• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Drenar Circuito de refrigeração.

SaPaes

Iniciado
Registo
14 Jan 2021
Boa tarde,

Recentemente desmontei o radiador do meu UMM Cournil. Tem um motor XD2 2.3. A minha questão é a seguinte, eu desmontei o radiador para o mandar limpar e reparar, agora quero montar de novo, mas queria limpar o circuito de refrigeração todo, para aproveitar que tenho o radiador em condições.

Percebi que o devia ter feito antes, para evitar agora montar o radiador e arriscar novos entupimentos.

Qual a melhor maneira de abordar a situação?

O bloco do motor tem algum bujão para drenar o anticongelante?

Se colocar uma mangueira nos tubos do radiador a água consegue circular com o termoestato frio?

Todas as informações e recomendações são bem vindas.

A minha ideia seria limpar o sistema com água normal, drenar, montar o radiador e deixar a trabalhar só com água destilada, drenar, e voltar a encher com o anti congelante G48 da Valvoline.

Obrigado!

StreetGT

UMMzão
Registo
22 Jan 2019
Nao há nenhum bujão no bloco heheh

A melhor maneira já que está a verificar o circuito de refrigeração é tirar a bomba de agua fora e aproveitar ver o estado da mesma, ao retirar já fica com o circuito totalmente desobstruido, em ultimo caso se não quiser estar com esse trabalho retirar pelo menos o termostato.

G48 da Valvoline é demasiado e sem necessidade, por cá recomendo um Krafft 20% da gama professional.

SaPaes

Iniciado
Registo
14 Jan 2021
Obrigado StreetGT.

A bomba é relativamente nova por isso creio que não se justifica tirar.

Acho que vou tirar o termostato assim consigo que a água circule livremente.

O G48 escolhi porque já vi recomendado aqui no fórum. Vou ver essa opção da Krafft também, mas nestes casos, e podendo claro, prefiro optar por opções “melhores” se se justificar o valor acrescido.

StreetGT

UMMzão
Registo
22 Jan 2019
Obrigado StreetGT.

A bomba é relativamente nova por isso creio que não se justifica tirar.

Acho que vou tirar o termostato assim consigo que a água circule livremente.

O G48 escolhi porque já vi recomendado aqui no fórum. Vou ver essa opção da Krafft também, mas nestes casos, e podendo claro, prefiro optar por opções “melhores” se se justificar o valor acrescido.
Se esse jipe andava a água, o primeiro anticongelante que colocares rapidamente vai ficar contaminado 😅

SaPaes

Iniciado
Registo
14 Jan 2021
Se esse jipe andava a água, o primeiro anticongelante que colocares rapidamente vai ficar contaminado 😅
Não, não andava a água 😂 mas estava a precisar de algum carinho.

A limpeza está feita. Tirei o termostato e lavei até a água sair limpa, e mais um bocado depois disso.

Agora está só com água destilada para continuar a limpar. Depois vou drenar tudo outra vez e encher com o anticongelante.

Registo
17 Mar 2017
Nao há nenhum bujão no bloco heheh

A melhor maneira já que está a verificar o circuito de refrigeração é tirar a bomba de agua fora e aproveitar ver o estado da mesma, ao retirar já fica com o circuito totalmente desobstruido, em ultimo caso se não quiser estar com esse trabalho retirar pelo menos o termostato.

G48 da Valvoline é demasiado e sem necessidade, por cá recomendo um Krafft 20% da gama professional.
há um bojão... ou melhor há 2... um de cada lado que servem precisamente para vazar as galerias do bloco. Mas ficam bem lá atrás junto á embraiagem e é uma dor de cabeça lá chegar...

também uso krafft 30% ou 50% á vários anos e recomendo pelos resultados que tenho observado na pratica, ao fim de varios anos as galerias internas dos motores continuam impecáveis e não é caro.

--- \\ ---

tás a fazer da forma certa... agora utiliza esse anticongelante uns meses e se começar a ganhar cor de ferrugem\barro, troca novamente e fica o circuito limpo.

SaPaes

Iniciado
Registo
14 Jan 2021
há um bojão... ou melhor há 2... um de cada lado que servem precisamente para vazar as galerias do bloco. Mas ficam bem lá atrás junto á embraiagem e é uma dor de cabeça lá chegar...

também uso krafft 30% ou 50% á vários anos e recomendo pelos resultados que tenho observado na pratica, ao fim de varios anos as galerias internas dos motores continuam impecáveis e não é caro.

--- \\ ---

tás a fazer da forma certa... agora utiliza esse anticongelante uns meses e se começar a ganhar cor de ferrugem\barro, troca novamente e fica o circuito limpo.

Casaleirofml obrigado pelo resposta!

Sim, já andei com ele depois da limpeza e drenei a água destilada, que estava limpa, apenas ligeiramente castanha, mas transparente e sem qualquer "sólido". Voltei a encher com água destilada nova, enquanto espero que me entreguem o anticongelante.

Quando saiu também não aqueceu mais do que devia, o ponteiro manteve-se sempre no meio do quadrante entre o frio e o quente.

Daqui a uns meses tiro um bocado do anticongelante para ver se mantém a cor, como recomendaste.

Obrigado.

StreetGT

UMMzão
Registo
22 Jan 2019

--- \\ ---

Sim eu sei, o que não justifica o trabalho, o importante aqui é ir "lavando" até sair tudo com agua destilada e depois colocar finalmente o anticongelante, nem sequer justifica esta a lavar varias vezes com anticongelante, basicamente é deitar dinheiro fora.

show_time

Mestre
Registo
9 Dez 2008
Boas,

Se lavares fica bom... Ou não... Volta a aparecer óxido barro etc...

Essa tarefa não a vais concluir nunca mas convém ires fazendo.

A única forma para conseguir limpar mesmo tudo e mergulhando o bloco em ultra sons e abrir as caixas do radiador...

É frustrante mas a realidade é que a oxidação no metal é algo normal.

Existem vários líquidos porreiros para lavar circuitos com óxido e barro, podes tentar usar ou usar mesmo só as trocas de água, agora cuidado com tanta lavagem porque as vezes as juntas já estão podres e acaba por tirar o podre que a faz vedar

Abracumm

Top Inferior