• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Criança de 12 anos em coma.

Registo
30 Mar 2006
Leiam, comentem mas acima de tudo pensem bem antes de arriscar...

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/menino-de-12-anos-em-coma

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

raimummdo

UMM
Registo
1 Out 2007
So quer dizer uma coisa...........IRRESPONSABILIDADE

Não é preciso ter um UMM para ser feliz,mas ajuda muito!!!!!!!!
Sócio nº 192

zeza

UMMzito
Registo
30 Jul 2010
FOGO!!!Irresponsabilidade ou não, a criança é que padeceu,as sinceras melhoras.

Abraços

NicolaUMM

UMM
Registo
4 Mar 2007
so tenho uma coisa a dizer, nada de julgar e fazer juízos.. nunca se aponta o dedo.. melhoras para a criança..

-----
Ter um UMM não é ter um carro.. é ter um objecto,um marco que ajudou a paginar a historia do mais belo pais do Mundo. Portugal
Ter UMM é ter orgulho em ser Português!

O maior Forum de Todo Terreno da Ilha da Madeira e arredores:

www.forum.Madeiraoffroad.com

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Quando li o topico do Valter ...pensei la vem tanga...ou entao sera algo mesmo serio... preferia que fosse mais uma coisa que o streetpreacher foi la buscar aos confins do forum ou da net.

Estamos num forum onde se anda com veiculos todo o terreno e alem de ser "um veiculo" temos responsabilidades acrescidas por ser UMM ou JIPE.

Um jipe nao tem a mesma conducao que um "veiculo ligeiro" tanto para mais que circula em terrenos irregulares (quando circula) o que impoe conducao irregular e postura do veiculo em funcao dos varios e diversos tipos de terreno que se possa encontrar pela frente.

- Quando e' por necessidade/trabalho que se usam estes veiculos todo o terreno, conducao adequada foi/deveria ser administrada (embora ande por ai muita gente que facilite - tipico de muita gente nao mostrar respeito por algo que merece "consideracao", e um jipe e' como comecou acima de tudo uma ferramenta de trabalho - nessa logica temos que saber lidar com as ferramentas - pois anda por ai muita gente que pega em ferramentas e pensa que "qualquer maneira serve"

- Quando e' por lazer devemo-nos familiarizar o quanto mais possivel com o proprio veiculo ou entao ler e ter a nocao que conducao "4x4" e "fora de estrada" nao tem nada a ver com a conducao de um "veiculo ligeiro" e respeito devera ser dado a "areas" ou "movimentos/comporatamentos" do "jipe" que nao estamos tao familiarizados...quando estamos sozinhos no veiculo somente involvemos "nos proprios"...e "pagamos" a factura dos danos...quando incluimos terceiros nessa "conta" sem as terceiros saberem ...e' complicado.

Se as pessoas se derem ao trabalho e lerem este post integralmente e pelo menos tentarem ser mais responsaveis "a gerencia" agradece...Fico sempre contente em nao ler/ver exageros pelo "pessoal UMM"...que assim continue!

Quanto ao menino so peco que realmente recupere...totalmente.
a vida afectada pela "besta" de um adulto...

Pois tentar subir os tais "20 metros" ver que o carro nao faz o trabalho ate ao fim da "rampa" e "apertar" os travoes "la no alto"...e pensar que se tem a situacao sob controlo - e' puro engano o condutor esta numa situacao estilo bomba armadilhada se nao sabe resolver o assunto como deve de ser....
pois vir por ali abaixo a "rolar" nao demora muito e ter a ingenuidade de "meter o pe a embraiagem" e largar o travao "aos pouquinhos" pensando que se resolve a coisa...erro tambem.

O "principio" do veiculo 4x4 e o que diferencia de um veiculo ligeiro e' isso mesmo tem que ser posta a "traccao total" em accao no veiculo e se neste caso apos a imobilizacao do veiculo a rapida passagem de caixa para marcha-atras era o que deveria de ser feito isto se as "4 rodas estiverem ligadas"...e inteligentemente conduzir o carro de marcha-atras pelo mesmo caminho que veio deixando o jipe ao "relanti" descer em marcha-atras ou um ligeiro "cheirinho ...mas constante" no acelarador para manter o veiculo em "TRACCAO TOTAL"...

