SuperPilot
UMM
Bom, como há já algum tempo que esta caixa tem vindo a dar alguns problemas ao pessoal, eu incluído deixo aqui a resolução do problema, pelo menos quando não é tão grave.
Desde que o Raio Azul chegou cá a casa que pingava fluído hidráulico da DA mas como nunca foi muito, fui deixando andar, até que um belo dia de manhã abro a porta da garagem e caíu-me tudo ao chão....
Lá pensei eu, "pronto, lá terá de ser, de hoje não passa", e assim foi, já tinha o vedante e o retentor há algum tempo, foi só por mãos à obra...
Com um saca-rolamentos tirei o pendural, depois de muita volta para conseguir por as orelhas do saca apoiadas como deve ser, é uma questão de jeito, bem metido o saca e o pendural sai logo.
Escusado será dizer que é necessário marcar a posição da porca e contar o número de voltas que deu ao sair, para depois dar o mesmo número de voltas ao entrar, e ficar a bater na mesma marca.
Depois é tirar o retentor velho sem dó nem piedade, já que vai pró lixo mesmo... depois do retentor há um freio e uma anilha anti-extrusão e por fim o vedante em "V", depois de tudo tirado a coisa fica com este aspecto
Aqui ficam, na fila de cima, o que lá estava, e o que está na fila de baixo em cima dos saquinhos da UMM, o que vai entrar de novo(o freio e a anilha anti-extrusão ficam os mesmos)
Na imagem também se vê um dos porquês da fuga de fluído, além do desgaste. É que o sucateiro que fez a manutenção anterior em vez de meter um retentor meteu o vedante em "V" velho, que trocou do interior, como podem ver pela diferença das primeiras peças do lado esquerdo.
Adiante, para começar a troca, unta-se o vedante em "V" com o fluido...
Coloca-se o vedante num tubo com o "V" virado para cima...
E empurra-se até ao local final, é empurrar até não poder mais...
De seguida vem a anilha anti-extrusão...
Atrás vem o freio...
E fica assim...
O último a entrar é o retentor, coloca-se no veio...
E com o mesmo tubo e como para o vedante, empurra-se até não poder mais...
eventualmente pode precisar de umas pancadinhas leves...
Posto isto, coloca-se de novo o pendural, o meu tem uma marca gravada, que bate com outra igualmente gravada no veio, não sei se já é de origem se foi alguém que a gravou depois, se não tiverem marquem também, como a porca.
Depois de estar na posição correcta, este precisa mesmo de umas pancadas fortes mas com jeitinho, além disso convém não lhe bater directamente, é fiz uma peça em madeira para encaixar no veio e servir de apoio à placa também de madeira onde ia dar as pancadas, como mostram as imagens...
Por fim é só meter a chapa de freio e apertar a porca. A mim as marcas não bateram muito certo, mas como já tinha dado as voltas todas e faltava menos de 1/4 de volta para lá chegar e tive de apoiar os pés no diferencial e puxar a chave como se estive a remar , deixei ficar assim que não será grave.
No fim é só dobrar a chapa de freio et voilá, já está...
Já testei e re-testei, em estrada, no monte e até agora nem uma gota pingou, portanto parece que ficou bem
UMM abraço
Nuno André
Desde que o Raio Azul chegou cá a casa que pingava fluído hidráulico da DA mas como nunca foi muito, fui deixando andar, até que um belo dia de manhã abro a porta da garagem e caíu-me tudo ao chão....
Lá pensei eu, "pronto, lá terá de ser, de hoje não passa", e assim foi, já tinha o vedante e o retentor há algum tempo, foi só por mãos à obra...
Com um saca-rolamentos tirei o pendural, depois de muita volta para conseguir por as orelhas do saca apoiadas como deve ser, é uma questão de jeito, bem metido o saca e o pendural sai logo.
Escusado será dizer que é necessário marcar a posição da porca e contar o número de voltas que deu ao sair, para depois dar o mesmo número de voltas ao entrar, e ficar a bater na mesma marca.
Depois é tirar o retentor velho sem dó nem piedade, já que vai pró lixo mesmo... depois do retentor há um freio e uma anilha anti-extrusão e por fim o vedante em "V", depois de tudo tirado a coisa fica com este aspecto
Aqui ficam, na fila de cima, o que lá estava, e o que está na fila de baixo em cima dos saquinhos da UMM, o que vai entrar de novo(o freio e a anilha anti-extrusão ficam os mesmos)
Na imagem também se vê um dos porquês da fuga de fluído, além do desgaste. É que o sucateiro que fez a manutenção anterior em vez de meter um retentor meteu o vedante em "V" velho, que trocou do interior, como podem ver pela diferença das primeiras peças do lado esquerdo.
Adiante, para começar a troca, unta-se o vedante em "V" com o fluido...
Coloca-se o vedante num tubo com o "V" virado para cima...
E empurra-se até ao local final, é empurrar até não poder mais...
De seguida vem a anilha anti-extrusão...
Atrás vem o freio...
E fica assim...
O último a entrar é o retentor, coloca-se no veio...
E com o mesmo tubo e como para o vedante, empurra-se até não poder mais...
eventualmente pode precisar de umas pancadinhas leves...
Posto isto, coloca-se de novo o pendural, o meu tem uma marca gravada, que bate com outra igualmente gravada no veio, não sei se já é de origem se foi alguém que a gravou depois, se não tiverem marquem também, como a porca.
Depois de estar na posição correcta, este precisa mesmo de umas pancadas fortes mas com jeitinho, além disso convém não lhe bater directamente, é fiz uma peça em madeira para encaixar no veio e servir de apoio à placa também de madeira onde ia dar as pancadas, como mostram as imagens...
Por fim é só meter a chapa de freio e apertar a porca. A mim as marcas não bateram muito certo, mas como já tinha dado as voltas todas e faltava menos de 1/4 de volta para lá chegar e tive de apoiar os pés no diferencial e puxar a chave como se estive a remar , deixei ficar assim que não será grave.
No fim é só dobrar a chapa de freio et voilá, já está...
Já testei e re-testei, em estrada, no monte e até agora nem uma gota pingou, portanto parece que ficou bem
UMM abraço
Nuno André