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Cournil Turbo aka Cournélia Entraopénador

UMMOCA

UMM
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28 Out 2006
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Boas,

Durante o fim de semana surgiu a oportunidade de adquirir um UMM Cournil Entrepeneur 4X4 de 1985, só a carroçaria completa, mas irá levar motor e caixa do turbo, diferenciais com travão de disco e direcção assistida.
Irá servir para uns passeios, também para passear os cães e como burro de carga para o que necessitar para a casa nova que há-de vir.
Quando der coloco fotos.

Cps,
Paulo Brás
 

UMMOCA

UMM
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28 Out 2006
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Boas

Necessito de algumas informações e dicas, de quem já colocou um motor turbo num cournil.

Tenho de cortar chapa para levar o turbo?
O diferencial traseiro, tenho de alterar os apoios das molas?
Os apoios de motor e da caixa?
A direcção assistida serve lá sem problemas?
A embraiagem, pode ser hidraúlica?
Que radiador devo usar?

Desde já obrigado!

Cps,
Paulo Brás
 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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quote:Originally posted by UMMOCA

Boas

Necessito de algumas informações e dicas, de quem já colocou um motor turbo num cournil.

Tenho de cortar chapa para levar o turbo?
O diferencial traseiro, tenho de alterar os apoios das molas?
Os apoios de motor e da caixa?
A direcção assistida serve lá sem problemas?
A embraiagem, pode ser hidraúlica?
Que radiador devo usar?

Desde já obrigado!

Cps,
Paulo Brás

Boas Paulo

Quanto a cortar chapa por causa do turbo poderá ser necessário se realmente lhe quer colocar a caixa de 5, para que a caixa fique direita o motor ficará inclinado para a esquerda (visto de frente), para sofrer esta inclinação o melhor é ver num AlterII como está aplicado o motor, sendo o motor inclinado terá de mudar o chupador da bomba de óleo, abrir o cárter e dar meioa volta ao chupador.
Se mantiver o motor com a caixa de 4 (ferro) os apoios do motor e caixas dão perfeitamente, se aplicar a de 5 pelo menos a travessa das caixas convem ser a do AlterII ou então fazer uma nova.
Nos diferenciais não é necessário trocar os apoios das molas, terá de trocas as transmissões se aplicar a caixa de 5.
Quanto á direcção assistida se pretender manter a original do AlterII terá de cortar o suporte da caixa original e fazer a furação na longarina para aplicar a do AlterII.
A embraiagem pode ser hidraulica mas para isso tem de aplicar os pedais do Alter e neste caso por não haver espaço fazer furação na a cava da roda para ter espaço para a bomba principal de embraiagem (ter o cuidado se no cruzamento de eixos a roda não vai bater na bomba).
Quanto ao radiador o do cournil AlterI não será muito aconselhado mas sim o do AlterII ou outro que consiga fazer um bom arrefecimento do motor.

mas aguarda por mais opiniões, existe aqui malta que já fez aplicações do género e sabe pelo que passou, até poderá ser mais simples.

cUMMprimentos

Dias
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http://satao.no.sapo.pt

 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Nunca alterei nenhum motor mas falo pela experiência do que tenho visto por aqui e falado com malta que já fez essa alteração:

Tenho de cortar chapa para levar o turbo?
Sim, no sitio do turbo tens que alargar um pouco

O diferencial traseiro, tenho de alterar os apoios das molas?
Sim pois no alter 2 encontra-se numa posição diferente

Os apoios de motor e da caixa?
Não sei, mas possivelmente.

A direcção assistida serve lá sem problemas?
Implica algum trabalho, mas pode-se montar.

A embraiagem, pode ser hidraúlica?
Tanto quanto sei, tem que ser hidraulica

Que radiador devo usar?
O Cournil tem menos espaço, logo o radiador do Alter 2 turbo não cabe(penso eu). Consegues contornar essa questão reconstruíndo um radiador do atmosférico e aplicando uma ventoinha que dispare sozinha a partir dos 87º (salvo erro). Aconselho-te também a montares um termostato novo e a reveres bem o estado da bomba de água, assim como os demais componentes que intervêm no arrefecimeto do motor. De qualquer forma, a malta queixava-se mais dos "calores" quando tinha que puxar por ele, em andamento "normal" em estrada o radiador aguentava-se sem a ventoinha. Não te esqueças de montar o radiador de óleo para ajudar. Uns manómetros extras para controlares a temperatura também é indispensável.


Em suma dá para fazer tudo aquilo que queres, mas com algum trabalho. De todas as operações que falaste eu só não mudava os diferenciais, não pelo trabalho que dá, mas sim porque ficas com a relação do atmosférico. Se quiseres montar uns 31''10,5 R15 ou uns 235/85 R16 com a relação do atmosférico o carro anda mais folgado.

Para que faças uma ideia, eu troquei as relações do meu turbo vermelho antes de montar os 31''. Até notei ligeiras melhorias na prestação do motor do que quando andava com a relação longa e os 235/75 R15. Faço muitas picadas em 2ª lenta quase no ralenti e se necessito uma gazada, é só pisar e o UMM responde. A 1ª lenta agora é só para subir a uma velocidade muito baixa ou então para descidas muito ingremes. Fiquei muito contente com essa alteração e recomendo.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

UMMOCA

UMM
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28 Out 2006
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quote:Originally posted by Aldeia


Em suma dá para fazer tudo aquilo que queres, mas com algum trabalho. De todas as operações que falaste eu só não mudava os diferenciais, não pelo trabalho que dá, mas sim porque ficas com a relação do atmosférico. Se quiseres montar uns 31''10,5 R15 ou uns 235/85 R16 com a relação do atmosférico o carro anda mais folgado.

