• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Corrente de Distribuição

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas

Após uma pesquisa não encontrei informação relativamente ás correntes de distribuição das nossas máquinas, desta forma venho aqui solicitar a vossa opinião, o qual passo a descrever:

No sábado como tinha de colocar uma correia nova no Alternador, optei também por trocar a tampa da corrente da distribuição (retirar a do 2.5 da 505 grd pela do 2.3 original do UMM, quando retirei a tampa verifiquei que a corrente de distribuição tinha uma folga de cerca de 0.5cm a 1cm na parte superior (entra a bomba injetora e a arvore de cames), perguntei a um mecânico se era normal mas não especifiquei ao certo o tamanho da folga, o qual me disse que era normal existir uma pequena folga.
Hoje aconteceu que estava a chegar a casa a cerca de 5 a 10 km/h e ouço um arranhar e o motor foi abaixo, pelo sintomas deduzo que a corrente acabou por entregar a alma ao seu criador, como o motor foi abaixo nem sequer dei á chave para o tentar por em funcionamento, reboquei-o com o trator para a garagem onde irei ainda hoje tentar desmontar a tampa da distribuição.

Gostava de saber o seguinte se realmente se confirmar a quebra da corrente:

- circulando entre 5 a 10 km/h com paragem imediata quais os damos que pode ter causado no motor ?
- ao colocar uma corrente nova também devo substituir o tensor ?
- quais os preços + ou - da corrente e tensor ?
- recorrendo ao autodata será que encontrarei os pontos para a colocação da nova corrente e ficará a funcionar em condições ( caso não tenha empenado valvulas ou varetas) ?

Faço estas perguntas porque existem certas partes do UMM que nem lhes toco as quais para mim são sagradas por não estar dentro da matéria (ex:.corrente distribuição e comandar o motor, afinação de diferenciais).
Aguardo o vosso feedback, tenho que preparar a máquina o mais rápido possivel, dia 20 deste mês tem de ir para o Hot Spot Cinfães.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Amigo Dias, todas essas questões são pertinentes, mas:
Já viste se tens gasóleo no depósito?:D
Antes recomeçares a desmontar peças coloca uma chave de caixa no topo da poli da cambota e roda o motor à mão para ver se roda sem qualquer tipo de prisão, claro que tens de contar com o esforço necessário para vencer a compreção do motor.
Se o motor rodar sem problemas e notares que está a fazer os ciclos de admição e de escape tens o problema da corrente resolvido.;)
Feito isto verifica se a valvolina do corte de gasóleo está a funcionar corretamente.
abraço.

Registo
26 Out 2007
Se partiste a corrente o mais que acontece e empenar as varetas das valvulas se nao sabes afinar nao mexas nao e bicho nenhum mas para quem sabe se quiseres algumas dicas se quiseres liga me

Contacto telemovel 966489745
Cordenadas GPS
N39.4851379 W8.6601943
Email:[email protected]

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas
Acabei de chegar da garagem e de resolver parte do problema.
Mário preferia que fosse falha de gasóleo :):D, mas não era.
Pelos sintomas que ele me deu parecia ser a corrente da distribuição, hoje (ontem :D), após o jantar fui para a garagem e desmontei a tampa da distribuição, as minhas suspeitas confirmaram-se, era a corrente partida.
Amanhã á noite lá irei tentar acabar serviço de reparação, de momento já está com a corrente nova montada, seguindo os pontos de referência da corrente e dos carretos julgo ter deixado o motor no ponto, falta apenas colocar a tampa, mas só será fechado depois de um colega mecãnico verificar Se está bem montada e o motor no ponto.
Se o serviço correr bem no final do dia irei verificar o estado as varetas das valvulas e caso estejam empenadas substitui-las.
Pedro obrigado pela disponibilidade, mas quanto á afinação das valvulas deixo a cargo do meu colega .

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
boas amigo Dias

deixo-te uma imagem do programa autodata com os pontos dos nossos XD3 155 :)

em principio terás tambem alguma vareta empenada ... quanto à afinação das valvolas não sei a foga com que devem ficar mas de certeza que não vai tardar aí essa informação ;)

como te disse ontem, verifica os carretos onde anda a corrente de distribuição,no motor que vinha no jipe do meu pai era isso que estava a acontecer, os carretos já estavam com os dentes bastante gastos e fazia com que a corrente saisse do ponto originando sempre que partisse alguma coisa. neste momento esse motor é o que anda a rolar no meu cournil e nunca mais deu problemas ...

abraço

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas
Tiago com esta imagem poupaste-me tempo, estava com duvida em relação ao carreto afinador, Se era rodando para baixo ou para cima para afinar a corrente, com esta imagem fiquei esclarecido.
Hoje estive a verificar as valvulas e as varetas, ao rodar o motor manualmente não foram verificadas anomalias a nivel de empenos, aparentemente tive sorte por circular a uma velocidade reduzida.
Agora so falta fazer a montagem das correias, radiador e outros periféricos para o colocar a trabalhar e verificar o seu comportamento.
Agradeço a todos a disponibilidade para o esclarecimento das duvidas.

cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Se acrescentar nada ao que foi dito, apenas deixo umas questões. No caso de quebra total da corrente, parece-me, tendo em conta o funcionamento da distribuição, que as valvulas recolhem todas imediatamente, daí o ir abaixo dos motores. Estarei certo ou não? Ou seja, as varetas não empenam. Pode existir danos no motor no caso da corrente passar uns dentes e aí sim, as varetas vão empenar?

