• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Caixa de Transferencias Ruido

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

A minha caixa de transferencias faz um ruido que penso ser de algum ou alguns rolamentos gripados.

Alguem ja lhe aconteceu o mesmo ou sabe se é faccil de reparar em casa?

A minha caixa de velocidades e de Marcha a tras ao lado da primeira.

Obrigado

cUMMps

Registo
8 Jun 2006
Amigo show_time

A sua caixa ZF é de fácil reparação:p, mas:devilish:, como tudo na vida é preciso ter alguma experiência, conhecimentos, ferramenta e algum dinheiro disponível:angry:. Se o defeito vier apenas dos rolamentos (???) a "coisa" é relativamente barata, se houver algo mais tudo se complica e muito. O mais difícil é o avaliar com rigor o verdadeiro estado dos diversos desgastes/folgas, saber o que é natural e muitas vezes obrigatório e o que é anormal, tendo que ser colmatado da forma correcta.

Nesta última hipótese (algo mais do que apenas rolamentos) haveria sempre a possibilidade de comprar outra caixa (em bom estado!), embora, pessoalmente desaconselhe esse procedimento, a não ser que a compre a alguém de absoluta confiança e que lhe garanta o seu estado interno. Comprar uma caixa fechada e montada é uma lotaria. Ainda sobre este assunto, somos da opinião de que se deve (na medida do possível) sempre reparar o que é nosso, ou seja; partindo do que estava montado no nosso carro, opiniões:blush:!

Agora, fico sem saber de onde vêm os tais barulhos:blush:. será da cx. de transf. ou da cx. de vel.? É que são algo complicado(n) de discernir e identificar, ficando, mesmo a quem tem alguma tarimba, a saber de facto de onde provêem, ou se até vêem de outro sítio e se propagam até à zona das caixas (vindo dos dif. ou transmissões)

Não se esqueça que a cx. de transf. é comum às duas caixas possíveis (ZF ou UGO) e se encontrar uma das outras em muito bom estado, pode ser sempre montada na cx. de transf. que tem (desde que esteja em condições;)).

Vá dando noticias para ver se aprendemos alguma coisa ou se o podemos ajudar.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Desde ja agradeço a sua completa resposta.

O barulho tem 90% de hipoteses de vir directamente da caixa de transferencias pois as manetes da mesma vibram mais ou menos consoante o som se agrava ou nao, e tudo ja foi ouvido e reouvido, testado e re-testado dezenas de vezes sem as tampas que separam a caixa do habitaculo.
O ruido agrava-se a partir dos 50km/h ficando cada vez mais insurdecdor conforme a velocidade aumenta.
Com as 4x4 ou redutoras ligadas o comportamento é igual, a partir dos 50km/h la vem chiadeira.
O que me aconselha a fazer?

Desmonto o veio de transmissao traseiro e o da frente e há algo accessivel que possa fazer?

Obrigado e cUMMps

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Ola,
Eu diria que esse barulho vem directamente das manetas.
Arranja alguem que vá ao teu lado e pede para quando esse barulho começar as aperte uma contra a outra e ve se ele para.

Se for dai então tens de verivicar se as molas que empurrama as manetas uma contra a outra estão em bom estado e ou lubrificar o veio onde as mesmas trabalham.

No meu OE isso aconteceu.

UMM abraço
Samuel Sousa

Registo
8 Jun 2006
Amigo show_time

O Samuel tem muita razão (como sempre:)). Realmente o barulho poderá vir de uma folga existente nas manetes de 4x2/4x4 e altas/baixas (fonte de muitos barulhos por vibração).

Só passará se forem encasquilhadas (e o veio estiver bom) e tiverem as suas 2 molas de afastamento em bom estado e com pressão. O veio leva um ponto de massa.

Outra fonte de ruídos é o trem fixo intermédio da cx. de transf.:angry: que é apoiado em roletes. A sua folga é limitada por anilhas de bronze. O esforço permanente solicitado a este trem (de 2 carretos) e um desenho não muito feliz leva a que o seu veio de apoio (pode ter 2 diâmetros 19mm e 31mm) seja "comido" e crie folga, então os silvos e ruídos vários aparecem:dizzy_face:.

Vá dando notícias.

UMM abraço
João

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!
Desde ja obrigado mas, o meu pai nos antigos tempos em que era o dono do UMM chegou a mandar encasquilhar as manetes e eu ja andei a segurar aquilo e mesmo assim nao é disso.

É mesmo dentro da caixa alguma coisa estragada.

O que posso fazer para saber? o que desconfiam? tem que ser alguma coisa que roda cada vez mais quanto a velocidade aumenta porque oruido vai sempre aumentando.

Desmonto a caixa ouu nao é preciso?

cUMMps

Registo
8 Jun 2006
Amigo show_time

"Outra fonte de ruídos é o trem fixo intermédio da cx. de transf. que é apoiado em roletes. A sua folga é limitada por anilhas de bronze. O esforço permanente solicitado a este trem (de 2 carretos) e um desenho não muito feliz leva a que o seu veio de apoio (pode ter 2 diâmetros 19mm e 31mm) seja "comido" e crie folga, então os silvos e ruídos vários aparecem ."

Como foi indicado, poderá ser eventualmente problemas neste carreto, no rolamento de saída da caixa de transf. (para trás) ou no rolamento se saída da cx de vel. para a cx. de transferência, ou outra coisa qualquer que de momento, como é óbvio, não nos podemos pronunciar sem as caixas serem abertas(n), porque deverá ser esse o caminho a tomar antes que algo se parta:dizzy_face:.

UMM abraço
João

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Amigo João
Visto a sua resposta não me resta outra hipótese senão a de tirar para fora a caixa de transferencias.
Pensava eu que me ia desenrascar sem a tirar para fora
O processo de desmontagem envolve algum cuidado acrescido?
Meramente retiro os veios de transmissão e desapertua da caixa de velocidades e já tenho o processo concluido?
Existem peças ou pecinhas que possam cair na sua desmontagem?

brigado e cUMMps

Registo
8 Jun 2006
Amigo show_time

Se realmente for essa a solução e penso que será, é melhor retirar as 2 caixas (juntamente com a cloche:)), depois de desapertar as transmissões o cabo de embraiagem e a travessa que fica por debaixo das caixas etc. Sempre poderá dar uma olhadela ao estado da embraiagem

ATENÇÃO que é um trabalho de certa forma complexo e obriga a alguma ferramenta (chaves de grande medida) e algum conhecimento. Por correio electrónico vou-lhe enviar um simples manual de reparação para a cx. de transferência.

Vá assentando tudo num papel, mesmo que lhe pareça ridículo, NUNCA se fie na memória! Faça desenhos das posições das peças. CUIDADO que o conjunto é MUITO PESADO!!!(n).

UMM abraço
João

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Amigo João Muito Obrigado por toda a ajuda, vou ler o manual que me enviou e pôr mãos à obra.

Obrigado por tudo até agora.

cUMMps

Top Inferior