• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Duvida Overdrive vs redutoras

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas

Tenho algumas dúvidas sobre o funcionamento do overdrive que gostava de esclarecer.
A ideia que eu tenho é que o overdrive apenas retira rotação ao motor e como tal pode ser usado em redutoras sem nenhum tipo de problemas.

O pessoal que tem overdrive confirma?

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
O meu UMM não tem overdrive, mas pelo que já li sobre isso o overdrive pode ser usado com ou sem as redutoras ligadas uma vez que a função dele é apenas acrescentar mais meia mudança á velocidade que está engatada...

De qualquer maneira fico atento ao que ainda aí possa vir sobre este assunto, pelo menos da parte de quem tem esperiencia prática com UMMs equipados com ouverdrive.;)

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Podes mas não deves. Pelo que sei, sujeitas-te a partir o overdrive todo.

Queres um conselho? Usa-o com 5ª (ou 4,5ª) apenas e só.

UMM abraçUMM

j.aldeia

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
boas Hernani

é como diz e bem o Aldeia, poder podes, mas não deves;)
o principio de funcionamento é o mesmo, acrescenta meia mudança acima
da que está engrenada na caixa

Eu nunca uso o overdrive com as redutoras, nem sinto que tal seja necessário.
Em estrada nota-se bem a diferença, no consumo de combustivel e na redução de barulho do motor.
por principio só o engreno pela primeira vez quando vou em 4ª e tenho
estrada livre á frente, depois uso-o em qualquer
velocidade 1ª 2ª 3ª e 4ª, só o desligo com transito de pára/arranca

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas

Obrigado pelas respostas.

O overdrive tem 3 posições certo? ON/OFF/ponto morto.

Concretamente o que faz a posição de ponto morto no overdrive?
Com o overdrive em ponto morto o veio central continua em movimento acompanhando a rotação do motor?
Caso a situação anterior seja correcta, pode-se aproveitar a rotação do overdrive (como forma de transmitir potência - tipo tomada de força)sem esforçar os dentes do overdrive.:thinking::thinking::thinking::thinking:

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
quote:Originally posted by eunema

Boas

Obrigado pelas respostas.

O overdrive tem 3 posições certo? ON/OFF/ponto morto.
Certo

Concretamente o que faz a posição de ponto morto no overdrive?
o ponto morto do overdrive é igual ao ponto morto da caixa,
desconecta a força transmitida pelo motor á caixa

Com o overdrive em ponto morto o veio central continua em movimento acompanhando a rotação do motor?
Continua, mas sem nada engrenado

Caso a situação anterior seja correcta, pode-se aproveitar a rotação do overdrive (como forma de transmitir potência - tipo tomada de força)sem esforçar os dentes do overdrive.:thinking::thinking::thinking::thinking:
penso que sim, mas neste caso tem que ser a tomada de força, ao
ser engrenada(deve ter tb 3 posições on/off e ponto morto)a fazer a
ligação rotação do motor---tomada de força

Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas Jorge

Obrigado

Tenho que trocar mais umas ideias contigo(y)
A lição continua na sexta:D:D:D:D:D

c_12

UMM
Registo
11 Abr 2010
Concordo com o Jorge e no meu caso também só uso o over-drive como 5ª mudança até porque também não sinto necessidade de usá-lo noutra situação.

UMM abraço
Carlos Fonseca
Alter I'87
Cournil'85

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Portela,

no teu carro (presumo que seja um turbo) que ganhos de velocidade máxima é que tens com o overdrive?

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas

As dúvidas continuam:dizzy_face::dizzy_face:

O overdrive tem um "corpo" exterior que transmite a rotação à saida da caixa de velocidades para a caixa da transferência.
No interior, existe o carreto, que centra o overdrive no veio da caixa, como tal o corpo central do overdrive estara sempre em rotação. Até aqui pacifico.

NO entanto não entendo a razão pelo qual o overdrive se pode danificar usando o UMM em redutoras:dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face:.
A imagem seguinte corresponde ao corpo central o overdrive, a ideia que tenho é que o esforços de transmissão (caixa de velocidade/ transferência) são "sustentados" pelo dentado maior exterior.
Os carretos interiores mais pequenos (que activam/desactivam o overdrive) apenas são influenciados pela maior ou menor rotação do motor.
Rotação essa que é menor em redutoras do que em velocidade de estrada.

Mesmo com o overdrive aplicado, a colocação da transmissão em ponto porto é sempre feita na caixa de transferência certo? Sendo assim, mesmo colocando o overdrive em ponto morto a caixa está sempre a transmitir potencia aos eixos desde que a caixa de transferência esteja engrenada......certo?

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas Mário

Podes por favor explicar porque razão dizes que o overdrive é o ultimo elemento da cadeia motriz:dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face:.
Essa posição não é da caixa de transferência???

