• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

[Duvida] Categoria dos UMM

brunomx

UMMzão
Registo
6 Out 2008
Mensagens
3.162
Localização
Portugal
boas pessoal nao sei se é a melhor zona para perguntar mas como tem a ver com os UMM pode ser que nao esteja tao mal quanto isto ...

a duvida é esta ... supostamente os UMM têm categoria de veiculos mistos ... a duvida é

sao todos mistos ?? ser misto é o mesmo que ser comercial de passageiros ??
:thinking:

abraçumm
Bruno Xavier;)...
BRUNO XAVIER

 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
Creio que não são todos mistos e digo isto porque, se não estou em erro, tenho lá um ligeiro de passageiros (até 8 lugares) e um misto (cabine dupla com caixa de carga). Posso confirmar posteriormente mas creio que não partilham da mesma designação de categoria.

Quanto à definição de misto, é um veiculo que pode transportar passageiros e carga, portanto diria que um comercial de passageiros é um veiculo misto. Podem é variar na lotação de passageiros e capacidade de carga :p

cUMMprimentos
Benjamim


http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
531
Localização
Portugal
Boas, antes de 94/95 existiam 3 classes de veiculos:
Ligeiros/pesados Passageiros
Ligeiros Mistos P.Bruto >= 2500kg
Ligeiros/pesados Mercadorias

Actualmente existe:

Ligeiros/pesados Passageiros
Ligeiros/pesados Mercadorias

Os Mistos actualmente não existem, foram substituidos por:
Mercadorias 6 Lugares até 9 lugares, e tem que ser separado o compartimento de carga dos passageiros.

[img=righ]http://img715.imageshack.us/img715/3586/13751687.jpg[/img=right]

 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.157
Localização
Portugal
Boas

Que eu conheça
Ligeiros misto- ate x lugares, vantagem da nao obrigatoriedade de circulação com bancos traseiros
Ligeiro passageiros- Umm alter 2000, e capaz de haver outros tambem
Ligeiro comercial-trofeu e Umm de 2 ou 3 senao me engano lugares tipo pick up porcausa dos impostos serem mais baratos

Do que me lembro e isto

 

tito

UMM
Registo
9 Mar 2011
Mensagens
152
Localização
Portugal
Boas.
O livrete do meu alter 1 de 8lugares diz nas seguintes secções:
J1: ligeiro
J2: misto
J3: aberta c/s cobertura

Também não entendo, já agora, porque é que são classe II nas Portagens!

UMM abraço
tito
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
quote:Originally posted by tito

Boas.
(...)
Também não entendo, já agora, porque é que são classe II nas Portagens!

UMM abraço
tito

Há coisa de alguns dias atrás também me questionei sobre isso, porque vi algures indicações que até um jipe com atrelado podia pagar classe 1 e os UMM (sem qualquer atrelado) pagam classe 2 e com atrelado pode chegar a classe 4.

Nada como ir à fonte perceber porquê:

http://www.brisa.pt/PresentationLayer/conteudo.aspx?menuid=18http://www.brisa.pt/PresentationLayer/conteudo.aspx?menuid=18
Classe 1: Veículos com uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, inferior a 1,10m, com ou sem reboque.

E para quem tem dúvidas de que medida é esta, é chegar ao eixo dianteiro (junto de uma das rodas dianteiras) e medir o carro do chão até à face do capot (isto no alinhamento do eixo dianteiro). Nunca medi, mas certamente teremos mais de 1,10m de altura. Também está aqui o motivo porque Porsches Cayennes e outros pgam classe 1...suspensão regulavel e na altura da atribuição da classe, esta posta em baixo e está feito!

Os UMM já têm uma fisionomia alta e a malta ainda os sobe mais com pneus maiores...de qualquer forma não sei se a regra se aplica a TODOS os UMM ou se alguém adaptar o seu para respeitar esta regra, se é possivel que esse pague classe 1...creio que isso está mesmo tabelado: é UMM? paga classe 2!

E facilmente se percebe como um UMM com um atrelado de 2 rodados paga classe 4 e um Porsche Cayenne com o mesmo atrelado continua a pagar classe 1.

