• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Cournil 2.1… a força não existe 😂

Palexandreph

Iniciado
Registo
18 Jun 2021
Boa tarde amigos.
mando num dilema com o meu cournil e para isso venho pedir a vossa opinião.
O carro não aguenta uma ligeira subida sem que se tenha de começar a reduzir mudanças e depois la vou eu a pouco mais de 30km/h a empatar todos 😂
Já foi verificado folgas de válvulas etc… e o problema persiste. Ou seja calculo que seja mesmo feitio do 2.1 indenor.
É um 2.1 com caixa de ferro e relação de diferenciais curta. E mesmo assim é incrível a falta de força que sinto que o carro tem…
Já li inúmeros tópicos aqui no fórum sobre bombas bosch, swap para 2.5 ou 2.5td ou então a opção que parece dar mais trabalho que é colocar o 2.1td 12v.
Seja qual for a alteração que faça já sei que terei sempre de adquirir uma caixa de 5 velocidades e alterar apoios de motor.
Espero que não me julguem mal porque eu bem sei que isto não é nenhum carro de corridas, até porque não necessito que ele dê muito mais de 80km/h… apenas que nao “desmaie” completamente cada vez que apanha uma ligeira inclinação 😂

Registo
17 Mar 2017
começa pelo mais simples... um teste de compressão...

Se o motor estiver saudável, aplica-lhe uma bomba bosch dum VW, ou punto, etc etc, encontra-se a preços bem em conta e a aplicação é simples... se mesmo assim quiseres mais, aplica-lhe radiador de oleo e turbo K14 ou ao assim pequeno.

Se o motor tiver roto e cansado faz o swap para o 2.1 12V e desfruta de um carro moderno

Se não te queres chatear, deixa-te tar quieto :ROFLMAO:

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Olá Paulo,

Isso é da aerodinamica do modelo!! :whistle:

O meu COURNIL 494, com o 2.3, realmente não anda muito 80/90km/h, mas força tem. Quem conhece a saída de Lisboa para a A5, ainda esta semana a fiz 50/60km/h em 4ª velocidade, no sentido ascendente.

Assim, antes de avançar para substituições, eu aconselharia a procurar algum "estrangulamento", porque não me parece normal todo esse aperto para ligeiras subidas.

E para quando umas fotos do interior? Tenho muita curiosidade em ver se a personalização foi só exterior.

Palexandreph

Iniciado
Registo
18 Jun 2021
começa pelo mais simples... um teste de compressão...

Se o motor estiver saudável, aplica-lhe uma bomba bosch dum VW, ou punto, etc etc, encontra-se a preços bem em conta e a aplicação é simples... se mesmo assim quiseres mais, aplica-lhe radiador de oleo e turbo K14 ou ao assim pequeno.

Se o motor tiver roto e cansado faz o swap para o 2.1 12V e desfruta de um carro moderno

Se não te queres chatear, deixa-te tar quieto :ROFLMAO:
Já agora antes de começar a desmontar, este motor é de corrente como o 2.3 e 2.5 ou é de carretos?
Muito sinceramente tou bastante inclinado para o 2.1 12v 😂
Olá Paulo,

Isso é da aerodinamica do modelo!! :whistle:

O meu COURNIL 494, com o 2.3, realmente não anda muito 80/90km/h, mas força tem. Quem conhece a saída de Lisboa para a A5, ainda esta semana a fiz 50/60km/h em 4ª velocidade, no sentido ascendente.

Assim, antes de avançar para substituições, eu aconselharia a procurar algum "estrangulamento", porque não me parece normal todo esse aperto para ligeiras subidas.

