• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Diferenciais? Solda?

Ajlr

UMMzito
Registo
2 Nov 2006
Mensagens
103
Localização
Portugal
Gostaria que me explicassem, como se eu fosse um miudo de 6 anos:p, o seguinte:
1ª Creio que no projecto do UMM existe um grande e grave erro de concepção dos diferenciais, senão vejamos:
Então os nossos diferenciais não funcionam ao contrário? então quando temos uma roda no ar e a outra no chão, a que se move é a que está no ar????:astonished:
2º Alguém me (nos) explica como funcionam os nossos diferenciais, de preferência com desenhos e que é isso de autoblocante?
3º A mais polémica:devilish:. Onde se solda (no diferencial)? Quem solda? Onde se arranja já soldado? quanto custa?

(Desabafo(n):
Estou a ficar farto de ir a passeios de UMM´s e nalgumas subidas(ligeiras) com algum relevo, tenho de ir pelas alternativas:disappointed_relieved:... ou então banir dos passeios esses "tipos do norte"...;). )

Estou a brincar!:D:D:D

cUMMprimenTTos
A. Ribeiro
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.947
Localização
Portugal
Ribeiro, vou tentar ajudar...

1 - O papel do diferencial é mesmo esse, permitir que as rodas se movam a velocidades diferentes e dá mais força a roda que tem menos tração, logo patina.

2 - http://carros.hsw.uol.com.br/diferencial1.htm Não é perfeito, é brazileiro, mas ajuda. Complementa a função do diferencial normal (diferencial aberto) e explica o funcionamento do nossos, do tipo LSD. E em vez de ler embreagens lê anílhas autobloquantes.

3 - Não sei, a única noção que tenho é que leva solda expecial, tem que arrefecer devagar, logo, convem ser feito por quem sabe.

Espero ter ajudado! (a confundir ainda mais?!?)

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.694
Localização
Portugal
Os diferenciais são mesmo assim, quer seja num carro quer seja num jipe.
O miolo do diferencial tem uma série de mecanismos que fazem com que as rodas possam rodar a velocidades diferentes, como tem que ser quando fazes uma curva... o diâmetro exterior é maior que o diâmetro interior, logo a roda de dentro anda menos que a roda de fora. Por isso mesmo se uma perde tracção ou fica no ar fica a rodar em seco.

Ainda tens uma experiência mais engraçada para fazeres e para veres o funcionamento de um diferencial:
Se levantares o eixo e rodares uma roda para a frente a outra roda para trás... estranho, não?
é mesmo assim, pois o eixo interior não está a funcionar. se o carro for a rolar já o eixo interior roda sobre si, e o diferencial só funciona mal comeces a curvar, para que as rodas n entrem em derrapagem.
O que os bloqueios de diferencial fazem é precisamente anular essa diferença de rotação e permitir que as rodas tenham mais tracção pois a força já pode ser aplicada na roda que está com aderência, mas no alcatrão convém desligar isso.

O diferencial soldado vai-te tornar o UMM instável em curva, e se for em chuva então muito cuidado pois sempre que curvares uma das rodas vai sempre em derrapagem. Se for em curvas largas podes n notar mas um dia numa mais apertada dás uma volta.

Por isso os diferenciais n tem erro nenhum... é assim em todos os jipes, só que alguns já vem com bloqueios de fábrica, geralmente accionados por um botão, mas em estrada os diferenciais funcionam como qualquer carro.
 

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
1.155
Localização
Djibouti
Boas

Pesquisa pelo forumm e em http://www.howstuffworks.com/

já ha um tópico a falar sobre diferenciais e bloqueios!

https://for-umm.pt/oldthreads/4206/2

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Ajlr



(Desabafo(n):
Estou a ficar farto de ir a passeios de UMM´s e nalgumas subidas(ligeiras) com algum relevo, tenho de ir pelas alternativas:disappointed_relieved:... ou então banir dos passeios esses "tipos do norte"...;). )

