• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Cruzeta de transmissão-morreu

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Boas

A minha tracção dianteira andava com pouca vontade de trabalhar e ontém descobri porquê. A cruzeta da transmissão dianteira direita(semi-eixo pequeno) está partida.

Agora tenho uma dúvida: aquilo é facil de mudar? Um mecânico com o meu nivel de experiencia(um pouco mais que básico) consegue fazer o trabalho sem se passar da cabeça? Como faço isso? Será que tenho de entregar a transmissão a um mecênico de 40€/hora?

Ajudem-me pleeaaase!!!

Pedro
For every piece to fall in place
Forever gone without a trace
you'll rise it takes its shape
No turning back, don't turn that page
Come now im leavin here tonight
Come now lets leave it all behind
Is that the price you pay?
Runnin through hell, heaven can wait

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
boas pedrumm
então sempre era a magana da cruzeta????!!:angry:
acho que o pior é desapertar os parafusinhhos sextavados do lado de fora do cubo:dizzy_face:,o resto com calma e com umm esquema ao lado,fazes na boa!;)
possivelmente deve haver por aqui alguma reportagem sobre isso,ou mudar rolamento da roda dianteira,etc...

Registo
8 Jun 2006
Amigo Pedro

Até um coxo e zarolho de um olho faz isso às escuras com um corta unhas e, ATENÇÃO, com uma chave de tubos (ou similar) de 54mm, um bom torno de bancada e um conjunto de chaves de caixa (e uma alma caridosa, que saiba da poda, e que o ajude).

Encontra aqui no forUMM o material didáctico:) para poupar o tal dinheirinho.

Entretanto:

-Tira a roda.
-Desmonta o desembraiador.
-Desbloqueia a anilha que retém as porcas (2) grandes do cubo e retira as mesmas.
-Desmonta o sistema de travagem que tiver (sem desligar o flexível do óleo, nem as maxilas, se for esse o caso) e põe todo o conjunto de lado.
-Retira o cubo onde aperta a roda (cuidado com a pista interior do rolamento, que irá cair).
-Já pode puxar para fora o semieixo:cool:.

Se precisar de alguma ajuda é só apitar. Tenha atenção, na montagem, ao aperto:devilish: correcto dos rolamentos cónicos do cubo.

Aproveite para ver o estado dos rolamentos, dos retentores e guarda-pós!

Pedro se não se sente confiante:blush: espere/pessa ajuda. Se o trabalho não ficar bem feito, pode ficar sem a roda ou ainda pior...:dizzy_face:(n):angry::devilish:

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Essa fase menos boa da desmontagem já eu a passei, já saquei o semi-eixo fora. O que não estou com capacidade de entender é como raio tiro a cruzeta do semi-eixo e pior ainda como lá vou colocar uma nova.

Os rolamentos dos cubos estão novos, estão melhores aqueles rolamentos que as minhas articulações, mas isso é normal porque eu tenho mais 7 anos que o UMM.

Pedro

raimummdo

UMM
Registo
1 Out 2007
pedro com uma bancada fazemos esse trabalho. para mim so da a noite la no teu estaminé,se quiseres vai la ter comigo a rio de mouro e pomos la a cruzeta de borla lol desde que leves a cruzeta e o semi-eixo ja tens o meu numero,sabes do que falo.

Não é preciso ter um UMM para ser feliz,mas ajuda muito!!!!!!!!
Sócio nº 192

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
Deve existir alguma ferramenta ou técnica.
Eu pego na rebarbadeira e corto as pontas e depois saem as tampas. Conheço quem puxe tudo para um lado, com um martelo, tire uma tampa e depois retira a outra da mesma maneira.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...

raimummdo

UMM
Registo
1 Out 2007
pois é so tirar os frios bate-la para um lado tirar a touca, depois outra ,mais outra e mais outra depois é o contrario,abraço

Não é preciso ter um UMM para ser feliz,mas ajuda muito!!!!!!!!
Sócio nº 192

Registo
8 Jun 2006
Amigo Pedro

Apesar de alguém poder vir a dizer que trocar uma cruzeta "são favas contadas", algumas vezes não é bem assim, muito pelo contrário:angry:. Uns bons 20% delas dão água pela barba, mesmo com experiência e boas ferramentas:astonished:. Quando a coisa corre mal, corre mesmo mal... Refiro-me tanto ao retirar a velha, como ao recolocar uma nova.

Aceite a ajuda de um de nós, se precisar da minha o tlm é 967 680 028.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Extremamente agradecido a todos pelo apoio. Na quarta-feira vou ao deserto(vulgo margem sul) tratar de uns assuntos pendentes e como vou lá estar o dia todo passo pelo Sr Castanheira e compro a cruzeta e depois peço-vos ajuda para a substituir.

Pedro

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Boas

Um muito obrigado a todos os que se disponibilizaram para me ajudar neste problema. Não cheguei a contactar alguns UMMomaniacos que se disponibilizaram porque aceitei a ajuda do primeiro UMMomaniaco que se disponibilizou a ajudar.

Muito obrigado ao amigo Raimundo pela ajuda. Amigo João a próxima cruzeta partida fica para si:D:D:D. Joaquim, agora já estou preparado para o cafézinho da margem sul.

Abraço

Pedro

Top Inferior