubal com ligação à AE e em hora de ponta muito facilmente conseguirias parar o transito na entrada de setubal e com um pouco de sorte quase até à autoestrada por causa de meia duzia de marmanjos que andam na rotunda.
Os sinais que caracterizam uma rotunda são os de aproximação de rotunda e o da rotunda e não o de cedencia de prioridade.
Nesta foto dá para ver a sombra do sinal da perda de prioridade e o tracejado no chão dentro da rotunda.
http://g.co/maps/8vp5vhttp://g.co/maps/8vp5v
Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

Luis XZ

UMM
Registo
16 Nov 2007
Boas.
Valter, efectivamente, essa é uma rotunda com a particularidade de o ser apenas em 3/4 do seu perímetro. Nunca tinha visto nada igual!

quote:Originally posted by streetpreacher

Os sinais que caracterizam uma rotunda são os de aproximação de rotunda e o da rotunda e não o de cedencia de prioridade.
O sinal de cedência de prioridade está marcado no piso (triângulo invertido) nas 3 entradas e provavelmente também terá esta sinalização vertical.

cUMMprimenTTos
Luis Filipe Araujo
Sócio Clube UMM n.º 190

Top Inferior