Estou a brincar!:D:D:D

cUMMprimenTTos
A. Ribeiro

Há truques para evitarmos as alternativas...um deles no UMM é tirar a barra estabilizadora,trabalhar a suspenção(não é preciso muito)para cruzar mais,outra coisa muito importante é garantirmos que em cruzamento de eixos as rodas não rocem em lado nenhum!!muitas vezes o que faz travar a roda que "está no chao" é esta estar a roçar na cava da roda/guarda lamas por termos pneus demasiado grandes,e a mais importante de todas é o kit de unhas!!:D:D
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.777
Localização
Portugal - Figueira da Foz
Boas Companheiros :)
Amigo Ribeiro, o que aqui foi dito está correcto!
Um diferencial para ser diferencial (na verdadeira ascensão da palavra) tem que fazer a diferança, dividir, compensar, repartir..
Na minha terrinha costuma-se dizer "não há bela sem senão" ou "não se pode ter sol na eira e chuva no nabal" :)
Concordo contigo que quando cruzamos eixos ficamos limitados por falta de tracção quando o motor tem potência disponivel para prosseguir o obstáculo.
Eu conheço vários amigos com diferencial soldado que em subidas íngremes mesmo com cruzamento não há quem os agarre!!
Particularmente não sou adepto deste tipo de alteração por motivos de segurança como já foi aqui bem explicado pelo Nuno.
A solução ideal passa por aplicar um bloqueio que se possa ligar quando se precisa e desligar quando não é necessário.
Existem vários bloqueios à venda no mercado para todos os gostos, carteiras e feitios.. :p
Um dia destes estava a conversar com um Espanhol que tem um Vitara super simples em termos de aspecto mas com um eficiente Bloqueio ARB aplicado. Dizia-me ele.. vocês portugueses gostam muito dos guinchos, das jantes, dos farois e valorizam pouco o bloqueio. Nos obstáculos não são os farois que ajudam a ultrapassar!
Em boa verdade o Espanhol tem razão. ;)
Eu sou exemplo disso.. já apliquei guincho (para tirar os outros), farois e outras coisas mais, mas bloqueio que é bom nada! :D
Se optares por soldar, aconselho que procures um especialista na matéria. Tem que ser uma solda feita por etapas para não aquecer em demasia, caso contrário, destempera os metais e nunca mais vais ter diferencial em que se possa confiar.
Concordo contigo.. a malta do norte é perita em diferencial soldado! :p
Eu estou a tentar juntar alguns €€ para investir num bloqueio razoável, mas está dificil!! :disappointed_relieved:
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84
Aveiro/Viseu

 
Registo
2 Mai 2007
Mensagens
349
Localização
Portugal
Boas...

Usei durante bastante tempo solda nunca tive problemas...
E fazia um figurao...

Abraço

Alter II Turbo Intercooler
Helder Marques
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.617
Localização
Portugal
Bem, está instalada a polémica!:D

Pois eu, ao contrário da opinião geral, digo que sim!

Agora factos: Tudo o que foi dito aqui é certo!!!!!!!

Contudo não é nenhuma "tragédia" andar com diferencial soldado. Eu tive muitas dúvidas e hesitações até que experimentei conduzir um UMM com o diferencial soldado (o do Amorim neste caso).

O facto é que o UMM fica um pouco mais instável de trazeira mas não é nada do outro mundo! Tem muito mais a ver com os pneus do que outra coisa!

Eu uso e abuso em estrada, o meu partiu a roda de coroa e a pinha, mas já estava condenada à morte quando o soldei, pois apresentava bastante desgaste (tinha os dentes ovalizados). Mas os semi-eixos estão impecáveis (posso demostrá-lo).

Eu uso pneus 235/75R15 e vou passar para 31/10.5R15. E tenho absoluta confiança no material. Conheço muitos UMM´s com diferenciais soldados e pneus deste "calibre" ou superior. Andam assim à anos! e aguentam bem!

No monte faz-se tudo com calma, não é necessário "atirar" com o carro contra o obstáculo.....

Para acabar faço-te umas recomendações:

- tenta arranjar uma conquilha estragada (mas completa) antes de soldar o teu diferencial.

