• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Drenar Circuito de refrigeração.

SaPaes

Iniciado
Registo
14 Jan 2021
Boa tarde,

Recentemente desmontei o radiador do meu UMM Cournil. Tem um motor XD2 2.3. A minha questão é a seguinte, eu desmontei o radiador para o mandar limpar e reparar, agora quero montar de novo, mas queria limpar o circuito de refrigeração todo, para aproveitar que tenho o radiador em condições.

Percebi que o devia ter feito antes, para evitar agora montar o radiador e arriscar novos entupimentos.

Qual a melhor maneira de abordar a situação?

O bloco do motor tem algum bujão para drenar o anticongelante?

Se colocar uma mangueira nos tubos do radiador a água consegue circular com o termoestato frio?

Todas as informações e recomendações são bem vindas.

A minha ideia seria limpar o sistema com água normal, drenar, montar o radiador e deixar a trabalhar só com água destilada, drenar, e voltar a encher com o anti congelante G48 da Valvoline.

Obrigado!

StreetGT

UMMzão
Registo
22 Jan 2019
Nao há nenhum bujão no bloco heheh

A melhor maneira já que está a verificar o circuito de refrigeração é tirar a bomba de agua fora e aproveitar ver o estado da mesma, ao retirar já fica com o circuito totalmente desobstruido, em ultimo caso se não quiser estar com esse trabalho retirar pelo menos o termostato.

G48 da Valvoline é demasiado e sem necessidade, por cá recomendo um Krafft 20% da gama professional.

SaPaes

Iniciado
Registo
14 Jan 2021
Obrigado StreetGT.

A bomba é relativamente nova por isso creio que não se justifica tirar.

Acho que vou tirar o termostato assim consigo que a água circule livremente.

O G48 escolhi porque já vi recomendado aqui no fórum. Vou ver essa opção da Krafft também, mas nestes casos, e podendo claro, prefiro optar por opções “melhores” se se justificar o valor acrescido.

Top Inferior