• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Desmontar UMM

goldfinder

UMMzito
Registo
29 Abr 2010
Mensagens
119
Localização
-
Boas,

estou a pensar desmontar o UMM mas nao é pra vender á peça, é mesmo pra ir-lhe ao osso se possivel. O meu problema é que nao tenho aparelhos que ajudem a retirar algumas coisas e por isso vou pedir a alguem que o desmonte para eu fazer o resto das coisas, e mais tarde essa pessoa vai tambem montar. Ou seja, eu faço a parte mais leve e simples, o resto terá que ser outra pessoa.

A questão é: quanto tempo acham que será necessário para o desmontar? Depois montar deve ser outro tanto...


Cumprimentos,
Luís Miguel

Quando num beco sem saida, se tiveres de UMM, abre um novo caminho...

 

incufan

UMM
Registo
3 Mai 2009
Mensagens
683
Localização
Portugal
Boas Luis...olha ja desmontei alguns e digo-te JA que que desmontar e SUPER facil, mais dificil e depois montar! Para teres uma nocao...durante uma noite(das 222 as 03hrs desmontei grd parte do carro com ajuda do Mauro(showtime)! Se fores tu sozinho demora mais mas com calma e paciencia nao demoras mais que 2 dias! Faz as coisas devagarinho e bem feito...porque depois para montar tens o trabalho facilitado!

Miguel Guerreiro

UMM addicted...
UMM Alter Atm 89
UMM Alter Turbo92
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Tem capota de chapa? Essa sim,devido ao peso e tamanho tem que ser por duas pessoas. Sem grua não tiras o motor. Todo o resto desmonta-se sozinho ou com uma mão de alguém que não tem que fazer muita força, como mulher ou filho ;) Eu conheço uma menina que gosta da coloração valvoline desire para o cabelo! lol!

Eu também desmontei o meu UMM sem ter máquinas ou prática. Precisas sim de tempo e de espaço. Não contes desmontar hoje e montar amanhã, em mexendo vais encontrar mais trabalho do que pensas e começas com o "já agora faço mais isto, mais aquilo..."

Vai tirando fotos de tudo e a tudo, dá jeito para quando for a montar e para a malta aqui ver e opinar, tirar dúvidas e ajudar.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

goldfinder

UMMzito
Registo
29 Abr 2010
Mensagens
119
Localização
-
Olá Miguel e Alexandre,

nunca fui bom a montar puzzles e fazer esquemas, logo é capaz de nao correr bem e é esse o meu problema. Alem de que terei que fazer quase tudo sozinho e com a ajuda da esposa e nao tenho como tirar o motor, caixas e afins.

A ideia é tratar e dar novas cores mas nao quero só pintar a tapar, quero sim tratar pra ficar por bons anos.


abraço,
Luís Miguel

Quando num beco sem saida, se tiveres de UMM, abre um novo caminho...

 

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Mensagens
377
Localização
Portugal
Se está em bom estado e não tens aparelhos não te metas nisso. Por vezes quando vemos fotos de restauros aqui no forumm tudo parece muito fácil... mas olha que não é!

É muito duro e depois chegas a um ponto em que tens o teu UMM em peças e não podes usufruir dele... se tiveres outra ocupação e o tempo para o UMM for limitado, piora as coisas...

...muitos dos UMM acabam por ser vendidos em peças por isto mesmo, a malta desmonta, pensa que é tudo fácil e depois desiste!

Pensa bem, antes de fazer.

cUMMprimentos;
 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
se não conheces ainda totalmente os componentes do UMM, um conselho, vai fotografando á medida que vais desmontado, depois é mais fácil fazeres a montagem se tiveres documentação fotográfica.

Caso contrário, depois de já te teres esquecido daquilo que fizeste há um ano atrás, vai ser mais complicado procederes á montagem..


Cumprimentos,

Passarinho


www.pecas-umm.com
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Se o objectivo é tratar a chapa e se o motor e caixas estiver em bom estado nao é obrigatorio desmontar motor e caixa,so se tiveres trab. Profundo na zona dos apoios,mas nesse caso o trab. Tb nao pode ser feito por um curioso...tudo o resto é facil desmontar e montar com alguma paciencia e ajuda de uma maq. Fotografica para memoria futura.
 

ACardoso

UMM
Registo
6 Nov 2011
Mensagens
366
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Abreu


Se está em bom estado e não tens aparelhos não te metas nisso. Por vezes quando vemos fotos de restauros aqui no forumm tudo parece muito fácil... mas olha que não é!

