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Caixa de DA, troca de retentores

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30 Mar 2006
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Bom, como há já algum tempo que esta caixa tem vindo a dar alguns problemas ao pessoal, eu incluído deixo aqui a resolução do problema, pelo menos quando não é tão grave.

Desde que o Raio Azul chegou cá a casa que pingava fluído hidráulico da DA mas como nunca foi muito, fui deixando andar, até que um belo dia de manhã abro a porta da garagem e caíu-me tudo ao chão....



Lá pensei eu, "pronto, lá terá de ser, de hoje não passa", e assim foi, já tinha o vedante e o retentor há algum tempo, foi só por mãos à obra...

Com um saca-rolamentos tirei o pendural, depois de muita volta para conseguir por as orelhas do saca apoiadas como deve ser, é uma questão de jeito, bem metido o saca e o pendural sai logo.
Escusado será dizer que é necessário marcar a posição da porca e contar o número de voltas que deu ao sair, para depois dar o mesmo número de voltas ao entrar, e ficar a bater na mesma marca.

Depois é tirar o retentor velho sem dó nem piedade, já que vai pró lixo mesmo... depois do retentor há um freio e uma anilha anti-extrusão e por fim o vedante em "V", depois de tudo tirado a coisa fica com este aspecto


Aqui ficam, na fila de cima, o que lá estava, e o que está na fila de baixo em cima dos saquinhos da UMM, o que vai entrar de novo(o freio e a anilha anti-extrusão ficam os mesmos)


Na imagem também se vê um dos porquês da fuga de fluído, além do desgaste. É que o sucateiro que fez a manutenção anterior em vez de meter um retentor meteu o vedante em "V" velho, que trocou do interior, como podem ver pela diferença das primeiras peças do lado esquerdo.

Adiante, para começar a troca, unta-se o vedante em "V" com o fluido...


Coloca-se o vedante num tubo com o "V" virado para cima...


E empurra-se até ao local final, é empurrar até não poder mais...


De seguida vem a anilha anti-extrusão...


Atrás vem o freio...


E fica assim...


O último a entrar é o retentor, coloca-se no veio...


E com o mesmo tubo e como para o vedante, empurra-se até não poder mais...


eventualmente pode precisar de umas pancadinhas leves...


Posto isto, coloca-se de novo o pendural, o meu tem uma marca gravada, que bate com outra igualmente gravada no veio, não sei se já é de origem se foi alguém que a gravou depois, se não tiverem marquem também, como a porca.
Depois de estar na posição correcta, este precisa mesmo de umas pancadas fortes mas com jeitinho, além disso convém não lhe bater directamente, é fiz uma peça em madeira para encaixar no veio e servir de apoio à placa também de madeira onde ia dar as pancadas, como mostram as imagens...



Por fim é só meter a chapa de freio e apertar a porca. A mim as marcas não bateram muito certo, mas como já tinha dado as voltas todas e faltava menos de 1/4 de volta para lá chegar e tive de apoiar os pés no diferencial e puxar a chave como se estive a remar :D, deixei ficar assim que não será grave.

No fim é só dobrar a chapa de freio et voilá, já está...


Já testei e re-testei, em estrada, no monte e até agora nem uma gota pingou, portanto parece que ficou bem:D

UMM abraço

Nuno André
 

filipeumm

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29 Mar 2006
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Nuno
Parabens,não é pelo trabalho porque como tu demonstras não é nada do outro mundo,é mais pela explicação:D.
Esse 1/4 de volta que te faltou dar ainda o vais dar(digo eu),comigo foi a mesma coisa e depois de alguns km comecei a ter folga na direcção,fui averiguar e era a porca do pendural "larga",ou seja, o pendural mesmo depois de apertado até não dar mais com o tempo ganhou "casa" e a porca teve de ser reapertada.E lá deu mais 1/4 de volta:D


Filipe Pinheiro
 

stretx

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31 Mar 2006
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sim senhor vesse logo que e um aluno do isel ,lolol,
quando arranjar uma caixa de direccao assistida e presisar de uma manutencao falo contigo,hehehe
abraço


stretx antigo alves
 

toz

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31 Mar 2006
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André, parabéns. Está visto que a ferramenta improvesada também funciona, mesmo feita de madeira!!!

Cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...
 

JonesCatarino

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30 Mar 2006
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Assim está bem!!

É disto que o nosso fórum precisa, as coisas feitas e demonstradas como deve ser, para que qualquer um possa fazer o mesmo em casa.
5 estrelas.

Abraço


JonesCatarino
UMM AlterII 1989
 
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30 Mar 2006
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Obrigado a todos...

Pois é Filipe, eu diria que deu mais trabalho explicar e por as fotos aqui do que trocar os retentores rsrsrsrsr.... ou não... :D

Colega Paulo :) tás à vontade, seja para a DA ou outra coisa qualquer, posso não saber muito mas pelo menos duas mãos para ajudar tenho.

Pois é Tozé, quem não tem cão caça com gato, é preciso é caçar :)

Jones, plenamente de acordo, aliás o teu restauro é um grande exemplo disso mesmo, já vi e revi aquele tópico e não me canso, se achas que este meu está 5 estrelas o teu terá 7 estrelas. :)
E dá-me vontade de desmontar o meu outra vez e fazer coisas que não fiz ou que podiam ter sido mais bem feitas, mas os tempos que correm são difíceis €€€€€ :(

Ah é verdade, esqueci-me de acrescentar.

No fim da troca dos retentores uma purga ao sistema é bem vinda, se o depósito do fluído não tiver ficado completamente vazio devido à fuga e ainda lá tenha ficado algum, é discutível se vale a pena ou não, mas por causa das tosses... aconselho.

E há 2 maneiras de o fazer, 1 ou separam a barra de direcção do pendural, ou 2, como eu fiz, levantam as rodas do chão, depois disto só há uma maneira:
1 Preenche-se o reservatório com o fluido hidráulico e fecha-se o reservatório, claro, se não quando forem purgar salta tudo cá para fora com a pressão, pode parecer um aviso estúpido mas é uma distracção que pode acontecer normalmente a qualquer um.
2 Na purga liga-se um tubo de borracha transparente, semelhante ao que se usa nos respiros dos diferenciais, ou então como eu, que fui roubar uns ao aquário cá de casa eheheh:)
3 Com o motor a trabalhar vira-se a direcção para um lado e para o outro várias vezes (umas 2 ou 3) na última dessas vezes deixa-se a direcção toda virada para um lado, e abre-se a purga com o fim do tubo para um recipiente limpo, pois a vida tá cara e o fluido que sai vai voltar lá para dentro :D.
4 Repetir este 3 passou 2 ou 3 vezes para cada lado, ou até acharem necessário, isto é, podem ter muito ar no sistema e ter de purgar mais, por isso em vez de contarem podem ir pelas bolhas de ar que vão saindo, quando deixarem de sair ou sairem poucas e muito pequeninas, está bom.

E pronto, barra no sítio ou rodas no chão e monte com ele para o teste eheheh

UMM abraço

Nuno André


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Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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É disto que o "povo" gosta :D
Parabens pela excelente descrição do trabalho.
Já agora deixo uma pergunta que vai merecer puxões de orelhas, mas tem de ser. Qual o nivel correcto para óleo de direcção ? estive a ler e reler o manual do condutor e apenas dizem para verificar o nível mas não especificam como, ou estarei a ver mal ?
Mais uma vez parabens pelo "tutorial" :D

Cump's
Aderito
 
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30 Mar 2006
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Obrigado, fiz como achei que se fosse eu a precisar gostava de ver, e perceberia melhor.

Essa pergunta não é nova, eu próprio já a fiz, e o que me disseram foi que o nível de fluido deve estar a cobrir o topo do filtro, ou então uma boa maneira de fazer é esvaziar por completo e meter a quantidade que diz no manual que é 1,5L.
Eu meti um bocadinho menos, aí um dedo mindinho, nem tanto, abaixo do nível, porque acho aquilo levezinho de mais, talvez daqui a um tempinho, quando me habituar preencho até ao nível certo.
Só mais um dado, não deixem o nivel baixar até para aí metade do filtro ou um bocadinho abaixo, isto faz com que falte fluido ao circuito quando este está em carga, ou seja, quando viram e é injectada pressão para o sistema funcionar, o que acontece é que vão sentir a direcção virar aos soluços muitas vezes até viram o volante com a leveza normal e quando falta o fluido ele fica maispesado e parece que faz força para virar para o outro lado. Era o que me acontecia a mim.

