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Corrente de Distribuição

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas

Após uma pesquisa não encontrei informação relativamente ás correntes de distribuição das nossas máquinas, desta forma venho aqui solicitar a vossa opinião, o qual passo a descrever:

No sábado como tinha de colocar uma correia nova no Alternador, optei também por trocar a tampa da corrente da distribuição (retirar a do 2.5 da 505 grd pela do 2.3 original do UMM, quando retirei a tampa verifiquei que a corrente de distribuição tinha uma folga de cerca de 0.5cm a 1cm na parte superior (entra a bomba injetora e a arvore de cames), perguntei a um mecânico se era normal mas não especifiquei ao certo o tamanho da folga, o qual me disse que era normal existir uma pequena folga.
Hoje aconteceu que estava a chegar a casa a cerca de 5 a 10 km/h e ouço um arranhar e o motor foi abaixo, pelo sintomas deduzo que a corrente acabou por entregar a alma ao seu criador, como o motor foi abaixo nem sequer dei á chave para o tentar por em funcionamento, reboquei-o com o trator para a garagem onde irei ainda hoje tentar desmontar a tampa da distribuição.

Gostava de saber o seguinte se realmente se confirmar a quebra da corrente:

- circulando entre 5 a 10 km/h com paragem imediata quais os damos que pode ter causado no motor ?
- ao colocar uma corrente nova também devo substituir o tensor ?
- quais os preços + ou - da corrente e tensor ?
- recorrendo ao autodata será que encontrarei os pontos para a colocação da nova corrente e ficará a funcionar em condições ( caso não tenha empenado valvulas ou varetas) ?

Faço estas perguntas porque existem certas partes do UMM que nem lhes toco as quais para mim são sagradas por não estar dentro da matéria (ex:.corrente distribuição e comandar o motor, afinação de diferenciais).
Aguardo o vosso feedback, tenho que preparar a máquina o mais rápido possivel, dia 20 deste mês tem de ir para o Hot Spot Cinfães.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...


Dias
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MarioMachado

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31 Out 2008
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Cortegaça
Amigo Dias, todas essas questões são pertinentes, mas:
Já viste se tens gasóleo no depósito?:D
Antes recomeçares a desmontar peças coloca uma chave de caixa no topo da poli da cambota e roda o motor à mão para ver se roda sem qualquer tipo de prisão, claro que tens de contar com o esforço necessário para vencer a compreção do motor.
Se o motor rodar sem problemas e notares que está a fazer os ciclos de admição e de escape tens o problema da corrente resolvido.;)
Feito isto verifica se a valvolina do corte de gasóleo está a funcionar corretamente.
abraço.
 
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26 Out 2007
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Se partiste a corrente o mais que acontece e empenar as varetas das valvulas se nao sabes afinar nao mexas nao e bicho nenhum mas para quem sabe se quiseres algumas dicas se quiseres liga me

Contacto telemovel 966489745
Cordenadas GPS
N39.4851379 W8.6601943
Email:[email protected]
 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas
Acabei de chegar da garagem e de resolver parte do problema.
Mário preferia que fosse falha de gasóleo :):D, mas não era.
Pelos sintomas que ele me deu parecia ser a corrente da distribuição, hoje (ontem :D), após o jantar fui para a garagem e desmontei a tampa da distribuição, as minhas suspeitas confirmaram-se, era a corrente partida.
Amanhã á noite lá irei tentar acabar serviço de reparação, de momento já está com a corrente nova montada, seguindo os pontos de referência da corrente e dos carretos julgo ter deixado o motor no ponto, falta apenas colocar a tampa, mas só será fechado depois de um colega mecãnico verificar Se está bem montada e o motor no ponto.
Se o serviço correr bem no final do dia irei verificar o estado as varetas das valvulas e caso estejam empenadas substitui-las.
Pedro obrigado pela disponibilidade, mas quanto á afinação das valvulas deixo a cargo do meu colega .



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volino

UMM
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13 Jul 2009
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boas amigo Dias

deixo-te uma imagem do programa autodata com os pontos dos nossos XD3 155 :)



em principio terás tambem alguma vareta empenada ... quanto à afinação das valvolas não sei a foga com que devem ficar mas de certeza que não vai tardar aí essa informação ;)

como te disse ontem, verifica os carretos onde anda a corrente de distribuição,no motor que vinha no jipe do meu pai era isso que estava a acontecer, os carretos já estavam com os dentes bastante gastos e fazia com que a corrente saisse do ponto originando sempre que partisse alguma coisa. neste momento esse motor é o que anda a rolar no meu cournil e nunca mais deu problemas ...

abraço

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas
Tiago com esta imagem poupaste-me tempo, estava com duvida em relação ao carreto afinador, Se era rodando para baixo ou para cima para afinar a corrente, com esta imagem fiquei esclarecido.
Hoje estive a verificar as valvulas e as varetas, ao rodar o motor manualmente não foram verificadas anomalias a nivel de empenos, aparentemente tive sorte por circular a uma velocidade reduzida.
Agora so falta fazer a montagem das correias, radiador e outros periféricos para o colocar a trabalhar e verificar o seu comportamento.
Agradeço a todos a disponibilidade para o esclarecimento das duvidas.