E para quando umas fotos do interior? Tenho muita curiosidade em ver se a personalização foi só exterior.
Pois este mal pode com o peso dele😂 já agora o seu ouve se muito a injeção? Este nota se que a injeção está muito “rija”
O interior assim que puder já tiro umas fotos mas a excepção do volante (horrível) a única alteração é estar forrado na zona da consola central

Palexandreph

Iniciado
Registo
18 Jun 2021
Faço uma pergunta, isso não andará com as redutoras "encavadas" e em baixas...!!! :cool: :alien:
Amigo sr Eduardo se fosse isso ele tinha bastante força 😂 que é aquilo que lhe falta mesmo 😂😂 ele a direito a velocidade não é nada na para o carro que é… força é que não existe 😂

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Paulo, o Senhor está no céu, simplesmente Eduardo, (tipo simplesmente Maria, como na novela).
Eu comentei essa possível situação, porque na minha vida apanhei na Guerra, muitos "condutores maçaricos", que me vinham com a mesma conversa, não quer dizer que seja o caso, mas acontece a todos os maçaricos na área do TT quando se iniciam...!!! :) :alien:

Palexandreph

Iniciado
Registo
18 Jun 2021
Paulo, o Senhor está no céu, simplesmente Eduardo, (tipo simplesmente Maria, como na novela).
Eu comentei essa possível situação, porque na minha vida apanhei na Guerra, muitos "condutores maçaricos", que me vinham com a mesma conversa, não quer dizer que seja o caso, mas acontece a todos os maçaricos na área do TT quando se iniciam...!!! :) :alien:
Amigo Eduardo desta vez não é esse o caso 😂😂 ele em baixas até não se desenrasca mal… o problema é mesmo a andar normal 😂😂

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Pois este mal pode com o peso dele😂 já agora o seu ouve se muito a injeção? Este nota se que a injeção está muito “rija”
O interior assim que puder já tiro umas fotos mas a excepção do volante (horrível) a única alteração é estar forrado na zona da consola central

Paulo, essa pergunta é muito técnica! :oops:
Como é que se ouve a injeção???:geek:
Eu ouço o motor, e outros ruidos, que me parecem normais. Quando ouço um diferente, transmito ao sr. Silvino e aguardo o diagnóstico!;)

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Paulo, um motor a trabalhar com injeção rija é o equivalente a ter um motor a trabalhar com o ruído de martelos a baterem nos pistons!
Os motores com bi lucas fazem muito isso quando pegam nos dias frios de inverno, depois de aquecerem já trabalham com um cantar menos mal...

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Paulo, um motor a trabalhar com injeção rija é o equivalente a ter um motor a trabalhar com o ruído de martelos a baterem nos pistons!
Os motores com bi lucas fazem muito isso quando pegam nos dias frios de inverno, depois de aquecerem já trabalham com um cantar menos mal...

Acho que nunca ouvi nenhum! ;) Mas entendo o que explicas.

Palexandreph

Iniciado
Registo
18 Jun 2021
ok, o sistema de combustível está todo bem limpo..., temos de ir por partes para chegar a uma conclusão...!!! :cool: :alien:
Sim. Tem tubos novos, filtro combustível novo e até um filtro de rede que tem na entrada de combustível da bomba já retirei e limpei
Paulo, essa pergunta é muito técnica! :oops:
Como é que se ouve a injeção???:geek:
Eu ouço o motor, e outros ruidos, que me parecem normais. Quando ouço um diferente, transmito ao sr. Silvino e aguardo o diagnóstico!;)
Pois não lhe sei explicar😂 nota se que a injecção parece estar adiantada ( talvez tenham mexido para ver se melhorava)
Sim é o que ele faz. A frio faz sempre mais… o problema é que este mesmo no fim de quente continua a fazer bastante 😂

Palexandreph

Iniciado
Registo
18 Jun 2021
Aí está o código

Anexos

• 36A589FA-2FCF-4E0B-A297-61CEBB6CA381.jpeg
    36A589FA-2FCF-4E0B-A297-61CEBB6CA381.jpeg
    49,2 KB · Visualizações: 128

Palexandreph

Iniciado
Registo
18 Jun 2021
Ó João, tens a certeza que viste isso no JJ?🧐
Não estarás a pregar uma partida ao rapaz para o obrigar a andar enfiado no meio das engrenagens do cournil..!😅😅
Eu até não me importo de ir procurar isso 😂 por baixo deve dar bem para ver se tem ou não 😂😂

Top Inferior