• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Cancelamento de MATRICULAS (Dec-Lei 78/2008)

Cordeiro

Iniciado
Registo
7 Mai 2006
Parece-me ser um triste motivo aquele que hoje aqui irei expor a todos os participantes e simpatizantes do FORUMM; não morreu ninguém, mas parece-se que este Dec-Lei MATOU ou quererá matar a matricula do meu UMM e mais algumas.

Antes de mais quero que vejam e analisem da melhor forma possível o referido Decreto-Lei e esqueçam agora que são UMMistas, tornem-se por um bocadinho isentos, mas com um clássico na garagem:

http://www.imtt.pt/legal/DL78_2008_CancelamentoMatriculasTransitorio_6Maio.pdf

Atenção, isto já entrou em vigor.

Penso que resumidamente se aplica a quem:
Todos os veiculo que tiverem a matricula de 01/01/1980 a 31/12/2000 e que não tenha IPO desde 01/01/2003, ficaram automaticamente com a matricula cancelada desde o dia 12/05/2008.

Todos as outras situações só servem para alguém (proprietário) requerer o cancelamento da matricula de um velho veículo do qual não possua o seu rasto, tenha sido destruído ou desmantelado. Para esses existe um regime que obriga a apresentação de uma destas 3 situações:
1 - Sem IPO desde 01/01/2003
2 - Sem Seguro Automóvel Obrigatório
3 - Sem Imposto de Circulação

O legislador somente pensou em cancelar/abater matriculas, não salvaguardou aqueles que tem matricula, tem os veículos e somente não circulam, no entanto alguns destes ainda se safam, basta terem a matricula até 31/12/1979 ou depois de 01/01/2001. Porquê o legislador não usou o mesmo critério para todos, fosse ou não automático, ou então porquê que criou aquele regime de excepção que penaliza os veículos de 01/1980 a 12/2000.

Será que isto é mais uma cabala aos nossos UMM's (reparem lá nas datas 1980 os UMM, passaram de UMM 4x4 Cournil para UMM 4x4 e iniciou-se o lançamento desta mítica marca UMM 4x4 para a ribalta, e que acabou a produção em 2000 com o UMM Alter 2000 cujas últimas matriculas de série acabaram em 49-??-QU (12/2000); isto é muita coincidência junta. No entanto salva-se um tal de ??-??-XP, que foi matriculado em 06/2004 (este tem que esperar por outro qualquer decreto-lei assassino, ou será a excepção). Felizmente o UMM 4x4 A4 (C11G1L) com a matricula 98-66-EU safou-se em bom tempo, ainda bem!!!

Agora, o cancelamento automático para quem não tem IPO não compreendo, e não aceito, que culpa tenho eu de ter um carro de 1987???. E ainda para mais, eu que paguei livremente só porque era obrigatório o Imposto de Circulação que como sabem não me serviu de nada, pois o UMM está em restauro desde que o adquiri, juntamente com o meu co-proprietário (www.acordei.pt.to) em 07/2004. Serviu somente para o ESTADO arrecadar cerca de 200 Euros que tanto jeito me davam para por exemplo, comprar uns pneus. O caricato desta situação toda é que comprei o IUC (selo ou lá o que é isto) dentro do período em que se construía ou aprovava esta lei, pois o meu UMM é de Abril de 87.

E tudo isto é somente para regularizar a situação da base de dados de matriculas do IMTT, pois parece que temos que ser nós a pagar para eles actualizarem uma coisa pela qual não se preocuparam em devido tempo.

Atenção que podemos cair no ridículo de comprar um carro com livrete, registo de propriedade e declaração de venda tudo em ordem pensamos nós e se calhar até reconhecido num qualquer Notário e no fim a MATRICULA estar CANCELADA pelo Dec-Lei 78/2008, só porque o carro não tinha IPO desde 2003, estava devidamente acondicionado numa qualquer garagem, num restauro, ou debaixo de um sobreiro qualquer....

Curioso, ou talvez não, isto foi aprovado em Concelho de Ministros a 06/03/2008, por cinco ministros, ou seja 2 deles muito sonantes, um "engenheiro" e outro, o do aeroporto da Ota que se constrói em Alcochete, são pessoas de elevada credibilidade com um passado recente de "engenharia" bastante conturbada e mais não digo. Pois por estas politiquices é que isto não anda para frente...

