Andava na escola primária quando o irmão mais velho da minha melhor amiga nos pôs a fumar para não contarmos aos Pais que ele fumava...a partir daí eu e a minha amiga expelíamos fumo pela boca às escondidas a partir dos cigarros que lhe "roubávamos"...
Passei a fase da adolescência a comprar maços de tabaco a meias e a fazer parte de sessões formativas para aprender a travar...fazer bolas...etc
Por alguns tempos deixava de fumar...ou porque tinha levado um belo ralhete da minha mãe...ou porque pensava seriamente no que dava origem ao acto e nos prejuízos que o mesmo trazia...
Depois de várias tentativas, decidi que a solução estava nas rotinas...decidi evitar algumas e mudar outras. Durante algum tempo confesso que tinha um maço de tabaco no carro por precaução...olhava para ele e dizia literalmente "não"

até que decidi colocar no mesmo local uma embalagem de wax...e sempre que possível fazer-me ao mar.
Não posso dizer que sou uma ex-fumadora, porque ainda hoje não digo que não se me apetecer um cigarro...mas esforço-me para que não me apeteça sempre!
Acho que deixar de fumar ou reduzir substancialmente passa pela decisão, por nos programarmos psicologicamente para esse objectivo e por mudarmos algumas das rotinas que estão associadas à necessidade de fumar um cigarro e acrescentar outras mais saudáveis e que envolvam esforço físico.
A minha sugestão aos fumadores que querem deixar de fumar é que definam objectivos atingíveis em termos de redução e uma estratégia para os atingir. Se fumam um maço por dia, podem definir um objectivo de redução de 5 cigarros e a estratégia passar por não puderem fumar em casa, no carro, nem na garagem e apenas fumarem um cigarro por hora...provavelmente passarão a fumar menos de 15 cigarros por dia; e ir definindo sucessivamente objectivos de redução até que cheguem apenas a 3 ou menos cigarros por dia

e digam mesmo não...afinal quem "manda" são vocês mesmos...e podem ser tão felizes ou mais quanto o Dias

PS: assim pode ser que nos passeios se vejam cada vez menos fumadores e eu passe a ter menos necessidade de me esforçar para que não me apeteça fumar