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Desmontar UMM

goldfinder

UMMzito
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29 Abr 2010
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Boas,

estou a pensar desmontar o UMM mas nao é pra vender á peça, é mesmo pra ir-lhe ao osso se possivel. O meu problema é que nao tenho aparelhos que ajudem a retirar algumas coisas e por isso vou pedir a alguem que o desmonte para eu fazer o resto das coisas, e mais tarde essa pessoa vai tambem montar. Ou seja, eu faço a parte mais leve e simples, o resto terá que ser outra pessoa.

A questão é: quanto tempo acham que será necessário para o desmontar? Depois montar deve ser outro tanto...


Cumprimentos,
Luís Miguel

Quando num beco sem saida, se tiveres de UMM, abre um novo caminho...

 

incufan

UMM
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3 Mai 2009
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Boas Luis...olha ja desmontei alguns e digo-te JA que que desmontar e SUPER facil, mais dificil e depois montar! Para teres uma nocao...durante uma noite(das 222 as 03hrs desmontei grd parte do carro com ajuda do Mauro(showtime)! Se fores tu sozinho demora mais mas com calma e paciencia nao demoras mais que 2 dias! Faz as coisas devagarinho e bem feito...porque depois para montar tens o trabalho facilitado!

Miguel Guerreiro

UMM addicted...
UMM Alter Atm 89
UMM Alter Turbo92
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Tem capota de chapa? Essa sim,devido ao peso e tamanho tem que ser por duas pessoas. Sem grua não tiras o motor. Todo o resto desmonta-se sozinho ou com uma mão de alguém que não tem que fazer muita força, como mulher ou filho ;) Eu conheço uma menina que gosta da coloração valvoline desire para o cabelo! lol!

Eu também desmontei o meu UMM sem ter máquinas ou prática. Precisas sim de tempo e de espaço. Não contes desmontar hoje e montar amanhã, em mexendo vais encontrar mais trabalho do que pensas e começas com o "já agora faço mais isto, mais aquilo..."

Vai tirando fotos de tudo e a tudo, dá jeito para quando for a montar e para a malta aqui ver e opinar, tirar dúvidas e ajudar.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

goldfinder

UMMzito
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29 Abr 2010
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Olá Miguel e Alexandre,

nunca fui bom a montar puzzles e fazer esquemas, logo é capaz de nao correr bem e é esse o meu problema. Alem de que terei que fazer quase tudo sozinho e com a ajuda da esposa e nao tenho como tirar o motor, caixas e afins.

A ideia é tratar e dar novas cores mas nao quero só pintar a tapar, quero sim tratar pra ficar por bons anos.


abraço,
Luís Miguel

Quando num beco sem saida, se tiveres de UMM, abre um novo caminho...

 

Abreu

UMM
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25 Mai 2009
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Se está em bom estado e não tens aparelhos não te metas nisso. Por vezes quando vemos fotos de restauros aqui no forumm tudo parece muito fácil... mas olha que não é!

É muito duro e depois chegas a um ponto em que tens o teu UMM em peças e não podes usufruir dele... se tiveres outra ocupação e o tempo para o UMM for limitado, piora as coisas...

...muitos dos UMM acabam por ser vendidos em peças por isto mesmo, a malta desmonta, pensa que é tudo fácil e depois desiste!

Pensa bem, antes de fazer.

cUMMprimentos;
 

Passarinho

UMMzão
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3 Fev 2007
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se não conheces ainda totalmente os componentes do UMM, um conselho, vai fotografando á medida que vais desmontado, depois é mais fácil fazeres a montagem se tiveres documentação fotográfica.

Caso contrário, depois de já te teres esquecido daquilo que fizeste há um ano atrás, vai ser mais complicado procederes á montagem..


Cumprimentos,

Passarinho


www.pecas-umm.com
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Se o objectivo é tratar a chapa e se o motor e caixas estiver em bom estado nao é obrigatorio desmontar motor e caixa,so se tiveres trab. Profundo na zona dos apoios,mas nesse caso o trab. Tb nao pode ser feito por um curioso...tudo o resto é facil desmontar e montar com alguma paciencia e ajuda de uma maq. Fotografica para memoria futura.
 

ACardoso

UMM
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6 Nov 2011
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quote:Originally posted by Abreu


Se está em bom estado e não tens aparelhos não te metas nisso. Por vezes quando vemos fotos de restauros aqui no forumm tudo parece muito fácil... mas olha que não é!