Custos que irei suportar para me salvar deste Decreto-Lei, sem culpa nenhuma:

IPO num centro de categoria B: IPO Extraordinária: 93.65 Eur.(Normal é 26.83 Eur.) Prejudicado em 66.82 Eur.

Deslocação em reboque para o Centro Cat. B, cerca de 70 Kms. para o Centro IPO mais próximo do Local do Restauro cerca de 9 Kms. Prejudicado em 61 Kms. ao preço que o gasóleo sobe, com cerca de 60% de impostos a favor de Estado.

As contas, alguém que queira que as faça, pois lá prós lados da Assembleia da Republica já dizia o outro as contas façam vocês.

Tenho que acabar o restauro dentro de 6 meses, senão mais uma taxa, a do IMTT, I.P. de 30 Eur.

Como uma coisa nunca vem só, questiono-me do seguinte, como muitas vezes se frisa neste fórum, nunca existe um UMM igual ao outro, o que só por si é ser suficiente para REPROVAR um veiculo numa IPO normal, o que não será numa inspecção extraordinária, num centro de Categoria B, em que por vezes veículos novos não passam, o que é que vai acontecer a um UMM???....

Com estas politiquices, qualquer dia isto tá mais caro do que restaurar um UMM....

Depois disto, resta-me pedir desculpa pelo testamento, mas a revolta é muita, e já agora obrigado aqueles que conseguíram ler isto até ao fim, e estar cá amanhã com alguma ideia luminosa para SALVAR pelo MENOS O MEU UMM...que até já possui uma matricula a preto e branco, compradas na passada semana.

Abraços
Cordeiro

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Após uma analise ao texto do Cordeiro, temos de ver também outras situações.
- Viaturas entregues a "sucateiros", os proprietarios nem sabem o estado da matricula das viaturas mandadas para desmantelamento, neste caso são às pilhas os livretes em posse desses sujeitos. (será que a lei não foi pressionada por esse ramo?)
- Apesar de não ter verificado, as datas não corresponderão ao espaço em aberto entre a isenção ao pagamento e à obrigatoriedade de documentos de abate?

Pessoalmente tenho um livrete de um 127 de 81 em minha posse foi desmantelado aquando da primeira IPO (nao tinha numero chassis), pela logica o fim da matricula será automático, mas como eles registaram no sistema o carro sendo de Janeiro já paguei o imposto. E agora? Só no IMTT a pagar taxa?

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Caro Joao e Caro Cordeiro!

Nao poderia ser melhor este assunto, claro que nao ha que fazer ou por outras inventa-se maneira ou de extorquir dinheiro ao contribuinte pois "pensam eles" que sera assim que se levanta uma economia...e que decisao mais fora de contexto e deslocada da realidade.

Vou somente partilhar mais uma vez algo que vejo em pratica e acho que seria o caminho a seguir...ja que os "carneiros" da assembleia da republica copiam certas ideias do "estrangeiro" que pena nao copiarem INTEGRALMENTE, no seu todo.

Exemplo:
Em Inglaterra existe um documento chamado "V5" e' um estilo de "documento unico" mas so que muito mais completo tem QUATRO paginase contempla TUDO!!!! sim desde identificacao do carro (numeros de chassie, quadro cor etc..etc..) e tambem titulo de propriedade, sim ate aqui voces dizem que qual 'e a diferenca...bom isto tudo na numa pagina so, depois outras "seccoes" e paginas resumem-se a transferencia de propriedade o que e' responsailidade automatica do dono actual e tera de enviar para a "DGV" de inglaterra que esta por sua vez com o "V5" devidamente completo e acrescentado o novo proprietario e morada etc...enviara para o novo proprietario o tal NOVO "V5" imediatamente com os mesmos detalhes e claro esta um docimento "novo" com todas as seccoes oferecidas.

Ponto que se fala aqui e' o realmente o carro estar "fora de circulacao" e como tal aqui em Inglaterra terra de construtores de carros (ja nao muitos) lol existem muito boa gente com coleccoes de carros enormes, imaginem o mesmo caso que se ira passar ai passar-se aqui...de certeza que algumas cabecas "rolariam" ....agora e' assim, nesse tal documento "V5" o titular proprietario do carro simplesmente declara o carro "SORN" ...sigla para carro fora de circulacao MAS AINDA E MEU CANUDO!! lol

Assim a "DGV" local passa a saber que o senhor fulaninho tem o carro em sua posse mas que nao pode circular com ele...
E voces dizem entao e' facil...claro que e' e assim se vive "normalmente"...agora sabem a surpresa?
a "DGV" local tem equipas de reconhecimento e sistemas informaticos de tal ordem que se detectam o carro em circulacao e' simplesmente DESTRUIDO...ja vi e ouvi muitos casos de CARROES mesmo seres totalmente esmagados...

