• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Debate: soluções para travão de mão eficaz, com disco de travão atrás.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Actualmente tenho discos atrás, com bomba Pagero, tudo ligado de forma directa. A potência de travagem está soberba e estou muito satisfeito com esta configuração.

Contudo tenho um problema, que tenho "ignorado" e nos é transversal a quem mete discos atrás. O travão de mão é uma porcaria. Quando é afinado ainda trava um bocadito, mas depressa desafina e voltamos ao mesmo. Facilmente se ultrapassa com o UMM engatado, sobretudo em lentas e sempre andei assim. Mas aqui há uns dias atrás tive um "abre-olhos" (quem tem filhos, tem sarilhos). Não deu em nada, mas é um aviso sério. E se algo corre MUITO MAL?

Pelo que estou decidido a arranjar uma forma de melhorar esse aspecto da travagem.

De momento, ocorrem as seguintes soluções:

Travão de mão na caixa de transferências: - é possível, mas dá bastante lavoura, preferia procurar algo mais simples.

Travão de mão hidráulico: - poderá funcional, mas não é adequado para parque e além disso, é ilegal.

Trocar as pinças VAG, por umas mais potentes, colocando um regulador de caudal para regular a potência de travagem. É uma das soluções que me agrada, contudo não sei que pinças se poderiam usar. Não me recordo se as do BX prestavam para isso. Se tiverem dicas, serão bem vindas.

Colocar um segundo set de pinças, só para travão de mão (drift styte). Também poderiam enveredar por esta via, não me chateia ter pinças VAG para travão de pé e outras maiores, para travão de parque.

Bem, fica lançada a discursão. Se tiverem mais ideias, serão bem vindas.

Também vou colocar este post no Facebook e se aparecem informações válidas, transporto-as para aqui.

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
As do BX são 10x pior que as VAG a nível de travão de mão, contudo são melhores em "feeling" de travão de pé pois os êmbolos são maiores.

Por experiencia pessoal, a alteração da balança do travão de mão + cabos do travão de mão + suportes dos cabos nas pinças VAG feitas pelo Terrax4 faz uma diferença muito grande.

Agora, há uma coisa discutível fora deste contexto, por mais que se aumente a travagem a mesma vai estar sempre limitada pela aderência do pneu ao solo... por isso...

Registo
14 Dez 2011
Tenho o sistema vag com os cabos de travao de mao da umm.
Fiz uma pequena adaptação com uns tubos nas pinças para receberem os cabos e até agora sem problemas.
Ainda ontem na inspeção passou impecável

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
@Aldeia, continuando a conversa aqui 🤭

Estive a ver os meus apontamentos e os cabos que tenho são do BX.

Se te der jeito posso tirar foto a como tenho aplicado

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
E pronto, na rapidez o face funciona bem, mas depois a informação perde-se.

Pelo que pude apurar, a minha configuração está muito bem, o problema estará nos cabos velhos e na má afinação.

Em relação aos cabos, foram-me aconselhados os do BX

1671664461869.png

O André Santana referiu isto:

Andre Santana
As pinças vag costumam ter um travão de mão muito bom, até melhor que xantia por ex. Porém se tiveres os cabos muito afinados de forma a que as patilhas do travão de mão nas pinças não façam o curso completo até a posição máxima de repouso, o travão de mão trava bem durante pouco tempo e vai ganhando folga. Essas pinças tem um gênero de ajuste automático de travão de mão, pode estar aí o problema. Mas lá está, a principal causa delas não fazerem esse ajuste automático, é não fazerem o curso completo.

Eu questionei:

João Carlos Aldeia Pereira

Então basicamente, para afinar, tenho que ter o cabo do travão relativamente solto?

Andre Santana
Sim, tem que estar solto o suficiente para as patilhas nas pinças chegarem ao máximo de repouso, ou muito perto disso. Se ao fizeres isso, ele não travar nada e começar apenas a travar depois de muito curso na patilha, tens quase de certeza o problema nos afinadores automáticos das pinças.

