• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Compensador perde óleo [substituído por novo]

Júlio

UMMzito
Registo
21 Jul 2008
Boas pessoal,

desde que comprei o meu alter2, e já fez um ano, ele sempre me perdeu um pouco de óleo dos travões. O primeiro mecânico disse que devia ser o vedante do veio, trocou-se o vedante e o consumo (uma garrafinha pequena de 3 em 3 meses talvez para uma utilização diária ~~400km/semana) continuou. Num outro mecânico falei-lhe no problema e ele colocou a cabeça perto dos pedais e viu óleo a pingar, contei que tinha levado um novo vedante e ele disse que de nada servia um vdante novo se o veio estivesse estriado. veio novo, deixei de ver óleo a pingar junto à pedaleira mas reparei que anda a perder óleo pela repartidor/compensador. A fuga tem vindo a aumentar significativamente, dia sim dia não acende a luz de aviso no quadrante.
já alguém passou por isto? vejo que aquilo possui lá uns parafusos, será que se desafinou? Aquilo novo no porto custa 116e mas queria evitar comprar o repartidor se fosse passível de um arranjo ou até mesmo afinação.

Obrigado a todos,

AbraçUMMs

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Esse compensador ou válvula repartidora de travagem, é um peça vital em matéria de segurança do veiculo, e a grande causadora de fugas de óleo (para quem a tem e em modelos que a tinham de origem).

Efectivamente essa peça tem um parafuso e 3 porcas de aperto dos tubos de óleo.

Já ouvi falar de um kit de reparação para isso,mas nunca arranjei nenhum, e já troquei 3 peças dessas.

Se pinga por aí, só tens uma solução é trocar o quanto antes, pois uma fuga nunca melhora por si só.

Aproveita e inspecciona o estado das bombas traseiras.

Quanto a afinação na 1ª Válvula dessas que troquei ainda a apertei um pouco, mas o resultado foi muito pior, das outras vezes foi troca directa sem lhes mexer.

Telefona ao Silvino que ele arranja-te essa peça.

Abraço
Vitor Rato

Júlio

UMMzito
Registo
21 Jul 2008
OK Vítor, obrigado pela explicação. No mesmo UMM já a trocaste 3 vezes?? Como é o meu carro do dia-a-dia não queria tirar e fazer bypass.
Vou ver se encontro o contacto dele aqui pelo forUMM já o vi algures.

Mais uma vez Obrigado e Abraço

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Troquei no meu 1º UMM (1994), no meu UMM Actual (1992) e no do nosso
companheiro UMMista Paulo Lopes (1993).

Nunca tires essa peça, pois é de vital importância ao correcto funcionamento do sistema de travagem.

Sei que existe pessoal que o tira, assim como outras peças, só te pergunto isto:

Se não fosse preciso, achas que o colocariam de origem???

Sabendo nós que os fabricantes até poupam nos parafusos ??

Esta é apenas a minha opinião, opinião de alguém que gosta dos carros de "origem".

Abraço
Vitor Rato

Júlio

UMMzito
Registo
21 Jul 2008
Sendo o meu carro de serviço é do meu interesse que ele esteja 100% operacional, ainda por cima estamos a falar de um dos mais importantes sistemas de segurança de uma viatura: a travagem.
partilho da sua opinião. O local mais barato que arranjou foi no Silvino?

AbraçUMMs

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Sim o Silvino tem disso (provavelmente) mais barato :D
Foi de lá que veio a última que montei.

Aqui fica o telefone:

Silvino Alves
219 336 437

Abraço
Vitor Rato

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Boas

Amigo Júlio Tb troquei essa peça no meu UMM pelo mesmo motivo.
Na altura o Pedro de Alcanena cedeu-me uma e não achei caro.

Abraço
Bruno

Júlio

UMMzito
Registo
21 Jul 2008
Obrigado pela partilha de informação. O meu mecânico ia ver preços para isso hoje e se há no mercado kit de reparação. Valerá a pena trocar as borrachas (julgo que seja isso o kit de reparação)?..., as partes metálicas exteriores parecem ok...

