• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Duvida Fedima

hugosilva

Iniciado
Registo
30 Jun 2011
Bom dia

Surgiu-me um optimo negocio de uns fedima extreme 31, já me disseram que era um pneu muito barulhento... mas gostava de saber como se portão em piso mulhado e seco (alcatrão) e como se portão em terra...
Já alguem teve uns ou sabe o seu comportamento?

Obrigado pela atenção
Hugo Silva

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Boas,

A minha experiência é no carro do meu irmão. Em terra e alcatrão seco não me parece muito mau. Mas em alcatrão molhado pareceu-me como andar de patins.

Abraço,

Luis

UMM... o amigo de todas as horas!

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Boas

Eu tive uns 235/85/16 da Fedima... Não gostei muitos dos pneus em geral!
Em alcatrão molhado falam mal dos Fedima em geral, eu nunca passei por uma experiência dessas!
Na Lama "vidram" facilmente, e senão tens motor com alma, não consegues limpar o pneu!
Em pisos secos não comprometem... mas não são nada do outro mundo!
São bastante pesados e algo barulhentos... Em auto estrada, eu ia em cima do traço continuo da berma, aquele com relevo para fazer barulho... andei uns bons metros com a roda lá em cima, e não notei nada... nem na direcção, nem no barulho... hehehe

Eu tenho uns silverstone MT-117 XTREME e esses sim são barulhentos!!! portanto relativamente ao barulho... mete o rádio mais alto...

Agora só depende do preço deles...
Eu fujo dos Extreme...

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

MIRANDA

UMM
Registo
19 Abr 2010
E já agora em relação aos F-MUD, estes são recomendáveis?

Abraço.

Joao Miranda

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Não te metas com pneus reconstruidos!!! nem fedima nem recip nem " porra nenhuma", são pneus com algumas vantagens apenas para quem não pode comprar pneus a sério,tirando isso não tens vantagens nehumas...

Esses pneu são um pesadelo a todos os niveis, pesadões, barulhentos, rijos que nem pedras, e pouco fiaveis em termos de aderencia!!!

Já perguntaste a quem os vende por que motivo os quer vender?

De qualquer maneira se eles forem muito baratos, tipo quase dados podes sempre compra-los e guardalos em casa para teres como pneu suplentes de maneira a usar apenas como desenrrasque!!!

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Não sejam mauzinhos com a Fedima e com as restantes fábricas de penus reconstruidos... A maior parte da produção Fedima é para exportação e o Extreme é só o pneu com a melhor relação preço/qualidade e é muito vendido por exemplo em França.

Sim são pesados e em alcatrão molhado metem medo, mas aí até os meus BF metem medo, até os Bridgstone da minha Astra gostam pouco de chuva.

Os pneus reconstruídos são uma mais valia para o ambiente.

Free2UMM

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by PedroUMM

Não sejam mauzinhos com a Fedima e com as restantes fábricas de penus reconstruidos... A maior parte da produção Fedima é para exportação e o Extreme é só o pneu com a melhor relação preço/qualidade e é muito vendido por exemplo em França.

Sim são pesados e em alcatrão molhado metem medo, mas aí até os meus BF metem medo, até os Bridgstone da minha Astra gostam pouco de chuva.

Os pneus reconstruídos são uma mais valia para o ambiente.

Não é questão de ser mauzinho, é ser realista. Se os franceses gostam deles, melhor para nós, oxalá a recauchutagem 31 venda milhões de pneus para eles.

Pedro o meu UMM vermelho andou com insa turbo igual ao fedima extreme. Quando acabaram fiquei com uns bf. Todos os pneus tinham a mesma medida (31''), mas com os bf os consumos baixaram 2 litros. Por isso não concordo contigo quando dizes que são uma mais valia para o ambiente...

UMM abraçUMM

j.aldeia

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Hugo,

eu se tivesse esses pneus NOVOS e DADOS, faria uma fogueira á minha porta para contar histórias de terror á pequenada.

Não valem nada, nada, nada, nada.

Não têm boa tracção em terreno nenhum, proporcionam-te uns consumos exorbitantes, o teu motor tem sempre que fazer um esforço acrescido em relação a outros pneus da mesma medida, a condução tem que ser muito minuciosa em piso escorregadio...

e não estou a generalizar esta ideia á marca ou aos pneus reconstruidos em si, este feedback é relativo a este modelo em particular...

UMM Alter turbo
Alfa 156 1.9 JTD
Kawasaki ZZR 600
Yamaha XT 350
Yamaha Big Bear 4x4
Honda Dominator 650
Mobilete Peugeot 103
Renault 5 GT Turbo (a soro)

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Então vou ser mais concreto com a minha experiência. Usei Extreme 215 R15, 265/70 R15 e 235/85 R16 no PE, hoje uso BF AT. Com os Fedima nunca tive falta de tracção em situação alguma e andei em sitios medonhos, apenas tinha problemas com os 235/85 R16 porque roçavam nas cavas em cruzamentos de eixo. No PE, além dos Fedima e dos BF ainda usei dois conjuntos de Camac 235/75 R15 e acreditem ou não os 10 ou 11 lt/100 que ele gasta hoje com os BF são os mesmos 10 ou 11 lt/100 que gastava com Camac e com Fedima.