- desaconselho (muito) o uso de pneus SAT com diferencias soldados chegando ao ponte de te dizer que é terminantemente proibido usar esta combinação em estrada molhada. É a morte do "artista".



UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?



 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Meus amigos
Tenho seguido atentamente as opiniões sobre derreter varetas para dentro das pinhas (n).
Para não me negar a mim próprio, acho um disparate, embora respeite quem advogue semelhante causa.
Esse respeito é baseado na utilização final que se dá ao carro. Se é utilizado na maior parte das vezes em estrada e pontualmente em TT é um contra-senso, se por outro lado a viatura é utilizada na maior parte das vezes em TT, ainda terá alguma compreensão da minha parte (mas muito pouca!).
Acho (tenho a certeza) que o esforço que é aplicado a todo o conjunto é tremendo, e o desgaste dos pneus é muito superior. Para além das primordiais condições de segurança (nossa e de terceiros).
Como alguém disse anteriormente, em Portugal, terra de gente pobre/remediada, pouco se liga aos bloqueadores. Caros e exigindo uma montagem, por parte de quem a executa, cuidada e com alguma complexidade.
Para encurtar a ideia, julgo que o sistema que equipa os nossos carros, é bastante eficaz, desde que mantido e inspeccionado com regularidade, muito especialmente se for montado/reparado BEM!. Não podemos esquecer que a caixa do dif. terá que ser absolutamente estanque à água e a outros contaminantes.

Como estamos em época de férias, deixo-vos uma coisa (divertida) para pensar e me darem uma explicação (y)

"Num comboio, cada eixo faz parte integrante das suas duas respectivas rodas. Tudo é solidário.
Sendo assim, não poderá haver um efeito de diferencial numa curva! Certo???? ERRADO!!! Esse efeito realmente é produzido, mas como?????"

(quem responder certo tem um prémio, uma bica! :p)


UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.617
Localização
Portugal
quote:Originally posted by verdes radios

Meus amigos
Tenho seguido atentamente as opiniões sobre derreter varetas para dentro das pinhas (n).
Para não me negar a mim próprio, acho um disparate, embora respeite quem advogue semelhante causa.
Esse respeito é baseado na utilização final que se dá ao carro. Se é utilizado na maior parte das vezes em estrada e pontualmente em TT é um contra-senso, se por outro lado a viatura é utilizada na maior parte das vezes em TT, ainda terá alguma compreensão da minha parte (mas muito pouca!).
Acho (tenho a certeza) que o esforço que é aplicado a todo o conjunto é tremendo, e o desgaste dos pneus é muito superior. Para além das primordiais condições de segurança (nossa e de terceiros).
Como alguém disse anteriormente, em Portugal, terra de gente pobre/remediada, pouco se liga aos bloqueadores. Caros e exigindo uma montagem, por parte de quem a executa, cuidada e com alguma complexidade.
Para encurtar a ideia, julgo que o sistema que equipa os nossos carros, é bastante eficaz, desde que mantido e inspeccionado com regularidade, muito especialmente se for montado/reparado BEM!. Não podemos esquecer que a caixa do dif. terá que ser absolutamente estanque à água e a outros contaminantes.

Como estamos em época de férias, deixo-vos uma coisa (divertida) para pensar e me darem uma explicação (y)

"Num comboio, cada eixo faz parte integrante das suas duas respectivas rodas. Tudo é solidário.
Sendo assim, não poderá haver um efeito de diferencial numa curva! Certo???? ERRADO!!! Esse efeito realmente é produzido, mas como?????"

(quem responder certo tem um prémio, uma bica! :p)


UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"


Não faço a minima ideia:blush:, mas até lhe pago eu 1, 2 ou mais bicas ou finos se preferir satisfazer-me a curiosidade;)

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?



 

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
1.155
Localização
Djibouti
quote:Originally posted by Aldeia

Bem, está instalada a polémica!:D


- desaconselho (muito) o uso de pneus SAT com diferencias soldados chegando ao ponte de te dizer que é terminantemente proibido usar esta combinação em estrada molhada. É a morte do "artista".