É muito duro e depois chegas a um ponto em que tens o teu UMM em peças e não podes usufruir dele... se tiveres outra ocupação e o tempo para o UMM for limitado, piora as coisas...

...muitos dos UMM acabam por ser vendidos em peças por isto mesmo, a malta desmonta, pensa que é tudo fácil e depois desiste!

Pensa bem, antes de fazer.

cUMMprimentos;
Sábias palavras... 100% de acordo.

https://for-umm.pt/oldthreads/18188
http://portugal.portalclassicos.com/topic/12687-mehari-plage/
 

goldfinder

UMMzito
Registo
29 Abr 2010
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O objetivo é mesmo tratar chapa, porque por exemplo na zona dos pes nos lugares da frente já está a aparecer ferrugem e se aparece ali, no resto tambem deve ter, por isso, antes de deteriorizar mais, quero dar-lhe um jeito.
E vender o jipe nao vendo nem ás peças porque nao me interessa isso, ate porque as vendas nao andam boas. O jipe faz-me falta e é pra ficar por bons anos.

Abraço,
Luis Miguel

Quando num beco sem saida, se tiveres de UMM, abre um novo caminho...

 

rppinto

UMMzito
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10 Mai 2010
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Boas Goldfinger,

vou-te dar o meu exemplo.

O ano passado pensei em fazer o mesmo. Desmontar o carro, dar-lhe um tratamento de chapa, pintar e voltar a montar.
Já me arrependi 1000 vezes.
Não tenho muita experiência (nenhuma!) mas estava cheio de boa vontade e como tinha a garagem, que por sinal, o carro só coube lá dentro depois de lhe tirar os pára-choques, decidi pôr mãos à obra.
Não tinha ferramenta, tirando o normal para fazer bricolage mas também não precisava de mexer em mecânica, tendo em conta que o Cournil tinha passado uns tempos de férias entregue às mãos do Alcanena e vinha impecável nessa parte.

Bom, desmontar foi fácil. Sozinho mas com algum tempo, demorei cerca de 2 dias a desmontar tudo. Só ficou a manete das mudanças que estava tão apertada que nunca a consegui tirar. Tudo o resto saltou fora facilmente.

Quando tirei os plásticos das cavas do Alter que o antigo dono decidiu colocar no Cournil encontrei o primeiro grande problema. Um buraco de cada lado do carro. O trabalho simples que pensava que ia ter, complicou-se e após várias tentativas para arranjar quem me arranjasse os buracos, não consegui arranjar ninguém.
Como soldar também não é o meu forte (eu sou mais é bolos), decidi colocar o carro a arranjar numa oficina.
Para minha surpresa e vários mecânicos depois, só consegui arranjar uma pessoa que me reconstruia o carro. Essa pessoa até é aqui do forum e tem experiência comprovada em restauros de Cournis mas infelizmente, o preço apresentado embora me pareça justo é um pouco acima daquilo que quero/posso gastar no momento.

Conclusão:
Desmontar o carro é fácil, os problemas vêm depois.
Se tens o carro em condições, não te ponhas a inventar, é provável que vá correr mal.
É preferivel juntares algum dinheiro e/ou arranjares alguém que conheças e que te ajude no que possa.
Avalia bem se realmente vale a pena estares a desmontar e teres o carro parado um ano, como no meu caso.
Aproveita as chuvas que estão a chegar e vai dar um banho de lama ao UMM que a pintura até fica logo melhor.


Cournil '84
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Primeiro que tudo terás de saber se te sentes com à-vontade suficiente para mexer com mecânica simples e com os tratamentos de chapa e se tens ferramenta adequada para desenvolveres o trabalho.

Posto isto precisas de espaço, a garagem box pode não ter tamanho suficiente e o quintal não é lá muito adequado. Se tiveres um espaço de pelo menos 30 a 40 m2 todo fechado é suficiente. Não te aventures a tirar o motor e os eixos sozinho, até podes ser capaz mas olha que depois o corpo sente-se. Para tirares o motor podes utilizar uma grua de motores(bom e barato) ou na sua falta um cadernal também serve desde que bem fixo a uma viga ou mesmo numa estrutura de andaime. Para os eixos convém que tenhas um bom macaco, uns tarolos de madeira e uns cavaletes ou umas perguiças para o chassis. Tudo o resto é mais ou menos fácil e em qualquer ponto que tenhas alguma dúvida tens sempre o ForUMM.








De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 
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