• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Canal de rádio CB para UMMistas

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
Vou permitir-me copiar este post do utilizador LandNery do forum LandMania Clube de Portugal:

Inicio de citação

Na banda do cidadão os canais fixos são:

canal 9 - serviços de emergência (hoje com pouco uso mas ainda é válido)

Canal 11 - canal de chamada (depois transita-se para outros canais para a conversa em si.

Canal 19 - canal de chamada internacional (utilizado também em embarcações de recreio) mas hoje fora de uso pois foi substituido pelo VHF.

Nada mais há fixo. Contudo há alguns canais que por uso e convenção foram sendo estabelecidos. A saber:

Uso geral de Banda do cidadão para conversas aleatórias - do canal 1 ao 20

Uso associativo - do canal 20 ao 29

Uso para estrada, principalmente os camionistas - 30 ao 40, sendo o canal de chamada o 34 (em ssb) canal dos camionistas

Também de encontra convencionado o "modo de emissão". Deste modo até aos 25 (é variável) emite-se em AM/FM, sendo até aos 10 mais FM, e a partir dos 25 é mais usual o SSB (signal side band), quer em LSB (lateral side band) quer em USB (Uniform side band)

E isto porquê?? por causa das afinações das antenas e das estacionárias etc... Ou seja um equipamento (rádio antena e, por vezes amplificador de sinal - os chamados lineares, ar condicionado, pantufas, aquecedores, etc...) que esteja afinado para andar nos 20, pode não funcionar tão bem nos 10 e vice versa.

Por outro lado assim limitam-se as buscas na rádio. Pois já sei onde chamar quem.

Mas aí estamos a falar de potencias de emissão muito grandes, como nós andamos na casa dos 3 a 5 W de potencia de saída... não tem expressão.

A banda dos vinte é a indicada para nós. Mais a baixo temos os cebeistas normais e mais acima, nos trintas, temos os camionistas.

Claro que isto não regra, por isso é que quando alguem quer er uma conversa (QSO) mais privada, "viaja" para canais menos convencionais.

Ainda temos ainda, dentro das bandas dos 11 metros - 27 Mhz (onde se situa a CB), outras gamas de frequências, mas essas só estão legais ao serviço amador e vedadas ao licenciamento da CB.

Proponho assim que continuemos no 22 AM, podendo ou não "subir ou descer um andar" mas nunca entrar nos 30.

Espero ter ajudado.

Fim de citação


Posto isto, proponho que sugiram um canal de comunicações entre UMMistas, um canal onde seja provável encontrar alguém que partilha o nosso bom gosto;).

Pelo pouco que li na net, penso que o canal 24 AM pode ser uma aposta, mas gostava da colaboração de todos neste assunto (sobretudo os entendidos, o que não é o meu caso). Quando se chegasse a uma conclusão podemos solicitar ao Clube UMM que inclua essa informação no seu site.

Fica à consideração de todos.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 
Registo
23 Jul 2010
Mensagens
977
Localização
Portugal
Boa ideia.
Talvez seja desta que meta a antena no meu CB.
24 só te posso dizer que sim porque gosto do número...sem mais nenhum critério técnico.
Abraços


 

B380

UMM
Registo
12 Mai 2009
Mensagens
609
Localização
Portugal
Gostei da ideia, até porque tenho 2 CB por aplicar e estou a pensar nisso

Já agora como tirar a licensa para não ter incomodos com os Srs Policias e GNRs?

É Portugês, e é melhor que o Magalhães, UMM.

Bruno Carvalho
 

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
Mensagens
3.038
Localização
Portugal
boas companheiro
ca por terras marroquinTTas o canal 22 é dos "barras pessadas"camions,a maltinha da voltinha do deserto é o 25-AM,restante pessoal que anda por la é o 30-AM

essa ideia de umm canal mais comum a todos é bem porreira e até preciosa!