Eu uso os Maxima 750/16 com diferencial soldado!! até hoje ainda não me aconteceu nada! Mas tambem sei que não posso abusar! Mas dá gosto fazer rotundas!!!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 

Nien

UMM
Registo
2 Fev 2007
Mensagens
337
Localização
Portugal
João,

Eu arrisco no desnível dos carris, "relevé?".

Concordo com a parte de o autoblocante ajudar, mas apesar de não ter experimentado, um bloqueio deve poupar muito material, dado que podemos atacar os obstáculos devagar.

Cumprimentos,


Daniel Suzano

Sou louco, por UMM's!!!
 

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
Mensagens
339
Localização
Portugal
quote:Originally posted by verdes radios

"Num comboio, cada eixo faz parte integrante das suas duas respectivas rodas. Tudo é solidário.
Sendo assim, não poderá haver um efeito de diferencial numa curva! Certo???? ERRADO!!! Esse efeito realmente é produzido, mas como?????"



Hummmm... não percebo nada disto, mas cá vao as minhas tentativas: eu pensei em dois factores... a questão da deformabilidade dos carris e o pouco atrito dos mesmos qd comparados com o asfalto e a terra, o q faz com q uma das rodas "patine" mais facilmente, fazendo assim a compensação da diferença das distancias percorridas. Para alem disso... o próprio traçado das linhas (raios de curvatura grandes) é vantajoso, fazendo com q a diferença da distancia percorrida seja pequena.

Cumps

André Mota - Clube Trilhos do Dão
Santa Comba Dão

www.trilhosdodao.com
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.617
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Jagoz

quote:Originally posted by Aldeia

Bem, está instalada a polémica!:D


- desaconselho (muito) o uso de pneus SAT com diferencias soldados chegando ao ponte de te dizer que é terminantemente proibido usar esta combinação em estrada molhada. É a morte do "artista".


Eu uso os Maxima 750/16 com diferencial soldado!! até hoje ainda não me aconteceu nada! Mas tambem sei que não posso abusar! Mas dá gosto fazer rotundas!!!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha


Eu tive uns SAT 7.00R16 da CAMAC antes de soldar o diferencial. Aquilo com a estrada molhada era um ver se te avias! Ao mais minimo descuido já me estava a "divertir". Se tivesse o diferencial soldado com aqueles sapatinhos nem quero imaginar!

Daí a minha afirmação.:)

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?



 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Até agora, ainda, não houveram respostas certas.:disappointed_relieved:
Aguardemos:p

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.777
Localização
Portugal - Figueira da Foz
Boas Companheiros :)
Eu não tenho formação em mecânica, mas sim em electricidade, no entanto, atrevo-me a dar o meu palpite.. :D
Sendo o eixo do combio rigido, tornando o conjunto rodas+eixo totalmente solidário e existindo o efeito de diferencial, na minha opinião é conseguido porque o eixo deverá ser fixo no centro da carruagem e terá uma pequena margem de deslocação nas suas extremidades, isto é, o eixo terá alguns graus de movimento de rotação em torno do seu ponto de fixação central, perminto desta forma acompanhar as curvas do carril (ex: eixo da frente/volante de uma charrete puxada a cavalos).
Tal como disse o André e bem, o raio de curvatura das linhas é muito grande, o que permite diferenças de velocidade muito pequenas entre rodas de cada eixo.
Espero não ter dito nada de absurdo.. :disappointed_relieved:
Se acertei.. vou enviar o meu curriculum para a Bombardier ou outras empresas fabricantes de comboios.. :D
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84
Aveiro/Viseu

 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
NÃO:dizzy_face:. Quando se inscrever na Bombardier, diga-me que é para eu deixar de andar de comboio...:D

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Amigo Mário
Por acaso existem os dois modelos de travagem, à roda e ao eixo (c/ travão de disco), mas o problema não está aí, ou melhor, a sua resolução não está aí.
Depois do jantar (entrada de lagosta, bifes filet mignon e acepipes diversos) eu revelo "o terrivel segredo".

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 
Top Inferior