É muito duro e depois chegas a um ponto em que tens o teu UMM em peças e não podes usufruir dele... se tiveres outra ocupação e o tempo para o UMM for limitado, piora as coisas...

...muitos dos UMM acabam por ser vendidos em peças por isto mesmo, a malta desmonta, pensa que é tudo fácil e depois desiste!

Pensa bem, antes de fazer.

cUMMprimentos;

Sábias palavras... 100% de acordo.

https://for-umm.pt/oldthreads/18188
http://portugal.portalclassicos.com/topic/12687-mehari-plage/
 

goldfinder

UMMzito
Registo
29 Abr 2010
Mensagens
119
Localização
-
O objetivo é mesmo tratar chapa, porque por exemplo na zona dos pes nos lugares da frente já está a aparecer ferrugem e se aparece ali, no resto tambem deve ter, por isso, antes de deteriorizar mais, quero dar-lhe um jeito.
E vender o jipe nao vendo nem ás peças porque nao me interessa isso, ate porque as vendas nao andam boas. O jipe faz-me falta e é pra ficar por bons anos.

Abraço,
Luis Miguel

Quando num beco sem saida, se tiveres de UMM, abre um novo caminho...

 

rppinto

UMMzito
Registo
10 Mai 2010
Mensagens
52
Localização
Portugal
Boas Goldfinger,

vou-te dar o meu exemplo.

O ano passado pensei em fazer o mesmo. Desmontar o carro, dar-lhe um tratamento de chapa, pintar e voltar a montar.
Já me arrependi 1000 vezes.
Não tenho muita experiência (nenhuma!) mas estava cheio de boa vontade e como tinha a garagem, que por sinal, o carro só coube lá dentro depois de lhe tirar os pára-choques, decidi pôr mãos à obra.
Não tinha ferramenta, tirando o normal para fazer bricolage mas também não precisava de mexer em mecânica, tendo em conta que o Cournil tinha passado uns tempos de férias entregue às mãos do Alcanena e vinha impecável nessa parte.

Bom, desmontar foi fácil. Sozinho mas com algum tempo, demorei cerca de 2 dias a desmontar tudo. Só ficou a manete das mudanças que estava tão apertada que nunca a consegui tirar. Tudo o resto saltou fora facilmente.

Quando tirei os plásticos das cavas do Alter que o antigo dono decidiu colocar no Cournil encontrei o primeiro grande problema. Um buraco de cada lado do carro. O trabalho simples que pensava que ia ter, complicou-se e após várias tentativas para arranjar quem me arranjasse os buracos, não consegui arranjar ninguém.
Como soldar também não é o meu forte (eu sou mais é bolos), decidi colocar o carro a arranjar numa oficina.
Para minha surpresa e vários mecânicos depois, só consegui arranjar uma pessoa que me reconstruia o carro. Essa pessoa até é aqui do forum e tem experiência comprovada em restauros de Cournis mas infelizmente, o preço apresentado embora me pareça justo é um pouco acima daquilo que quero/posso gastar no momento.

Conclusão:
Desmontar o carro é fácil, os problemas vêm depois.
Se tens o carro em condições, não te ponhas a inventar, é provável que vá correr mal.
É preferivel juntares algum dinheiro e/ou arranjares alguém que conheças e que te ajude no que possa.
Avalia bem se realmente vale a pena estares a desmontar e teres o carro parado um ano, como no meu caso.
Aproveita as chuvas que estão a chegar e vai dar um banho de lama ao UMM que a pintura até fica logo melhor.


Cournil '84
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Primeiro que tudo terás de saber se te sentes com à-vontade suficiente para mexer com mecânica simples e com os tratamentos de chapa e se tens ferramenta adequada para desenvolveres o trabalho.

Posto isto precisas de espaço, a garagem box pode não ter tamanho suficiente e o quintal não é lá muito adequado. Se tiveres um espaço de pelo menos 30 a 40 m2 todo fechado é suficiente. Não te aventures a tirar o motor e os eixos sozinho, até podes ser capaz mas olha que depois o corpo sente-se. Para tirares o motor podes utilizar uma grua de motores(bom e barato) ou na sua falta um cadernal também serve desde que bem fixo a uma viga ou mesmo numa estrutura de andaime. Para os eixos convém que tenhas um bom macaco, uns tarolos de madeira e uns cavaletes ou umas perguiças para o chassis. Tudo o resto é mais ou menos fácil e em qualquer ponto que tenhas alguma dúvida tens sempre o ForUMM.








De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 
Top Inferior