O overdrive não trabalha entre a caixa de velocidade e transferência?
Ao ser accionado, desmultiplica a força de entrada que é transmitida pela caixa de velocidade e como consequência aumenta a rotação fornecida à caixa de transferência; ou seja a velocidade de saída do overdrive fornecida à caixa de transferência é superior à velocidade de entrada (na caixa de velocidades).

É correcto considerar o "binário disponivel" para o overdrive como aquele que é debitado pela relação de transmissão da caixa de velocidades (em função da velocidade engrenada) e não o binário disponível na caixa de transferência (considerando o overdrive como elemento intermédio entre as 2 caixas?
Desta forma poderíamos considerar e separar 2 tipos de binários, o "binário disponível no overdrive" que seria no limite sempre idêntico qd se tivesse a 1 engrenada (em marcha normal ou em marcha reduzida) e o "binário disponível à saída da caixa de transferência".

Isto tudo para tentar perceber se os esforços (binário) no overdrive são ou não idênticos quer se circule em marcha normal ou em redutoras.
Ou por anologia, ao circular em marcha reduzida está-se a sobrecarregar a caixa de velocidades (par acção reacção) ou apenas se sobrecarrega a caixa de transferências?

Como referes e concordo plenamente a operação de engrenar/desengrenar de uma forma desgovernada/errada o overdive pode danificar mais o mesmo do que propriamente o uso deste em marcha normal ou redutoras.

LuisFrancoSilva

UMMzito
Registo
13 Ago 2008
Boas companheiros!

Pela minha experiência pessoal e profissional, em relação ao uso do overdrive, este pode ser utilizado em todas as mudanças incluindo marcha-atrás com ou sem redutoras, tudo depende da necessidade de utilização do mesmo.

Usando exemplos práticos: vais numa subida em 2ª baixa, quase no limite de rotação do motor e em 3ª o motor não tem força que chegue para subir. Neste caso podes e deves usar 2ª com OverDrive. O mesmo se aplica em situações semelhantes. Podes inclusivé arrancar logo com o overdrive engrenado (por exemplo numa 2ª baixa) desde que as condições do terreno e a rotação do motor o permitam, tal como numa outra mudança qualquer.
O Overdrive é um equipamento de uma mudança suplementar sincronizada que pode ser engrenada em todas e qualquer velocidade. A sua manutenção é fundamental e deve ser feito periodicamente entre os 7500 e os 10.000 KM ou anualmente porque só usa 0,75 litros e deteriora-se rapidamente. A valvolina recomendada é com especificação EP90 (atenção a aditivos não recomendados a multiplicadores).

Eu tenho montado overdrive no meu LR série que uso no dia-a-dia e que faz cerca de 20.000 km por ano e uso o overdrive todos os dias sem qualquer problema ou limitação.

Luis Franco Silva
Benedita

96 776 47 54

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas Luis

Muito obrigado pela explicação, pela minha parte estou muito mais esclarecido.

Podes por favor explicar que tipo de manutenção é necessária?
É so a troca da valvulina?

A valvulina é especial?
A aplicação para desmultiplicadores está indicada na embalagem?
Podes por favor dizer o nome de uma marca comercial no mercado, para mais facil identificação.

LuisFrancoSilva

UMMzito
Registo
13 Ago 2008
Boas!

Normalmente, em relação aos aditivos está especificado nas embalagens que é para multiplicadores e não desmultiplicadores (estes são os UNDERDRIVE, muito usados por exemplo nas preparações de trial. É importante não confundir. A valvolina é monograduada EP90. Existem muitas marcas no mercado à escolha, desde que tenham esta especificação serve (por ser uma valvolina antiga por vezes existe dificuldade em encontar). Eu uso a da Castrol. Em alternativa também se pode usar 80W90 mineral mas não é tão adequada.

A manutenção fundamentalmente é mudar os óleos e estar atento aos níveis e possíveis lixos que podem vir a danificar os dentes.

É de extrema importância substituir os óleos das caixas e diferenciais e Overdrive sempre que conduzirem em águas profundas por tempos prolongados, tendo em conta que a água entra rapidamente dentro destes componentes, danificando os rolamentos, carretos, etc.

Luis Franco Silva
Benedita

96 776 47 54

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas Luis

A última rodada de perguntas:D:D

Após a montagem completa, o veio central do overdrive está sempre fixo (isto é, nao tem movimentos transversais apenas de rotação e sempre solidário com o veio de saída da caixa de velocidades, certo?
Isto verifica-se mesmo com o overdrive em OFF ou neutro?

Ou seja se ao activar/desactivar a alavanca (ON/Neutro/OFF) apenas se movimentam os sincromizadores dentro do overdrive e o veio central não se movimenta linearmente (apenas tem rotação) (pelo menos tenho essa ideia pois o veio tem diversos freios no interior):rolleyes:.

Top Inferior