• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

CINTOS TRASEIROS... LEGAL ou ILEGAL?

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas a Todos

Estou a pensar em adquirir um UMM Alter Turbo II de 1991...
O jipe tem 8 lugares mas nao possui cintos na parte de trás. Alguém sabe quais as implicaçoes legais para o transporte de passageiros? Será necessario a colocação de cintos ou posso circular assim sem problemas?
Aguardo os vosssos melhores comentarios e informaçoes
Obrigado

Bons Trilhos
Vasco Oliveira

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
os carros podem circular como foram legalizados no dia em que sairam da linha de montagem.
Sem cintos, sem farol de nevoeiro, sem farol de marcha-atras... como sairam de fabrica... até há modelos de carros que nem cintos à frente tem... e nem piscas alguns... não podem obrigar a alterar uma viatura que estava legal no momento da venda.
A única limitação nos carros sem cintos atrás e não poderem viajar nele crianças que tenham que circular em cadeiras especificas.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
quote:Originally posted by nunumm

os carros podem circular como foram legalizados no dia em que sairam da linha de montagem.
Sem cintos, sem farol de nevoeiro, sem farol de marcha-atras... como sairam de fabrica... até há modelos de carros que nem cintos à frente tem... e nem piscas alguns... não podem obrigar a alterar uma viatura que estava legal no momento da venda.
A única limitação nos carros sem cintos atrás e não poderem viajar nele crianças que tenham que circular em cadeiras especificas.

Muito onrigado pela resposta...
agora precisava era mesmo dessa lei... alguem tem?

Bons Trilhos
Vasco Oliveira

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Todos os policias e IPO sabem disso... as leis de alterações em veiculos NAO SÃO RETROACTIVAS.
Entram em função a partir da data de aprovação mas n alteram as viaturas que já rolam nas estradas e estao legais...
Senão nenhum carro mais antigo podia andar na estrada... bastava n ter a luz de stop central...

Em alguns casos pode é haver dúvida se o carro tinha e foi retirado pelo dono... mas isso só com papelada da marca com as referencias dos acessorios na época.

Nos UMM com bancos longitudinais n há qq problema... podem circular sem cintos, mas nunca levar crianças lá.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
quote:Originally posted by nunumm

Todos os policias e IPO sabem disso... as leis de veiculos NAO SÃO RETROACTIVAS.
Entram em função a partir da data de aprovação mas n alteram as viaturas que já rolam nas estradas e estao legais...
Senão nenhum carro mais antigo podia andar na estrada... bastava n ter a luz de stop central...

Em alguns casos pode é haver dúvida se o carro tinha e foi retirado pelo dono... mas isso só com papelada da marca com as referencias dos acessorios na época.

Nos UMM com bancos longitudinais n há qq problema... podem circular sem cintos, mas nunca levar crianças lá.

Mais uma vez obrigado pela resposta..
Vou investigar se encontro a lei.. pois faz-me falta para um projecto pessoal... muito obrigado por tudo.

Bons Trilhos
Vasco Oliveira

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Os cintos de segurança á rectaguarda só passaram a ser obrigatórios em todos os veiculos construidos após o ano de 1990.
Vou citar oque diz a lei do código da estrada:
EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
- CINTOS DE SEGURANÇA:
OS AUTOMÓVEIS LIGEIROS DEVEM ESTAR PROVIDOS DE CINTOS DE SEGURANÇA OU DE SISTEMAS DE RETENÇÃO APROVADOS NOS LUGARES DO CONDUTOR E DE CADA PASSAGEIRO.

EXCEPTUAM-SE DA OBRIGATORIEDADE DE INSTALAÇÃO DAQUELE ACESSÓRIO:

- NOS BANCOS DA FRENTE, OS AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS E MISTOS MATRICULADOS ANTES DE 1 JANEIRO DE 1966 E NOS AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE MERCADORIAS MATRICULADOS ANTES DE 27 DE MAIO DE 1990.

- NOS BANCOS DA RECTAGUARDA, OS AUTOMÓVEIS LIGEIROS MATRICULADOS ANTES DE 27 DE MAIO DE 1990.

Resumindo se o teu veiculo foi matriculado antes de 27 de maio de 1990 não é obrigatório colocar cintos de segurança.

CUMMprimentos

luis miguel

Iniciado
Registo
24 Nov 2006
Boas a Todos
Não é preciso gritar aqui na net, no caso em apreço, se o UMM tem os bancos corridos de oito lugares, não é necessário utilizar cintos, se entretanto mudar para o banco tranversal de dois lugares é necessário utilizar cinto, mas só a partir de maio de 91
O muito obrigado a todos
Com os Cumps, e deixem-se de .....
Luis Fernandes

Crusader

UMMzito
Registo
17 Abr 2007
Obrigado pela informação!

Registo
30 Mar 2006
Boas, segundo me informaram num centro IPO desde que no livrete diga lotação 'até' (x) lugares, só é obrigatório cintos nos lugares da frente.
PG

FredericoUMM

Iniciado
Registo
7 Jul 2007
No caso de instalares cintos nos bancos corridos traseiros, e depois numa situação fores mandado parar e alguem nesses bancos não levar cinto, pagas multa na mesma, e nao vale a pena dizeres que se nao tivesses instalado não havia problema. Apartir do momento em que são instalados cintos em qualquer banco, quer frontais, traseiros transversais ou corridos é obrigatório a sua utilização!

Um Abraço espero ter ajudado.

Frederico

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
exacto... é a mesma lógica do pneu sobressalente... se não tiveres pneu, não és multado, mas se o tiveres em mau estado podes ser multado.. qual é a lógica??? simples... se não tiveres pneu e tiveres um furo, ficas na estrada sem circular e chamas o reboque... não há perigo. Agora se o tiveres mesmo careca e tiveres um furo, trocas e circulas com ele, pois não vais esperar por um reboque para te levar a uma oficina, certo?

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
boas a todos
atão vamos la ver se percebi bem!?
no meu caso tenho UMM de 91 mudei os bancos corridos para um transversal de 2l.
eu não tenho cinto atrás e não tenho que por na mesma?
é assim?
apessar que vou por na mesma por questo~es de segurança do meu filhote.
abraços
joaquim santana

FredericoUMM

Iniciado
Registo
7 Jul 2007
Boas Joaquim!

Acho que por lei como mudou os bancos e por estes acima de tudo serem transversais acho que é obrigado a por cintos de segurança, mas não tenho a certezata, vou me informar e amnha tento dar lhe uma resposta concreta!

Um Abraço, Frederico

Frederico

Top Inferior