Para que faças uma ideia, eu troquei as relações do meu turbo vermelho antes de montar os 31''. Até notei ligeiras melhorias na prestação do motor do que quando andava com a relação longa e os 235/75 R15. Faço muitas picadas em 2ª lenta quase no ralenti e se necessito uma gazada, é só pisar e o UMM responde. A 1ª lenta agora é só para subir a uma velocidade muito baixa ou então para descidas muito ingremes. Fiquei muito contente com essa alteração e recomendo.

UMM abraçUMM

j.aldeia



Pois mas tem de ser, porque ele está sem diferenciais, mas já arranjei troca de umas relações 4.88 por umas 5.38.;)

Agora como o jipe talvez seja mais usado para trial, qual a caixa que devo usar? De ferro ou aluminio?
E a de ferro encaixa direito ou tem de ter bolacha?

Cps
Paulo Brás
 

Dias

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16 Mai 2007
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Boas
quanto á questão das molas na ponte traseira terás de trocar como comentou o Aldeia se aplicares a ponte do AlterII porque os apoios das molas são na lateral em relação ás longarinas, agora se mantiveres a ponte do cournil não será necessário trocar os apoios das molas.
Quanto a caixas para trial não sei dizer qual a melhor, se mantiver a de 4 irá ter que colocar a coloche ou bolacha da caixa de ferro e colocar o volante de motor original do cournil, deve verificar a incompatibilidade da furação do volante, tem duas hipoteses ou manda fazer no volante do motor nova furação de 6 para 8 furos ou tem que encontrar um volante igual mas com 8 furos.


cUMMprimentos

Dias
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UMMOCA

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28 Out 2006
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Ok, já vi que a melhor é mesmo a de alúminio. :D
Já agora o aro do vidro do turbo serve no cournil? Julgo que sim.

Cps,
Paulo Brás
 

UMMOCA

UMM
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28 Out 2006
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Pois já fui meter bem o olho e a carroçaria de chapa está muito boa.
Trata-se de um UMM comercial, que julgo que apareceu numa revista qualquer pelos 30 anos da UMM, julgo ser a motores magazine.
Com o entusiasmo esqueci-me foi de tirar uma foto:p
Mas ao menos já tem trabalho adiantado, os apoios de motor já estão certos para o motor turbo, já tem brincos maiores e está desmontado, ou seja é só dar um fumo de tinta e montar.
Vai ter de levar um aro alter, o outro tá algo maduro e uns arranjos pequenos na chapa em alguns sitios.

Talvez para a semana começem os trabalhos.

Cps,
Paulo Brás
 

alex

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7 Dez 2006
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Dá impressão que tem o capon mais alto ao estilo das vacas... não?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

UMMOCA

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quote:Originally posted by alex

Dá impressão que tem o capon mais alto ao estilo das vacas... não?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Sim o antigo dono fez essa alteração, que não sei se vou manter, como vou aplicar o motor turbo, assim talvez dê para levar um radiador mais alto e maior. Além da colocação de um intercooler frontal.

Cps,
Paulo Brás
 

verdinhumm

UMMzito
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29 Set 2008
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Olá!
Dou-te concelho se queres fazer um trabalho razoavel e poupar alguma mão de obra leva a carreçoria ao jato da areia que ai so tens que isolar e pintar.
Abraço Márcio Gonçalves

O Amigo dos Umm's na Madeira
 

UMMOCA

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28 Out 2006
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quote:Originally posted by verdinhumm

Olá!
Dou-te concelho se queres fazer um trabalho razoavel e poupar alguma mão de obra leva a carreçoria ao jato da areia que ai so tens que isolar e pintar.
Abraço Márcio Gonçalves

O Amigo dos Umm's na Madeira

Mas o problema é que me poderá empenaros paineis. Já vi acontecer.
E além disso ele está em muito bom estado, e a maior parte do trabalho serei eu a fazer.

Cps,
Paulo Brás
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

Tou a ver que encontraste um alter 2 turbo para peças e vais meter tudo no cournil.
Sim senhor vai ficar grande machine.
Quanto a caixas para trial o melhor é mesmo a de 4, é mais curta ficas com um power enorme com o motor turbo, uma combinaçao perfeita para monte hehehhehe

Quanto ao aro do vidro ao meteres o do Alter teras que meter tambem as escovas do alter assim como o motor das mesmas e arranjar forma de o comutador do cournil trabalhar com as mesmas nem que seja so numa posiçao. (de uma lado para o outro LOL)
Quanto a eixos, se usares os do Alter II relaçao do turbo como as relaçoes sao mais longas para trial ja vais ficar a perder força, e vais ter que cortar o Ponto de mola e solda-lo mais para dentro para encaixar na longarina.

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

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UMMOCA

UMM
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28 Out 2006
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Sim realmente comprei um Alter Turbo, completamente podre.
Quanto ao aro vou passar tudo e ligar.
As relações já arranjei troca por umas 5.38.;)

Cps,
Paulo Brás
 

eunema

UMM
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22 Mai 2008
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Boas companheiro

Dà-lhe com alma que não é facil.

Tens muito trabalhito pela frente, aproveita bem cada momento



Cumprimentos
Hernani
 
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