Eu simplesmente acho que os politicos em Portugal devem de sofrer um pouco como o tal filme "Lost in translation" ...porque cario eles nao copiam a ideia na integra?!?!? ...so me leva a concluir que sera para extorquir dinheiro...nada mais.

Ainda este ano dirigi-me a uma loja do cidadao e pus essa pergunta mesmo, o fulano na seccao disse-me que ate a altura ninguem tinha posto esa pergunta:

Se tenho um carro e esta em garagem, nao circulo com ele e ainda por cima me encontro fora do pais nao tenho que pagar nada, pois a DGV e' que tem de certificar se o carro esta em circulacao ou nao...claro que isso inicialmente e' minha responsabilidade em informar a entidade DGV que nao circulo com o meu carro...nao tenho nada a pagar.

Assim que ai chegar dia 7 a 11 vou inteirar-me da situacao...
Total suporto a ideia que foi alguma besta que acordou com uma ideia brilhante ...enfim

UMM abraco
Carlos Pires

jarbas

UMM
Registo
16 Mai 2007
ola pessoal
esta situaçao ta deixar toda a gente com os nervos a flor da pele porque ainda ninguem sabe como resolver a situaçao(que é o meu caso)
por isso pedia que me explicassem(como eu fosse muito burro)o que me vai acontecer.
o meu "machibombo" é de 1980 e ta em restauro e so devo acabar o restauro la pro fim do ano s tudo correr bem.
supostamente a minha matricula ja foi retirada??
como é que eu faço pra voltar a ter matricula??
tenho que ir pra uma alfandega fazer uma inspecçao? e ai atribuem-m uma nova matricula( a que tiver em vigor naquele momento)???

va pessoal abraços

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Estou na mesma situação...

Não vou acabar o restauro do cournil antes do proximo ano!!!!

Tou a pensar em levar o chassis a inspecção! eles chumbam o carro! ja tenho inspecção!!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Uma vez mais uma chamada de atencao para o CLube UMM...
Pois sao uma organizacao que detem concerteza um grande numero de socios no activo e sempre a crescer e representariam sem duvida numa peticao assinada ou representativa em relacao a este assunto.

Lembro o caso ate mesmo de pessoas com elevado numero de carros de coleccao!!! como farao eles? ficam sem as matriculas da epoca???? IMPOSSIVEL!!!... acho que teremos de arranjar representacao e fazer-mo-nos chegar as mentes que tomam decisoes, pois se indirectamente a classe politica podera ter influenciado a queda de uma marca (UMM)... nao vao agora umas abeculas que cairam de para-quedas no posto politico decidir ainda mais contra a "preservacao" de uma marca...ja para nao falar dos tais colecionadores de carros classicos.

UMM abraco
Carlos Pires

Registo
30 Mar 2006
Caríssimos tenham calma, isto só se aplica de não pagarem o imposto único de circulação, o que hoje em dia não é possível fazer, porque se o proprietário não pagar o IUC passa a ter um problema com as finanças, é que se estiverem impostos em atraso não são reembolsados do IRS,o que não é agradável.

Pagando o imposto de Circulação este decreto já não se aplica.

Agora atenção, se o UMM não estiver em vosso nome não é vosso, logo o proprietário poderá dar baixa da matrícula e aí o problema passa a existir.
Passo a Transcrever o artigo 3º

Artigo 3.º
Cancelamento de matrícula de veículos
a pedido do proprietário
2 — A presunção de destruição ou desmantelamento é
reconhecida, para efeitos de cancelamento de matrícula, se
os veículos, cuja matrícula o proprietário pretende cancelar,
não tiverem sido presentes a inspecções técnicas, não
tenha sido liquidado o respectivo imposto, seja imposto
municipal sobre veículos, imposto de circulação ou imposto
de camionagem, nem tenha sido efectuado o seguro
de responsabilidade civil automóvel.

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt

Cordeiro

Iniciado
Registo
7 Mai 2006
Boa Noite a todos!!!

Continuo a ver se é possível ultrapassar de forma legal esta situação do não cancelamento automático da matricula, mas parece-me muito difícil e a única saída não interessa a ninguém, a quem efectua um restauro ou quer somente conservar um clássico.

