• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Dois Depósito/Troféu

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
Boas Noites
Gostava de saber a titulo de informação/curiosidade como é que funciona nos Trofeus os dois depósitos de combustivel.
Já agora um esquema de montagem do mesmo se for possivel.

cUMMprimenTTos

Sérgio Silva-AlterII 90

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Eu tive um esquema desses m ontado numa autocaravana dos anos 70 que tive. Uma mercedes.

Na verdade o esquema parece-me que era um pouco melhor do que o que o nosso colega referiu.

Tinha dois tanques interligados entre eles, mas com uma torneira para activar o 2º depósito (ou usas um ou outro), e também um botão no painel de controlo para direccionar o ponteiro do combustível para o depósito que estás a utilizar no momento Assim sabes a qualquer momento o combustivel que tens em qual dos dois depósitos.

Abraço

Vitor Rato

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiros

O que o Vitor aqui partilha é uma ideia excelente e funcional.
É preciso é que as saídas e entradas do depósito sejam bem feitas.

Para colocar os 2 depósitos em funcionamento simultâneo, basta que estejam interligados pelo fundo, tal como acontece nos camions de longo curso.

Trabalhar com 2 depósitos de forma alternada conforme o Vitor explica não é dificil mas já requer alguma "engenharia" :D:D

Vou pensar no assunto.. :p

Boa ideia sem dúvida! ;)

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

pcle07

Iniciado
Registo
3 Nov 2006
Boas, que é um longo com uma transformação caseira em autocaravana tem dois depósitos, mas apenas com um tubo interligando os dois pelo bocal dos depósitos. Tem um interruptor para ver quanto tem cada depósito.
Nunca usei o segundo depósito, mas o Silvino disse-me que aquilo funciona apenas com a força de sucção. Será? Aquilo parece ter sido feito de fábrica, pois até a chave é a mesma.

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
É so uma curiosidade em saber como funcionam,porque a bem pouco tempo tive junto de UMM Trofeu e fiquei com a pulga atras da orelha em saber o seu funcionamento.
Pensava que era mais complexo...porque esse UMM tinha dois botões Deposito 1 e Deposito 2 no tablier.
Mas estamos abertos a ouvir os diversos funcionamentos e bem como os pros e contras em usar dois depositos em simultaneo.

cUMMprimenTTos

Sérgio Silva-AlterII 90

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Boas

Eu como feliz proprietário de um troféu venho perguntar como é que se acciona a bomba que o Miguel Gomes falou?
Nos manometros apenas possuo um comutador que me proporciona visualizar no painel de instrumentos a quantidade de gasoleo em cada depósito.

Pelo que percebi, os meus depósitos devem estar interligados mas sem qualquer dispositivo de controle, mas só deve puxar gasoleo e fazer retorno a um deles.

Abraço
Bruno

Registo
25 Jul 2006
Boas, Bruno nunca podes acionar a bomba pois os trofeus até 91 não tem nenhuma bomba de transfega, eles tinham um tubo que ligava os dois depositos e o gasoleo passa do que tem mais para o que tem menos ou então tinham um T no tubo de pesca e no de retorno ou seja pesca e retorna sempre aos dois depositos o que obriga a ter Gasoleo nos dois.

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Boas

Obrigado malta da PETERTUMBLE.

Se bem entendi com o sistema que tenho montado posso correr o risco, caso deixe o carro inclinado lateralmente e tenha gasoleo para isso nos 2 depósitos, de encher um depósito totalmente e começar a verter gasoleo certo?
É que não me parece que aquele tampão do depósito seja estanque o suficiente, mas acredito que vocês me saibam dizer.

No caso, de não ser estanque o suficiente o que pode ser feito sem passar pela anulação do 2º depósito?

Abraço
Bruno

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Tal como referi no post anterior. Na minha caravana tinha esse esquema montado e era activado com uma "torneira". Ou usas um depósito ou o outro nunca os 2 ao mesmo tempo.

em cada um dos depósitos está uma sonda indicadora de combustível, que informa o gasoleo presente em cada um.

Esse manómetro (de origem) é transferido de um depósito para o outro através de um interruptor normal.

Nunca utilizei muito este esquema. Porque no fundo acabava por ser mais peso desnecessário no carro ( 2x 70 litros).

Como nunca fui a espanha com ela nunca atestei os 2 depósitos em simultaneo (à vinda para cá).

Abraço

Vitor Rato

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Boas

Mais uma vez rogo à vossa sapiência agora que os depósitos estão desmontados.

Tentei marcar as diferentes ligações e vou tentar explicar-vos como estava montado. Teoricamente será desta forma que funcionará através de vacúo embora haja coisas que eu não entenda

A: Dentro do depósito está junto ao topo.
B e D: Dentro do depósito estão junto do bojão, ou seja na parte mais funda.

Estava ligado da seguinte forma:
B - Bomba de Gasoleo
C - Retorno
A - D

Já xeguei a ter gasoleo no depósito da direita e acho que o gastou, é que não fui sempre eu a andar. Ou seja, através do vacuo do deposito da esquerda fez puxar o gasoleo da direita. Eu exprimentei e o deposito da esquerda é completamente estanque, haja força suficiente e isso é completamente plausivel.
Contudo a minha dúvida é a seguinte, teoricamente os dois depositos eram também para equilibrar o carro, só que segundo o raciocinio que expliquei gastará sempre primeiro e até ao fim o gasoleo da direita. :dizzy_face:
Ou isto já não está ligado como na origem, ou então esta-me a escapar alguma coisa.

Resumindo, como vinham a funcionar os dois depósitos dos Trófeus de 90?

Obrigado
Bruno

Top Inferior