Abraço

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

O kit de reparação é isso mesmo, mas pelo que sei é muito dificil de encontrar.

Telefona ao Silvino

Abraço
Vitor Rato

lintonito

UMM
Registo
21 Mar 2010
Boas,

esse repartidor é o que fica perto do deposito de oleo da direcção ?
tem um tubo que vem do servo-freio que entra nesse repartidor e que depois faz a distribuição pelos travões da frente e de tras ?
Se for isso acho que tambem vou precisar...(n)

1 abraçUMM

Rôto e descalço mas dono de 1 UMM...

canhoto

UMM
Registo
6 Set 2010
De facto se pudessem colocar uma foto desse tal compensador seria bastante útil, pois também não sei que componente é esse.
Eu também sofro do mesmo mal uma vez que perco óleo de travões, pois o nível do copo vai descendo, ainda que lentamente, mas não encontro fuga alguma..

Consumo do meu UMM:

Júlio

UMMzito
Registo
21 Jul 2008
Bom dia,

Não Litonito, fica do lado interior da longarina esquerda logo por cima do eixo traseiro. Sei que há vários compensadores o meu é este:

O kit que arranja dá para este repartidor específico, Cheiraaaventura?

AbraçUMM e Obrigado

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Peço desculpa pelo comentário.

Mas ....

Das 3 peças (Balanças repartidoras de travagem, ou válvula repartidora ou de compensação), nunca vi nenhuma com tão mau aspecto como a tua.

Na minha modesta opinião é trocar por nova.
Novo é sempre novo, e essa já deu o que tinha a dar.

Abraço
Vitor Rato

Júlio

UMMzito
Registo
21 Jul 2008
Boas Vítor,

opiniões são sempre bem vindas... O meu UMM é carro do dia a dia, não faço monte e desque que o comprei (pouco mais de um ano) já fiz mais de 35mil KM com ele, é normal que algumas das peças mais "frágeis" ao fim de 18 anos e desta injecção de km comecem a demonstrar sinais de fadiga... Sei que está toda suja de óleo mas acredita que não é por desleixo nem falta de manutenção. :)

Já estou à espera que o Sr Silvino Alves e o amigo da "Cheira a Aventura" (bem como o meu mecânico e uma outra casa de peças) me digam novidades.

Já agora algo que eu notei, desde que o nível do óleo no copo desceu abaixo da saída pró tubo que encaminha o óleo dos travões do copo que ele deixou de o mandar fora, já está com meio copo de óleo há 2 dias e sempre que vou andar nele vou verificar o nível e está igual... é possível que tenha ganho ar no circuito e que esse ar não o deixe perder óleo com a mesma velocidade que estava a perder até ganhar ar no circuito?

AbraçUMM

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Sinceramente não sei...

Pode ser também da posição em que estacionas o carro, ou outra coisa qualquer, mas de qualquer maneira acredita que a situação irá agravar-se.

Qualquer coisa que precises diz.

Abraço
Vitor Rato

Júlio

UMMzito
Registo
21 Jul 2008
Vítor,

Queria expressar o meu agradecimento, graças a ti já encomendei o respectivo compensador novo. Embora não fosse fácil de arranjar os preços variavam muito de local para local, houve ainda a possibilidade de repara os vedantes nesta mas como tu dizes e bem, novo é novo.
Peça encomendada ao Sr. Silvino deve chegar esta semana a casa.

AbraçUMM

Júlio

UMMzito
Registo
21 Jul 2008
Boas a todos,

Obrigado pelas ajudas, em especial ao VMPRATO, a peça chegou há algum tempo mas só agora tive oportunidade de a trocar. Como dizias novo é novo, e agora trava mesmo muito bem, aproveitei e afinei o travão de mão também.... impecável :)
Espero que agora o óleo dos travões se mantenha no copo, caso contrário tem fuga noutro lado também...

AbraçUMMs

AndreV

UMMzito
Registo
7 Jul 2009
Boas,
Peço desculpa por estar aqui a "invadir" o tópico, mas podias-me dizer Júlio quanto deste pelo repartidor ? tou com o problema parecido e estou a pensar fazer a troca também.

Cumprimentos,
André

Top Inferior