Relativamente ao mencionado pelo Miguel Gomes, só tenho que frizar o seguinte:

O que diz, a respeito do Artigo 3º é correcto para pedir o cancelamento, agora questiono para quem não quer cancelar a matricula automaticamente, pois no meu caso e de mais que por aqui apareceram (viriato, Jagoz e jarbas) estamos no problema levantado inicialmente e devidamente retratado no seguinte Artigo;

Artigo 5.º - Cancelamento oficioso
...
3 — São ainda canceladas oficiosamente as matrículas
de veículos matriculados entre 1 de Janeiro de 1980 e
31 de Dezembro de 2000 que não tenham sido submetidos
a inspecção periódica obrigatória após 1 de Janeiro
de 2003.

A única forma (penso eu) de ultrapassar isto é com o seguinte:

Artigo 5.º - Cancelamento oficioso
...
5 — A reposição da matrícula dos veículos referidos no
n.º 3, que seja requerida no prazo de seis meses a contar
da data do cancelamento da matrícula, carecendo da aprovação
em inspecção extraordinária a realizar nos centros
de inspecção técnica de veículos da categoria B, não está
sujeita a pagamento de taxa ao IMTT, I. P.

Mas esta parte de IPO extraordinária não interessa a ninguém, pois como já referi, para além dos custos tem também uma grande complexidade em trazer a folha verde para casa.

Outra questão que me lembrei agora mesmo, tantos restauros mostrados aqui neste fórum, nomeadamente o do magnifico carro (BM-00-94) que foi ao DAKAR e que actualmente está em processo de restauro pela PETERTUMBLE, pois este deve estar na mesma situação que o meu, terá também que fazer a IPO extraordinária e os custos irão aumentar em relação ao inicialmente previsto, assim sendo acho que é de aceitar e ir para a frente com a ideia do forista Carlos (aloevera) de o CLUBE UMM se empenhar nisto de forma a mostramos que ainda estamos vivos e assim queremos continuar.

Abraços
Nuno Cordeiro

jarbas

UMM
Registo
16 Mai 2007
ola pessoal
se for pra dar uns bicos na boca de alguns politicositos contem comigo.
o que da vontade é passar-lhes com os nossos "bichos" por cima pra eles darem conta que os UMM ainda tao vivos.

moços eu ja nao sei o k eide fazer, nao sei s venda tudo ou invista o resto dos trocos que me sobram, mas de certeza que nao vou conseguir pois eu tou no algarve e o bicho ta no norte e eu trabalho na hotelaria (ou seja ferias so no inverno) so vou poder pegar no bicho quando o prazo dos seis meses tiver quase acabar.
ja agora s deixarmos passar os seis meses quais sao as consequencias??

abraços tristes

jarbas

UMM
Registo
16 Mai 2007
a inspecao nao pode ser num IPO normal??
tem que ser num centro de categoria B?(expliquem-m o que é um centro de categoria B)

desculpem a minha ignorancia

Orlando Sousa

Iniciado
Registo
15 Jan 2008
Porque não acho que se deva andar aqui a atirar palpites ao ar (principalmente sem bases para isso) tomei a liberdade de enviar ao IMTT um mail expondo a situação do meu Cournil (matrícula de 28/12/1982, sem IPO desde Dez/2002) e recebi o esclarecimente que transcrevo, de seguida, na íntegra:

"Boa Tarde

A matrícula é cancelada automaticamente ao abrigo do n.º 3 do artigo 5.º do
D.L. n.º 78/2008, de 6 de Maio, contudo pode a mesma ser reposta a pedido do
interessado no prazo de 6 meses (após a entrada em vigor do diploma),
conforme estabelece o n.º 5 do referido artigo sem pagamento de qualquer
taxa para o efeito.

Após a data referida a matrícula pode ser sempre reposta, contudo já se
encontra sujeita ao pagamento da taxa respectiva.

Contudo, para reposição da matrícula é necessário em qualquer dos casos a
realização de uma inspecção extraordinária ao veículo, devendo o mesmo ficar
aprovado naquela inspecção.

Com os melhores cumprimentos

Direcção de Serviços de Processamento e Atendimento

IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres"

Aconselho todos os que tenham dúvidas (mesmo assim) a fazer o mesmo que eu, peçam o esclarecimento acerca dos vossos UMM's via email, achei o serviço do IMTT excelente, rápido e eficaz (obtive a resposta em 2 dias).

