• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

como chegar ao motor de arranque?

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boa noite!

Qual a melhor forma, mais simples e eficaz, de chegar ao motor de arranque?

Obrigado.

M.P.


 
Registo
2 Mai 2007
Mensagens
349
Localização
Portugal
Boas...

Ha varias por baixo ou por cima max qualquer uma das impoteses e de dificil acesso...
Eu tirei o meu ha dias para reparar e tive que andar cima baixo...

Abraço

Alter II Turbo Intercooler
Helder Marques
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Temia que assim fosse...
Estava à espera de uma solução milagrosa:)
Também preciso tirar o meu mas ando um pouco perdido no método UMM:blush:

Obrigado.

M.P.
 
Registo
2 Mai 2007
Mensagens
349
Localização
Portugal
Tipo se tiveres disposto a desmontar a chapa da sofagem e tudo mais facil...

eheheh

Abraço

Alter II Turbo Intercooler
Helder Marques
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Excepto a parte de voltar a montar:)
Vamos lá ver se para já me safo assim, utilizando esse sistema do baixo-cima:)
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
É o Alter Turbo de 92'.
Vou então ver se consigo arranjar umas fotos.
Para já só tenho esta mas não ajuda, pois não?

Está ali algures por baixo do filtro.
Obrigado.
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Se fosse o Cournil tinhas uma chapa ao lado dos pedais que ao ser retirada facilita imenso essa tarefa.
Assim terás mesmo que o fazer por baixo, pelo menos no caso de 2 dos parafusos. O terceiro penso ser melhor de tirar com acesso cá por cima.
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Já tive de tirar o meu MA e voltar a colocar para aí umas 4 vezes. Se queres um conselho tira-o por dentro do habitáculo, dá um trabalhão dos diabos, mas é muito mais fácil de sacá-lo e não aleijas tanto as mão.


Pedro
For every piece to fall in place
Forever gone without a trace
you'll rise it takes its shape
No turning back, don't turn that page
Come now im leavin here tonight
Come now lets leave it all behind
Is that the price you pay?
Runnin through hell, heaven can wait
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Bom dia!
PedroUMM,
e nesse caso qual seria o procedimento?
É necessário tirar o tablier, não é?

M.P.
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Para retirares por dentro, tens que retirar os bancos, depois desafinas o travão de mão e retiras a chapa do chão entre os bancos, e finalmente desmontas a soufagem e retiras a chapa central.
Assim tens acesso completo ao motor de arranque... mas demoras mais a desmontar tudo o resto do que o motor de arranque.
Eu tentava por baixo primeiro.
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
O trabalho que tens para tirar o tablier e os alçapões não justifica,tens menos trabalho "tirá-lo pelo capot",não podes é desesperar:D e respirar fundo várias vezes:D.Aconselho é a tirar aquela tomada de ar que canaliza o ar da entrada de ar do capot para a solfagem,são só 2 parafusos,pelo menos ganhas mais luz...depois é desligar os fios e depois desapertar os 3 parafusos que o seguram,aqui se tens pouca pratica nada como pedir a alguem para tedar uma ajuda e um por baixo e outro por cima um segura uma chave e o outro desaperta(um jogo de chaves roquete ajuda bastante).Depois de tirar os parafusos esta na altura de o tirar cá para fora,no meu ele sai puxando para a frente(do carro)até bater nos tubos de oleo do radiador,quando ele começa a tocar nos tubo começas a puxar para cima a parte da frente do MA e tiras para cima o MA ao alto com a parte do bendix para baixo,vais ver que é simples.Para montar é fazer o inverso...
 

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
Mensagens
3.039
Localização
Portugal
boas a todos
e se desapertares o filtro de oleo, fica mais facil para desapertares o parafuso de cima!
eu quando puder vou fazer como o amigo martins que criou ummas abertura nas laterais da chapa da soufagem ao qual facilita e muito o seu acesso!

abraços
joaquim santana


 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boa tarde!

Um obrigado a todos.
Já tenho por onde escolher e tudo:)

M.P.
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Mensagens
7.467
Localização
-
Boa tarde!
Optei pela solução mais complicada e acabei por descobrir mais algumas coisas "estranhas":
1 - A parte eléctrica está a revelar-se um caos, muitas emendas e fios extra, extra.
2 - Fui dar com dois tubos de borracha no lado direito do motor (visto do habitáculo), soltos e queimados. Alguém sabe o que será?
(Assim que conseguir vou tentar colocar fotos para ajudar)

Quanto ao motor de arranque, tinha a parte da bobine toda desengonçada mas já está resolvido. Agora tenho mesmo que o tirar para uma revisão pois está a arranhar muito.

Obrigado.

M.P.
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.239
Localização
Portugal
Amigo MP
Por vezes uma chave 16/17 de luneta direita (mas de cabo curvo) ajuda muito (chave do tipo VW).
Não se esqueça de desligar a bateria. Está a trabalhar numa zona de positivo directo e os "azares" acontecem.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

Roberto

UMMzito
Registo
25 Jan 2023
Mensagens
75
Localização
Balmaseda, Vizcaya, España
Olá amigos:
Não entendo muito de mecânica e aprendi muito neste fórum, não só sobre mecânica mas também sobre a língua portuguesa. Por isso gosto de contribuir com algo para alguém que possa achar útil.
Eu tenho um UMM Alter II atmosférico com falha no motor de arranque. Tive que tirar o motor de arranque para levá-lo para sua reparaçion.
No final o parto foi por cesariana, porque não saiu por baixo nem por cima. A criatura (Paris-Rhone) mede 320x200mm e pesa 11,5Kg.
Fiz uma janela de aproximadamente 200x200mm e consegui tirá-lo para fora. Depois de colocar o motor de volta, você deve cobrir a janela.
Cortei uma chapa de ferro um pouco maior que o tamanho da janela e fixei com 4 parafusos.
A chapa foi pintada com uma tinta RAL3000 vermelho brilhante cuja referência encontrei neste fórum A verdade é que é igual ao vermelho do carro.
Estou contando tudo isso caso alguém se encontre na mesma situação e ache que é uma boa ideia. Considere isso como outra alternativa.
Gostei porque dá acesso à bomba injetora e também consegui reparar confortavelmente cabos elétricos que estavam queimados.
Peço desculpas se meu português não estiver muito correto (google translator)
Vou postar algumas fotos para vocês verem o trabalho.


IMG_20240129_120634.jpg

IMG_20240130_113315.jpg

janela feita e motor fora


IMG_20240130_143721.jpg

motor de volta ao lugar

IMG_20240205_150437.jpg

janela coberta
 

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Mensagens
149
Localização
Rio Maior
Boa Noite,
Eu ja retirei algumas vezes, e não me parece muito difícil retirar o motor de arranque, reconheço que e ser preciso procurar por ali alguns geito, mas a coisa sai.
Mas a ideia e boa , e assim parece bem mais facil
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
O cournil trazia esse janela. Até mudar o filtro de óleo se torna mais prático. Quando tirei esse motor de arranque (no cournil) tirei mesmo as chapas centrais para ter melhor acesso.
 
Top Inferior