UMM abraço

Nuno André

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filipeumm

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29 Mar 2006
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Nos que têm aquele deposito em metal preto o nivel deverá ser quase cheio de modo a "tapar" o filtro.Nos que têm reservatório em plástico penso que tenha lá marcação.



Filipe Pinheiro
 

ACordei

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31 Mar 2006
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boas malta…

sim senhor Eng…

Nuno… estás de parabéns, belo post… boa explicação acompanhada de fotos, mas, acima de tudo gostei da utilização da técnica do “desenrrascanço” na fabricação de componentes…

estes post’s são uma grande ajuda, venham mais!!!…

umm abraço…
aLEX cORDEIRO
www.acordei.pt.to

 

S0n0l3nt0

UMM
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13 Mai 2006
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ola se comprares na UMM o preço ronda os 13 € mas podes arranjar mais barato se tirares os velhos e levares a uma casa da especialidade
UMM abraço
Nuno
 

fpedrotn

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29 Out 2007
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obrigado!vou tirar e arranjar isso! só queria era que o problema de incontinência do meu bicho fosse só esse!!!!:D
 

filipeumm

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Há pouco tempo troquei de caixa de direcção no meu,e a que tirei desmontei-a toda,so para ver como era por dentro:D,tirei umas medidas e qual é o meu espanto(ou não)que a medida interior dos rolamentos de agulhas do veio de saida(este onde trabalha o retentor em causa)são de 31,75mm,logo a medida do veio tambem
é 31,75mm.E a zona onde o retentor "funciona" tambem é 31,75mm(tem que ser pois o veio tem que passar nos 2 rolamentos) e qual é o meu espanto que o retentor vendido na origem tem de medida interior 32mm!(na referencia, pois a medir com o paquimetro tem um pouco menos e fica a fazer pouca pressão no veio)
Aqui fica a questão...

No meu levou com um retentor de 30mm interior ,entrou um pouco justo mas ficou que foi uma beleza(y).
O vedante comprei um mais forte que já não me lembro da medida,mas tem a borracha mais rija que o de origem,e até agora tambem não se queixou.
O melhor é levar o retentor e o vedante velho a uma casa da especialidade e pedir uma coisa melhor que aquela:cool:


Filipe Pinheiro
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Alguém me pode dar as medidas do vedante e do retentor?

É que no passeio dos GalUMMs a minha caixa de direcção começou a verter e tenho que repara isto com urgência.

Tenho outro problema porque a junta da culassa do meu carro queimou e agora só tenho o UMM como veículo único e causa-me bastante transtorno ficar com ele parado.

Muito obrigado a todos!

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
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Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
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Well do ya punk?

 
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30 Mar 2006
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Olha, as medidas já não te sei dizer, mas acho que isso não é muito caro mesmo na Europeças.

Ou então tira o velho, bem como o vedante em "V" que está por cima e leva a uma casa de vedantes, tipo a VedaMais, antiga Angus, não são artigos XPTO que não haja iguais sem ser na origem.

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

Aldeia

Administrator
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31 Jul 2006
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Boas. Arranjei o retententor na medida 32-45-7 mas o vedante em "V" só na medida 30-45-10. O Filipe disse que meteu um vedante com 30, mas gostaria saber se a altura de 10 não é em demasia. Concluindo, alguém me pode dizer se este vedante cabe lá dentro?

UMM abraçUMM

j.aldeia

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filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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O vedante que eu pus tinha 30,e a altura acho que tambem era de 10mm,já não me lembro bem mas acho que tive que pôr uma anilha mais fina entre o freio e o vedante.O retentor que pus no meu tambem tinha 30mm de interior.Pois como ja tinha dito o veio tem 31,75mm de diametro e tive receio que o retentor e o vedante de 32mm não vedasse o suficiente:rolleyes:,e a verdade é que até hoje não tive problemas.Outra coisa que na altura mudei foi de tipo de material do vedante,pois mostrei aquilo a um torneiro e ele aconselhou-me a por um mais "rijo".
 
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