• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Detectar um curto circuito

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Estive à procura na net, alguma maneira facil de saber se temos algum curto circuito. Li algures que para tal teriamos que desligar o cabo negativo da bateria. Depois com a ajuda de uma luz e dois cabos teriamos que ligar um cabo à massa e outro ao negativo da bateria (faz sentido pois se estiver em curto circuito a massa tem carga +). Qual não é o meu espanto quando o raio da luz acende, querendo dizer que tenho algures algum fio a fazer curto circuito (mandar carga para a massa do carro). queria saber, aos que tem mais experiencia em electricidade se este metodo é fiavel e se é correcto. Para detectar onde está a fazer curto circuito, apenas teriamos que um a um colocar os fusiveis par depois seguir o circuito e verificar o mau contacto.

Podemos verificar por este metodo?

Carripana on the way ...

Jasper

Iniciado
Registo
13 Set 2006
Sim, podes fazer isso que disseste, mas com um multímetro é bem mais simples porque podes tentar ir atrás do problema.

Podes tb verificar a continuidade entre a massa e o positivo, com o multímetro. Se existir continuidade, tens um curto-circuito algures.

Se tiveres curto-circuito entre o positivo e a massa,é provável que o circuito eléctrico não funcione e a bateria aqueça bastante devido à corrente que por ela circula em círculos.

Tiago Santos
UMM- Anda-se lentamente, mas vive-se muito intensamente -UMM

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Para testares esse dito curto circuito ligando cabo da massa + terminal negativo bateria deves ter o cabo que liga ao alternador desligado como também todos os restantes equipamentos electrónicos como o radio, CB, luz do tecto, fecho central, alarme, relógio.

Também existe no nossos carros a chamada corrente de fuga que é a corrente consumida pelo sistema elétrico ativo nos carros em seu estado de repouso (veículo desligado).

a corrente de fuga deve ser inferior a 0,05% vezes a capacidade da bateria, ou seja:

Calculando este limite para uma bateria de (85 Ah) x 0,05/100, teremos 0,043 A ou 43 mA

Para medir este consumo deves usar uma pinça amperimétrica de 20 ou 30 A ou um multímetro ou amperímetro em serie ligado ao polo - da bateria e ao terminal - da carro.

Leituras medições de corrente CC

os resultados do devem ser lidos depois de 30 min do veiculo estabilizado.

"Jasper disse:
Se tiveres curto-circuito entre o positivo e a massa,é provável que o circuito eléctrico não funcione e a bateria aqueça bastante devido à corrente que por ela circula em círculos."

A corrente anda sempre aos círculos,
durante a descarga no sentido + -> - durante a carga - -> + , não havendo nunca razões para uma bateria aquecer.

È mole mas sobe.

ToMiX

UMM
Registo
17 Mai 2008
E agora pergunto eu, a pinça amperimetrica não é suposto funcionar apenas em C.a.?

Galloper

UMMzito
Registo
18 Abr 2011
Atenção de electrecidade percebo eu! (sou engº electrotecnico) ou pelo menos tenho obrigação de perceber alguma coisa.

1º claro que se desligares o cabo da massa da bateria desde que haja qualquer coisa ligada a luz acende sempre pois na carrocaria fica o retorno da carga. Fica a tal luz em serie com a carga

2º Pinça amperimetrica só serve para Corrente Alternada

3º Para medir o consumo desligar a chave as luzes e tudo o que possa estar a consumir corrente. Desligar o cabo da massa ligar um amperimetro entre a terminal da bateria e o outro cabo da massa (fio preto ligado na bateria e o vermelho no cabo). A corrente deve ser baixa tal com já referido (0.05 a 0.1A)

4º Ir ligando os varios circuitos um de caba vez e verificar os consumos (nota deve-se ter a noção dos consumos por exemplo medios cerca de 55w+55w+5w+5w=120w o que dá cerca de 10A 10A x 12V = 120W )

5º O circuito de pre-aquecimento consome bastante cerca de 40A ou mais qualquer coisa pois cada resistencia consome pelo menos 10 a 15A.