Acho que respondi à tua questão tito.

cUMMprimentos
Benjamim


http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
531
Localização
Portugal
È isso mesmo..., Um porsche cayene com um barco de recreio paga classe 1 e um UMM com atrelado de trabalho com 2 eixos paga classe 4:devilish::devilish::devilish:, os gajos dos Cayenes têm sempre mais regalias;) devem ser mais necessitados:angry::angry:

 
Registo
6 Nov 2009
Mensagens
416
Localização
Portugal
boas
os UMM´S não são todos mistos alguns são ligeiros de passageiros que tem vantagem que após 30anos ficarem isentos de selo...mas os mistos têm a desvantagem de pagarem sempre UIC mas por outro lado tem mais poder de carga do que os ligeiros de passageiros podem transportar carga
De 2.501kg a 3.500kg (50,00€ de uic) de peso bruto este valor corresponde aos umm´s mistos que são a maior parte...

cummp.


Paulo Abreu -962596372-962928650
[email protected]
Amares - Braga
 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
531
Localização
Portugal
Não conheço Umm's com 3500Kg de Peso Bruto, o maximo que vi foi 3000kg e foi um Longo dos Bombeiros, os nossos por norma têm 2700KG de P.B. e são todos Mistos ou Mercadorias no caso dos que não tem lugares atraz.


 

brunomx

UMMzão
Registo
6 Out 2008
Mensagens
3.162
Localização
Portugal
boas , entao posso concluir que se no livrete diz misto ( supostamente ja nao diz) é da categoria comercial ? ou comercial de passageiros ?

no caso de comprar um tenho algum interesse que o seja por causa da empresa

abraçumm
Bruno Xavier;)...
BRUNO XAVIER

 
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
531
Localização
Portugal
Não, mesmo no Documento Unico os veiculos que eram mistos continuam a ser, só a partir da data em que deixou de haver 'mistos' é que vem Passageiros ou Mercadorias.


 

brunomx

UMMzão
Registo
6 Out 2008
Mensagens
3.162
Localização
Portugal
entao nao sei se dá para isso , mas vou me informar melhor , era bom que fosse comercial ou categoria equiparada

abraçumm
Bruno Xavier;)...
BRUNO XAVIER

 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Boas!
Independentemente do tipo de UMM que apenas diferencia nos de caixa aberta e os que são de livrete de 2 lugares, todos são ligeiros de passageiros.
A classe misto desapareceu há anos.
Brunomx, em caso de compra para a empresa, a vantagem é sempre um carro a diesel onde poderás
abater metade do IVA do combustivel seja ele passageiros ou não.

Abraço
 

brunomx

UMMzão
Registo
6 Out 2008
Mensagens
3.162
Localização
Portugal
quote:Originally posted by kingstar

Boas!
Independentemente do tipo de UMM que apenas diferencia nos de caixa aberta e os que são de livrete de 2 lugares, todos são ligeiros de passageiros.
A classe misto desapareceu há anos.
Brunomx, em caso de compra para a empresa, a vantagem é sempre um carro a diesel onde poderás
abater metade do IVA do combustivel seja ele passageiros ou não.

Abraço

por ser misto posso abater metade da despesa do combustivel? ou do combustível e custos da manutenção? pelomenos nos comerciais pode se abater algumas reparações (parte do valor)

abraçumm
Bruno Xavier;)...
BRUNO XAVIER

 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Nós todos mais ou menos já sabemos que os UMM's até 94 são veiculos mistos, ou seja, hoje em dia são considerados como veiculos comerciais no que toca ao pagamento de impostos e essa é a razão pela qual um UMM paga 50€ anual independentemente do motor, numero de lugares e idade que tenha até 1994, ano em que deixou de haver veiculos mistos.

Todos nós mais ou menos temos a ideia de que um comercial ligeiro com mais de 5 anos pode ser convertido em ligeiro de passageiros.

Estas afirmações levam-me a colocar uma questão. Será possivel tornar um UMM um veiculo ligeiro de passageiros, com a vantagem de ficarem isentos de imposto aos 30 anos e com a vantagem de, os que têm menos de 30 anos, pagarem por meio de uma tabela bem mais amigavel? Será possivel? Estou tentado em experimentar...








De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 
Top Inferior