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Em 3 vezes que o meu antigo motor partiu a corrente empenei sempre varetas...Dias é altamente aconselhado a sua inspecção porque mesmo ao ralentim o que fez parar a cambota de rodar quase de certeza que foi um pistão a bater na valvula,para as inspeccionar basta desmontar o veio de martelos para as tirar.
Na montagem da corrente tens de ter atenção á folga do tensor,o motor pode ficar fora de ponto se a folga nao for respeitada,por isso o que o Mario aconselha em montar um novo tensor tem de ser feito.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Não percebo nada dessa parte, agora estou mais esclarecido. Quando a corrente parte a veio de excentricos fica na mesma posição em que a corrente partiu e as valvulas que estiverem abertas vão ter encontro imediato com os pistons. Certo, não estava bem a ver as coisas e estava a pensar exactamente nos motores "Fire".

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas
Obrigado pelos comentários os quais são sempre uteis.

a máquina já rola mas necessita de uns pequenos ajustes a nivel de bomba injetora, está com a bomba ligeiramente adiantada e neste caso terei de a rodar um pouco para ficar no ponto, tenho também que substituir o vedante superior da bomba injetora (tampa) está a verter algum gasóleo.

Demorei uma semana para efectuar a reparação, tudo isto porque após colocar a corrente coloquei o motor em funcionamento para ver o seu comportamento ( iniciei a reparação por exclusão de partes), quando estava a trabalhar fazia muito fumo branco, deitei mãos á obra e fui verificar as varetas, tinha uma empenada no 3º cilindro, acabei por substituir as varetas todas, após a afinação das valvulas colocou-se novamente o UMM a trabalhar pegando de estalo, desligavasse o motor e voltavasse a ligar e nada o motor parecia que estava preso, rodando á mão não se verificava prisão no motor fora do normal, então voltei a desmontar tudo verificar os pontos e colocar o motor a trabalhar, pegava de estalo, desligava voltava a ligar e não pegava, isto intrigou-me durante 2 dias (sabado e domingo), eu perguntava-me :- porquê é que pega bem á primeira e de seguida não pega? Surgiu um flash e fui verificar o estado da bateria, ao dar ao arranque a bateria ia para os 8volts.
Por causa da filha da pu...a da bateria revi a corrente de distribuição 3 vezes.

Fotos do estado em que ficou a corrente, a tampa e...

cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
... ó Dias, essa bateria estava a brincar contigo, ai a safadinha:D:D
O que importa é que agora o JB voltou a estar pronto para as curvas;)

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Dias mas mexeste no avanço da bomba para ela agora ter ficado avançada?
É que se não mexeste foi a distribuição que não ficou como estava,a posição do tensor de mola e o outro que é excentrico interfere com o ponto do motor.No meu quando parti a corrente pela primeira vez após a montar de novo o carro ficou a puxar como nunca tinha puxado.

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
quote:Originally posted by filipeumm

Dias mas mexeste no avanço da bomba para ela agora ter ficado avançada?
É que se não mexeste foi a distribuição que não ficou como estava,a posição do tensor de mola e o outro que é excentrico interfere com o ponto do motor.No meu quando parti a corrente pela primeira vez após a montar de novo o carro ficou a puxar como nunca tinha puxado.

Boas Filipe
Foi feito um ligeiro avanço apenas na bomba, até foi ideia do meu colega mecânico, 2º diz dá-lhe mais um bocadito de power, mas para ser sincero aquilo parece um papa-reformas a trabalhar,ao relenti vibra mais, logo á noite erei rodar a bomba mais um bocadinho e experimentar, se não gostar ponho na posição que estava antes de partir a corrente.

cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Olá amigo Dias!

Não estás em maré de sorte!
Bem sei que os tempos não estão fáceis, mas se calhar era uma boa oportunidade para meter o tal 2.3 TD!;)

Abraço,

Delgado

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
quote:Originally posted by Delgado

Olá amigo Dias!

Não estás em maré de sorte!
Bem sei que os tempos não estão fáceis, mas se calhar era uma boa oportunidade para meter o tal 2.3 TD!;)

Abraço,

Delgado

Ao que parece o motor 2.3 td já está a caminho...
É agora que o JB vai parecer um avião...:p:p

Top Inferior