UMM ALTER II 2.5D - 88
GALLOPER 2.5TDI - 98
KAWASAKI KVF400 4X4 - 99
FORD MONDEO 1.8TD - 97

Galloper

UMMzito
Registo
18 Abr 2011
Mais facil ainda desliga tudo chave luzes etc...

Desliga o terninal (-) da bateria e volta a ligar se fizer um arco electrico isto é uma chispa forte é porque tem consumo alto e tal não devia acontecer pode haver curto-circuito.

No entanto o ligar circuito a circuito é a maneira mais fiavel de saber com o apoio de um amperimetro.

UMM ALTER II 2.5D - 88
GALLOPER 2.5TDI - 98
KAWASAKI KVF400 4X4 - 99
FORD MONDEO 1.8TD - 97

Galloper

UMMzito
Registo
18 Abr 2011
Eu faltei a essa e a muitas outras aulas, eu errei quando disse que pinça só para corrente alternada.

Claro que se pode medir corrente continua com uma pinça que tenha essa funcinalidade.

Até porque as primeiras aulas eram sobre justamente sobre Campo magnético produzido por uma corrente retilínea.

Posto isto até o consumo instantaneo de gasoleo pode ser medido com uma pinça desde que haja um dispositivo que produza uma corrente electrica proporcinal a esse consumo por exemplo.

Agora por exemplo se houver uma consumo de cerca de 2A e o vamos medir com uma pinça de DCA com escala de 400A se calhar não vamos chegar a conclusão nenhuma e 2A x 24H x 2 dias é capaz de descarregar a bateria.

Eu recomendo Corrente Alternada Pinça, Corrente continua medição com Amperimetro mas isto cada um tem a sua opinião.

UMM ALTER II 2.5D - 88
GALLOPER 2.5TDI - 98
KAWASAKI KVF400 4X4 - 99
FORD MONDEO 1.8TD - 97

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Bem estou a ver que afinal não é assim tão simples quanto isso. Isto porquê? em conversa com o meu sogro, descobri que afinal é possivel existir carga na massa do carro, caso o cabo da terra (negativo não esteja ligado). Esta carga será tão alta (maior voltagem quanto mais ligações/aparelhos xom ligação directa existirem (Rádio, relogio, luzes da abertura das portas etc.) Por isso, cheguei à conclusão que o metodo que li não é viável. Agora como se não percebesse nada ( e não percebo) de voltimetro como devo fazer para ter a certeza que não existem curto circuitos? agradeço a vossa paciencia mas ate agora fiquei na mesma.

Carripana on the way ...

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Fante 1º que tudo o que deves ter no carro não são curto-circuitos,porque qualquer curto-circuito numa instalação de 12v com bateria de pelo menos 75ah dava "fumo,estalo ou fogo:astonished:",o que deves ter é consumos indesejados,mas como já foi aqui falado mesmo nos UMM que a electricidade é basica há sempre corrente de fuga(há em todos os circuitos,nuns mais do que outros)
Como o Galloper falou é claro que estes consumos são toleráveis até um valor.Para medires CC tambem sou apologista do amperimetro em serie,mas usado por alguem com experiencia e aparelho com a escala indicada...

Outra coisa que se calhar até nem tem nada a haver com o teu caso...mas será que a bateria estará em boas condições??:D

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mario, por acaso foi exactamente isso que o meu sogro fez, retirou o cabo negativo da bateria e foi encostando aos poucos e não fez qualquer faisca, até pensei que estava no gozo, sim porque com o sogro nunca se sabe :) mas não, afinal estava correcto. Ele até demostrou como pode passar corrente atraves de um filamento de uma lampada sem a mesma acender. Quanto à bateria, é nova 95ah, pois tinha um problema de arranque no carro e pensava que era da bateria. toca a comprar uma nova. Afinal o problema era de uma ficha por baixo do volante que leva corrente à bobine de chamada.