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PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Se acrescentar nada ao que foi dito, apenas deixo umas questões. No caso de quebra total da corrente, parece-me, tendo em conta o funcionamento da distribuição, que as valvulas recolhem todas imediatamente, daí o ir abaixo dos motores. Estarei certo ou não? Ou seja, as varetas não empenam. Pode existir danos no motor no caso da corrente passar uns dentes e aí sim, as varetas vão empenar?








De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Em 3 vezes que o meu antigo motor partiu a corrente empenei sempre varetas...Dias é altamente aconselhado a sua inspecção porque mesmo ao ralentim o que fez parar a cambota de rodar quase de certeza que foi um pistão a bater na valvula,para as inspeccionar basta desmontar o veio de martelos para as tirar.
Na montagem da corrente tens de ter atenção á folga do tensor,o motor pode ficar fora de ponto se a folga nao for respeitada,por isso o que o Mario aconselha em montar um novo tensor tem de ser feito.
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Não percebo nada dessa parte, agora estou mais esclarecido. Quando a corrente parte a veio de excentricos fica na mesma posição em que a corrente partiu e as valvulas que estiverem abertas vão ter encontro imediato com os pistons. Certo, não estava bem a ver as coisas e estava a pensar exactamente nos motores "Fire".








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Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas
Obrigado pelos comentários os quais são sempre uteis.

a máquina já rola mas necessita de uns pequenos ajustes a nivel de bomba injetora, está com a bomba ligeiramente adiantada e neste caso terei de a rodar um pouco para ficar no ponto, tenho também que substituir o vedante superior da bomba injetora (tampa) está a verter algum gasóleo.

Demorei uma semana para efectuar a reparação, tudo isto porque após colocar a corrente coloquei o motor em funcionamento para ver o seu comportamento ( iniciei a reparação por exclusão de partes), quando estava a trabalhar fazia muito fumo branco, deitei mãos á obra e fui verificar as varetas, tinha uma empenada no 3º cilindro, acabei por substituir as varetas todas, após a afinação das valvulas colocou-se novamente o UMM a trabalhar pegando de estalo, desligavasse o motor e voltavasse a ligar e nada o motor parecia que estava preso, rodando á mão não se verificava prisão no motor fora do normal, então voltei a desmontar tudo verificar os pontos e colocar o motor a trabalhar, pegava de estalo, desligava voltava a ligar e não pegava, isto intrigou-me durante 2 dias (sabado e domingo), eu perguntava-me :- porquê é que pega bem á primeira e de seguida não pega? Surgiu um flash e fui verificar o estado da bateria, ao dar ao arranque a bateria ia para os 8volts.
Por causa da filha da pu...a da bateria revi a corrente de distribuição 3 vezes.

Fotos do estado em que ficou a corrente, a tampa e...














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MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
... ó Dias, essa bateria estava a brincar contigo, ai a safadinha:D:D
O que importa é que agora o JB voltou a estar pronto para as curvas;)
 

filipeumm

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29 Mar 2006
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Dias mas mexeste no avanço da bomba para ela agora ter ficado avançada?
É que se não mexeste foi a distribuição que não ficou como estava,a posição do tensor de mola e o outro que é excentrico interfere com o ponto do motor.No meu quando parti a corrente pela primeira vez após a montar de novo o carro ficou a puxar como nunca tinha puxado.
 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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quote:Originally posted by filipeumm

Dias mas mexeste no avanço da bomba para ela agora ter ficado avançada?
É que se não mexeste foi a distribuição que não ficou como estava,a posição do tensor de mola e o outro que é excentrico interfere com o ponto do motor.No meu quando parti a corrente pela primeira vez após a montar de novo o carro ficou a puxar como nunca tinha puxado.

Boas Filipe
Foi feito um ligeiro avanço apenas na bomba, até foi ideia do meu colega mecânico, 2º diz dá-lhe mais um bocadito de power, mas para ser sincero aquilo parece um papa-reformas a trabalhar,ao relenti vibra mais, logo á noite erei rodar a bomba mais um bocadinho e experimentar, se não gostar ponho na posição que estava antes de partir a corrente.

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Dias
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Delgado

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20 Out 2008
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Olá amigo Dias!

Não estás em maré de sorte!
Bem sei que os tempos não estão fáceis, mas se calhar era uma boa oportunidade para meter o tal 2.3 TD!;)

Abraço,

Delgado
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
quote:Originally posted by Delgado

Olá amigo Dias!

Não estás em maré de sorte!
Bem sei que os tempos não estão fáceis, mas se calhar era uma boa oportunidade para meter o tal 2.3 TD!;)

Abraço,

Delgado

Ao que parece o motor 2.3 td já está a caminho...
É agora que o JB vai parecer um avião...:p:p
 
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