No OE usei Extreme 235/75 R15 e apenas tive uma situação complexa que foi a picada na Arrábida em Dezembro do ano passado e podem perguntar aos membros do ForUMM que lá estiveram como é que o meu atmosférico com Fedimas fez a dita subida excessivamente enlameada...

Vejo como grande defeito serem demasiado pesados e desiquilibrados mas até hoje só tive um Fedima que não deu para equilibrar(não havia jante para tanto chumbo) o que é mau para os rolamentos e o facto de não serem indicados para velocidades superiores a 120, mas isso nos UMM's até nem é um problema.

Por isso concluo que o Fedima é um bom pneu e para quem não tem muito dinheiro disponivel o Fronteira ou o F-Mud ou ainda o Maxima são boas alternativa às marcas mais caras. Claro está que BF é BF e aí nada há a apontar.

Free2UMM

hugosilva

Iniciado
Registo
30 Jun 2011
Boas

Agradeço imenso a todos os vossos esclarecimentos, vou ver se arranjo umas jantes suplentes para poder alternar com um conjunto de estrada que tenho e tentar usar os fedima mais para terra, deve de ser a opção mais segura que posso tomar.... vou tentar ver se noto grande diferença em consumos também....

Obrigado
Hugo

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Originally posted by hugosilva

Boas

Agradeço imenso a todos os vossos esclarecimentos, vou ver se arranjo umas jantes suplentes para poder alternar com um conjunto de estrada que tenho e tentar usar os fedima mais para terra, deve de ser a opção mais segura que posso tomar.... vou tentar ver se noto grande diferença em consumos também....

Obrigado
Hugo

Viva Hugo, fazes bem arranjar um conjunto de jantes para montares esses pneus, assim apenas tens que fazer uso deles quando mais precisares, mas já te aviso que quando tiveres que pegar numa jante com um pneu desses montado, convêm que pelo menos tenhas comido um bom pequeno almoço, isso não é tarefa para se fazer de estômago vazio…:D:D:D

Abraço.;)

JSousa

UMM
Registo
12 Mai 2008
Boas
Eu tive uns Fedima extreme reforçados na medida 750R16, num outro 4x4, e só pesava cada roda (jante+pneu) 35Kg
AbraçUMMs

JSousa

hugosilva

Iniciado
Registo
30 Jun 2011
Boas Mario

Fico já avisado sobre o pequeno almoço loool :) Até que para um tipo com o meu fisico é bem preciso....:):) lool

Abraço
Hugo

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Boas

Já fiz 30000 km com uns até ás lonas e foi o pior pneu que tive,
ponto fracos: barulhentos, pesados, instáveis,cavam muito em areia e lama mole uma acelaração a mais e os 2 eixos assentes no chão;
pontos fortes: são robustos, duram muito, boa tracção em estradões com lama bons para velocidade.

Uma alternativa que gostei muito foi os Recip Trial, não barulhentos, agarram bem na estrada. fazem é metade dos km´s dos extreme

Cumprimentos
Rui Martins

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
A única coisa que tenho a apontar é que a borracha dos fedima é excessivamente dura (e pesada) , por exemplo comparando com a insa turbo, esta é bem mais mole. De resto há que lembrar são pneus reconstruidos, não convém abusar da velocidade, o preço é o adequado ao que valem no geral. Eu ando com eles porque eram os que vinham e enquanto não acabarem não troco. O piso não é o melhor na lama, mas também não é tão agressivo em seco.

O meu conselho, experimenta!! Em estrada molhada, sem ninguém por perto para poderes testar á vontade, travagens, rotundas e afins. Posso dizer que ando com eles e nunca me falharam, mas a minha escolha é os insa turbo special track, mas a utilização é para apenas fora de estrada ao fim de semana.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiros,

Dizer que os actuais pneus reconstruidos são a pior coisa do mundo é total desconhecimento de causa.
Hoje encontramos no mercado pneus reconstruidos de alta qualidade.
O principal problema do pneu reconstruido é o peso!
Para se conseguir a medida do pneu, é necessário recorrer a carcaças de medida inferior, fazendo a nova borracha o acerto.
Por vezes encontramos pneus muito pesados porque a quantidade de borracha para acertar a medida é enorme.

A questão dos consumos está relacionada com o peso e desenho do pneu e não com marcas.

É óbvio que um pneu novo é melhor opcção, todavia não desgosto dos pneus reconstruidos com qualidade.
Nas minhas opcções de compra, pondero bem o peso do pneu, isso sim é factor que faz muita diferença.
Actualmente tenho BF no jipe do dia-a-dia e não quero outros.
Para os UMM tenho Insa Turbo, Império e Fedima e não tenho razões para mudar.

cUMMprimenTTos

M Marques
[email protected]
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Figueira da Foz/Viseu

Top Inferior