Carripana on the way ...

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Nunca disse que a pinça era a mais indicada disse que também se podia usar e apenas corrigi quando disseram que as pinças não liam A em CC.

Fante dizes:
"Esta carga será tão alta (maior voltagem quanto mais ligações/aparelhos xom ligação directa existirem"
A carga está correta quanto mais ligações(consumo/corrente) logo vai aumentar a amperagem e não a corrente essa ira diminuir quanto maior for a amperagem consumida.

da uma vista de olhos aqui
http://www.hsw.uol.com.br/questao501.htm

È mole mas sobe.

Galloper

UMMzito
Registo
18 Abr 2011
Repara no que eu disse no inicio:

Mais facil ainda desliga tudo chave luzes etc...

Desliga o terninal (-) da bateria e volta a ligar se fizer um arco electrico isto é uma chispa forte é porque tem consumo alto e tal não devia acontecer pode haver curto-circuito.

No entanto o ligar circuito a circuito é a maneira mais fiavel de saber com o apoio de um amperimetro.

Ainda bem que já está resolvido pois é isso que interessa.

Em alguns alternadores tem uma ligação (d+) que só deve ter os 12V quando a chave está na posição 2. Pois a chave tem 0 1 2 Start, muitas vezes o alternador tem fugas internas consideraveis que depois do motor desligado em poucas horas descarregam a bateria.

Cuidado que os nossos carros tem circuitos sem proteção nem todos os circuitos estão protegidos por fusiveis o que havendo curtos circuitos pode provocar incendios especialmente com os carros parados.

Sem duvida o corta corrente é um equipamento que pelo que custa tem um grande beneficio especialmente pela prevenção do risco de incendio.

UMM ALTER II 2.5D - 88
GALLOPER 2.5TDI - 98
KAWASAKI KVF400 4X4 - 99
FORD MONDEO 1.8TD - 97

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
O meu alter 1 ardeu uma parte, sorte a falta de isolamentos.
Cabo que vai da bateria ao motor de arranque caiu e andou a roçar na caixa de velocidades até perder o isolamento.
uma bateria com 100Ah com um cabo de 14mm em curto pegou as borrachas das alavancas depois a soufagem e ao banco do pendura sendo detectado a tempo.

È mole mas sobe.

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
quote:Originally posted by bruno-991

A carga está correta quanto mais ligações(consumo/corrente) logo vai aumentar a amperagem e não a corrente essa ira diminuir quanto maior for a amperagem consumida.

È mole mas sobe.

Bruno não percebi esta tua frase:thinking:

Na escola que eu andei tinha um professor que prometia quando se ouvisse a palavra "amperagem" ou "voltagem" na sala de aula voava um apagador:astonished:
Ele dizia que amperagem é o nome que se dá a um grupo de "artolas"!!:D:D
Amperagem é o calão de intensidade de corrente!(amperes)
Voltagem é o calão de tensão!(volts)

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
quote:Originally posted by bruno-991

Cabo que vai da bateria ao motor de arranque caiu e andou a roçar na caixa de velocidades até perder o isolamento.
uma bateria com 100Ah com um cabo de 14mm em curto pegou as borrachas das alavancas depois a soufagem e ao banco do pendura sendo detectado a tempo.

È mole mas sobe.

pois é disso mesmo que tenho medo.

Carripana on the way ...

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018

È mole mas sobe.

Ao ler este testemunho.. Já alguém instalou algum fusivel no circuito positivo da bateria?

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas,

O facto de instalar um positivo a baterias não resolve um problema que poderá ocorrer com o motor a funcionar. O motor são os corta corrente de corrida que fazem corte a bateria e combustível e assim para o motor.

Abracumm

Top Inferior