E pronto, vou começar por aí. Cabos novos e afinação nova, vamos ver no que dá.

Agradeço a participação de todos e em especial do André Santana, Luís Santana e David Alter II (no Facebook).

De qualquer forma, mais ideias serão bem vindas.
As do BX são 10x pior que as VAG a nível de travão de mão, contudo são melhores em "feeling" de travão de pé pois os êmbolos são maiores.

Por experiencia pessoal, a alteração da balança do travão de mão + cabos do travão de mão + suportes dos cabos nas pinças VAG feitas pelo Terrax4 faz uma diferença muito grande.

Agora, há uma coisa discutível fora deste contexto, por mais que se aumente a travagem a mesma vai estar sempre limitada pela aderência do pneu ao solo... por isso...

Certo, mas a ideia é ser autónomo. Acredito que o Bruno tenha uma boa solução, mas não quero depender só das suas capacidades.

A aderência do pneus é muito boa, a distribuição de pesos está muito equilibrada. Os Camac não são tão maus como os pintam.

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Confirmo o que o André referiu dos cabos, os meus não estando travado andam quase soltinhos lá na balança, a primeira vez que vi até fiquei a pensar "ui, os cabos vão sair da balança".

Sobre o seu autónomo, tenho a discordar, é a mesma coisa que reinventar a roda, se já existe uma solução que é "minimamente" eficaz é optar por essa... o @herrdoctor tinha a mesma solução na pickup, pergunta-lhe se não travava bem...

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Confirmo o que o André referiu dos cabos, os meus não estando travado andam quase soltinhos lá na balança, a primeira vez que vi até fiquei a pensar "ui, os cabos vão sair da balança".

Sobre o seu autónomo, tenho a discordar, é a mesma coisa que reinventar a roda, se já existe uma solução que é "minimamente" eficaz é optar por essa... o @herrdoctor tinha a mesma solução na pickup, pergunta-lhe se não travava bem...

Diria que não é querer reinventar a roda mas sim uma questão de preço.
Colocar cabos novos será sempre mais barato que comprar um kit plug and play

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Vou partilhar que no meu UMM tenho pinças de travão TRW de uma Renault grand senic e tenho o melhor de dois mundos, tanto na travagem de principal como na travagem com travão de mão sem precisar de andar com os cabos folgados, na verdade travo o carro com a força de um dedo e ele não sai de sitio!
No meu sistema de travagem mantive o compensador de travões, tenho a travagem muito bem equilibrada sem o perigo de haver derrapagem das rodas do eixo traseiro principalmente em dias de chuva...
20220314_164326.jpg20220313_093905.jpg20220313_093945.jpg

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Confirmo o comentário do Santana. No meu atmosférico apliquei as pinças VAG e para usar os mesmos cabos apliquei uns tubos que ajudavam a culmatar o excesso de comprimento dos cabos de travão de mão, e acabava por ficar com um curso muito pequeno, e ao fim de uns tempos já não travava grande coisa.
No meu turbo já vinha com as mesmas pinças aplicadas, mas cortaram as pontas dos cabos de aço do travão de mão e aplicaram uns serra-cabos que garantem o comprimento certo, funcionando "alavanca" das pinças com o curso todo, e até hoje funciona muito bem (já sei que os serra-cabos não é a solução certa, não é preciso avisar, mas vai andando e ficando, é daquelas coisas...).
A parte que menos me agrada mas convivo bem, é o curso do travão dar estalinhos a mais para meu gosto, preferia que ao fim de uns 4 estalinhos o travão começa-se a travar, mas só o faz ao fim de uns 6, isto para garantir o alivio total na pinça. O que é certo é que trava bem, mas com andei muitos anos sem puder confiar no travão de mão, ainda hoje confio, desconfiando :LOL:

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Então, antes de mais nada, vou desafinar os meus ao máximo, para ver no que dá.
Talvez desapertar a porca de afinação da alavanca, seja de imediato uma solução simples para fazer o teste, e perceber se o afinador automático das pinças VAG começa a funcionar. Nem que de momento exageres um pouco para perceber a coisa e depois com jeito e paciência encontras afinação intermédia.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Vou soltar completamente e depois uso o UMM no fim de semana. Depois monto, mas sem apertar.

