• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Conhecer (reconhecer) o ALTER......

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Olá a todos,

Como sabem, gosto muito do COURNIL, mas de tanto olhar para os ALTER, estou a ficar com vontade de o conhecer melhor!

Para começar, gostava que alguem me explicasse, como é que, só a olhar por fora, se distingue um ALTER de um ALTER II ?


Podem dar-me uma ajuda?
Agradeço desde já.
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Mensagens
1.094
Localização
Portugal
O Alter II tem a parte traseira diferente do Alter I. Mas tens aqui um tópico com toda a informação.

 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
O Alter II tem a parte traseira diferente do Alter I. Mas tens aqui um tópico com toda a informação.


Obrigado. Não o tinha visto.(y)
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.771
Localização
Júpiter
Olá a todos,

Como sabem, gosto muito do COURNIL, mas de tanto olhar para os ALTER, estou a ficar com vontade de o conhecer melhor!

Para começar, gostava que alguem me explicasse, como é que, só a olhar por fora, se distingue um ALTER de um ALTER II ?


Podem dar-me uma ajuda?
Agradeço desde já.

Ora isso vai levar algum tempo, dou explicações, levo à hora 2.50€, só nos dias úteis, ao fim de semana acresce + 0,50 cêntimos. :alien:
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Eduardo: Essa conversa do teletrabalho, está a dar-te ideias........................ :geek:

Ora, então vamos lá.......
Para conhecedores, deve ser coisa para 10 segundos!!!

Este exemplar, era mesmo assim de origem? É um Alter, ou um II?


1585948359662.png
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
O estilo francês, no caso da UMM, deu origem a alguns ?????? equivocos................... o_O :cool:

Alguem quer contar a história deste .....


Presentation_commerciale_France_UMM_Alter.jpg
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.947
Localização
Portugal
A primeira diferença entre o alter 1 e o 2 são as molas. O alter 1 tem as mesmas molas do cournil, com barra de torção. O alter 2 tem molas mais largas, atrás apoiam mais na ponta do eixo e tem barra estabilizadora.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.771
Localização
Júpiter
A primeira diferença entre o alter 1 e o 2 são as molas. O alter 1 tem as mesmas molas do cournil, com barra de torção. O alter 2 tem molas mais largas, atrás apoiam mais na ponta do eixo e tem barra estabilizadora.
Alex, estás a esquecer te que não traziam discos à frente, também não traziam direcção assistida, era assistida a braços, o cinzeiro era na frente do tablier, as caixas eram de ferro de 4 velocidades iguais ás dos Cournis, os desembraiadores dos cubos de roda livre eram os dos Cournis também. os espelhos laterais também eram diferentes, a traseira onde era aplicado o sistema de engate e o próprio, eram diferentes, o sistema de abrir as portas laterais e traseira eram diferentes, assim como as forras, de de momento não me lembro de mais...!!!
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Alex, estás a esquecer te que não traziam discos à frente, também não traziam direcção assistida, era assistida a braços, o cinzeiro era na frente do tablier, as caixas eram de ferro de 4 velocidades iguais ás dos Cournis, os desembraiadores dos cubos de roda livre eram os dos Cournis também. os espelhos laterais também eram diferentes, a traseira onde era aplicado o sistema de engate e o próprio, eram diferentes, o sistema de abrir as portas laterais e traseira eram diferentes, assim como as forras, de de momento não me lembro de mais...!!!


Obrigado Eduardo e Alex.

De facto, a dica do Fante já me tinha orientado para muitas dessas diferenças.
E daí, o meu interesse se ter virado para "exemplares" menos comuns....

No entanto, em relação à resposta do Eduardo, gostava de perceber melhor:

  1. os desembraiadores dos cubos de roda livre eram os dos Cournis ??? De marcas diferentes?
  2. o sistema de abrir as portas laterais e traseira eram diferentes ????
  3. assim como as forras!!!?
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.771
Localização
Júpiter
Paulo chega, ou queres com mais "molho", pelo que vejo já devem existir poucos carros com estas portas....!!! 🙃

UMM-Alter-110541613.jpgUMM-Alter-110541625.jpg
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.947
Localização
Portugal
@Eduardo Filipe , estou apenas a falar das primeiras evoluções que deram o pontapé de saída para o alter 2. A alteração na suspensão é uma alteração no chassi, enquanto que as restantes são alterações de periféricos. Não tendo tanta certeza, diria que também nessa altura se deixou de montar a caixa ZF para montar a caixa de alumínio de 4 velocidades.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.771
Localização
Júpiter
@Eduardo Filipe , estou apenas a falar das primeiras evoluções que deram o pontapé de saída para o alter 2. A alteração na suspensão é uma alteração no chassi, enquanto que as restantes são alterações de periféricos. Não tendo tanta certeza, diria que também nessa altura se deixou de montar a caixa ZF para montar a caixa de alumínio de 4 velocidades.

Alex, caixa de alumínio de 4 velocidades já veio aplicada no Alter II que muita gente chama de 1/2
 
Top Inferior