Quanto ao que o Miguel Gomes escreveu, parece-me haver aí má/ errada interpretação do Decreto-Lei, a situação do meu carro (ainda em restauro) é a prevista no n.º 3, do Art.º 5.º do DL.
Quanto à regularidade da situação fiscal do veículo, a minha ainda está legal sem imposto em falta, pois pelo antigo regime (do Imposto de Circulação e Camionagem, que abrangia os nossos UMM's)o veículo estava fora da via pública por isso não tinha nada a pagar, agora (com não circula) só terá que pagar no mês de matrícula (Dezembro) e terá de pagar mesmo que não circule ou esteja fora da via pública.

Qualquer coisa disponham.

Quanto a outra coisa acima (logo no início) escrita, não me parece que haja o respeito suficiente pelo UMM para lhe fazerem um diploma legal de caça ao carro nacional, parece-me claramente que tudo se destina à cobrança de taxas,pois muitos como eu não terão os restauros concluídos dentro dos 6 meses de isenção das taxas.

Em suma: O contribuinte é que se F#*-"!!! (lixa).

Abraço a todos

Cordeiro

Iniciado
Registo
7 Mai 2006
Boas Tardes,

Amigos, hoje o IMTT, já sabe claramente o que a lei diz, mas quando saiu ainda estavam piores do que nós, tal a quantidade de informações incorrectas, inclusive dadas aos balcões do IMTT, como pude visualizar num qualquer telejornal, salvo erro o da RTPN.

Esse mail resposta do IMTT é uma cópia para todos, estranho é que mesmo assim tenha demorado 2 dias, pois para demorar 2 dias devem estar somente a receber reclamações/informações desta coisa o que obriga a perdas de tempo e dois dias é muito tempo.

A taxa que isentam durante seis meses é aquela dos 30 Eur. porque o valor da IPO extraordinária, o proprietário do veiculo que a pague, com as consequências que já expliquei em "post's" anteriores.

Para esclarecimento ao forista "jarbas";

Inspecção técnica extraordinária, explicação da DGV no site:
As inspecções extraordinárias destinam-se a identificar ou a confirmar ocasionalmente, as condições de segurança dos veículos ou a reposição das mesmas, em consequência de alteração das suas características por acidente ou outras causas, cujos elementos do quadro, direcção, suspensão ou travagem, tenham sido gravemente afectados, não permitindo, por este motivo, que os veículos possam deslocar-se pelos seus próprios meios.

Onde fazer inspecções tipo B:

http://www.dgv.pt/veiculos/centros_categ_b

(mas, actualmente também não funciona, porquê será????)

Se necessário tenho em pdf, uma listagem que poderei facultar, mas um centro de inspecções qualquer também te esclarecem onde ir mais próximo da tua área.

Outra questão que me parece poder acontecer para depois dos seis meses, é ficarmos sem a nossa matricula, pois alguém pode adquiri-la ao IMTT como matricula de época, ou será que também salvaguardaram esta coisa!!!! E depois papamos com uma matricula recente, nada condizente com os nossos UMM.

Abraços
Cordeiro

tmcubo

Iniciado
Registo
2 Nov 2007
Boas!

Estive a falar com uma Sra. amiga que trabalha na DGV sobre um carro meu que é abrangido por esta decreto de lei, isto é, está a ser restaurado e que de presente (nem num futuro próximo) terá em condições para ir a uma inspecção, ao qual a senhora respondeu-me que, que apesar de a lei ainda não tinha sido bem assimilada nem pela DGV nem pelas Finanças, bastaria, o quanto antes, pagar o imposto único de circulação, o qual eu já tinha feito de ante mão :)

Espero que este reply sirva para alivie alguns corações…

Um abraço,

TiagoM.

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Isto ainda anda tudo numa grande confusão.
O meu pai foi à antiga DGV e perguntou como era com o abate do Fiat visto já ter pago o imposto, resposta do senhor, "espere até Setembro e verifique na listagem das suas viaturas no site das finanças se desaparece, caso contrario tem de vir pagar 30€ para o abater".

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
UFA! Tiago M. - TMCUBO...tambem me parece que enquanto "eles" vejam que os nossos carros tem o imposto de circulacao "activo" ou pago ate a data...penso que "bastara"!!! ....
Sim Antonio Joao ...infelizmente uma "descoordenacao" incrivel...nada de novo!
:-(

continuem a enriquecer o topico pois e' do interesse de todos e nada melhor do que os proprios donos dos carros retratarem os episodios...

