• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

COURNIL UMM, evolução

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Bom dia,
alguem me pode ajudar, a saber mais sobre esta fotografia?




Pelo folheto, sei que é de 1979!!!
Estou intrigado com o para-brisas, e com os puxadores !!!

Se alguem me puder esclarecer, agradeço

Abraço e bom domingo
Paulo Nunes
 
Registo
1 Out 2008
Mensagens
1.668
Localização
Portugal
Bom Dia . Desses Puxadores ,já tinha visto noutros Courni's , acho que o 1º que vi tinta tração Integral…!?, mas não ateimo …!?, se tinha ou não , quanto ao Para-Brisas , dividido ao meu isso nunca tinha visto .
 

rjoina

UMM
Registo
18 Fev 2011
Mensagens
586
Localização
Portugal
Os puxadores saíram nos primeiros cournil são chamados de puxadores embutidos

Quanto ao parabrisas não será apenas reflexo?


Aveiras a concelho
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
quote:Originally posted by joao silva

Bom Dia . Desses Puxadores ,já tinha visto noutros Courni's , acho que o 1º que vi tinta tração Integral…!?, mas não ateimo …!?, se tinha ou não , quanto ao Para-Brisas , dividido ao meu isso nunca tinha visto .

Olá João, obrigado

Pois..., vou ter que "catar" mais um pouco!:)


 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
quote:Originally posted by rjoina

Os puxadores saíram nos primeiros cournil são chamados de puxadores embutidos

Quanto ao parabrisas não será apenas reflexo?


Aveiras a concelho

Boa noite (rjoina),

Obrigado pela ajuda.
Quanto aos puxadores, parecem aqueles da Land Rover mais antigos!! Será?
Por acaso, não tem uma foto, em que sejam mais visiveis?

E, o que tambem não entendo, é porque razão, nos UMM curtos, tinham puxadores salientes, e neste, aparecem estes, para depois voltarem os salientes!!

O para-brisas, realmente, é a primeira vez que encontro um UMM assim, mas, com tantas evoluções, nem sei que diga.. Até nem parece o vidro "quebrado", mas talvez uma travessa por trás!!!
Talvez apareça alguem que possa dar uma achega.

 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Paulo os primeiros Cournis a serem fabricados foram todos para o Corpo de Tropas Pára-Quedistas, ou seja calharam me na rifa a mim na altura "todos" os que vieram para Tancos e os puxadores das portas eram todos assim, apareceu um depois com capota rígida que foi para o comandante mas já com os puxadores das portas diferente, ou seja considerados normais.




 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Eduardo Filipe

Paulo os primeiros Cournis a serem fabricados foram todos para o Corpo de Tropas Pára-Quedistas, ou seja calharam me na rifa a mim na altura "todos" os que vieram para Tancos e os puxadores das portas eram todos assim, apareceu um depois com capota rígida que foi para o comandante mas já com os puxadores das portas diferente, ou seja considerados normais.










Olá Eduardo, boa noite

Obrigado pela foto.
Pelo que apurei, a UMM, começou pelos "curtos", certo?
Ora, quase todos os "curtos" que aparecem em Rodas de Viriato, inclusivé o tal nº1 !!!(do srº Silvino) teem pegas que até parecem cromadas.

Em que momento, passaram a embutidos, e porquê? Se calhar a resposta é mesmo : militares, pois operacionalmente pareceria mais eficaz....

Analisando a sua foto, fiquei com outra questão: os farois do 1º carro são menores que os seguintes?

Quanto ao para-brisas, mantem-se a dúvida.

 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter

Paulo com disse em cima os primeiros carros que foram para as Tropas Pára-Quedistas eram todos com fechos embutidos(para no mato não serem ripados pelos arbustos)
Nesta foto já os Pára-Quedistas tinham passado ao Exército e o primeiro carro era de de faróis pequenos e fechos de porta embutidos, e os restantes tinham vindo na altura do extinto Regimento de Comandos para as Tropas PáraQuedistas ( na altura foi uma tremenda confusão)tinham faróis grandes e fechos das portas já salientes


 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Eduardo Filipe


Paulo com disse em cima os primeiros carros que foram para as Tropas Pára-Quedistas eram todos com fechos embutidos(para no mato não serem ripados pelos arbustos)
Nesta foto já os Pára-Quedistas tinham passado ao Exército e o primeiro carro era de de faróis pequenos e fechos de porta embutidos, e os restantes tinham vindo na altura do extinto Regimento de Comandos para as Tropas PáraQuedistas ( na altura foi uma tremenda confusão)tinham faróis grandes e fechos das portas já salientes









