Nunca alterei nenhum motor mas falo pela experiência do que tenho visto por aqui e falado com malta que já fez essa alteração:
Tenho de cortar chapa para levar o turbo?
Sim, no sitio do turbo tens que alargar um pouco
O diferencial traseiro, tenho de alterar os apoios das molas?
Sim pois no alter 2 encontra-se numa posição diferente
Os apoios de motor e da caixa?
Não sei, mas possivelmente.
A direcção assistida serve lá sem problemas?
Implica algum trabalho, mas pode-se montar.
A embraiagem, pode ser hidraúlica?
Tanto quanto sei, tem que ser hidraulica
Que radiador devo usar?
O Cournil tem menos espaço, logo o radiador do Alter 2 turbo não cabe(penso eu). Consegues contornar essa questão reconstruíndo um radiador do atmosférico e aplicando uma ventoinha que dispare sozinha a partir dos 87º (salvo erro). Aconselho-te também a montares um termostato novo e a reveres bem o estado da bomba de água, assim como os demais componentes que intervêm no arrefecimeto do motor. De qualquer forma, a malta queixava-se mais dos "calores" quando tinha que puxar por ele, em andamento "normal" em estrada o radiador aguentava-se sem a ventoinha. Não te esqueças de montar o radiador de óleo para ajudar. Uns manómetros extras para controlares a temperatura também é indispensável.
Em suma dá para fazer tudo aquilo que queres, mas com algum trabalho. De todas as operações que falaste eu só não mudava os diferenciais, não pelo trabalho que dá, mas sim porque ficas com a relação do atmosférico. Se quiseres montar uns 31''10,5 R15 ou uns 235/85 R16 com a relação do atmosférico o carro anda mais folgado.
Para que faças uma ideia, eu troquei as relações do meu turbo vermelho antes de montar os 31''. Até notei ligeiras melhorias na prestação do motor do que quando andava com a relação longa e os 235/75 R15. Faço muitas picadas em 2ª lenta quase no ralenti e se necessito uma gazada, é só pisar e o UMM responde. A 1ª lenta agora é só para subir a uma velocidade muito baixa ou então para descidas muito ingremes. Fiquei muito contente com essa alteração e recomendo.
UMM abraçUMM
j.aldeia