Como diz o streetpreacher...dizer ah coitadinho do menino nao chega...ele pediu para comentar e mesmo que nao pedisse postaria o mesmo conteudo.

E' muito complicado andar com terceiros no veiculo, ou entao andar em jipes de pessoas que NAO TEM nocao do que estao a fazer.

Por favor nunca e' demais pedir atencao redobrada e nao se exporem a "exageros" como vamos vendo por ai fora.
O acidente seja em que condicoes foi nao foi devido a um pneu ter rebentado em andamento "numa auto estrada".

Nao se exponham a situacoes de risco sem necessidade.

Desculpem la o sermao...
so penso que se fosse no meu caso nunca me perdoaria por ter levado alguem para coma, quando a responsabilidade passou TOTALMENTE pelas minhas maos, desde o momento que o convite foi feito para entrar a bordo, ate cometer os erros de conducao.

Por isso pensem antes, esta sempre nas nossas maos a decisao. e ponderam as coisas.

E de nada valeria "acidentes acontecem"....isso sao desculpas, acidentes so acontecem se nos expusermos a eles.

Carlos Pires

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
É por estas é que quando em TT com a malta, miudos mais pequenos, meninas (que costumam ser menos afoitas), amigos que não sabem ao que vêem, tudo fora dos jipes em certos obstáculos mais 'complicados'!

É claro que acidentes podem sempre acontecer! Espero que não seja grave e que o pequeno possa voltar às lides do TT, que certamente deve gostar(conheço uns quantos que os olhos até ganham brilho só de se lhes falar em passeios TT!)!

cUMMprimentos
Benjamim

zeza

UMMzito
Registo
30 Jul 2010
Olhem, e a noticia da rapariga que em Italia levou um murro de um gajo por causa de um bilhete e acabou por morrer...
E pior, dezenas de pessoas assistiram e só um Sr é que foi capaz de travar o ordinario, enquanto a moça morria ali no chão e ninguem sequer se aproximou dela...Isso é que foi uma chapada na minha cara.Nunca tal imaginei.Todos os que não fizeram nada, que tenham o que merecem.Vejam na sic online.

PEÇO DESCULPA A MUDANÇA DE ASSUNTO; MAS PRECISAVA MESMO DE DEITAR CÀ PARA FORA.

Abraços

Registo
30 Mar 2006
Fico chocado estas atitudes:disappointed_relieved:crianças dentro dos jipes a fazer radicais!!!NUNCA!!!, tenho duas filhas com 7 e 9 anos e adoram andar comigo no jipe, e o que mais me arrepia é se acontece alguma coisa, por isso, custa-me os olhos da cara quando lhes tenho que dizer 'NÂO' quando elas insistem em ir comigo:disappointed_relieved:
Só as levo quando tenho a certeza que não há perigo, mas mesmo assim, tenho sempre algum receio.
Sabemos que ''onde está uma criança está o perigo'' mas estas situações são 100% responsabilidade dos adultos(pais).
Desculpem o desabafo, mas não tolero estas coisas.

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas
Desejo as rápidas melhoras para a criança.

É por isso que para evitar estas situações, ultimamente tenho recorrido ás alternativas nos passeios TT, um dos motivos que me leva a recorrer ás alternativas é o desconhecimento da Zona ou terreno e não esquecer que existe uma maior probabilidade de surgir uma avaria em determinados componentes que podem comprometer a segurança do veiculo quando conduzimos fora de estrada do que em estrada.
Nas situações mais radicais prefiro ser um mero espectador.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

M.amorim

UMM
Registo
21 Set 2006
quote:Originally posted by NicolaUMM

so tenho uma coisa a dizer, nada de julgar e fazer juízos.. nunca se aponta o dedo.. melhoras para a criança..

-----
Ter um UMM não é ter um carro.. é ter um objecto,um marco que ajudou a paginar a historia do mais belo pais do Mundo. Portugal
Ter UMM é ter orgulho em ser Português!

