• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Caixa Azul

tartaruga

UMMzito
Registo
15 Jan 2010
De vez em quando, leio por aqui que a "caixa azul" dá problemas no entanto nunca tive. a final de contas, para que serve a caixa azul? será melhor andar com uma de reserva? o que é que controla mais especificamente?
TARTARUGA.

Registo
15 Fev 2009
é o temporizador das velas incandescentes.

cumps,

JC

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Participa no Manual de referencia http://pt.wikibooks.org/w/index.php?title=A_Biblia_UMM
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

tartaruga

UMMzito
Registo
15 Jan 2010
quote:Originally posted by viriato

Olá,

A caixa azul do meu UMM não estava em condições, comprei uma nova por 60,00€ numa casa de venda de peças auto. O UMM ficou logo diferente no pegar e trabalhar, passou foi a ter a caixa negra em vez de azul. :D

Um abraço de amizade,

-joão pereira-

nesse caso, quando tiveres algum problema tems que ir a´procura da tua "caixa negra"

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Não te preocupes que em caso de avaria podes sempre desenrascar-te ligando um fio do positivo da bateria ás velas para as aquecer.

tartaruga

UMMzito
Registo
15 Jan 2010
quote:Originally posted by Eduardo Filipe

Não te preocupes que em caso de avaria podes sempre desenrascar-te ligando um fio do positivo da bateria ás velas para as aquecer.

ok, então é importante tambem ter sempre um cabo electrico sempre á mão.

L

LTmaverick

Guest
mais importante que isso tudo é ter assistencia em viagem..lol

I commend your courage, but I will show you no mercy!

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
quote:Originally posted by LTmaverick

Eu prefiro ter um fio eléctrico à mão para me desenrascar do que estar à espera da assistência em viagem que por vezes demora tempo.
E se for de noitè à chuva num local ermo e sem rede longe da estrada e da civilização.
Amigo o seguro morreu de velho, e já são muitos anos a virar frangos...

rrosa

UMMzito
Registo
20 Set 2010
O meu cournil agora nem caixinhas nem saleiro.
Depois de me fartar de problemas electricos (tipo a buzina não funcionar, as luzes intermitentes, a voltagem muito acima do que é razoável, fusíveis com mau contacto e a queimarem, etc) resolvi a coisa de uma vez por todas! Arranquei a instalação toda e fiz de novo!
Agora já tenho fusíveis dos novos, troquei-lhe o alternador por um com regulador e para as velas levou um relé que liga directamente a bateria às velas através de um botão para controlar o tempo (é só contar até 5 e já está).
Também levou relés nos médios, máximos e buzina para não estar a sobrecarregar a instalação.
Agora estou só à espera do próximo fim-de-semana para terminar de ligar os manómetros :p

UMM Cournil

tartaruga

UMMzito
Registo
15 Jan 2010
quote:Originally posted by Eduardo Filipe

quote:Originally posted by LTmaverick

Eu prefiro ter um fio eléctrico à mão para me desenrascar do que estar à espera da assistência em viagem que por vezes demora tempo.
E se for de noitè à chuva num local ermo e sem rede longe da estrada e da civilização.
Amigo o seguro morreu de velho, e já são muitos anos a virar frangos...

concordo, para mim, ter um umm é isso mesmo, é conseguir me desenrrascar em qualquer situação e terminar a viagem sem ter que usar o reboque e ter que ficar por ali. é o gosto pela aventura e se for possivel vive-la para mais tarde recordar e poder contar. é ter o UMM como um amigo, se ele está bem , eu estou bem, se está mal, é animá-lo para que fique bem e contar com ele, sabendo que pode contar connosco mesmo que se porta menos bem.

rrosa

UMMzito
Registo
20 Set 2010
olha, e eu que pensava que nao sabia escrever em arabe... bolas, fui eu quem escreveu e ate tenho dificuldade em ler...

