• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Direção Assistida ULTRA LEVE

cesteves99

UMMzito
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
134
Localização
Portugal
Boas pessoal,

Tenho(penso eu) um problema com a direção. Está demasiado leve ao virar o volante. Nas manobras até que dá jeito mas em condução é extremamente perigoso e já ia capotando algumas vezes...parece uma pena.
Alguma ideia do que possa ser?
Normalmente costuma ser o contrário..mas este UMM tem a mania que é diferente....
Obrigado,
Esteves
 

incufan

UMM
Registo
3 Mai 2009
Mensagens
683
Localização
Portugal
No meu antigo umm tive esse problema...e só foi resolvido com a troca da caixa de direccao! Quase dE certeza que é esse o teu problema...

Miguel Guerreiro

UMM addicted...
UMM Alter Atm 89
UMM Alter Turbo92
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
Carlos, não terás perdido uns kilitos no ginágio?:D:D
Agora mais a sério, conta lá o que fizes-te ao jipe antes de teres notado a direção assim tão leve?
Alguma coisa aconteceu e foi alguma coisa que deves ter feito!!!
Notei diferença na direção do meu jipe numa dada altura em que deixei por uns tempos as jantes de 15 com pneus 235 para andar com umas de 16 com pneus 205, mas não foi nada tão notório como o que descreves...
Deves ter mesmo um UMM com a mania das difenças:D:D
 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
O UMM do António (polikarpo) tem os mesmos sintomas.

Nunca conduzi um UMM com uma direcção tão leve, aquilo em estrada até assustava, principalmente a fazer rotundas. Não será pressão a mais nas bombas de oleo da direcção?

 

cesteves99

UMMzito
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
134
Localização
Portugal
Pessoal, obrigado pelas dicas.
Eu não troquei nada, a direção sempre foi assim! Faz-se inversão de marcha com o dedo mindinho! Nem é preciso ginásio...
Como tenho lá um conjunto de bomba mais caixa, vou começar por trocar a bomba de depois a caixa caso se mantenha...
Se alguém tiver outra suspeita que diga.
Obrigado,
Esteves
 

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.881
Localização
Portugal
Boa tarde.
Uma vez aconteceu isso num conhecido meu. Trocaram-se os vedantes da caixa pois vertia pelo sitio do veio que vai para o volante e ficou normal. Nunca percebi porque isso aconteceu ao certo, mas o que é certo é que resolveu.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3



Deus é bom, mas o vinho...
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Isso é da caixa,escusas de trocar a bomba pois vai ficar na mesma.O meu tambem esteve assim e troquei a caixa e ficou bom,abri a caixa que tinha esses sintomas mas não vi nada de especial...mas tambem não a chegeui a fechar pois ficou doadora de peças para outras...
 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
carlos, já resolveste o problema?

Soube entretanto qual o problema na caixa do Antonio, e que fazia que ela fosse, tal como a tua, ultra leve.

A poli da cambota não era a original UMM, era talvez Peugeot, não era de 4 pistas. Parece que se trocou por uma original UMM e ficou o problema resolvido. Tenta confirmar se não se passa o mesmo com o teu.

 

cesteves99

UMMzito
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
134
Localização
Portugal
Boas Filipe,

Pois pode ser muito bem isso que estás a dizer. Vou verificar se de facto tem as 4 pistas e já vos confirmo.

Abraço,

Carlos Esteves
 

cesteves99

UMMzito
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
134
Localização
Portugal
Boas pessoal,

Confirma-se o que dizia o Passarinho...a Polie não é original....tem apenas 3 pistas.
Vou trocar pela de 4 e ver se resolve.

Obrigado,

Carlos Esteves
 

polikarpo

UMMzito
Registo
15 Nov 2011
Mensagens
101
Localização
Portugal
Boas..

O Passarinho já relatou o que se passou cmg, vejo algumas diferenças pq no meu caso a pressão era elevada e rebentava com um vedante.
Esta poli que esta ligada a bomba nas 504 estava ligada a ventoinha q não era no mesmo sitio, daí o tamanho da poli ser maior para aumentar a rotação.. Como consequência aumenta a pressão na bomba e faz a direcção ficar mt leve..

cUMMps

Rio de Janeiro
RJ-24-29 AlterII 1989
 

A. Neves

Iniciado
Registo
8 Out 2014
Mensagens
8
Localização
Portugal
Boas pessoal mais uma vez estou com dúvidas no meu UMM alter ll de 91, o que se passa com o meu é que tinha folga na direcção, após a dica de como retirar a folga no parafuso da caixa a mesma ficou sem folga mas demasiado dura para uma direcção assistida, agradeço ajuda. Obrigado
 

cesteves99

UMMzito
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
134
Localização
Portugal
Boas pessoal,

Obrigado por todas as sugestões, mas só resolvi o problema trocando a caixa de direção.

Boas festas a todos,

Carlos Esteves
 

mrbooo

UMMzito
Registo
20 Mar 2009
Mensagens
91
Localização
Portugal
Boas, um problema desses ja me moeu bem a cabeça e era uma coisa muito mas muito simples... Naquele cardan que liga a coluna a caixa de direcção tem um estriado, e a meio desse estriado existe um troço ou cavilha como lhe queiram chamar, o que se passa é que com os anos de uso as pontas da cavilha vao ficando com folga e ao rodar o volante abre primeiro a passagem do oleo e so depois é que se exerce a força na caixa. Resultado final é so trocar a dita cavilha por outra para quando rodar o volante rode tudo ao mesmo tempo... Simples e com poucos centimos se resolve uma avaria de muitos €€€.
 

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Mensagens
1.361
Localização
Portugal
Já não conduzo o meu UMM à uns anos, mas lembro-me perfeitamente que a direcção assistida era estranha, pois em manobra, quando se começava a rodar o volante, este estava duro, e depois ficava logo leve, largava o volante, e voltava a virar, e acontecia o mesmo,no inicio duro e depois leve. Havia situações em que se vira-se só um pouco o volante mexia-se sozinho, tipo começava a ficar leve mais depois ficava duro, e abanava ligeiramente. Tinha a sensação que era naquele espaço entre abertura e fecho de válvulas, é uma situação normal derivado a ser hidráulica ou era suposto esta situação existir mas deveria ser mais "suave".
 
Top Inferior