Estamos a falar do final de 80's? extinto!! Regimento de Comandos: por causa das mortes em Santa Margarida? Estava lá, por essa altura. Sai, dois anos antes, cerca de 87/88!!! e a minha experiência Cournil foi por lá :)
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Não Paulo, os Pára-Quedistas passaram da Força Aérea para o Exército em 1994 e começaram a receber nesse ano todo o material do Extinto Regimento de Comandos


 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Eduardo Filipe

Não Paulo, os Pára-Quedistas passaram da Força Aérea para o Exército em 1994 e começaram a receber nesse ano todo o material do Extinto Regimento de Comandos









Bem.... a minha memória desse tempo, já não é muita, salvo 1 ou outro pormenor mais marcante.. :)

Voltando à estaca inicial:
Então, se a fotografia/catálogo era de 79, com puxadores embutidos, e se antes ainda houve os curtos, com pegas salientes, se calhar a foto era de 1 pré-série militar?


 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Eduardo Filipe

Esse era já o modelo fabricado a seguir tipo versão civil.








Ora pois. Parece a conclusão certa.
Mas...., confirma a versão que os 1ºs UMM's foram "curtos"?

 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Os curtos, mesmo curtos só vi dois ou três, lembro me de ver um branco durante dois ou três anos numa praceta em Alvalade, mas não me lembro se tinha pegas das portas embutidas.
Existia um aqui no Entroncamento na EPSM ( Escola Prática de Serviço de Material) mas também não me lembro que pegas tinha.


 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
quote:Originally posted by Eduardo Filipe

Os curtos, mesmo curtos só vi dois ou três, lembro me de ver um branco durante dois ou três anos numa praceta em Alvalade, mas não me lembro se tinha pegas das portas embutidas.
Existia um aqui no Entroncamento na EPSM ( Escola Prática de Serviço de Material) mas também não me lembro que pegas tinha.









Um dia destes vou pedir ao srº Silvino para ver o dele, com mais atenção.



Curiosamente, o folheto, da tal versão civil, tem uma imagem com uma pick-up com farois pequenos.... !!! que grande confusão de versões e séries de material montado.... :)

Vou aguardar que apareça mais alguma informação acerca do parabrisas.

 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.915
Localização
Porto
quote:Originally posted by Cournil Lisboa

quote:Originally posted by Eduardo Filipe

Os curtos, mesmo curtos só vi dois ou três, lembro me de ver um branco durante dois ou três anos numa praceta em Alvalade, mas não me lembro se tinha pegas das portas embutidas.
Existia um aqui no Entroncamento na EPSM ( Escola Prática de Serviço de Material) mas também não me lembro que pegas tinha.









Um dia destes vou pedir ao srº Silvino para ver o dele, com mais atenção.



Curiosamente, o folheto, da tal versão civil, tem uma imagem com uma pick-up com farois pequenos.... !!! que grande confusão de versões e séries de material montado.... :)

Vou aguardar que apareça mais alguma informação acerca do parabrisas.



O do Sr Silvino Alves é de pega normal, da para ver no vídeo da reportagem “Linha da frente” sobre a UMM/Dakar.

É só abrir o vídeo, já está no tempo correto e tudo.
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
quote:Originally posted by StreetGT

quote:Originally posted by Cournil Lisboa

quote:Originally posted by Eduardo Filipe

Os curtos, mesmo curtos só vi dois ou três, lembro me de ver um branco durante dois ou três anos numa praceta em Alvalade, mas não me lembro se tinha pegas das portas embutidas.
Existia um aqui no Entroncamento na EPSM ( Escola Prática de Serviço de Material) mas também não me lembro que pegas tinha.









Um dia destes vou pedir ao srº Silvino para ver o dele, com mais atenção.



Curiosamente, o folheto, da tal versão civil, tem uma imagem com uma pick-up com farois pequenos.... !!! que grande confusão de versões e séries de material montado.... :)

Vou aguardar que apareça mais alguma informação acerca do parabrisas.



O do Sr Silvino Alves é de pega normal, da para ver no vídeo da reportagem “Linha da frente” sobre a UMM/Dakar.

É só abrir o vídeo, já está no tempo correto e tudo.

Olá Tiago, obrigado.

Bem me parecia. Ou seja, possivelmente a versão civil seguiu em pegas salientes, enquanto as militares seguiram com embutidos...

Sobra então o parabrisas. Vamos a ver se mais alguem ajuda com mais informação.
 
Top Inferior