• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Cournil: Vida debaixo do Capot

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boa tarde,

tenho um cournil do ano de 1980 com motor 2100cc adquirido a pouco tempo.

Tenho notado que o carro tem muitas coisas modificadas, entre elas debaixo do capot.

Gostaria de saber o que é de origem e o que foi descolado para o meu modelo.




Obrigado pela ajuda.

UMM 4x4 Entrepreneur 1980
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Aparentemente, e vendo apenas pela foto parece-me que é tudo de origem dos modelos com o 2100...
Acho que n tens é radiador de soufagem, ou estou a ver mal???
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Sim, falta lá qualquer coisa, que presumo ser o radiador da soufagem e os tubos para ligar ao motor.

Vi no outro dia dois Cournis com o motor 2100 e eram bastante diferentes. O filtro do gasoleo estava atras do radiador, o filtro de ar era maior e a entrada passava pela direita do radiador e o depósito de agua estava apoaiado directamente atras do radiador.

Mas como nao percebo nada disto, dai ter as minhas duvidas.

UMM 4x4 Entrepreneur 1980
 

cournel

UMM
Registo
13 Jun 2007
Mensagens
601
Localização
DOIS PORTOS
Pois, o meu é muito diferente do teu, nunca vi nenhum assim, se canhar por ser tão antigo...

UMM abraço...

Diogo Ferreira
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Pois é, a comparar com o teu, parece mais vazio, O filtro de ar do teu é bem maior.

UMM 4x4 Entrepreneur 1980
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Mensagens
1.777
Localização
Portugal - Figueira da Foz
Boas Companheiro :)
Pelo que se consegue ver na foto, parece que houve mudanças no lugar de algumas peças.
Eu acho que o filtro de gasoleo fica atrás do radiador e não onde está. Quanto ao filtro de ar, os que tenho visto têm efectivamente uma caixa maior.
O meu Cournil tem o tubo de entrada de ar do outro lado do radiador e a caixa (do filtro) está fixa por cima do motor paralelamente ao radiador.
O vaso expansor normalmente está fixo ao topo do radiador.
Mas como eu tenho o Cournil 2.3D e não conheço o habitáculo do motor 2.1D, não te posso ajudar muito. :disappointed_relieved:
O aspecto de uma forma geral parece-me muito original, tirando uma ou outra posição das peças que referi.
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84
Aveiro/Viseu

 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Espera... por acaso n compraste esse UMM em Carnaxide? Parece-me que é um que eu tinha visto, e que realmente tinha tudo como esse, por isso disse que me parecia de origem.
Realmente os filtros de ar dos Cournil são maiores e presos longitudinalmente por cima do motor. Esse parece mais o dos Alter...
Mas como já tinha visto um assim pensei que era mesmo deles.

 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Este UMM é o que viste em Alfragide Nunu, que estava estacionado na garagem, cujo proprietário sou eu, que vivo em Carnaxide.

É que no outro dia vi um cournil de 82' com um motro 2.1 e as diferenças eram as enumeradas.


UMM 4x4 Entrepreneur 1980
 

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Mensagens
355
Localização
Portugal
E em tudo igual a dois cournil de 1980 que temos por cá principalmente o do DucatUMM.
Radiador pequeno, filtro de gasoleo na frente, vaso de expansão atrás, filtro de ar pequeno suspenso diretamente sobre o colector. Parece que tem o dobro do espaço dos outros cournil :D

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team
 

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Mensagens
532
Localização
Portugal
Boas!!! Uma pequena observação onde para o servofreio???? Será que foi de férias? Agora mais a serio é normal este modelo não ter servofreio e já agora como é a travagem?


AbraçUMM, André Pires

 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Obrigado pela confirmaçao Joao.

Quanto à travagem, digamos que é aventureira. Pedal a fundo, e lá trava ele bloqueando as belas das rodas.

Cumprimentos

UMM 4x4 Entrepreneur 1980
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Grande confusão a minha... claro que és tu... ok...:) estava a ver que tinhas vendido o bicho...
O servo-freio nesses não existe mesmo. está certo assim.
 
Top Inferior