 

egas84

UMM
Registo
15 Nov 2009
Mensagens
188
Localização
Portugal
Boas. Faço rádio desde 1999 e nunca ouvi falar nessas convenções. Uma correcção banda dos 11 metros = CB, rádio amadores não operam nessa banda mas sim nos 10. Aconselho que usem no máximo até ao canal 28. Por vezes os camionistas usam Lineares de alta potência que depois causam interferência nos canais próximos (na linguagem cb - arrastamento) Link da Anacom para registo https://www.anacom.pt/bvirtual/index.jsp?do=edit&mode=edit&idform=SRPCB&hc=off

cUMMps,
Edgar
 

Azimutte

UMM
Registo
10 Fev 2008
Mensagens
557
Localização
-
Boas amigo Aldeia, excente ideia:)
Por mim pode ser qualquer canal.
B380: quanto a licença, quase que tenho a certeza que já não é necesario mas sujeito a confirmação.
abraço

Azimutte

www.azimutte.blogspot.com
 
Registo
21 Set 2009
Mensagens
376
Localização
Portugal
gosto da ideiam a licença falei com um gnr amigo e ele disse que essa lei da licença ja é muito antiga e ja ninguem liga a isso, mas inda faz falta licença... é ter o radio e só meter a antena quando faz falta e eles não implicam...

UMM= Uma Maquina de Monte...
 

ToMiX

UMM
Registo
17 Mai 2008
Mensagens
1.065
Localização
Portugal
Eu tirei a licença de CB na Anacom á pouco tempo, tem o custo de 70€ e é só lá ir preencher um papel e dão logo o cartão vitalicio. Tambem já li algures por aqui que deixou de ser obrigatório a licença para uso de CB.

Quanto ao uso dos CB's, nos passeios sou apologista de perder 5 a 10 minutos durante o "briefing" para "afinação/calibração"
dos equipamentos.

Pode parecer ridiculo, mas de facto um CB faz muita falta nos passeios, mas sem atropelos e com utilização de compassos de espera.


 

egas84

UMM
Registo
15 Nov 2009
Mensagens
188
Localização
Portugal
Boas. a licença ainda é necessária, apesar de ter havido uma reunião entre várias entidades da Europa e ficar determinado que a deixaria de ser necessária a licença, Portugal ainda não adoptou a lei. Em relação a s autoridades, há de tudo (experiência própria).

cUMMps,
Edgar
 

Azimutte

UMM
Registo
10 Fev 2008
Mensagens
557
Localização
-
Boas a todos, sobre o assunto da tal licença, perguntei a um amigo que tambem faz uso de CB´s a muitos anos e ele respondeu-me asim:

Pela primeira vez se reconhece o uso do SSB em todos os países da CEPT (Conférence Européenne des administrations des Postes et des Télécommunications) para a Banda do Cidadão, este que foi o sonho de muitos "cebeistas" durante décadas, por fim o momento chegou.

A partir do dia 1 de Outubro de 2011 só haverá uma Banda do Cidadão na Europa, com uma norma geral que autoriza em todos os países 40 canais, das actuais frequências de 26 960 a 27 410 kHz, com os modos AM (4W) e bandas laterais (12W). Ficam excluídas dentro dessa margem, as frequências de 26 995, 27 045, 27 095, 27 145 e 27 195 kHz.

A decisão foi tomada pela ECC (Electronic Communications Commitee), organismo da CEPT, que propôs como data de arranque da nova normativa o dia 1 de Outubro de 2011
No mesmo acordo estabelece-se que não será obrigatória uma licença individual para praticar CB.
Também, os países deverão permitir o livre uso desta banda nos seus territórios nacionais a todos os cidadãos de estados pertencentes à CEPT e autorizar a livre circulação de este tipo de transmissores.

Fonte: Revista Rádio Noticias.

-------

Á partida, deixou de ser necessário obter a licença, mas não se sabe quando é que a directiva comunitária vai ser transposta para a lei nacional. Na dúvida, é melhor contactar a ANACOM.