UMM Cournil

tartaruga

UMMzito
Registo
15 Jan 2010
quote:Originally posted by rrosa

olha, e eu que pensava que nao sabia escrever em arabe... bolas, fui eu quem escreveu e ate tenho dificuldade em ler...

UMM Cournil
Amigo Rrosa, apesar da tua escrita em árabe, deu para ler bastante bem. e pela tua descrição, acho que fizeste um muito bom trabalho no teu cournil.
deves ter tido muita paciência e "algumas", bastantes horas investidas nessa instalação.
um abraço
TARTARUGA

rrosa

UMMzito
Registo
20 Set 2010
Hoje tirei parte da tarde para continuar na minha instalacao... fiquei todo contente :D

- Pega bem;
- Ja tem as luzes todas as funcionar (e os medios, presencas e maximos nao tremem);
- A buzina pela primeira vez na vida funciona a 100%;
- E ja liguei os manometros quase na totalidade e estao tambem a funcionar melhor que nunca.

Agora tenho de decidir se meto sofagem, se meto ar condicionado :astonished:, ou se deixo como esta sem sofagem e sem AC...

UMM Cournil

Necas.umm

UMM
Registo
3 Ago 2009
boas a minha caixa azul também esta nas ultimas. pergunto uma coisa posso fazer ligação directa à bateria com o fio das velas so para desenrascar. mas tenho mas uma duvidsa quanto tempo permanece esse fio ligado.

obrigado

Luis Santos

Galloper

UMMzito
Registo
18 Abr 2011
Cerca de 10 a 20 segundos, mas daqui a pouco já te posso dizer ao certo.

Uma maneira facil será ligar o fio atravez com duas garras pequenas deixar ficar vir dar ao arranque e retirar de seguida.

Atenção aos curtos circuitos se o fio tiver as tais garras ligas primeiro no terminal das resistencias e depois na bateria.

UMM ALTER II 2.5D - 88
GALLOPER 2.5TDI - 98
KAWASAKI KVF400 4X4 - 99
FORD MONDEO 1.8TD - 97

Galloper

UMMzito
Registo
18 Abr 2011
No meu (Alter II de 88) são precisamente 7 segundos.

Portanto se o teu for igual deves dar entre 5 e 10 segundos.

UMM ALTER II 2.5D - 88
GALLOPER 2.5TDI - 98
KAWASAKI KVF400 4X4 - 99
FORD MONDEO 1.8TD - 97

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
quote:Originally posted by Necas.umm

boas a minha caixa azul também esta nas ultimas. pergunto uma coisa posso fazer ligação directa à bateria com o fio das velas so para desenrascar. mas tenho mas uma duvidsa quanto tempo permanece esse fio ligado.

obrigado

Luis Santos

Boas

Experimenta fazer assim.
Tiras a tampa da caixa azul.
La encontras uma pequena placa que numa situação normal faria o contacto para a passagem de corrente e respectivo aquecimento das velas (pelo menos penso eu de que:D:D).
Preciona essa plaquinha durante uns 5 a 8 Segundos, a seguir mete o UMM a trabalhar.
Neste momento estou a pegar o meu assim, mas eu tenho a caixa dentro do UMM:D:D:D e lá irá ficar:D:D

Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani

Necas.umm

UMM
Registo
3 Ago 2009
Boas e obrigado esqueci me de dizer que o meu UMM e um Alter 1 de 86.

A peça que o eunema fala eu sei qual é .... tipo platinado, essa pessa encosta uma a outra mas não maiorida das vezes não da força para o arranque.
Penso que aquilo levará um tipo de carvão ou similiar e que ja esta bastante gasto, às vezes passo cm um lixa fininhae já dá.

Quanto ao encosto do fio será directo ao terminal positivo da bateria e ao fio que no meu caso é amarelo, fio esse que vai ligar as velas correcto? .... só mais uma questão esse contacto é feito com o fio das velas desligado da caixa azul certo?.

Obrigado e um abraço

Luis Santos

Top Inferior