• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Compensador travões

jjba

José Almeida
Registo
3 Jan 2012
Boas,

Sabem se um compensador de travões deste tipo tem afinação?

O meu não tem patilha. Hoje, com a chuva, as rodas de trás bloquearam. Pesquisei no fórUMM, encontrei compensadores com patilha e nenhum como o meu, daí não perceber se se podem afinar...

Apresentação o meUMM https://for-umm.pt/oldthreads/22160
Apresentação membros https://for-umm.pt/oldthreads/22159

Registo
19 Dez 2011
Pois, isso é uma pergunta que estava para fazer.

Pelos vistos, há dois tipos de compensadores para os travões de trás. O que eu tenho é parecido com esse.

O que tem a patilha, pelo que vi no livro das peças, tem uma mola que faz ligação da patilha ao eixo?

Como vou meter travões de disco atrás, não sei se mantenho esse tipo, ou o da patilha...

Registo
19 Jan 2012
Boas!
Não tem afinação e faz a compensação automatica.. Normalmente esses não costumam dar problemas comparados com os outros.

cUMMps

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
Boas! penso que têm afinação manual, ou seja, num dos topos tem uma porca sextavada interior que tem afinação, de qual forma este modelo sem patilha equipava os modelos de carga com carroceria traseira e de dois ou três lugares na cabine.

cUMMps, Miguel

Registo
19 Jan 2012
Sim tem uma porca sextavada interior de 5mm.. Mas penso que essa porca só serve para a abertura do compensador e não de afinação... Mas ve lá e diz qualquer coisa!

cUMMps

Registo
19 Jan 2012
Olha vi agora a imagem do compensador que colocaste.. Esse compensador não conheço
O que eu estava a falar era este:

cUMMps

Registo
19 Jan 2012
Que eu saiba não... só tem essa sextavada para abertura do corpo... Talvez exista algum kit de borrachas à venda para substituição..
Deixa lá ver se alguém diz alguma coisa.

Tens a certeza que é do compensador? É que esse compensador não costuma dar problemas em relação ao outro de balança.. Não terás os cabos de travão de mão muito esticados?

cUMMps

jjba

José Almeida
Registo
3 Jan 2012
Não tenho a certeza se é do compensador, mas a verdade é que as rodas do eixo traseiro bloqueiam na travagem em piso molhado... se o compensador tiver os vedantes interiores marados, pode não fazer a compensação adequada...

Tens a referência desse compensador, assim procuro ver se há algum kit de reparação para isso...

Se não for daqui, que mais pode ser?

As rodas giram livremente com o travão de mão em baixo... será bomba central marada para o eixo da frente? ou discos/pastilhas da frente na sucata????

Apresentação o meUMM https://for-umm.pt/oldthreads/22160
Apresentação membros https://for-umm.pt/oldthreads/22159

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
... Esses compensadores fixos podem ser afinados e para isso basta retirar o copo metálico do lado de baixo do compensador e colocar uma ou mais anilhas de afinação de forma a garantir que a mola que está no interior fique mais tensionada...
Se por outro lado a travagem na traseira for fraca deve-se retirar a anilha que por norma já vem no interior do compensador, claro que isto feito desta forma é sempre um processo que nem sempre tem os resultados pretendidos, mas sempre dá para melhorar algum coisa...

Nota importante: quando se aperta o copo metálico do compensador não se pode dar muito aperto porque a parte superior do compensador é feita de uma liga de antimónio pouco resistente!
cumps

Top Inferior