• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Caixa de direcção - Problema esquisito

Carlos Cardoso

Iniciado
Registo
4 Nov 2012
Olá a todos,
Na ultima semana desmanchei a caixa de direccao toda.
Desde que comprei o UMM que a direcao tinha calos e fazia barulhos, estava uma vergonha.
Quando desmontei deparei-me logo com 2 rolamentos de agulhas desfeitos, assim como o veio estava bastante empenado (veio onde engata o pendural, deve ter sido alguma pancada das fortes).
Comprei os retentores, rolamentos e orings, assim como mandei rectificar o veio num torneiro.
Montei tudo outr vez, os calos desapareceram, e tinha tudo para ficar um trabalho impecável, mas....para meu espanto, no final algo correu mal :)
Ao sangrar o sistema, deparei-me com o seguinte.
Coloquei um tubo no sangrador e este a descarregar no deposito do óleo da direccao.
Ao virar a direccao para a direita, o óleo sai pelo respiro com pressão, saiu o ar todo e o óleo sai em esguicho pelo tubo, no entanto, ao virar a direccao para a esquerda, o óleo não sai com pressão, sai um fio constante, pequeno, que se mantém inalterado mesmo virando a direcao.
Noto também, que ao virar para a esquerda, além de não sair oleo em esguicho, nota-se ruído na bomba do hidráulico, nota-se que está em esforço, parece que ao virar para a esquerda, algo esta a impedir o oleo de circular :(

Alguém tem ideia do que se trata?
Bomba ja desmontei e esta em bom estado.
A caixa de direcção assistida, foi montada e desmontada segundo o manual técnico e ficou tudo conforme estava, e foi afinada.
Pode não ter ficada afinada por um profissional, mas não estou a ver nas afinações possíveis, o que possa estar a interferir na circulação do oleo ao virar para a esquerda.

O UMM ja fazia uns ruídos na bomba de direccao, possivelmente este problema ja existia, será que ja alguém mexeu previamente na bomba e faltam peças?

Se alguém me poder ajudar agradecia.

Cardoso

Carlos Cardoso

UMM ALTER II 2.5 ATMOSFÉRICO - 1989

Carlos Cardoso

Iniciado
Registo
4 Nov 2012
Já estive a pesquisar mais um pouco, o problema que me esta a acontecer, aparentemente está na válvula do conjunto sem-fim/válvula.
Esta peça não cheguei a desmontar, primeiro por parecer algo complicado de mexer, e segundo por aparentar estar bem, pelos vistos não deve estar :).
Alguém me pode confirmar se efectivamente este problema pode ser da válvula?
Ja alguém rectificou a mesma para dar umas dicas?

Carlos Cardoso

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Bom dia.
Todas as caixas de direção que sangrei fazem isso.
Para a direita são muito e para a esquerda são um fio reduzido e constante. Apenas tenho o cuidado de ver se o óleo sai limpo, sem ar.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...

Carlos Cardoso

Iniciado
Registo
4 Nov 2012
Toz,
Então se é assim o problema não esta na valvula.
Porque será que ao virar para a esquerda sinto a bomba em esforço?
Gira na mesma, mas parece ligeiramente mais perra para a esquerda.
Será por não estar totalmente sangrado o circuito? Ou será que algo mais se passar?

Entretanto perdi 2 esferas de um dos rolamentos do conjunto valvula/sem-fim. Estava a desmontar e caiu-me o rolamento, saltaram algumas esferas e não encontro duas.

Alguém sabe a referencia destes rolamentos? Nos meus não esta perceptível, ou então precisava de 2 esferas para repor, é que elas saem e entram com facilidade na calha de plástico.

Carlos Cardoso

Top Inferior