UMM abraco e boa sorte!
Carlos Pires

Registo
30 Mar 2006
Boas Carlos, olha segundo as informações que disponho, não basta ter o imposto pago, é necessario o carro ter feito uma inspecção nos ultimos 5 anos, mas quem estiver nestas condições é melhor informar-se, é que se a matricula for anulada tem uma carga de trabalhos.

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
de volta a estaca ZERO....lol
Bolas e quem esta a trabalhar no estrangeiro e tem o carro em projecto de alteracoes, como e' o meu caso???

UMMMMM fico a espera de mais contributos...

Obrigado e UMM abraco
Carlos Pires

ACordei

UMMzito
Registo
31 Mar 2006
boas malta…

a coisa que mais detesto é a malta não ler as coisas que são apresentadas no início dos tópicos… em tempos alguém me disse e com razão…

“eu coloquei um tópico com um artigo duma revista ou um link (já não me lembro bem)… e muitos foram os palpites, sugestões ou criticas, mas quase que aposto que a maior parte não leu o artigo…” meus amigos não caiam nesse erro de não lerem todas as coisas apresentadas até ao fim… pois para além de não aprenderem, também não estão a ajudar…

depois deste desabafo… vamos ao que importa...

amigo TiagoM…
ora pelas tuas poucas palavras, não chego a conclusão nenhuma… pois não sei se:

- o teu carro tem 1.ª matrícula de 01.01.1980 até 31.12.2000???
- não foi há inspecção desde 01.01.2003???

se sim… às duas questões por mim colocadas anteriormente…
temos problemas e estás contemplado pelo N.º 3 do Artigo 5 do Dec-Lei 78/2008 (Cancelamento automático)… agora, se calhar também já o teu coração bate mais rápido… digo eu…

se não… a qualquer uma das duas questões por mim colocadas anteriormente…
podes estar descansado e fazer um bom restauro, como também não manifestas vontade em solicitar o cancelamento… até te digo mais, fizeste bem em pagar o imposto é o nosso dever (eu fiz o mesmo)… e és amigo do estado, o estado é que não é nosso amigo…

amigo António João…
ora verificando a tua situação e o que está escrito no Dec-Lei… para ti a lei está um “mimo”… a última inspecção e 1.ª do 127 foi há alguns anos (1994???)… logo não tens que pagar nada… e se alguém quiser que pagues os ditos 30€ espeta-lhe na cara com o N.º 3 do Artigo 5 do Dec-Lei 78/2008 (Cancelamento automático)…

amigo Carlos…
para ti a questão é a seguinte o UMM foi à inspecção desde 01.01.2003???

se sim, não tens qualquer problema…

se não, já sabes a resposta e aplica-se o N.º 3 do Artigo 5 do Dec-Lei 78/2008 (Cancelamento automático) e estás tramado… juntas-te assim ao clube dos que estão a restaurar e não queriam a matrícula cancelada…

como disse e bem o Carlos numa das suas respostas anteriores…

“continuem a enriquecer o tópico pois é do interesse de todos e nada melhor do que os próprios donos dos carros retratarem os episódios...” mas... já agora, fundamentem bem a vossa situação…

agora informações destas, de funcionários da DGV ou IMTT ou lá como aquilo se chama...

“ao qual a senhora respondeu-me que, que apesar de a lei ainda não tinha sido bem assimilada nem pela DGV nem pelas Finanças, bastaria, o quanto antes, pagar o imposto único de circulação”

ou

"espere até Setembro e verifique na listagem das suas viaturas no site das finanças se desaparece, caso contrario tem de vir pagar 30€ para o abater".

são uma vergonha... não saberem do que estão a falar… pois em vez de dizerem baboseiras… o melhor será lerem bem o que diz os Dec-Lei ou informarem-se melhor antes de falar... só assim podem ajudar ou simplesmente informar, mas bem, é para isso é que estão a ser pagos…

uma sugestão quando se deslocarem à DGV (IMTT) e vos disserem o contrário do que está escrito no Dec-Lei em causa, peçam-lhe para vos arranjar uma fotocópia onde diz o que acaba de dizer… mas para isto, convêm que vocês também percam 10 minutinhos a ler e reler para assim não serem enrolados à primeira e andarem sempre a caminhar para os mesmos sítios…

espero ter ajudado…

umm abraço...
aLEX cORDEIRO
www.acordei.pt.to

Top Inferior