Azimutte

www.azimutte.blogspot.com
 
Registo
11 Jun 2008
Mensagens
372
Localização
Portugal
quanto á licença, segundo embirraram comigo ao regressar do almoço do leitao em Carreço é necessária sim, eu fiz-me de burro e que nao sabia e tal, e eles por boa vontade deixaram-me seguir descansado
mas ao que parece ainda é obrigatória, ou foi no que se lembraram de ameaçar com multa, e perguntaram se o radio saía facil.. pois a sorte é que tenho que desmontar o tablier pra ele sair..
por isso tnham cuidado... ou a licença... ou a sorte de nao "pegarem" com isso..

www.UMMistas.com
 
Registo
9 Jul 2015
Mensagens
592
Localização
Portugal
E respondendo à minha própria pergunta e para quem quiser ficar informado:
Fica a resposta da ANACOM

1. Em resposta à sua questão, informamos que a ANACOM aprovou, a 9 de março de 2017, a isenção de licença das estações de CB, bem como a atualização do Quadro Nacional de Atribuição de Frequências (QNAF), em conformidade. A decisão aprovada definiu os requisitos técnicos harmonizados a que o funcionamento das estações do serviço rádio pessoal - banda do cidadão (CB) deve obedecer.

Assim, a partir de 11 de março de 2017, as estações de CB estão isentas de licença, nos termos e ao abrigo do disposto no artigo n.º 9, n.º 1, alínea b) do regime geral das radiocomunicações, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 151-A/2000, de 20 de julho, na redação atualmente em vigor(1).(https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=940079https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=940079)

A eliminação da obrigatoriedade de registo dos utilizadores não afeta a operacionalidade das estações de CB e promove a simplificação e desburocratização dos processos.

Esta decisão foi adotada na sequência do disposto no Decreto-Lei n.º 1/2017, de 5 de janeiro(https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1402289https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1402289), que veio determinar a revogação do regime legal do serviço rádio pessoal - banda do cidadão (CB)(2), eliminando a obrigatoriedade de registo dos utilizadores das estações de CB. A isenção de licenciamento entra em vigor na data indicada - 11 de março de 2017.

2.Pode consultar aqui a atualização do QNAF(requisitos técnicos harmonizados) :
Com os melhores cumprimentos,

Aida Oliveira
Coordenadora do Serviço de Atendimento ao Público



1 O Decreto-Lei n.º 151-A/2000, de 20 de julho, que estabelece o regime aplicável ao licenciamento de redes e estações de radiocomunicações e à fiscalização da instalação das referidas estações e da utilização do espectro radioelétrico, bem como à partilha de infraestruturas de radiocomunicações, foi alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 264/2009, de 28 de setembro, e alterado pela Lei n.o 20/2012, de 14 de maio, e pela Lei n.º 82-B/2014, de 31 de dezembro.
2 Constante do Decreto-Lei n.º 47/2000, de 24 de março
 

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Mensagens
1.361
Localização
Portugal
olha que boa noticia. Eu que nunca tive uma coisa dessas porque sempre achei que ia dar chatices por causa da licença.
Assim um dia que ache que faz falta, já não hesito em comprar...
 

NSMP

UMM
Registo
10 Mar 2010
Mensagens
1.015
Localização
Portugal
Obrigada pela divulgação.

Vou partilhar também.Agora espera-se bom senso no uso do mesmo e na forma como se comunica na Citizen Band!Não esquecer que não é um télélé e as mensagens devem ser curtas e objetivas, evitando usar palavras tais que podem causar dúvida tais como "sim" e "não" entre tantas outras e saber esperar para comunicar assim como aquele um ou dois segundos depois de apertar o "gatilho"!

cUMMprimentos
Natacha


http://www.wix.com/natasca/coisas-de-tt
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Vou registar, e estudar bem estas tretas todas tipo "alteração ao QNAF " e ver se percebo o que quer dizer, que para mim ainda são chinês...!!!
 
Top Inferior