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
No meu não foi propriamente uma solução plug and play. Como era um longo os cabos de travão de mão eram de tamanho diferente. Eram curtos. O Bruno fez um aumento e ficou impecável. Deve ter fotos no diário. Sempre travou muito bem, sem grandes complicações. Travava bem melhor do que o Wrangler e do que o Mercedes. De notar que, tanto no Wrangler como no Mercedes, consigo manobrar os carros com o travão de mão puxado sem grande esforço.

Última edição:

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Acho que a " mão " do artista tem muito a dizer nestas coisas da mecânica e das invenções...., os meus, tanto o Turbo como o Atmosférico, têm montadas bombas VAG e os cabos de origem, claro que depois teve de se fazer mais uma invenção com os "ditos " tubos em ferro para acrescento..., estão lá e tudo funciona ás mil maravilhas...!!!
Tudo feito cá pelo "je" e não vendo a "patente" a ninguém...!!!😉👽

pcosta

UMM
Registo
4 Jun 2014
Eu tenho vag e o travão de mão considero que trava relativamente bem.
Quando me esqueço de o destravar, o que acontece muitas vezes ele tem dificuldade em andar.
Os meus cabas sendo para o longo foram herdamos da A4 carinha que encaixaram que nem uma luva

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Quando projectamos os suportes pos vag, e passando para as vw a diferença foi na positiva para o travao de mao e negativa para o de pé..... nos dias de hoje temos 2 umm com pinças vag e o travao de.mao com os cabos bx sempre estiveram ao mais alto nivel.....em relacaoas pinças bx, temos um travao de mao original, e a diferenxa e que tem um sistema de enrolamento de cabo ganhando mais curso e mais poder a puxar o travao de mao

Registo
17 Mar 2017
Tava praqui a ler e a absorver e posso ajudar no seguinte:

Tenho um conect em Águeda que fabrica cabos de aço, travão de mão, embregaens, motas, tratores, ou seja se alguém precisar de uns cabos personalizados é falar comigo e dizer tudo o que quer, tipo de cabeças fundidas nos cabos, dimensões, espessura, folga em relação á espiral, etc...
com uma descrição completa do que pretendem, consigo que sejam fabricados cabos 100% personalizdos para resolver os vossos problemas e a preços de custo.

Última edição:

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Tava praqui a ler e a absorver e posso ajudar no seguinte:

Tenho um conect em Águeda que fabrica cabos de travão de mão, ou seja se alguém precisar de uns cabos personalizados é falar comigo e dizer tudo o que quer, tipo de cabeças fundidas nos cabos, dimensões, espessura, folga em relação á espiral, etc...
com uma descrição completa do que pretendem, consigo que sejam fabricados cabos 100% personalizdos para resolver os vossos problemas e a preços de custo.
Ora nem mais, o que a gente precisa é de "cenas" destas e não ...!!! ;) :alien:

Registo
17 Mar 2017
Vou partilhar que no meu UMM tenho pinças de travão TRW de uma Renault grand senic e tenho o melhor de dois mundos, tanto na travagem de principal como na travagem com travão de mão sem precisar de andar com os cabos folgados, na verdade travo o carro com a força de um dedo e ele não sai de sitio!
No meu sistema de travagem mantive o compensador de travões, tenho a travagem muito bem equilibrada sem o perigo de haver derrapagem das rodas do eixo traseiro principalmente em dias de chuva...
Visualizar anexo 29724Visualizar anexo 29725Visualizar anexo 29726

e qual é a origem dos teus discos?

obg

Top Inferior