O maior Forum de Todo Terreno da Ilha da Madeira e arredores:

www.forum.Madeiraoffroad.com

palavras sabias.

Cumprimentos Manuel Amorim
Gallumms
www.umm-aventura.com

I AM UMM

UMM
Registo
27 Jan 2009

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Não conheço a subida em questão, mas não pudemos julgar. Só espero que a criança reupere a 100% e sem sequelas porque o pai já tem a sua dose.

Mas pelo que li pareceu-me um acidente, não conheço a experiência do condutor por isso abstenho-me de dizer mais.

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Bom dia!

e sempre tragico quando situações destas envolvem crianças. Não vou condenar o homem, pois, tal como referiu o Aldeia, desconheço as circunstancias que envolveram o acidente... também gosto muito de ir dar uma volta de jipe com os primos pequenos, e quando menos esperamos uma cidente acontece.

Vamos esperar que a criança recupere bem e que não fique com mazelas de maior, como também deixo aqui a minha solidadriedade com o pai dela, pois deve estar a passar um momento nada agradavel.

Um reparo para o post do Carlos (aloevera).

De facto as tuas indicações/instruções sobre a condução em TT são bastante pertinentes. É nessas circunstancias que por vezes o sangue começa a ferver quando encontramos uma dificuldade, e só queremos sair dali o quanto antes para tentar subir outra vez, e acabamos por descurar a questão da segurança.

Essas regras que definiste são importantissimas para um "regresso" em segurança!

Abraço

Passarinho

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiros(as)

É de lamentar o sucedido! :disappointed_relieved:
Desejo rápidas melhoras para a criança.
O pai e condutor do jipe não precisa de criticas e acusações porque já tem a sua dose como diz o Aldeia.

A prática do TT em jipe requer um condutor hábil e prudente, como qualquer outro tipo de condução (motorizada ou não).
Há pessoas que por mais que lhes sejam ensinadas as boas práticas e recomendações, serão sempre uma nulidade perigosa ao volante de um qualquer 4x4 (não quero dizer que seja o caso neste triste acidente).

Por via das dúvidas, quando faço uma ou outra situação mais radical, o meu UMM não leva passageiros, prefiro arriscar sozinho e assumir a responsabilidade por inteiro..

Votos de rápidas melhoras para a criança, de forma a que o pai e mãe consigam respirar de alívio.

cUMMprimenTTos

M Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

pedrolopes58

UMMzito
Registo
3 Jan 2010
Neste caso em particular existem uma serie de factores que juntos tornaram esta situação quase inevitável.
Em 1º lugar a picada também chamada de subida do "carro velho" tem para além de uma acentuada inclinação, uma extensão considerável.
Em 2º lugar o piso desta subida é extremamente irregular, cheia de cascalho, pedras e gravilha solta o que a torna muito sujeita a perdas de tracção permanentes e por consequência mt perigosa.
Em 3º lugar é uma subida que não permite qualquer tipo de hesitação do condutor, ou aborda a mesma com total confiança em si e na máquina que conduz ou nem vale a pena tentar. O meu Vitara com pneus de tracção a meio uso não a sobe.
Em 4º lugar ao que se sabe o condutor não tinha muita experiência e tinha o Range á pouco tempo, o mesmo será dizer, com pouco traquejo e com um carro que não lhe conhece as manhas é arriscado tentar uma coisa destas.
Ás vezes basta apenas 1 destes items para já em si poder dar asneira caso não exista uma coisa que eu acho que todos os homens e mulheres do TT devem ter...MEDO...o medo torna-nos cautelosos, ponderados e conscientes perante os obstáculos que nos aparecem.
Não duvido nem imagino a dor deste homem, que nunca nenhum de nós por lá passe. Será sempre uma cruz inimaginável que este amigo irá carregar.
Erros todos temos.
Que Deus conceda a este pai e a este menino a oportunidade de os juntar novamente num jipe e disfrutar de uns bons passeios, seria o sinal que tudo acaba bem quando algo começou mal.

"team chupetas"..poupados e forretas

Top Inferior